Conheça os benefícios do Marketing de Rede
Também conhecido como marketing multinível, o marketing de rede é um modelo de vendas originado nos Estados Unidos e difundido por todo o mundo.
Seu uso é particularmente benéfico para quem busca mudar de carreira, quer mais liberdade de horário e pode trabalhar de casa, fazendo uma renda complementar que pode vir a superar o salário principal.
Apesar de ser tradicionalmente conhecido por promover o comércio de produtos, como uma chapa de ACM, com a massificação do acesso à internet e crescimento do mercado online, produtos digitais também entraram para a lista de possibilidades para o marketing de rede.
Entenda o que é, afinal, o marketing de rede e como ele pode te ajudar a ganhar dinheiro.
O que é marketing de rede?
Baseado em um modelo de vendas diretas, o marketing de rede é uma estratégia que vem sendo adotada por muitas empresas como forma de redução de custos e aumento de retorno financeiro.
Ele elimina etapas na esteira de distribuição do produto, saindo da fabricante direto para o distribuidor ou representante que fará a venda para o cliente final. Com essa redução, o custo do produto também fica menor, o que aumenta a margem de lucro sobre a venda.
Além disso, o principal ponto do marketing multinível é a possibilidade da criação de uma rede de contatos e representantes, que se aplica à empresa, mas também aos próprios revendedores.
O revendedor ganha dinheiro através de comissões, e há duas formas de ser comissionado nessa estratégia: efetuar vendas dos produtos e recrutar novos representantes.
Uma fábrica de toldos adepta dessa estratégia permite que cada um de seus representantes indique novos vendedores e ganhe uma comissão por isso.
Marketing de rede X esquema de pirâmide
Diferente do marketing de rede, os esquemas de pirâmide são ilegais no Brasil.
Os dois modelos possuem formatos parecidos, mas no caso das pirâmides, o foco é no recrutamento de novos vendedores, e não na venda dos produtos. Já no marketing de rede, a comissão pelo trabalho de recrutamento é uma das formas de ganhar dinheiro.
Esquemas de pirâmide costumam ser bastante vagos em relação às informações da empresa e fazer promessas irrecusáveis de ganhos e crescimento. Produtos de baixa qualidade e sem comprovação de eficiência também são características desse modelo.
É comum que seja pedido um investimento inicial para compra dos produtos que devem ser revendidos. Por serem de alto custo e baixa qualidade, vender essa mercadoria já é um desafio à parte.
O marketing de pirâmide é aprisionador e particularmente prejudicial para as camadas mais baixas da pirâmide: os vendedores iludidos por falsas promessas que têm dificuldade em recrutar novos representantes e recuperar o dinheiro investido.
Empresas de cosméticos milagrosos e produtos como shakes, vitaminas e derivados são conhecidas por utilizarem o esquema de pirâmide e têm uma presença muito negativa no mercado e na percepção do público consumidor.
Por que adotar o marketing de rede?
O marketing de rede, legal e verdadeiro, é uma excelente opção para quem quer incrementar a renda da família ou mesmo mudar de carreira.
Apesar de estar associado a uma fabricante ou empresa maior, permite ao vendedor a flexibilidade de vender como e quando quiser, até mesmo se filiando a mais de uma produtora.
O mesmo representante dekit porta pronta pode vender, também, roupas e até mesmo utensílios de cozinha, atendendo diversas demandas do seu público. Outros tipos de produtos e serviços podem ser incluídos neste pacote, como acontece muito com a venda porta a porta.
É muito comum que representantes de serviços como seguro de carro ou empresas dealuguel de ferramentas para construção adotem a estratégia porta a porta, oferecendo o serviço diretamente aos clientes em potencial.
Em países como Japão, China e Estados Unidos, a taxa de aderência a esse tipo de trabalho chega a 40%. Uma vez que pode ser efetuado em paralelo ao emprego principal, o marketing de rede é comumente usado pelas pessoas como fonte de renda extra.
No Brasil, o marketing de rede ainda não é tão presente, apesar de parecer. Se você tem uma empresa e quer adotar essa estratégia, na maior parte dos segmentos, pode ser uma oportunidade de sair como pioneiro e garantir um espaço importante.
Como usar o marketing de rede?
Se você se interessou pelo marketing de rede e gostaria de começar nesse mercado, existem alguns passos necessários para se tomar antes de mergulhar de cabeça.
Como toda mudança de carreira ou investimento novo, saber o que você vai enfrentar é imprescindível para que não desista quando se deparar com um desafio ou dificuldade, além de evitar prejuízos financeiros.
Pesquisar bastante sobre o nicho e saber se o consumidor paga em uma instalação de câmeras de segurança preçoacima ou abaixo do que você pretende oferecer, por exemplo, também são medidas que devem ser tomadas antes de começar a vender.
Confira abaixo algumas dicas para ter sucesso nesse ramo e conseguir novas oportunidades para você e sua família.
Fazer um bom planejamento
Começar no marketing de rede é como abrir um negócio próprio. Até pegar tração e começar a render lucros que possam bancar a vida da família, é necessário tempo, dedicação e paciência.
Por isso, tome muito cuidado com decisões impulsivas. Se você já tem um bom emprego e estabilidade em uma empresa de climatizador industrial, não abra mão do seu trabalho para investir no marketing multinível.
Programe-se para conciliar os dois por algum tempo até que os rendimentos das vendas sejam equivalentes ou ultrapassem o seu salário.
Dedique algum tempo, também, para conhecer o nicho, as melhores formas de alcançar o seu público e as estratégias de venda que funcionem melhor para o produto que você quer vender.
Conhecer a fundo os produtos e empresas
Procure saber o máximo que você puder a respeito da empresa fabricante ou fornecedora dos serviços que você vai representar. Confiar na procedência e qualidade vai te ajudar a ter segurança na hora de oferecer os produtos para o cliente.
Pesquise se a empresa possui algum tipo de escândalo judicial, político ou envolvimento com esquemas criminosos e evite se vincular caso a resposta seja positiva. Isso pode dificultar as vendas e descredibilizar o seu nome.
A empresa deve, também, oferecer aos revendedores o treinamento adequado para apresentar o produto de forma correta, além de ensinar métodos de venda, como o porta a porta ou o mercado digital.
Além disso, quanto mais informações você tiver sobre os produtos ou serviços, melhor. Clientes desse tipo de modelo de vendas tendem a questionar bastante, e saber responder com clareza e confiança pode definir uma venda.
Estudar sobre marketing e redes sociais
Mesmo que a empresa ofereça treinamentos, dedique-se a aprender sobre marketing digital e como usar as redes sociais para o seu negócio.
O alcance desse tipo de veículo é muito maior do que o boca a boca tradicional ou a sua rede de contatos pessoais. Um grupo de WhatsApp bem administrado pode render clientes fiéis interessados em comprar e revender porta de enrolar, por exemplo.
Outra forma de aplicar o marketing de rede é como afiliado digital. Nesse formato, você ganha uma comissão pela venda de produtos digitais, como cursos e e-books. Aprender a usar as redes sociais de forma efetiva te permite escalar suas vendas e lucrar muito mais.
Ter um bom controle financeiro
Saber separar o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal passa a ser uma necessidade para o revendedor no marketing de rede.
É preciso ver esse trabalho como uma pequena empresa, e como tal, o caixa deve ser gerido de forma a sempre ter capital para novos investimentos, seja em mais produtos ou cursos de aprimoramento.
Entender quais são os lucros reais obtidos também é importante para saber se vale a pena continuar representando uma empresa ou não.
Se uma empresa fabricante de leitor biométrico oferece comissões justas para seus revendedores, é mais provável que eles se mantenham vinculados a ela e se dediquem para trazer novos vendedores para a companhia.
Conclusão
Algumas empresas bastante conhecidas utilizam o marketing de rede no Brasil, como:
- Avon;
- Hinode;
- Herbalife;
- Mary Kay;
- Jequiti;
- Tupperware.
Saber avaliar a empresa sendo realista e mantendo as expectativas controladas é a melhor forma de aproveitar desse mercado em crescimento e lucrativo sem cair nas armadilhas do esquema de pirâmide.
Lembre-se que nem todas as empresas de um mesmo segmento adotam estratégias ilegais. Com planejamento e foco, o marketing de rede pode vir a se tornar a sua fonte principal de renda, com todos os benefícios de ser seu próprio chefe e trabalhar de casa.
Ainda que seja necessário tomar um fôlego antes de tomar decisões, o caminho do empreendedor representante tende a ser favorável para qualquer um que tenha disciplina e dedicação com os negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.