Como reduzir o seu CAC?
O CAC é muito mais do que apenas um conceito dentro do marketing digital, mas uma maneira de ajudar empresas a economizarem mais o seu dinheiro e a entenderem o valor de cada cliente dentro do negócio.
Só quem empreende sabe da importância de cada real que entra e que sai do caixa da marca no fim do mês, por isso quanto mais uma empresa consegue economizar, melhor é para ela, pois isso é sinônimo de mais lucro.
Empreender requer muitos cuidados com a parte financeira, pois qualquer decisão precipitada pode colocar toda a empresa em risco. Por isso, cada investimento e gasto precisa ser feito com o máximo de cuidado e planejamento.
E se tem algo que um empreendedor sabe que é necessário dentro de sua marca, são os investimentos, seja em ações para a empresa, em ferramentas e sistemas para uso ou em estratégias para atrair novos clientes.
Seja para divulgar o mobile promocional de uma marca ou até mesmo para atrair novos clientes para a sua marca de roupas, o investimento sempre acontece e também precisa ser muito bem planejado.
E não há como falar sobre investimento sem falar do mais importante para qualquer marca, que são os clientes. Isso mesmo, os clientes são os principais investimentos ativos para que uma empresa se mantenha de pé.
Isso porque uma empresa normalmente precisa pagar para que novos clientes cheguem à marca e consumam o que ela oferece, seja através de comerciais, outdoors, panfletos na rua ou até mesmo anúncios nas redes sociais.
O fato é que uma marca normalmente precisa investir uma boa quantia em dinheiro para que novos clientes cheguem, e saber se o retorno sobre esse investimento está valendo a pena e quanto cada cliente custa para a sua marca são coisas extremamente importantes.
Assim como uma empresa de logística transporte de cargas organiza bem suas entregas para que tudo saia como o planejado, uma empresa precisa organizar o valor de cada cliente para saber se ele está trazendo bons resultados para a marca.
Afinal de contas, cada cliente da sua marca possui um custo para você, mesmo consumindo bastante da sua marca. Se era algo que você não sabia, pois bem, entender isso é fundamental para que você saiba quanto vale cada cliente para a sua empresa.
E é justamente dentro deste cenário que entra o CAC, conceito que está ajudando diversas empresas a terem um melhor e maior controle sobre o valor de cada cliente na marca, e hoje iremos a fundo nele.
Entenda o que é CAC
O CAC nada mais é do que uma sigla para o termo Custo por Aquisição de Cliente, ou seja, ele ajuda as empresas a entenderem quanto estão gastando para atrair ou manter um cliente ativo dentro da marca.
Por exemplo, uma empresa que realiza a melhor aplicação de insulfilm espelhado e que tem cerca de 100 clientes ativos mensalmente possui um determinado custo para que cada um deles se mantenha na empresa.
E é justamente esse custo que o CAC te mostra, isso através de uma fórmula que é calculada com base em dados da sua empresa. Pois é, se você pensou que não teria que lidar com matemática no universo do marketing, se enganou.
Mas não se desespere, pois o CAC está longe de ser um cálculo difícil ou que vá tirar a sua paz, pelo contrário, ele será o responsável por trazer mais segurança e tranquilidade no dia a dia, entendendo quanto custa cada cliente da sua marca.
Entender isso é extremamente importante, pois se o valor para ter esse cliente está mais alto do que o valor que ele gasta na sua empresa, você pode estar saindo no prejuízo, o que gera grandes problemas para a sua empresa.
Por isso o CAC é um conceito universal e que pode ser usado tanto por uma empresa que presta serviços de acoplamento elástico tipo pneu quanto para uma empresa que vende produtos de limpeza para automóveis.
O importante é entender que aderir a esse conceito e colocá-lo em prática dentro da sua marca está sendo essencial nos dias de hoje e tem trago inúmeros benefícios para a ótima de muitos empreendedores, como:
- Mais lucro;
- Menos churn;
- Menos prejuízos;
- Mais planejamento;
- Melhor relacionamento;
- Melhores estratégias;
- Mais investimentos.
Sendo assim, entendemos que o CAC é muito mais do que apenas um novo conceito do mercado, mas uma maneira inovadora de ajudar as empresas a entenderem cada vez mais a importância de cuidar do seu dinheiro.
Aprenda a calcular o CAC
Agora que você já sabe o que é o CAC e a importância dele para as empresas da atualidade, chegou o momento de colocar tudo em prática e aprender a calcular quanto vale cada cliente da sua marca.
Lembrando que o CAC é composto por uma fórmula universal, ou seja, ela serve para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa que venda seguro para moto suhai até mesmo uma marca que ofereça serviços de saúde.
A fórmula em questão é a seguinte: CAC = Soma dos investimentos / Número de novos clientes adquiridos. Ou seja, a fórmula se baseia apenas na divisão do valor investido e do total de clientes adquiridos.
Por exemplo, se uma marca de beleza resolve construir uma campanha publicitária nas redes sociais para atrair novos clientes, e para isso faz um investimento de R$ 5 mil reais para que os anúncios cheguem a mais pessoas.
Enfim, a campanha é finalizada e a marca vê que conseguiu captar 500 novos clientes a partir do investimento neste assunto. Dessa forma, a empresa faria o seguinte cálculo: CAC = 5.000 / 500, que resulta em 10.
Isso significa que cada cliente novo custa R$ 10,00 para a marca, e para que esse resultado seja positivo para a empresa, o cliente em questão precisa gastar pelo menos o mesmo valor dentro da empresa para que ela não saia no prejuízo.
E esse é um dos maiores desafios dentro deste meio. Claro que encontrar clientes hoje já não é mais tão difícil assim, ainda mais quando contamos com a internet para isso, onde também conseguimos encontrar uma ótima recarga veiculos eletricos quando necessário.
O fato é que manter o CAC positivo é um grande desafio para as empresas, pois se o cliente gasta menos do que o seu custo, a empresa acaba saindo no prejuízo, como se ela estivesse pagando para que o cliente estivesse ali.
Sendo assim, entendemos que o CAC é apenas o ponto de partida para que as marcas entendam mais sobre o seu cenário atual e se esforcem para mudá-lo caso ele seja negativo.
Dicas para diminuir o CAC da sua marca
Como mencionamos, diminuir a taxa do CAC é uma maneira da empresa ter a certeza de que está obtendo lucro, e mais do que isso, está evitando prejuízos que podem colocar toda a situação financeira da empresa em risco.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a diminuir a taxa de CAC dentro da sua empresa, seja ela a prestadora de um serviço de rastreamento de veiculos ou até mesmo uma loja de acessórios. Confira:
Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias gratuitas mais eficientes. Com ela é possível produzir conteúdos que serão publicados gratuitamente nas plataformas digitais e que podem atrair novos clientes para a sua marca sem que seja preciso gastar.
Além de ser uma ótima estratégia para economizar dinheiro, ela também é ótima para diminuir o seu CAC, pois faz com que você guarde o dinheiro que seria gasto em divulgação e ainda atraia mais clientes, assim como deseja.
Ofereça ofertas e descontos
Muitas vezes, alguns empreendedores acham que oferecer ofertas ou descontos é sinônimo de prejuízo para a marca, mas é justamente o contrário. Normalmente eles fazem com que os consumidores consumam ainda mais da sua marca, diminuindo o seu CAC.
Não é à toa que uma empresa de fretamento de vans para empresas possui seus maiores resultados quando oferece pacotes que incluem diversas pessoas, afinal de contas, ninguém nega uma boa oferta ou desconto, não é mesmo?
Dicas simples como essas já fazem toda a diferença no caixa da sua marca, garantindo mais lucro e menos chances de prejuízo, entregando qualidade em seus serviços ou produtos e garantindo um melhor relacionamento com seus clientes.
Considerações finais
Dessa maneira, o CAC servirá como um guia para te mostrar a atual situação da sua empresa e te ajudar a tomar as melhores decisões a fim de que você tenha resultados cada vez melhores e chegue onde deseja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.