Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?
Fazer uma pesquisa de clima organizacional é uma excelente maneira de entender melhor como seus colaboradores sentem que o ambiente de trabalho pode ser aprimorado e você consiga muito mais produtividade como por exemplo, em uma empresa de funcionários terceirizados.
Qualquer empresa depende da atividade dos colaboradores para uma elaboração adequada de sua produção, e cabe à equipe de recursos humanos identificar como esse processo pode ficar ainda mais adequado.
Nesse aspecto, ouvir o que seus funcionários têm a dizer é um caminho muito importante, pois abre as possibilidades de melhoria dentro do ambiente de trabalho e permite que você entenda melhor a situação em que o clima organizacional se encontra.
Quando você toma atitudes ativamente para melhorar esse ambiente, o nível de satisfação de seus colaboradores cresce consideravelmente, e mesmo que você não esteja ainda completamente otimizado, isso já começa a mostrar mudanças.
Mesmo questões como a rotatividade de funcionários e até mesmo na terceirização de mão de obra limpeza podem ser otimizadas, reduzindo a necessidade de novas contratações e treinamentos e estimulando sua equipe a continuar ativa em sua companhia.
Por isso, entender alguns desses detalhes é uma excelente maneira de garantir recursos mais efetivos para sua empresa, entendendo todas as peculiaridades que são necessárias para criar um ambiente de trabalho muito mais otimizado para seus colaboradores.
Com a pesquisa de clima organizacional, seus gestores e profissionais de RH conseguem identificar o quão satisfeitos estão seus funcionários, além de entender os pontos fortes e fracos, sendo válido para diversas empresas, até mesmo de um centro de usinagem especial, e como eles podem ser interpretados para uma melhoria.
Normalmente, o meio mais eficaz de fazer esse tipo de ação é através de um formulário. Ele permite que os colaboradores coloquem suas insatisfações e o que acreditam ser uma boa estratégia para que você faça uma avaliação posterior.
Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de relatório, sobretudo pelo receio que funcionários possuem de serem mandados embora por uma opinião negativa sobre a companhia.
Para todos os efeitos, a pesquisa de clima organizacional deve ser o mais realista e verdadeira possível, o que impacta diretamente a forma como os funcionários de uma empresa de limpeza condomínio farão essa abordagem.
Não é incomum que estes relatórios sejam anônimos, para passar mais tranquilidade aos profissionais e eles se sintam livres para falar o que está em sua mente, ainda que isso seja uma crítica a empresa e a forma como ela trabalha.
Outro ponto importante a favor das pesquisas de clima organizacional é a tecnologia. O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado e começou a fazer parte da rotina das empresas.
Essa tecnologia permite que os formulários sejam feitos de maneira digital, alcançando muito mais profissionais, principalmente em empresas que possuem unidades em diferentes cidades, permitindo que você obtenha um quadro geral de todos estes elementos.
Uma pesquisa de clima organizacional também permite que você entenda como seus empregados estão se sentindo em sua empresa de análise ambiental, otimizando assim o relacionamento entre a marca e o colaborador.
Em alguns casos, é possível até mesmo entender dificuldades de relacionamento entre os colaboradores, o que pode ser visto de um prisma diferente pelos recursos humanos, otimizando o ambiente de trabalho para todas as partes.
Por que realizar a pesquisa de clima organizacional?
Muitos empreendedores entendem a necessidade de fazer esse tipo de pesquisa, mas não a colocam como uma prioridade e vão deixando para depois, o que acaba acarretando em um ambiente de trabalho mais pesado e desmotivado.
Esse tipo de ação pode reduzir drasticamente a produtividade da companhia, desde a produção até as vendas, enquanto uma empresa com um bom clima organizacional consegue ampliar suas possibilidades.
Por isso, entender estes elementos é muito importante para garantir mais efetividade para suas funções, sobretudo aquelas que podem gerar um impacto direto nos resultados como um todo.
Entender pontos de melhoria
Uma das principais vantagens de ouvir o que os colaboradores têm a dizer é que você consegue entender todos os elementos que geram esse tipo de impacto. Quanto mais você consegue lidar com essas questões, mais adequado fica o ambiente corporativo.
Os pontos de melhoria são aqueles que ficam claros quando os colaboradores questionam e identificam como pontos fracos do clima organizacional. A toxicidade no ambiente laboral pode ter consequências sérias para sua equipe.
Ao entender estes pontos, você consegue identificar diretamente o que precisa ser otimizado, e pode começar a preparar ações diretas de impacto nesse tipo de ação.
Comunicação melhor
A comunicação é uma das peças-chave de qualquer empresa. Saber se comunicar com sua equipe e entender as respostas que elas oferecem é um passo importante para garantir um bom clima organizacional.
Muitos problemas podem ser resolvidos com uma melhora distinta na comunicação, fazendo com que os colaboradores entendam que tem um canal aberto para fazer seus questionamentos e até mesmo queixas.
É importante que você ouça o que eles têm a dizer, entretanto, uma vez que esse é um dos principais impactos que esse tipo de pesquisa pode gerar.
Quando você demonstra que estava ouvindo, e melhorias começam a aparecer, isso é um sinal de confiança e funciona em todos todo tipo de empresa, como uma empresa de camisetas para uniformes de empresas por exemplo.
Sua equipe entenderá que a comunicação é de fato efetiva, e que a gestão está ouvindo suas reclamações e realmente fazendo algo a respeito, sentindo-se muito mais valorizados com esse tipo de ação.
Não basta você deixar um meio para que seus colaboradores possam se comunicar, é preciso incentivá-los a esse processo, garantindo assim que um diálogo aberto ocorra entre ambas as partes e todos sejam beneficiados com esse processo.
Motivação da equipe
A motivação é um dos pontos mais importantes para qualquer profissional. Eles entendem suas possibilidades e identificam o que deve ser feito para aumentar a produtividade e trabalhar melhor.
Entretanto, falhas de comunicação e um ambiente de trabalho pouco atrativo são elementos que tornam muito mais difícil esse processo de motivação. A melhor maneira de entender o que pode ser feito para otimizar isso é a pesquisa de clima organizacional.
Ela identifica suas possibilidades, e demonstra claramente quais são as dificuldades dos consumidores, criando assim um ambiente mais seguro para a comunicação, e otimizando assim seu trabalho com uma assessoria contábil empresarial.
Como realizar uma pesquisa como essa?
Depois de entender um pouco das pesquisas de clima organizacional e como elas funcionam, é importante que você entenda os principais pontos para conseguir obter as respostas que está buscando com esse tipo de atividade.
É importante ter em mente que cada empresa tem sua própria forma de agir, e nem sempre o mesmo tipo de pesquisa funcionará para todas as áreas, principalmente quando você tem algum foco em particular.
Sendo assim, a pesquisa de uma assessoria contábil para abertura de empresa será diferente da pesquisa de uma empresa de mesmo ramo, por se tratar de objetivos distintos.
Por isso, adaptar a pesquisa para a realidade de sua companhia é fundamental para que você obtenha uma interação mais efetiva e garanta uma estrutura de comunicação mais adequada e assertiva.
Planejamento
O planejamento é o primeiro processo da maioria das ações de uma empresa. Ele determina o caminho que será seguido, e identifica que medidas podem ser tomadas se a ação não estiver saindo conforme o estipulado.
Dentre os muitos focos que esse tipo de pesquisa pode apresentar, é possível citar:
- Conscientização de liderança;
- Melhoria na comunicação;
- Entender gargalos na companhia;
- Reunir informações para mudanças estruturais.
Todos estes elementos são uma parte importante do planejamento, e ajudam tanto os gestores quanto os funcionários a entenderem melhor o que é esse tipo de ação.
Perguntas relevantes
Depois de entender o propósito e o foco de sua pesquisa de clima organizacional, é importante iniciar o processo de criação de perguntas. Você deve procurar questionamentos que sejam relevantes para o tema da pesquisa.
Além disso, é importante que ele seja claro, rápido e objetivo, para que os colaboradores não percam tempo de sua produção ao responder longos questionários, que podem afastar alguns profissionais de responder.
Prazos para respostas
Outro ponto importante é pensar em prazos para as respostas da pesquisa. A maioria dos colaboradores possui uma série de informações que precisam ser levadas em conta, como metas, atividades com prazo e outras ações.
Por isso, é importante que o formulário fique ativo tempo o suficiente para a maioria de seus funcionários ter a oportunidade de participar.
Considerações finais
A pesquisa de clima organizacional é um dos elementos mais importantes para qualquer avaliação de recursos humanos de sua empresa, e isso deve ser feito periodicamente para otimizar ainda mais os resultados.
Entretanto, tenha em mente que os resultados dessas pesquisas devem ser visíveis dentro do ambiente de trabalho. Nenhum colaborador voltará a responder um questionário que não gera nenhuma mudança positiva para o clima organizacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.