Como criar uma newsletter?
Manter o cliente bem informado sobre promoções, novos produtos e novidades sobre a marca é uma das estratégias de negócios que melhor funcionam nos dias de hoje e, para fazer isso da melhor maneira possível, é preciso investir em uma newsletter.
Diferentemente do que muitas empresas pensam, as redes sociais não são os únicos lugares onde é possível engajar novos clientes e mostrar o valor de sua marca, e utilizar de forma assertiva o e-mail de usuários cadastrados está aí para provar isso.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá melhor contextualizar essa estratégia de negócio, mostrando o impacto que pode ter dentro da sua empresa, assim como diferentes maneiras de aplicação.
Desde uma empresa envelopamento de veículos até uma grande logística, todas as marcas precisam investir em algum tipo de marketing para conseguir atrair constantemente novos clientes e aumentar a taxa de fidelização de usuários, convertendo-os e lucrando.
Junto da internet e da tecnologia, são diversas as estratégias de marketing presentes no mercado, mas uma que sempre foi bastante útil e ainda se mostra muito eficiente nos dias atuais é o e-mail marketing.
Um software gestao hamburgueria pode não ter o alcance esperado ou a atenção desejada e, uma das maneiras de mostrar para o cliente o seu valor é conseguir se tornar mais próximo a ele e mostrar como vale a pena ler seus e-mails.
De forma simples e bastante direta, podemos chamar de newsletter um e-mail que é enviado com determinada periodicidade para uma lista de usuários cadastrados com o objetivo de aprimorar o relacionamento com o cliente e aumentar a confiança que ele deposita na marca.
Como o corpo do e-mail é livre, isso significa que a venda de macarrão caseiro ou até mesmo o marketing de conteúdo gerado para os usuários é muito bem-vindo e, quando feito de maneira correta, consegue despertar o interesse nas pessoas.
Claro, vai depender muito de como cada empresa trabalha tal estratégia e aplica em suas práticas de negócio, mas sem sombra de dúvidas, é um grande agregador de valor para o inbound marketing que a sua empresa utiliza para atrair um maior número de clientes.
Portanto, para que seu negócio de locação de vans para turismo continue firme e forte, confira os tópicos a seguir onde exploraremos um pouco mais sobre o assunto com informações valiosas e que valem a pena você ler.
A importância do newsletter
Pense que o newsletter é uma maneira de sempre gerar interesse no usuário e nem sempre isso precisa estar diretamente relacionado a uma promoção, mas sim a decisões, conteúdo, produtos, serviços e até mesmo novidades de sua empresa.
Sempre que uma pessoa responde um questionário ou informa para sua empresa de armazenagem e distribuição logística que está interessada em receber mais e-mails referente a empresa, é um motivo para se comemorar.
Isso significa que é praticamente um voto de confiança com a sua marca, afinal, ninguém passa o próprio e-mail e continua fiel a sua empresa caso realmente não tenha interesse ou não queira acompanhar os próximos passos da organização.
De uma forma simples e direta, sua empresa que comercializa serviço de rastreamento de veiculos, por exemplo, consegue se beneficiar de diversas formas, como:
- Contato direto com o cliente;
- Maior nível de intimidade com o usuário;
- Conseguir melhor direcionar suas estratégias;
- Melhor captação de informações;
- Definição mais precisa das personas do seu negócio.
Claro que muito dependerá de como a sua empresa lida com todas essas informações e o quanto ela consegue assimilá-las de maneira eficiente.
Uma gestão de frota de veículos leves deve saber que o e-mail do lead é algo pessoal e íntimo e o possível cliente não deve receber muitos o tempo inteiro.
Isso gera aversão e o efeito oposto ao que se quer, fazendo com que o possível cliente se desinscreva e a sua marca perca a oportunidade de conversão e, mais importante ainda, fidelização.
Criando seu newsletter
Agora que entendemos mais a fundo o que é o newsletter, seus benefícios e como pode impactar sua distribuidora de produtos cirúrgicos, chegou o momento de criarmos a nossa própria estratégia, de maneira a ser interessante e única de nossa marca.
Confira as dicas a seguir que reúnem uma série de informações que podem te ajudar, não somente orientando sobre algumas decisões mais assertivas, mas também o que melhor funciona dentro do mercado. Confira.
01 – Defina seus objetivos e metas
Nenhuma empresa vai muito longe sem objetivos e metas bem definidos. São eles que irão não apenas orientar o caminho que a empresa irá tomar como também são grandes influenciadores na tomada de decisões da marca.
Tenha em mente se a sua organização quer aumentar o seu número de leads, aumentar a taxa de fidelização, aumentar a taxa de conversão ou simplesmente gerar mais engajamento.
Dessa forma, não somente as demais estratégias de marketing terão mais sentido como também serão melhor direcionadas.
Outro ponto a ser mencionado é a frequência na qual os e-mails são encaminhados, algo que deve ser feito logo após definir suas metas e objetivos. No mínimo um newsletter por mês, porém, se você é o tipo de empresa que produz um grande volume de conteúdo, envie mais vezes.
Apenas se atente para não acabar sobrecarregando o cliente e criando o sentimento oposto, portanto, é preciso encontrar o equilíbrio.
02 – Defina as ferramentas e layout que usará
Entender quais as ferramentas que o mercado utiliza é apenas uma das coisas que você precisa se atentar ao criar o seu newsletter, afinal, e-mails profissionais nunca são disparados por uma conta de e-mail mais comum, como Hotmail e Google.
Além das pessoas estranharem, existem ferramentas e softwares que ajudam não somente com o disparo de e-mails como melhor catalogá-los e organizá-los de acordo com as suas necessidades e demandas.
Quanto ao design, você deve buscar aquele que mostra algumas informações básicas da organização, como nome, logo e cores bases, mas também é preciso tomar cuidado com a fonte utilizada, como tais cores se comportam dentro do e-mail, dentre outros problemas mais comuns.
Busque também configurar versões de texto mais simples para aqueles usuários com internet mais lenta ou com sinal mais fraco. Isso ajuda tanto eles quanto a sua marca, criando até uma maior empatia por parte do cliente.
03 – Defina o conteúdo utilizado
Como dissemos ao longo do texto, o newsletter faz parte do e-mail marketing e serve para aprimorar e ser um grande suporte ao marketing de conteúdo, portanto, ter bem definido qual conteúdo você irá utilizar é essencial para o negócio.
Algumas empresas preferem usar postagens originais utilizando muitas fotos e vídeos, assim como links, no corpo do e-mail. Já outras preferem reportagens ou fazer alguns tipos de anúncios para tentar mostrar o quão relevantes são para aquele momento.
Independentemente do tipo de interação ou informação que você busca junto ao cliente, é necessário ter o conhecido call to action, ou o chamado para ação.
Ele faz com que o usuário clique em um link, responda perguntas, entre diversas outras possibilidades. Ele convida o usuário a interagir.
Busque formas de personalizar o seu conteúdo, adicionar imagens, links e até mesmo notas de rodapé para criar não apenas um conteúdo mais interessante, mas um corpo de e-mail que agrega valor e realmente tem algo que possa ajudar os usuários interessados.
04 – Analise os resultados obtidos
Qualquer estratégia empresarial se baseará em uma certa quantidade de dados e, tanto após testes quanto no funcionamento do método, é normal que elas analisem os resultados obtidos para apurar o que funcionou e o que ainda não está completamente pronto.
A primeira dica nessa temática que damos é sempre dar o máximo de atenção possível e responder cada um dos clientes que retornam tirando informação ou demonstrando interesse.
Isso não apenas aumenta a taxa de conversão e fidelidade, como também causa diversos insights às diferentes marcas do mercado.
Coloque algumas métricas e, se necessário, utilize os conhecidos KPIs para melhorar a obtenção de dados dentro desses e-mails. Alguns exemplos de métricas que podem ser aplicadas são a taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques e taxa de entrega.
Claro que possuem diversas outras, mas essas são apenas alguns dos exemplos. Com isso, manter o nível de qualidade, melhorar o que precisa ser melhorado e arrumar o que não está bom é algo que sua marca precisa constantemente fazer.
Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado a compreender o newsletter e como utilizá-lo. Busque mais informações sobre o assunto e encontre uma forma de aplicar a marca da sua empresa nessa estratégia de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.