Como criar estratégia de vendas em sua loja virtual
Se você possui uma loja virtual sabe que a concorrência é bem alta, o que torna muito mais difícil que a sua marca se destaque nesse mercado tão saturado, afinal, o mundo está cada vez mais conectado e com isso todos os negócios estão presentes na internet.
É importante ressaltar que independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental se posicionar na internet para que você consiga ganhar seu espaço nesse universo, seja você um vendedor de flores ou empreendedor no ramo de madeira de plástico para deck.
Mas saiba que para se destacar na internet não é preciso ter sorte ou contar com algum tipo de mágica, muito pelo contrário é preciso muito estudo, trabalho e investimento em estratégias que consigam promover a sua marca.
Para te ajudar a saber como se posicionar melhor no mercado virtual, além de dar dicas de estratégias que irão impulsionar suas vendas, continue lendo esse artigo pois separamos tudo que você precisa sobre o assunto.
Por que é importante ter uma estratégia de vendas?
Se você possui uma loja virtual, seja ela de aluguel de caçamba em São Paulo ou uma loja de artigos de papelarias, você precisa ter uma boa estratégia de vendas, só assim sua empresa terá os lucros desejados.
Acompanhe a seguir quais são as vantagens obtidas pelas empresas que possuem lojas online.
Economia na abertura e na manutenção do negócio
Se para abrir uma loja física você precisa procurar um lugar que seja estratégico e com isso consiga chamar atenção do cliente, com as vendas pela internet você já estará em um lugar de destaque.
Afinal, nos dias atuais, ninguém mais sai na rua para buscar por escada estrutura metálica preço, fazem essa pesquisa no conforto de casa pela tela do seu celular ou computador.
Com isso, as maiores barreiras de entrada no mundo dos negócios são quebradas, portanto você não precisa mais se preocupar com gastos de:
- Aluguéis;
- Móveis;
- Manutenção;
- Contratos.
As lojas virtuais são bem mais acessíveis e com custos bem menores, além disso você pode gerir o seu negócio de qualquer lugar, seja você na sua casa ou em uma viagem, você só precisa ter um computador e acesso à internet.
Estratégia de vendas
Veja a seguir algumas estratégias para implementar no seu negócio, elas irão ajudar com que a sua empresa consiga se estabelecer no mercado e consiga o crescimento constante.
Elabore um plano de negócios
Em primeiro lugar é importante que você elabore um plano de negócio, funciona assim, uma empresa de montagem de câmara fria por exemplo, cria um documento que organiza todas as diretrizes e setores.
Com isso, por meio dele, o empreendedor irá adquirir uma visão sistemática, um plano de negócio é fundamental para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Nesse planejamento deve constar as seguintes informações:
- Nicho de atuação da loja virtual;
- Portfólio de produtos ou serviços;
- Público-alvo;
- Concorrentes;
- Fornecedores;
- Orçamento.
Esse parece um ponto sem importância, mas é a partir dessas informações que será possível traçar as estratégias, sem um bom plano de negócio, você estará perdido e não domina nem o seu negócio nem o mercado.
Defina e estude o seu público-alvo
Por mais que você ache que conhece o seu cliente, é importante que você estude sobre ele e saiba quais as suas necessidades e preferências, além de claro saber o que as pessoas esperam do seu produto ou serviço.
Sendo assim é importante que você estude o seu público-alvo, isso fará com que você crie as estratégias perfeitas, feitas especialmente para eles e com isso direcionar todas as práticas para atraí-los da melhor forma.
Você pode começar realizando pesquisas online através de formulários, além disso você pode analisar o que os seus seguidores enviam nas redes sociais, além dos comentários que eles deixam em suas publicações.
Você também pode usar as redes sociais e com isso criar caixinhas de perguntas, para entender melhor como o seu cliente pensa, fazer perguntas certeira, nada de ficar com firulas, o objetivo é conseguir informações do seu cliente.
É importante que todas as respostas sejam pelo formulário ou pelas redes sociais sejam documentadas, pois são esses resultados que irão direcionar a sua empresa para as outras estratégias de marketing.
Tenha um site funcional
Para que você consiga atrair os lendas e transformá-los em clientes, é preciso que o seu site seja o mais funcional possível, saiba que isso não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.
Isso permite que o cliente escolha a sua loja de fábrica de mochilas personalizadas ou invés do concorrente, saiba que a funcionalidade de uma loja virtual pode ser definida por várias características como:
- Design;
- Arquitetura;
- Organização das informações do site.
Tudo isso torna a navegabilidade mais agradável aos usuários, fazendo com que eles permaneçam no seu site.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima estratégia para ser usada, afinal, possui um custo de implementação bem baixo e o seu alcance é bem alto.
Sendo assim, se você tem uma empresa de fachada em ACM, por exemplo, pode usar o e-mail marketing para a captação de novos clientes e retenção daqueles que já consomem seus produtos.
É importante que você crie landing pages atraentes, além de oferecer um material com um bom conteúdo, como um e-book, com isso você troca as informações do seu cliente por esses materiais.
Com isso você consegue mandar e-mails com ofertas e condições especiais que irão atrair essas pessoas fazendo com que elas se tornem seus clientes, isso faz com que se crie um bom relacionamento entre empresa e cliente.
Além de claro fazer com que a sua marca se torne presente na vida dessas pessoas, assim sempre que ela precisar de algum produto que a sua loja virtual venda, sua empresa será a primeira coisa que ela irá se lembrar.
Invista em marketing digital
O marketing digital é muito importante para que a sua empresa consiga se destacar de fato na internet, saiba que ele pode ser usado por empresas de grande porte como fabricantes de bolsas personalizadas ou pequenas lojas de bairro.
As estratégias certas farão com que suas vendas aumentem, com isso você terá boas campanhas nas redes sociais.
Sem contar que um bom plano de marketing entende as necessidades da sua empresa e do mercado ao qual está inserida e cria diversos mecanismos que farão com que a sua empresa se torne referência no mercado e com isso consiga passar na frente dos seus concorrentes.
No mundo online uma empresa só consegue crescer usando boas estratégias de marketing, por isso é importante que você estude sobre ela, ou contrate empresas que consigam fazer isso por você.
Mídias sociais
As mídias sociais são ótimas aliadas de quem possui uma loja virtual, essas plataformas são excelentes vitrines que fazem com que o cliente encontre sua loja, lá você consegue criar sua reputação, além de ter um canal de relacionamento com os clientes.
Sem contar que não possuem custos para divulgação da sua loja, se você unir suas redes sociais com uma boa estratégia de marketing terá um bom retorno de clientes, de forma orgânica.
É importante que você responda todos os questionamentos da melhor maneira possível, sempre com rapidez e educação, isso fará com que as pessoas gostem da sua loja e com isso indique para os seus amigos.
Utilize as estratégias de SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa a otimização dos mecanismos de busca, essa estratégia é formada por diversas técnicas que devem ser aplicadas no site ou blog da sua empresa.
Isso faz com que sua loja seja encontrada de maneira fácil, quando alguém pesquisar sobre os seus produtos ou assuntos similares, seja uma loja de confecção de etiquetas para roupas ou de capinhas de celular.
As técnicas de SEO, também são responsáveis por melhorar a experiência que o seu público tem com os seus conteúdos, despertando assim o interesse dos seus clientes para o seu site.
Assim como o marketing digital o SEO é uma prática que merece ser estudada, ela é uma estratégia de longo prazo, sendo assim, demora um pouco para funcionar, mas quando funciona os resultados são obtidos da melhor forma.
Essas estratégias são essenciais, pois como já foi dito, ajuda a sua empresa a se destacar no mercado, por isso é importante que você dê a devida atenção para essas práticas, pois elas fazem total diferença em suas vendas.
Diversas empresas aplicam essas estratégias, e temos certeza que você conhece pelo menos uma, elas são:
- Amazon;
- Kabum;
- Shein;
- Shopee;
- Entre outros.
Portanto, é importante que você use todos os recursos que a internet e o mundo online tem a oferecer e se baseie nesses cases de sucesso para obter os melhores resultados possíveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.