Como aplicar a gamificação em seu marketing?
A gamificação é uma técnica que tem ganhado muito espaço no mercado e pode oferecer recursos de qualidade para qualquer empresa de cobertura de alumínio com vidroque deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, onde uma série de avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais populares e feito parte do dia a dia dos usuários como um todo.
O mercado foi um dos principais impactados por essa estrutura, principalmente a forma como se comunica com os consumidores, que estão cada vez mais proativos e exigentes, desejando uma experiência diferenciada em suas compras.
Hoje, criar um elemento de destaque para suas interações comerciais se tornou uma necessidade, principalmente com o aquecimento do mercado e o aumento na concorrência por conta disso, tornando muito mais comum a procura por limpeza caixa d água preço.
Os jogos ganharam uma popularização muito grande, tanto os mais complexos, de consoles e computador, quanto os jogos simples e divertidos para smartphone. Os motivos que levam a essa popularização são variados, mas hoje o mercado identifica uma oportunidade com isso.
A gamificação nada mais é do que utilizar as ferramentas interativas de jogo como uma forma de influenciar e instruir o comportamento do usuário, trabalhando para conseguir otimizar um processo de negociação.
Através da diversão e do entretenimento é possível manter a atenção do usuário por muito mais tempo, criando uma relação mais próxima e otimizando esses processos para garantir resultados mais satisfatórios a longo prazo para sua companhia de avaliação de integridade de caldeira.
Embora o termo gamificação (gamification, no original em inglês) não seja novo, cresceu muito em popularidade recentemente por causa do aumento de pessoas procurando entretenimento através de jogos eletrônicos.
Essa estratégia de marketing busca emular a sensação de jogos como um todo, criando um conceito completo que pode ser aplicado a longo prazo e otimizar ainda mais esse tipo de operação.
Dentre alguns dos elementos que integram uma ação gamificada, é possível destacar:
- Regras;
- Competição;
- Pontuação;
- Recompensas.
Todos esses elementos transformam uma comunicação de marketing em um elemento lúdico, garantindo uma estrutura adequada para suas vendas e atraindo ainda mais pessoas para conhecer sua marca.
O conceito de gamificação já não era incomum em outras áreas, principalmente na educação. Jogos têm sido usados com frequência para ajudar pessoas com distúrbios de aprendizado, ajudando-as a entender melhor suas possibilidades.
Os jogos costumam trabalhar diretamente com a relação de contato e de recompensa por completar tarefas, o que acaba atraindo ainda mais pessoas para as ações que envolvem esse tipo de atividade como um todo.
Alguns processos de marketing podem ser longos e cansativos para o público, por isso, contar com atividades lúdicas, que ajudam a passar por essas etapas de forma mais simples e divertida, acaba sendo uma excelente maneira de destacar seu material.
Esse tipo de estratégia permite que você explore uma série de conceitos diferentes dentro de suas possibilidades, garantindo um impacto muito maior para suas ações de marketing.
Ela também permite que um público diferenciado consiga identificar a melhor maneira de fazer esse tipo de ação para umalocação de lavadora e secadora de piso industrial.
Como aplicar a gamificação em sua empresa?
Agora que você conhece um pouco mais do que é a gamificação e sua importância, é hora de identificar alguns dos principais elementos que são utilizados na geração de uma campanha gamificada para qualquer tipo de atividade relacionada a uma empresa.
Vale ter em mente que cada companhia é única no mercado, e nem sempre duas empresas conseguirão os mesmos resultados com uma atividade de gamificação, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.
Por isso, é fundamental que você consiga adaptar essas informações à sua realidade para garantir um processo muito mais funcional para sua estrutura de aluguel de cadeira balancim, otimizando suas campanhas e criando um material atrativo para o público.
O foco de uma ação gamificada é atingir os instintos de seus consumidores, criar um interesse genuíno e um desejo de continuar a atividade até atingir seu resultado final, criando assim uma série de ferramentas de comunicação.
Embora passe despercebido pela maioria das pessoas, essas atividades acabam sendo fundamentais para se criar uma estratégia, que muitas vezes precisa de um conceito mais amplo para serem tomadas com mais qualidade.
Identificar estes elementos permite que você crie uma estratégia mais funcional a longo prazo, com impacto direto nesse tipo de interação.
Criação de história
O primeiro passo para você conseguir usar a gamificação de forma otimizada é com a criação de uma história que seja atrativa para seu público. A verdade é que o ser humano é atraído por histórias, e esse tipo de ação acaba envolvendo muito mais a pessoa na ação.
Com uma história cativante, o consumidor acaba desejando saber como ela dá prosseguimento, se engajando com os protagonistas e se identificando em diversos níveis com o que está sendo apresentado por sua empresa de manutenção de docas.
Por isso, é importante criar um enredo interessante e atrativo durante sua ação de gamificação, para garantir que a atenção do cliente será presa e ele passará por todas as atividades propostas nesse tipo de ação.
Não é necessário que a história seja complexa demais ou cheia de reviravoltas, mas é preciso que ela seja interessante e mantenha o usuário querendo mais. Dessa forma, você consegue trabalhar melhor esse tipo de ação.
Além disso, é preciso que os princípios da gamificação estejam presentes e que você mantenha o consumidor interagindo com a história. Ainda que seja interessante acompanhar uma saga, participar dela é muito mais interessante.
A gamificação está diretamente relacionada ao engajamento, e por isso você deve pensar nessa questão quando estiver elaborando uma história interessante para sua campanha de marketing para a sua empresa fabricante de fechadora de caixas, por exemplo.
Divisão em níveis
Outro ponto interessante para se utilizar em uma estratégia de gamificação é a divisão em níveis da campanha. Quando você conta uma história linear, ela não é muito diferente de outras ações de marketing, ou mesmo de um filme ou episódio de seriado de TV.
A divisão em níveis permite que você utilize esse tipo de ação de forma mais funcional, pois mantém o interesse do cliente por muito mais tempo. Ele desejará passar por cada um dos níveis para continuar a acompanhar a história.
Você pode criar níveis de diferentes tipos de dificuldade, mas é importante levar em conta que ainda se trata de uma campanha de marketing de elaboração de projeto de combate a incêndio. A dificuldade pode gerar frustração, o que acaba afastando consumidores da ação.
Por outro lado, criar fases fáceis demais pode não gerar o sentimento de conquista e satisfação desses usuários, que é uma peça-chave para estimulá-lo a continuar com a experiência.
Por isso, é muito importante que você saiba dosar esse tipo de ação para conseguir resultados mais expressivos quando estiver trabalhando com o conceito de níveis.
Contagem regressiva
Outra atividade que estimula o interesse e a interação do usuário de forma lúdica é colocando uma contagem regressiva no cumprimento de cada tarefa relacionada a gamificação de uma campanha.
A contagem regressiva cria um sentimento de urgência no usuário, que deve completar todas as tarefas dentro do tempo estipulado para conseguir seguir em frente. Quando ele consegue, o sentimento de satisfação acaba levando-o para o próximo estágio desse tipo de ação.
Além disso, você pode criar um mural com os recordes de tempo de seus consumidores, incentivando a competição sadia e premiando aqueles que estiverem entre os mais rápidos.
Isso ajuda a potencializar ainda mais o interesse do público por ações como essas, que acabam atraindo uma parcela maior da população para suas atividades e acaba gerando novas oportunidades de negócios.
Emblemas
As conquistas de seus usuários devem ser recompensadas, mesmo que eles ainda não tenham chegado ao final de sua ação de gamificação. A melhor maneira de fazer isso é distribuir emblemas de conquista.
Esses emblemas podem ser troféus, símbolos ou medalhas digitais que ficarão junto da conta do usuário, mostrando que ele foi uma das pessoas capazes de completar esse tipo de atividade.
Considerações finais
Trabalhar com a gamificação é uma excelente maneira de conquistar um público diferenciado, atraindo tanto pessoas que se encaixam no perfil que você costuma trabalhar, quanto pessoas novas, atraídas pelo elemento lúdico de sua atividade de marketing.
Por isso, é fundamental saber trabalhar com esses elementos e entender as nuances desse tipo de interação, garantindo uma estrutura mais efetiva para suas atividades e como você pode trabalhar esses elementos.
Quanto mais alinhado com a questão da gamificação você estiver, maior será o potencial de engajamento de sua empresa, que pode ganhar muito destaque dentro de seu nicho de atuação, tornando-se até mesmo uma liderança no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.