Buzz marketing: o que é e como aplicar
Sabemos que o marketing é a alma de um negócio, e é através dele que as pessoas conhecem o trabalho desenvolvido por uma marca, mas uma das estratégias que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado é o buzz marketing.
Como a internet é cada vez mais influente na vida das pessoas e elas estão cada vez mais acostumadas com estratégias de marketing convencionais, saber moldar e diferenciar os métodos é necessário para atrair a atenção do lead e tornar a empresa competitiva.
Com isso em mente, o texto de hoje irá explorar os conceitos do buzz marketing e como aplicá-lo de maneira efetiva para o seu negócio, entendendo mais a fundo sobre o tema, apontando benefícios de utilização e algumas dicas interessantes sobre o mesmo.
Desde uma empresa terceirizada de limpeza de escritório até mesmo uma fábrica de perfumes, todas as organizações precisam investir em marketing para conseguir chamar atenção do público e, consequentemente, aumentar o número de vendas.
Nos dias atuais, saber lidar com a internet é essencial para promover um bom trabalho e ser reconhecido perante o mercado de trabalho, mas outro detalhe que também é vital para o sucesso de uma empresa é saber lidar com o público.
Mesmo que o seu negócio seja um fábrica de caixa de transporte para cães, estar no “boca a boca” das pessoas sempre é muito interessante para a imagem que a empresa passa, obviamente, se tais comentários forem positivos.
Em outras palavras, quanto mais as pessoas comentam sobre algo, mais outras pessoas irão conhecer ou ouvir falar sobre o assunto em algum momento, gerando interesse, aumentando as buscas e fazendo com que hora ou outra saibam sobre a sua marca.
É possível então dizer que, com os recursos e ferramentas de marketing disponíveis nos dias atuais, mesmo a venda de serviços de configuração de switch gerenciavel pode ser muito bem divulgada e, quando pensamos no buzz marketing, as pessoas são o foco da estratégia.
Estar presente nos assuntos deles e fazer com que comentem sobre determinado tema é muito útil para a imagem da empresa e, como dito anteriormente, ajuda muito a gerar um interesse genuíno em todos que estão de alguma forma conectados a sua marca.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão melhor contextualizar o que é esse buzz marketing e quais são os seus objetivos, além de abordar dicas e maneiras de aplicá-lo em seu negócio, mesmo que seja de um serviço de entrega de encomendas. Confira.
O conceito de buzz marketing
De forma simples e direta, o buzz marketing é uma estratégia de negócios que tem como objetivo gerar assuntos sobre marcas, serviços ou produtos e fazer com que as pessoas fiquem comentando sobre o mesmo para gerar maior engajamento e interesse.
Na internet, os usuários são constantemente bombardeados por propagandas, anúncios e diversas formas que as empresas encontram de convencê-los e, muitas vezes, criam espécies de resistências e acabam não sendo afetados por esse tipo de método.
Quando pensamos em maneiras diferentes que uma fabrica de produtos veganos, por exemplo, pode atrair novos usuários para conhecer seu trabalho, uma das maneiras de fazer isso é ser falada em redes sociais, círculo de amizades e até mesmo blogs.
O termo buzz significa falatório, burburinho e muitas vezes pode ser associado a algo negativo, mas quando pensamos em marketing, ele é ótimo. Igual um ditado popular “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
Porém deve-se tomar cuidado, pois da mesma forma que uma consultoria administração empresarial não é igual a uma consultoria de finanças, o buzz marketing é diferente do marketing viral.
O buzz marketing possui um alcance estratégico, mas ele não necessariamente é muito amplo. Ele tem o intuito de fazer um grupo de pessoas comentarem mais sobre o termo e, até um certo ponto, se sabe o quanto pode render tal investimento.
O marketing viral não necessariamente é uma estratégia, visto que não se é possível saber o quanto pode viralizar, se vai ou não realmente viralizar e, mesmo que isso tudo aconteça, não se tem um plano de como lidar com a situação. Falta continuidade no método.
Sendo assim, para que a sua empresa de alimentos saudáveis consiga extrair o máximo do buzz marketing, é preciso ativar alguns gatilhos em seus clientes. Podemos destacar:
- Gatilho do incomum;
- Gatilho do tabu;
- Gatilho do extraordinário;
- Gatilho do hilário.
Claro que esses não são todos, são apenas alguns exemplos. O gatilho incomum é ativado quando vemos alguma conversa, marketing, publicação ou assunto que foge dos padrões, atiçando a nossa curiosidade.
Já o tabu é ativado quando pensamos sobre assuntos que são polêmicos demais ou até mesmo proibidos. O extraordinário quando a satisfação do cliente ou das pessoas envolvidas é verdadeiramente única e evidente.
Por fim, mas não menos importante, o gatilho hilário é ativado quando vemos coisas que nos fazem rir, despertando uma verdadeira curiosidade em saber mais, podendo ser utilizado pela sua empresa de terceirização recepção.
Aplicando o buzz marketing
Agora que já ficou mais claro o que é o buzz marketing e como ele pode impactar o seu negócio, confira algumas dicas abaixo de como utilizá-lo de forma efetiva para fazer com que seus negócios atinjam o público ideal e gere bons resultados.
01 – Trabalhe muito bem o assunto abordado
Sabemos que esse tipo de estratégia pode incomodar bastante as pessoas, principalmente dependendo do gatilho no qual foi ativado, mas é bastante interessante ver as discussões e opiniões que vão sendo formadas, além da repercussão que pode ter.
Mas é preciso saber o que irá trabalhar e como irá trabalhar, principalmente quando falamos de assunto e temas que envolvem o tabu. A campanha, anúncio ou produto deve englobar a discussão de ideias e não deve em nenhum momento ser ofensiva.
Claro que cada pessoa pode se ofender com o que quiser, mas é preciso respeitar a todos e encontrar tal equilíbrio pode ser difícil. Portanto, estude bem os temas abordados e os apresente de forma que gere engajamento e discussões, mas sempre respeitando o cliente.
02 – Planeje o máximo possível
Ao mesmo tempo que o buzz marketing pode repercutir e muito nas redes e em todos os lugares no qual for compartilhado, isso significa que é necessário planejá-lo muito bem, pois os efeitos colaterais são muito grandes e podem causar bastante prejuízo.
É preciso ter um grande conhecimento sobre a persona do negócio e saber como ela poderia reagir ao que está sendo mostrado a ela, afinal como o próprio marketing já diz, o burburinho, as conversas causadas podem impactar de forma negativa na marca.
O gatilho hilário, por exemplo, possui uma linha muito tênue do que é engraçado e o que pode ser ofensivo, portanto é preciso de um conhecimento profundo não somente da persona, mas da sua empresa, do seu produto e do contexto social que a sociedade atualmente vive.
Lembre-se que a internet não perdoa, e qualquer erro que a sua empresa cometer pode marcá-la para sempre, fazendo com que perca não só popularidade, mas tenha a imagem manchada, prejudicando parcerias, vendas e até mesmo campanhas sociais.
A partir do momento que se conhece o público-alvo, sabe-se a possível reação dos mesmos e se tem um determinado planejamento do que fazer após o lançamento da campanha ou postagem, se torna mais fácil lidar com o buzz marketing. Utilize-o com consciência.
03 – Invista em tecnologia
Para tirar as melhores conclusões possíveis baseado em fatos e dados corretos sobre sua persona, sobre seu produto e sobre o mercado em si, é preciso investir em tecnologia e garantir que o caminho que está sendo tomado é o certo ou, no mínimo, o mais seguro.
Existem diversas ferramentas de insight que ajudam a melhor coletar esses dados de todos os possíveis canais de comunicação da marca, desde as redes sociais e os comentários, curtidas e engajamento delas, até mesmo os blogs e o SAC do site principal da empresa.
Claro que o buzz marketing não é exatamente uma receita de bolo, onde é necessário seguir uma fórmula que tudo dará certo. É preciso certa sensibilidade e inteligência em como investir nos dados, mas, diferente de outros métodos e estratégias, o retorno dele pode ser maior do que o planejado.
Lembrando que não somente o marketing é ajudado com tais ferramentas, mas também a empresa toda. Conhecer o cliente e como ele vê a sua marca e o seu produto é essencial para tomar decisões assertivas e garantir um melhor futuro para a marca.
Esperamos que esse texto tenha ajudado a entender melhor sobre o buzz marketing e como ele pode ser utilizado. Estude o máximo possível sobre o assunto e busque formas de aplicar a essência da sua marca a ele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.