Como aplicar business intelligence em seu negócio?
A inteligência de negócios (BI) ou Business Intelligence alavanca software e serviços para transformar dados em percepções acionáveis que informam as decisões de negócios estratégicas e táticas de uma organização.
Através das ferramentas de BI é possível analisar conjuntos de dados e apresentar descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas para fornecer aos usuários inteligência detalhada sobre o estado dos negócios como o desempenho dosite da empresa, por exemplo.
O termo business intelligence frequentemente também se refere a uma variedade de ferramentas que fornecem acesso rápido e fácil de entender sobre as percepções do estado atual de uma organização, com base nos dados disponíveis.
Hoje você vai descobrir as melhores formas de usar o business intelligence no seu negócio e quais os benefícios que pode trazer para sua organização. Confira.
1. Colete informações comerciais com rapidez e eficiência
Muitas decisões de negócios são tomadas com pressa. No entanto, a maioria dos líderes de negócios deseja respaldar as decisões com dados.
Em vez de analisar suas escolhas após o fato para avaliar a eficácia, você pode usar ferramentas de BI para obter os dados de que precisa antes de tomar uma decisão. O software de business intelligence permite obter uma análise completa.
Dessa forma, os líderes de negócios têm acesso a números e estratégias apoiados por dados, mesmo que precisem tomar uma decisão rapidamente.
Isso permite que uma empresa que administra condomínio, por exemplo, tenha maior controle quanto a falhas, sejam elas de qualquer natureza.
2. Alinhe os indicadores de desempenho com as estratégias de negócios
Se sua empresa não está pesquisando o melhor plano antes de tomar decisões, provavelmente você não está operando com eficiência.
As organizações podem usar ferramentas de business intelligence para evitar o desperdício de recursos como dinheiro ou tempo.
Com os insights de negócios certos, as organizações podem criar métricas com indicadores de desempenho precisos para rastrear a eficácia de uma estratégia. Assim, a venda de seu piso de resina epóxi pode ser facilitada pela adoção da estratégia adequada, por exemplo.
3. Capacite seus funcionários, permitindo-lhes acesso aos dados de BI
Quando você está usando uma plataforma de business intelligence empresarial, é uma boa ideia envolver os funcionários, e não apenas os principais líderes de negócios.
Você pode fornecer acesso aos dados aos funcionários para que eles possam usar decisões baseadas em dados em suas funções na empresa. Isso ajuda os funcionários a aumentar o desempenho e também os capacita no crescimento profissional.
Os colaboradores capacitados são benéficos para qualquer organização. Suponha que você preste serviços de instalação de antena coletiva em predio. Se você possui funcionários mais capacitados, o serviço flui, agrada e fideliza o cliente.
4. Sem erros de entrada de dados e visualização precisa dos dados
A entrada manual de dados sempre esteve sujeita a erros humanos, mesmo com os funcionários mais qualificados. Além disso, você precisa gastar mais tempo inserindo dados manualmente, mesmo que seja apenas um trabalho de copiar e colar.
As organizações podem usar ferramentas de BI para economizar tempo normalmente gasto na entrada manual de dados. A plataforma analítica também pode realizar cálculos para gerar relatórios rápidos sobre percepções de negócios essenciais.
Sendo assim, a análise de dados é concluída com mais eficiência e menos erros. Sua empresa que vende suporte para calha galvanizada, por exemplo, tem maior assertividade sobre vendas e fornecedores, ampliando a qualidade.
5. Obtenha percepções significativas do cliente
O objetivo é atender às necessidades do cliente. Você pode usar uma pesquisa de inteligência de negócios para coletar as opiniões de seus clientes e analisar as respostas.
Os dados coletados diretamente dos clientes por meio de pesquisas online ajudam a entender o que os clientes desejam, o que esperam, o que sentem sobre sua marca e como veem seus concorrentes.
Os insights derivados do uso de análises de BI ajudam as organizações a categorizar promotores de marcas, clientes satisfeitos e clientes insatisfeitos. Esses insights podem ser usados para criar estratégias que irão converter a insatisfação do cliente em satisfação.
6. Rastreie informações de vendas
As ferramentas de business intelligence são amplamente utilizadas para coletar, monitorar e rastrear informações de vendas.
O painel na ferramenta de inteligência de negócios pode ser otimizado para mostrar dados de vendas para equipes internas e agências externas.
As informações da ferramenta de BI podem ajudá-lo a descobrir insights demográficos, os melhores desempenhos da equipe de vendas e quais produtos estão vendendo melhor, como uma cadeira giratoria secretaria ou a mesa de escritório, por exemplo.
Use esses insights para ajudar a motivar sua equipe de vendas, configurar o treinamento para pessoas com baixo desempenho e direcionar dados demográficos para sua próxima campanha publicitária.
7. Determinar oportunidades de corte de custos
Uma plataforma de BI permite que você acompanhe os gastos e encontre áreas onde sua empresa pode economizar dinheiro. Por exemplo, pode haver estoque extra, o que leva a custos adicionais de aquisição e manutenção.
Com o uso adequado da ferramenta de BI, você pode encontrar áreas para cortar custos sem afetar a produtividade geral dos negócios. Assim, a venda de motor para portão peccinin, por exemplo, pode ser otimizada.
8. Aumente a produtividade dos funcionários
A ferramenta de BI também pode ser usada para obter insights de seus funcionários. Afinal, funcionários satisfeitos são a maior força de uma empresa.
As principais vantagens de aumentar a produtividade incluem:
- Otimização do tempo;
- Melhores resultados;
- Maior integração da equipe;
- Aumento da lucratividade.
Use pesquisas de funcionários e de cultura do local de trabalho para coletar as opiniões dos funcionários sobre o estado atual dos negócios. Assim, a mecânica de equipe para instalação de forro acustico para auditório, pode ser melhorada.
Os resultados podem ajudá-lo a desenvolver programas que agradem aos funcionários, levando a uma maior satisfação dos funcionários. Uma vez que os funcionários sabem que sua voz é ouvida, eles se sentem motivados para um melhor desempenho.
Além disso, a mesma ferramenta de BI pode ser usada para monitorar tarefas, avaliar o desempenho e aumentar o moral dos funcionários, o que aumenta a produtividade da força de trabalho em geral.
9. Construa uma imagem de marca
A maioria das ferramentas de business intelligence pode ser integrada às mídias sociais. As empresas podem se conectar diretamente com seus clientes e partes interessadas usando a ferramenta de inteligência de negócios.
Além disso, torna-se mais fácil concluir a análise da concorrência, mantendo o controle das atividades do concorrente. Você pode saber, por exemplo, quais benefícios o seu concorrente está oferecendo quando realiza a locação de rolo compactador.
10. Economize dados de ameaças online
Com a evolução da tecnologia, os dados se tornaram o ativo mais valioso para qualquer organização. Todas as empresas procuram maneiras de proteger seus dados contra ameaças de dados online, violações de dados e malware.
O uso de software de business intelligence para coletar, armazenar e compartilhar dados permite que você os proteja graças a recursos de segurança robustos.
Benefícios do business intelligence para seu negócio
Agora que você sabe como aplicar o business intelligence no seu negócio, saiba quais os benefícios que essa prática pode lhe trazer.
Análise mais rápida, painéis intuitivos
As ferramentas de BI puxam dados de várias fontes para um banco de dados único e, em seguida, analisa-os de acordo com as consultas do usuário, relatórios de arrastar e soltar e painéis.
Maior eficiência organizacional
O BI oferece aos líderes a capacidade de acessar dados e obter uma visão holística de suas operações, além de comparar os resultados com a organização como um todo. Com uma visão holística da organização, os líderes podem identificar áreas de oportunidade.
Decisões de negócios baseadas em dados
Ter dados precisos e capacidade de geração de relatórios mais rápida fornece melhores decisões de negócios. Os líderes não precisam mais esperar dias ou semanas por relatórios e lidar com o risco de dados que podem estar desatualizados.
Experiência do cliente aprimorada
A inteligência de negócios pode impactar diretamente a experiência e a satisfação do cliente permitindo maior personalização do atendimento durante todo o funil de vendas.
Dados confiáveis e controlados
Os sistemas de BI melhoram a organização e análise de dados. Plataformas modernas de BI podem combinar bancos de dados internos com fontes de dados externas, como dados de clientes, dados sociais e até dados meteorológicos em um único lugar.
Maior satisfação do funcionário
O BI foi projetado para ser escalonável, fornecendo soluções de dados para departamentos que precisam e para funcionários que desejam dados.
Maior vantagem competitiva
Com o BI, as empresas podem acompanhar as mudanças na indústria, monitorar as mudanças sazonais no mercado e antecipar as necessidades dos clientes, colocando-se à frente da concorrência.
Agora que você já sabe como funciona essa ferramenta, use essas dez integrações de BI para ajudar sua empresa a obter insights valiosos, processar dados de clientes e tomar decisões de negócios mais inteligentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.