Como aplicar a estratégia de unboxing no seu negócio?
Quando consideramos o unboxing diante do seu termo e a aplicação de forma direta, ele nada mais é do que o momento em que uma pessoa recebe o pacote de um pedido e abre. Entretanto, na prática, ele ganha um poder de propagação e relevância únicos.
Por mais que a ação de abrir o pacote de um pedido seja relativamente simples, essa estratégia tem feito muita diferença diante do mercado, tendo um papel relevante ao se tratar da experiência do consumidor e a divulgação da marca.
Com certeza, ao entrar nas conhecidas redes sociais, como é o caso do Instagram, YouTube e até mesmo Tik Tok, já se deparou com pessoas abrindo alguns pacotes de um pedido e dando sua opinião em relação ao que recebem.
Pois bem, diante da propagação e até mesmo da realização dessas ações através dos tão conhecidos digitais influencers, o unboxing tornou-se algo comum e realizado por diversos criadores de conteúdos diante do universo virtual.
Ou seja, desde o unboxing de produtos comuns, como é o caso dos celulares e roupas ou até alguns produtos mais diferentes, como é o caso de um ponto de ancoragem nr 18, a realização dos unboxings tem tomado toda a internet.
Para se ter ideia desse cenário, basta colocar na ferramenta de busca das redes sociais a palavra unboxing. Então, em questão de segundos, você terá acesso a diversos produtos, pessoas e conteúdos referentes a essa estratégia.
Por isso, ao planejar e organizar o unboxing de uma forma precisa, por exemplo, através da sua empresa detratamento de água, é possível ganhar a fidelidade dos clientes e a divulgação gratuita por parte do público.
Pensando nesses fatores e na relevância dessa estratégia, hoje, iremos falar justamente sobre o unboxing, evidenciando a sua significação, como ele geralmente funciona, como aplicar essa estratégia e a sua importância em relação aos negócios. Vamos lá!
O que é o unboxing?
O Unboxing, como até mesmo foi dito, é o momento em que os clientes tiram o produto da embalagem. Ou seja, esse período é repleto de expectativas e ansiedade do público para realizar o primeiro contato com a sua marca.
A estratégia de unboxing experience, como é chamado, diante do mercado acrescenta uma série de táticas para esse momento. Então, ele tem como objetivo surpreender positivamente o cliente e fazer com que a sua experiência seja totalmente única.
Sendo assim, ao utilizar dessa estratégia através da sua empresa que presta serviço de corte a laser, o foco principal para surpreender os clientes deve ser através de caixas personalizadas, cartões com mensagem, aroma da marca, brindes e afins.
Para retratar a importância desses detalhes, basta considerarmos a nossa própria experiência comprando um produto. Afinal, quem não gosta de ser surpreendido positivamente e ter uma experiência incrível.
Por isso, mesmo que o unboxing não gere likes, compartilhamentos e uma audiência considerável é importante tornar esse momento extremamente agradável. Isso porque, ele pode causar um momento de excitação e realização em quem abre a encomenda.
Portanto, é essencial que o seu negócio digital pense e considere cada processo do pedido como uma experiência completa, pois diferentemente do varejo ou até mesmo de uma clínica de exames ocupacionais, aqui não existe um contato direto e um olho no olho com os clientes.
Como funciona o unboxing?
Quando consideramos a função do unboxing, ele é tido até mesmo de uma forma simples de ser explicado. Isso porque, tudo está relacionado com o momento em que o cliente abre o seu pedido e tem esse contato com a marca.
Ou seja, o unboxing está relacionado justamente com a forma e a experiência que a sua empresa tende a entregar os pedidos para os clientes, podendo se destacar ou até mesmo perder relevância dependendo de como for esse processo.
Sendo assim, pensar em questões criativas e que dê mais valor a experiência dos clientes em relação ao seu pedido é um passo necessário. Além disso, isso tende a ser totalmente preciso para que as pessoas até mesmo se impulsionem para comprar outras vezes.
Logo, a ação e o funcionamento do unboxing estão totalmente ligados com esse momento de troca e primeira impressão. Nisso, as pessoas costumam gravar e demonstrar seus sentimentos e avaliações conforme a experiência que foi entregue.
Por isso, ao considerar a sua empresa de geologia com os pedidos e serviços prestados, fugir do padrão e estabelecer qualidade através da experiência com o público tende a ser um ponto-chave para o sucesso e cada vez tenha mais destaque.
Como aplicar a estratégia de unboxing em seu negócio?
Para iniciar essa estratégia e também fazer com que de fato os clientes tenham um Unboxing Experience de qualidade, então, é importante que você embale o pedido como se fosse um presente para o consumidor.
Ou seja, independente se vende roupas ou até mesmo um isolador pilar 15kv, é importante destacar a experiência do cliente através de cartões com mensagem, aromatizante e até mesmo com um brinde simples através das compras.
Além do mais, é importante acabar com o tabu que somente lojas e e-commerces conseguem realizar essa ação, pois com um ato simples, é possível tornar a experiência do cliente muito mais agradável e positiva.
Por exemplo, ao imaginar uma empresa de locação de lixadeiraque está iniciando, os cartões podem acabar sendo escritos à mão. Então, o nome do cliente pode estar na caixa junto a um smile, ou seja, basta ser criativo e se preocupar em fugir do padrão.
Além disso, para que tenha ainda mais assertividade em relação às ações, confira algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o Unboxing Experience da sua marca.
Capriche na embalagem
A embalagem tem como principal intuito proteger os produtos de possíveis impactos e quedas diante do transporte até a realização da entrega.
Entretanto, alguns componentes podem acabar fazendo com que uma simples caixa se torne um dos principais diferenciais da sua marca. Um exemplo disso, são algumas personalizadas com estampas da empresa que podem ser um ponto crucial para garantir um destaque.
Além disso, caso a sua empresa de isolação acústica industrialnão consiga trabalhar com caixas personalizadas, um carimbo para personalizar ela ou até mesmo um adesivo pode ser um fator-chave para diferenciar e dar o sucesso necessário.
Brindes e amostras
Por mais que essa técnica seja tradicional e até mesmo antiga, ela continua sendo uma das principais formas de agradar o público. Afinal, vamos ser sinceros, quem não gosta de ganhar um brindezinho?!
Ou seja, ao tratar-se das estratégias do Unboxing Experiencie, os brindes e as amostras são uma ótima forma de surpreender e fazer com que o público tenha uma experiência positiva através dos contatos realizados.
Logo, ao realizar essa ação, envie para os clientes alguns brindes que façam sentido com o pedido em questão. Além de surpreender, você faz com que o público realize um marketing boca a boca, divulgando a sua empresa para amigos, familiares e afins.
Um bom exemplo é em relação a esses brindes. Então, é no caso de uma marca de roupa enviar adesivos e até mesmo chaveiros que serão úteis e tendem a surpreender o público positivamente.
Transmita a identidade da marca
Por mais que o unboxing experience, através da sua aplicação, possa parecer somente um agrado ao cliente. Então, ele também é uma estratégia fortíssima em relação ao marketing e branding para promoção da sua marca.
Por isso, é extremamente importante que você coloque a identidade da marca em alguns detalhes, podendo ser utilizado da seguinte forma, como:
- Endereço de Instagram nas embalagens;
- Identidade visual marcante;
- Site ativo e com conteúdos impactantes;
- Tom de voz na linguagem.
Logo, ao se atentar a esses fatores, a sua marca tende a transmitir a sua identidade através de cada detalhe, gerando um destaque e principalmente uma relevância diante do público e das experiências realizadas.
Aproveite datas comemorativas
Datas especiais que são compatíveis com o segmento em que a sua empresa trabalha são a oportunidade perfeita para que o seu negócio ofereça embalagens, brindes e mensagens temáticas que valorizam e destacam a data em questão.
Incentive os clientes a compartilhar o unboxing em suas redes sociais
Para que o Unboxing Experience seja fundamental e de fato vire um grande aliado da sua empresa em relação a propagação da sua marca, é importante incentivar os clientes a postarem em sua rede social e compartilharem sua experiência.
Importância do unboxing para os negócios
Quando consideramos a importância do unboxing, ele está associado justamente a questão dessa ação não possuir limites ou fronteiras, podendo atender desde uma loja de livros até uma de bebidas.
Além disso, algumas vantagens em relação ao unboxing deixam ainda mais claro o quanto essa estratégia é determinante e faz toda a diferença para o sucesso e impacto da sua marca no mercado.
Com isso, confira as vantagens em torno dessa estratégia e tenha ainda mais consciência em relação a sua aplicação.
- Valoriza a imagem da sua marca;
- Aproxima o cliente da empresa;
- Incentiva o marketing boca a boca;
- Gera muito mais vendas.
Por isso, considerar o unboxing é um passo necessário e que tende a ser determinante para que o seu negócio tenha relevância e consiga se diferenciar e se destacar mesmo em meio a tanta concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.