Ambientes de marketing: o que são e como afetam uma estratégia
São considerados ambientes de marketing todos os fatores que de alguma forma influenciam os negócios de uma empresa, sejam eles internos ou externos. Estudar estes ambientes é a melhor maneira de se preparar para trabalhar com qualidade em suas ações.
Quando uma empresa está criando seu planejamento estratégico de marketing, é preciso muita análise para conseguir aplicar da melhor maneira possível suas ações, além de identificar os pontos fundamentais na estrutura da empresa.
Estes elementos nem sempre são fáceis de identificar, principalmente aqueles que se tornam parte do dia a dia das pessoas e muitas vezes acaba passando despercebido, o que pode gerar um impacto muito negativo na estrutura de negócios de uma administradora predial.
Uma empresa deve compreender que todo o seu entorno tem algum impacto direto ou indireto na forma de fazer negócios, e o marketing é refletido nessas situações, gerando a força dos ambientes de marketing como um todo.
Quando você entende os fatores de influência que sua campanha de marketing sofre, tanto de forças internas quanto externas, você consegue uma comunicação muito mais expressiva com seu público, conseguindo acessar seus desejos e identificar ações.
Quem começou a determinar esse tipo de atividade foi o professor e mestre em marketing Philip Kotler, que acreditava que os agentes externos de uma empresa afetam diretamente a administração que seria feita em torno do marketing da empresa.
Entretanto, é importante ter consciência de que alguns destes ambientes não podem ser controlados em uma empresa de portaria ou de cosméticos, sofrendo alterações ao longo do tempo que podem acabar apresentando novas oportunidades ou novas ameaças.
Por isso, é importante que você enquanto gestor de marketing consiga identificar estes ambientes para manter um acompanhamento de perto, garantindo que conseguirá lidar com estes elementos quando a necessidade chegar.
Dessa forma, é importante entender dois elementos muito importantes para sua estrutura, o microambiente e o macroambiente. Só assim você terá uma condição mais adequada para trabalhar com sua empresa.
Trabalhando com o microambiente
Todos os fatores internos da sua empresa são o microambiente ao qual ela está conectada.
Esse elemento está vinculado ao fator competitivo que o mercado em si proporciona, principalmente pelo fato de que o controle fica por conta de cada elemento relacionado a sua empresa, seja você fabricante de etiquetas adesivas ou de produtos de limpeza.
Uma boa estratégia de marketing não depende apenas de profissionais qualificados, mas da compreensão de todo o sistema que cerca a empresa e como trabalhar corretamente com cada um destes elementos. Isso define os ambientes de marketing.
A companhia
O local de trabalho é um dos principais fatores do microambiente. É aqui que o produto ou serviço é realizado, e para criar uma ação efetiva de marketing, é preciso compreender cada etapa ou detalhe dos departamentos.
O funcionamento da empresa depende da harmonia de todos os seus setores, similar ao movimento de uma engrenagem. Por conta disso, é importante que suas equipes estejam sempre alinhadas e preparadas para a ação.
Os fornecedores
Outro ponto muito importante para o desempenho de uma empresa são os fornecedores de qualidade e de confiança. Eles que oferecerão os itens necessários para a produção da companhia, seja ela qual for.
Para conseguir ter efetividade nesse tipo de ação em ambientes de marketing, é importante ter prazos bem estabelecidos, valores acertados e uma comunicação de qualidade entre as partes.
Diante disso, é possível garantir que ambos estarão lado a lado quando você estruturar melhor suas possibilidades.
Uma boa estratégia de marketing inclui oferecer uma boa experiência para seus clientes, e por isso é importante saber que você pode contar com seu fabricante de filme stretch para evitar danos e problemas com suas mercadorias durante a entrega.
Público
O público engloba tanto seus clientes, que já consomem ou tem interesse em consumir os produtos de sua empresa, quanto as pessoas que são relevantes o suficiente no mercado para conseguir influenciar diretamente a imagem de sua empresa, como por exemplo:
- Acionistas;
- Imprensa;
- Influenciadores digitais;
- Representantes de órgãos públicos.
Estas pessoas devem ser tratadas com atenção, buscando sempre manter um relacionamento cordial e amistoso para garantir uma boa percepção no mercado e aumentar suas chances de acesso com a empresa.
Concorrentes
Seus concorrentes também fazem parte do microambiente de marketing, do ponto de vista de você trabalhar para superá-los. Essa é uma das partes mais difíceis da análise de trabalho, e muitos gestores perdem o sono com esse tipo de situação.
A análise de mercado que você faz para conseguir resultados mais expressivos para passar por uma série de situações. Por isso, é importante entender quem são seus concorrentes como fornecedores de produtos para Pet Shop e como lidar com eles.
Algumas empresas estão lidando com o mesmo mercado que você, muitas vezes trabalhando diretamente com o mesmo nicho e público. Estes são seus concorrentes diretos. Isso não significa que o posicionamento das empresas é o mesmo.
Você pode lidar com empresas em posições completamente distintas, mas que ainda são concorrentes diretas entre si.
Já as empresas que puxam a atenção de seus clientes, mesmo sendo de outros segmentos, são consideradas concorrentes indiretas. Normalmente, são algumas situações que ativam esse tipo de concorrência, como eventos sazonais.
Intermediários da empresa
Os intermediários são pessoas que fornecem serviços básicos, muitas vezes importantes para o processo de trabalho. Normalmente, são empresas que oferecem serviços essenciais, como água, luz e telefonia.
Estas empresas possuem um forte impacto no bom andamento de uma produção, e isso deve ser sempre levado em conta na hora de trabalhar com mais qualidade em suas ações de marketing, seja em fábrica de produtos de limpeza ou de alimentos.
Trabalhando com o macroambiente
Já o macroambiente é aquele que não tem uma relação direta com sua empresa, e muitas vezes está além do impacto através de sua administração de marketing. Entretanto, isso não significa que você não pode fazer nada a respeito.
A importância de entender o macroambiente está em como você pode adaptar suas estratégias para sofrer um impacto menor ou até mesmo evitar problemas com relação a esse tipo de situação, que muitas vezes impacta diretamente o microambiente também.
Fatores demográficos
Seu conteúdo é fortemente afetado pelos fatores demográficos de seu macroambiente. Isso indica o tipo de público com acesso mais fácil ao seu produto, conseguindo aplicar corretamente as ações de marketing para atingir seu público-alvo.
Questões como gênero, ocupação, idade e outros fatores acabam tendo um forte impacto nesse tipo de situação, garantindo assim que você tenha mais compreensão acerca de que atividades pode efetuar para garantir mais qualidade em seu trabalho.
Economia
A economia é um fator fundamental para o mercado como um todo. Ela não só lida com a forma como você trabalha suas ações da empresa, mas também os comportamentos e padrões de consumo do público.
Existem diversos fatores de impacto na sociedade com relação à economia, que acaba sendo uma parte fundamental do trabalho de qualquer setor, como uma empresa de coleta de lixo, por exemplo.
A economia também é uma união de elementos, que vão desde a iniciativa privada até a ação dos órgãos públicos.
Quando o país passa por uma crise econômica, é comum que as pessoas diminuam o ritmo de compras. Isso é ainda mais afirmado no caso de compras supérfluas ou de alto custo, como bens móveis e imóveis.
Esse tipo de ação externa tem um forte impacto de precificação para precificar corretamente seus produtos, garantindo mais qualidade nas ofertas. Dessa maneira, você trabalha de forma muito mais efetiva.
Outros elementos que impactam diretamente a maioria das empresas é a cotação de moedas de outros países, sobretudo aquelas nas quais a matéria-prima da produção é comprada.
A bolsa de valores também tem um forte impacto econômico no ambiente de marketing.
Ambiente tecnológico
Um dos macroambientes mais recentes, a tecnologia tem sido muito importante para que você consiga criar uma estrutura de qualidade para trabalhar hoje em dia.
Os avanços tecnológicos são inúmeros e constantes, possibilitando uma série de ações de suaempresa de consultoria ambiental.
Quando você integra corretamente suas ações com a tecnologia, acaba conquistando uma estrutura empresarial muito mais completa, adaptando-se à nova realidade do mundo e conseguindo melhorias muito expressivas em sua comunicação.
Ambiente cultural
A cultura local também tem uma influência direta em algumas das principais ações que são estruturadas. Isso significa que você deve entender os costumes locais e identificar suas necessidades, que muitas vezes acabam regionalizando a produção para facilitar o acesso.
Considerações finais
Entender as variações dos ambientes de marketing é um processo muito importante para entender as forças e as fraquezas que sua empresa enfrenta no mercado em que está inserida, o que é muito importante para aumentar suas vendas.
Quando você consegue entender os motivos de sua empresa estar vendendo bem ou mal, é mais fácil pensar em estratégias para buscar resultados mais qualificados e conseguir virar o jogo, tornando-se uma importante referência em sua área de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.