Passo a passo para construir a sua loja virtual
O mercado consumidor acompanha as mudanças gerais que ocorrem na sociedade, pois os hábitos de compra estão relacionados a fatores sociais, econômicos e culturais. Com a chegada do ambiente digital, o modelo de loja virtual apresenta um certo destaque.
A facilidade de acesso à internet, com aparelhos cada vez mais práticos, permite que o indivíduo modifique todas as suas relações sociais, começando pela comunicação, passando pelos meios de trabalho até chegar aos seus hábitos de consumo.
Os números dos comércios adotando o meio digital, e em alguns casos até migrando totalmente para esse ambiente, apenas aumentam, o que revela um novo tipo de comportamento, tanto do mercado como do público.
Isso sem contar com os negócios que já são pensados exclusivamente para o meio online, como um curso de excel avançado a distancia, no qual a sala de aula é substituída por uma videoconferência, com as aulas tornando-se vídeo em uma plataforma.
Essa relação apenas se intensificou com o cenário da pandemia, no qual as lojas físicas se encontravam fechadas ou atuando por um tempo reduzido de atendimento. Sem poder sair para as compras, as mesmas passaram a ser feitas por meio digital.
Com esse destaque, empresas que não possuíam lojas virtuais perceberam a urgência de se investir nesse mercado, encontrando também deveres antes não mapeados, como a necessidade de um sistema para dar baixa online de entregas.
Isso porque uma loja digital apresenta uma série de oportunidades únicas em relação ao mercado tradicional, da mesma forma que exige um conjunto de atribuições e responsabilidades específicas do mercado virtual.
Como desenvolver o meu negócio online?
Abrir uma loja virtual, seja ela a vitrine principal do seu empreendimento ou uma extensão dos seus negócios físicos, exige um certo conhecimento sobre as características desse novo modelo de mercado.
Para alcançar o sucesso com uma loja online, é preciso seguir algumas técnicas especializadas para essa plataforma, além de prestar atenção a alguns detalhes úteis tanto ao mercado físico quanto ao digital.
Se atente ao seu investimento
Como qualquer tipo de negócio, investir no meio online exige um certo capital inicial, para segurar os custos do projeto, até que ele alcance um estado de sustentabilidade, com os lucros superando os gastos.
E essas despesas envolvem a criação do site, a contratação de um serviço de estoque e entrega, entre outros fatores essenciais para esse investimento digital, pois mesmo sendo um local imaterial, os gastos são bem reais no registro de caixa.
Esse pode ser o caso de uma companhia que trabalhe com suporte de informatica para empresas, que mesmo tendo a base de seus serviços completamente online, depende de investimentos comuns a um negócio físico, como taxas, impostos e outros tributos.
Além disso, esses são elementos que levam a outro fator importante para quem quer abrir uma loja virtual.
Legalize o seu empreendimento
Mesmo estando em um ambiente digital, um negócio precisa seguir todos os procedimentos legais, de forma a proteger os seus clientes, mas também o empreendedor por trás desse projeto, na eventualidade de qualquer problema de base legal ou jurídica.
Isso porque um produto artesanal, que realiza a confecção de moleskine personalizada, também precisa seguir os regulamentos do Código de Defesa do Consumidor, que também atuam com o e-commerce.
E falando de base jurídica, é preciso abrir um cadastro da sua empresa digital junto à Receita Federal, ou seja, o mesmo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) que é exigido de empreendimentos físicos.
Existe também uma outra modalidade de registro, criada especialmente para os microempreendedores.
O MEI (Microempreendedor Individual), é um programa de contribuição de tributos e registro para profissionais menores, que atuam de forma particular, sem ligação contratual com um sócio ou outras empresas.
Pode ser o caso de um economista que trabalha com serviços da contabilidade para outros pequenos negócios, sem pertencer a uma grande escritório.
Invista na plataforma de trabalho escolhida
Ao abrir um pequeno negócio, o empreendedor lida com a escolha do lugar, a sua decoração, entre outros fatores que tornarão o estabelecimento convidativo ao público. É algo parecido com o que acontece com as lojas virtuais, porém em um ambiente digital.
A internet apresenta diversas possibilidades para se abrir o seu site comercial, incluindo até mesmo plataformas onlines. O problema é que um sistema gratuito que não conta com as mesmas ferramentas e controle de se comprar um domínio e registro próprio.
Mesmo quem procura pagar pelo seu espaço oficial na internet, deve ficar atento à relação de custo entre contar com os serviços de uma plataforma digital ou se responsabilizar totalmente pela manutenção do site, o que exige a contratação de uma equipe profissional.
Pode ser a situação de uma distribuidora de produtos de limpeza, que busca destacar e comercializar em seu site o seu catálogo de materiais. Para que essa loja virtual funcione sem nenhum problema, é indicado ter um time especializado em informática por trás do site.
Existe também a possibilidade de trabalhar por meio das redes sociais, conectando-se de forma mais ágil e prática com os seus clientes. Esse pode ser o seu único meio de trabalho, como pode ser também uma plataforma de apoio para os recursos do seu site.
Formas de pagamento
Assim como as relações de mercado mudam, sendo possível hoje comandar uma loja que exista sem um estabelecimento físico, as formas de pagamento e operações financeiras também se modificam com a inclusão dos meios tecnológicos.
Com exceção do dinheiro vivo, já que o seu computador ou celular não consegue receber uma cédula monetária – ao menos ainda, pois a tecnologia sempre surpreende como novas ferramentas – as formas de pagamento podem ser diversas, tais como:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- Transferência bancária;
- Carteiras digital;
- Pagamentos via Pix.
Quanto mais modalidades de pagamento você incluir ao seu site, maiores são as possibilidades de um cliente fechar um negócio ou reagir positivamente com as atividades do seu empreendimento.
Estruture bem as suas atividades de logística
Uma loja virtual necessita do mesmo tipo de parcerias comerciais que são realizadas nos bastidores do seu empreendimento tradicional. A única diferença se dá na forma em que essa logística é realizada, lidando com variáveis mais específicas.
Uma loja exclusiva para produtos de Pet Shop deve contar com um controle de estoque, informando ao público o número de unidades ainda disponíveis de um produto.
Outras questões envolvem o contato com parceiros comerciais, como um fornecedor de areia, para a comercialização de areia sanitária para gatos, além de toda a logística de entrega desses produtos para o consumidor.
Conheça o seu público
Um empreendimento virtual depende do conhecimento do público sobre esse tipo de negociação, pois de nada adianta investir em um mercado digital se o seu público apresenta, em sua maioria, um maior apreço pelas negociações analógicas.
É o mesmo tipo de conceito que precisa ser trabalhado pela comunicação da sua empresa, que ao identificar o comportamento e os interesses da sua audiência, apresenta uma variedade de produtos que melhor chamam a atenção desse público.
O design intuitivo da sua plataforma de compra, o destaque para um site tradicional ou para um aplicativo mobile, são questões que serão melhor decididas ao se contar com o auxílio de uma aprofundada análise de público.
Estabeleça a sua estrutura de vendas
O sucesso de um negócio virtual depende da escolha das melhores estratégias que se adequem ao perfil do seu público, mas também aos objetivos da sua empresa.
Migrar o seu negócio físico unicamente para o digital ou ter a loja virtual como um apoio para os seus estabelecimentos tradicionais. Essa escolha irá impactar diretamente na organização interna da sua empresa, e como ela será administrada.
Além disso, para quem opta atuar unicamente com o meio online, ainda tem outras questões a serem definidas, como a decisão entre trabalhar unicamente com um site próprio, ou oferecer os seus produtos por meio de outras companhias de marketplace.
São um conjunto de indagações que devem ser feitas antes de realizar uma abertura de empresa SP, já que mesmo esse registro seja feito na cidade de São Paulo, a área de atuação de uma loja virtual pode englobar todo o território nacional.
Afinal, devo investir no mercado digital?
A resposta para essa pergunta é sim, pois o meio digital não apenas começa a dominar as relações de comércio, como trabalha com a possibilidade de crescer ainda mais, levando em conta a sua expansão nos últimos anos.
A verdadeira questão é sobre a forma com que esse ambiente online deve ser abordado em relação aos seus objetivos comerciais.
Dependendo do seu público, apostar unicamente no digital, ou incluí-lo como um meio alternativo de negociação, pode definir o sucesso do seu negócio a longo prazo, se adaptando aos interesses da audiência que determina o seu número de vendas.
Portanto, se o público está migrando para o digital, o certo é acompanhá-lo nesse processo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.