Veja como aplicar o gatilho mental nos negócios
Usar um gatilho mental a favor de sua empresa pode ajudar a atrair muito mais clientes e posicionar seu negócio melhor perante a concorrência. A boa notícia é que esses princípios não são difíceis de serem colocados em prática pela sua empresa.
Diversas organizações com um bom posicionamento na internet fazem isso, principalmente aquelas que entregam conteúdos de valor em um blog, utilizando esse meio para poder ativar os gatilhos.
Neste artigo abordaremos o que são os gatilhos mentais e como você pode usar os gatilhos mentais na prática, a favor do seu negócio. Veremos os gatilhos:
- Reciprocidade;
- Afeição;
- Autoridade;
- Urgência e escassez;
- Compromisso e coerência;
- Medo da perda.
Sua empresa de bolsas de acrílico certamente pode se beneficiar desse conhecimento em suas ações de comunicação e propaganda.
O que são gatilhos mentais?
Se você nunca ouviu falar em gatilhos mentais, fique sabendo que se tratam de estímulos que ajudam as pessoas na tomada de decisões de forma rápida, sem que seja preciso raciocinar antes.
O processo de tomada de decisões faz o cérebro gastar muita energia, e esses gatilhos ajudam a ativar respostas rápidas, baseando-se em padrões determinados.
Mesmo que as pessoas acreditem que pensam antes de decidir sobre alguma coisa, a verdade é que a tomada de decisões é um processo totalmente emocional. Apenas usamos o raciocínio para dar um motivo para as escolhas que fazemos.
O que muitas pessoas não sabem é que esses estímulos podem ser usados de forma estratégica para conseguir clientes, vender e atender outros objetivos de sua empresa de etiquetas adesivas personalizadas.
Como os gatilhos mentais podem ajudar seu negócio?
Os gatilhos mentais podem ser aplicados em diversas situações para atrair a atenção das pessoas e ativar o interesse delas no seu negócio.
Além disso, esses gatilhos podem ser ativados nas pessoas tanto por suas estratégias de marketing digital e de produção de conteúdo quanto por atitudes no local físico da sua empresa.
Em se tratando de locais físicos, alguns mercados, quando querem vender mais um determinado produto, preparam o ambiente para que os consumidores fiquem mais propícios a comprar esse produto.
Dessa forma, quando querem vender mais vinhos franceses, colocam músicas francesas para tocar, e quando querem vender cervejas alemãs, apostam em músicas alemãs. Esse é um exemplo interessante.
Existem muitas outras formas de ativar gatilhos mentais, esse foi apenas um exemplo. Vamos ver agora como sua empresa de filtro multimídia pode utilizá-los na prática, tanto pela internet quanto de forma presencial.
Como utilizar os gatilhos mentais a favor do seu negócio?
Aprenda mais agora sobre como ativar 6 gatilhos mentais nas pessoas para conseguir melhores resultados para sua empresa.
- Reciprocidade
Esse gatilho é simples de entender e é poderoso. Quando ganhamos alguma coisa, tendemos a querer retribuir. Se um amigo te dá um presente de aniversário, é muito provável que você queira retribuí-lo com outro presente no aniversário dele.
Uma das formas de ativar esse gatilho mental é entregando material de qualidade e rico, como um e-book que entregue valor e ensine algo interessante para seu público.
Quem tem um blog com conteúdos de qualidade terá uma boa audiência querendo seu e-book gratuito. Fique sabendo que as pessoas adoram baixar materiais desse tipo.
Assim, o gatilho da reciprocidade pode ser ativado, uma vez que você entrega valor de forma gratuita, seus leitores estarão mais propensos a consultar o seu negócio caso precisem de ajuda.
No local físico de sua empresa de expositores para lojas, a reciprocidade pode ser ativada quando você entrega algo gratuito aos seus clientes e possíveis clientes, como um calendário ou uma agenda, por exemplo.
- Afeição
Esse gatilho é uma prova de que as pessoas tendem a se relacionar com quem se parece com elas. É por isso que alguns vendedores se vestem e se comunicam da mesma forma que seus clientes, para conseguir vender mais.
Diversas marcas conseguem ativar o gatilho da afeição sabendo se comunicar com assertividade com a persona do negócio, mas como sua empresa pode ativar esse gatilho?
No meio digital, pode criar conteúdos de valor que realmente sejam úteis para a persona, comunicando-se com uma linguagem fluida e mostrando que sua empresa tem uma personalidade parecida com a do seu público.
No ambiente físico, é possível se vestir de uma forma parecida com a maioria dos seus clientes.
Você deve se comunicar com eles do mesmo jeito que eles se comunicam e principalmente mostrar real interesse na vida deles, pois isso gera conexão para que eles resolvam comprar caixa de papelão com você.
- Autoridade
A autoridade é um fator muito poderoso. Um exemplo simples da ativação desse gatilho é quando somos atendidos por um médico de jaleco branco. Como se trata de uma autoridade em seu segmento, não questionamos o diagnóstico recebido.
Esse é um gatilho forte que você precisa saber como ativar. Ele pode ser ativado por meio de diplomas, objetos de alto valor, como:
- Carros de luxo;
- Roupas;
- Sapatos;
- Livros publicados.
Atualmente a melhor forma de demonstrar autoridade é com um blog com muitos artigos de valor. Ao ensinar as pessoas por meio de conteúdos com credibilidade, você passa a ser visto como uma autoridade.
Esse gatilho será de grande valia para sua empresa de placas de polietileno ser escolhida entre tantas outras do mesmo nicho.
- Urgência e escassez
Os gatilhos da urgência e da escassez precisam ser usados sempre que você puder, pois as pessoas têm muito medo de perder uma oportunidade.
Por esse motivo, as lojas sempre usam esses gatilhos para conseguir vender muito, anunciando que a promoção vale só até amanhã, os últimos produtos do estoque, entre outras táticas.
Você deve usar sua criatividade aqui. Sua empresa pode criar um curso online, um e-book, uma consultoria premium ou outro produto/serviço e oferecer como bônus aos 10 primeiros clientes que fecharem com sua empresa.
Quando a pessoa quer muito comprar, mas está demorando, se o seu bônus for bom, certamente ela vai querer comprar logo para ter direito a recebê-lo.
Uma empresa como uma assessoria de investimentos, por exemplo, pode fornecer um e-book com dicas úteis para a pessoa se tornar um investidor melhor para um determinado número de clientes que escolherem sua empresa para receber suporte.
- Compromisso e coerência
Esse é um gatilho simples de entender, pois pessoas e empresas não querem parecer incoerentes e nada confiáveis. Dessa forma, ao assumir um compromisso, tendem a levá-lo até o fim. Vamos dar um exemplo para você ver como esse gatilho tem força.
Provavelmente você já recebeu o pedido de alguém em uma praça de alimentação do shopping para ficar olhando a mesa enquanto a pessoa retira seu pedido.
Certamente você ficou vigiando a mesa, e isso aconteceu porque você assumiu um compromisso e o cumpriu.
Quanto aos negócios, você pode fazer seus clientes em potencial assumirem um compromisso com você simplesmente pedindo que eles retornem o contato.
Você pode pedir gentilmente para que depois de pensar sobre os serviços oferecidos por sua empresa de bobina saco plástico, o cliente entre em contato para avisar de sua decisão.
Além do prospect se sentir no dever de avisar, você pode aproveitar esse momento para lidar com objeções em relação à solução que você oferece.
- Medo da perda
O gatilho da perda é ativado quando uma empresa tenta mostrar para o consumidor que ele está perdendo uma grande oportunidade ao não adquirir seus produtos e serviços naquele momento.
A ideia por trás desse gatilho é despertar alguns sentimentos negativos como a inveja e o medo da exclusão. Isso significa que se alguém está ganhando e outra pessoa não, isso vai incomodar o cliente até que ele decida adquirir sua solução.
Usando o exemplo de um curso de redação, se uma pessoa adquire o curso completo, ela descobre uma nova técnica para fazer redação. Isso a torna mais produtiva, atrai novos projetos e permite que lucre mais.
Outros redatores vão ver essa pessoa se destacando e se sentirão incomodados. Assim irão comprar seu curso também para se tornarem mais produtivos.
- A síndrome do FOMO e o gatilho do medo
FOMO é a sigla para a expressão em inglês Fear of Missing Out, termo criado em 2000 pelo estrategista de marketing Dan Herman.
Posteriormente os pesquisadores Patrick McGinnis e Andrew Przybylski definiram FOMO como aquele desejo que as pessoas têm de estar por dentro do que os outros estão fazendo.
Isso é muito visto no mercado financeiro, pois quando alguém está ganhando dinheiro de alguma forma, todos querem ganhar também.
Sabendo disso, empresas de púlpito de acrílico e assessores de investimentos exploram muito bem esse gatilho com o objetivo de trazer mais leads para o negócio.
Considerações finais
Usar gatilhos mentais nas suas estratégias e no atendimento ao público pode fazer muita diferença e aumentar os resultados de suas estratégias.
Não deixe de colocar em prática as dicas deste artigo e adapte os exemplos citados para a realidade de seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.