Veja como crescer sua empresa mesmo em uma crise
Proteger uma empresa de crises é uma das coisas mais importantes na rotina de empreendedores, mas nem sempre é possível controlar isso e ter a certeza de que a sua marca estará longe de possíveis crises.
Os avanços da tecnologia e o surgimento das redes sociais trouxe muitas coisas boas para o mundo, mas também acabou favorecendo a construção de uma comunidade com pessoas de má índole e que usam tais plataformas para coisas erradas.
Isso se aplica a perfis que disseminam ódio e mentiras sobre grandes marcas e que podem fazer isso com qualquer outra do mercado, inclusive a sua, e mesmo se tratando de uma mentira pode ser algo muito perigoso para o seu negócio.
Por outro lado, existem empresas que realmente cometeram algum erro ou fizeram algo que não estava certo, tal escolha pode acarretar em uma grande crise para a marca e parecer o fim do mundo.
Entretanto, para tudo há uma solução, seja para a sua necessidade de um datalogger que pode ser saciada a partir de uma busca na internet, assim como a resolução de uma crise dentro da sua marca.
E para provarmos isso na prática, hoje iremos entender mais sobre esse assunto e, além disso, conhecer algumas estratégias para te ajudar a gerir bem as crises da sua marca e conseguir fazê-la sair dessa ainda mais forte.
Entenda o que é uma crise para as empresas
Antes de qualquer coisa, precisamos entender bem o que é uma crise dentro de uma empresa, isso porque, quando falamos de crises, existem muitos e diversos tipos que podem afetar os mais diferentes setores de uma empresa.
A crise em si pode ser entendida como um cenário no qual a empresa se encontra com um enorme problema a ser solucionado e que compromete algum setor da marca, podendo colocar em risco todo o trabalho feito até aqui.
Diferente de uma empresa que trabalha com conexões hidráulicas, que conta com os devidos profissionais para ajudarem nesse ramo, nem todas as empresas entendem o perigo que é estar em uma crise.
A mais famosa é a crise de imagem, aquela que afeta diretamente a reputação da marca e, como bem sabemos, existem muitas coisas que podem ser reerguidas no mercado, menos a reputação de uma marca que passou por momentos difíceis.
Também temos a crise financeira, que como o próprio nome já diz, é uma crise que acontece diretamente no caixa da empresa e faz com que ela perca muito dinheiro, o que acaba culminando na demissão de funcionários e na tentativa de vender mais.
Existe a crise operacional, que normalmente é aquela que acontece internamente e atrapalha a rotina dos funcionários, que não contam com o devido suporte para realizar sua operação, o que atrapalha todo o andar da empresa.
São diversos os tipos de crises que existem no mercado e que podem afetar os mais diversos tipos de negócios, por isso é importante fazer como uma rede de empresas de injeção plástica e se precaver desses problemas.
Nenhuma crise dura para sempre, mas algumas delas podem acabar por completo com diversos planos que um empreendedor tinha para o seu negócio, e por isso é importante saber como gerir bem essas fases.
Estratégias essenciais para tirar uma empresa de uma crise
Tendo isso em vista, quando uma empresa entra em crise, estratégias se tornam essenciais para que o problema possa ser resolvido da melhor maneira possível e com a menor taxa de risco para o negócio.
Normalmente, quem cuida dessa parte é o setor de relações públicas e comunicação da empresa, que se preocupa em restaurar a boa imagem ou seja qual for o cenário que precisa ser tratado. Sendo assim, confira abaixo as principais estratégias para tal:
Growth Hacking
O growth hacking é uma estratégia muito vista em startups e pequenas empresas que acabaram de surgir no mercado, seja uma que vende climatizador evaporativo ou um e-commerce de moda.
A estratégia se baseia na criação de ações inovadoras e formas diferentes de fazer com que a empresa consiga sair dessa crise de forma rápida e obviamente positiva, fazendo com que o mercado nem se lembre do que aconteceu com ela.
Employer branding
Já o employer branding é uma estratégia usada para gerir crises internas, afinal de contas, quando uma empresa entra em crise, não é apenas o seu público externo que sofre com isso, mas o interno também.
Tendo isso em vista, o trabalho feito por essa estratégia se torna fundamental para que a empresa reconstrua a boa imagem dentro da marca e, após isso, foque também na reconstrução externa, caso seja necessário.
Marketing de relacionamento
E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o marketing de relacionamento, uma estratégia essencial para quem deseja uma boa imagem e bons resultados no mercado, seja uma empresa que realiza banho maria laboratório ou uma marca de cosméticos.
Isso porque o marketing de relacionamento trabalha na construção de um relacionamento mais amigável e parceiro entre ambos os lados e permite que a marca se mantenha ativa com seu público e consiga conversar abertamente sobre o que for preciso.
Social media
Por fim, mas longe de ser menos importante, temos o social media, que é uma área focada nas redes sociais e em tudo feito por lá e que, inclusive, podem ser os principais canais por onde você consegue gerir a sua crise.
Não é à toa que hoje existem profissionais voltados apenas para essa área e que fazem toda a diferença nas empresas que contratam os seus serviços, por isso é uma estratégia válida e que pode trazer ótimos resultados.
Essas são apenas algumas de diversas estratégias que podem ser usadas no gerenciamento de crise de uma empresa, seja ela de usinagem torno cnc ou até mesmo de serviços de limpeza residencial.
Saiba como aplicar essas estratégias
Entender sobre essas estratégias é importante, mas saber como fazer para aplicá-las da maneira correta é ainda mais essencial. Sendo assim, confira abaixo o que fazer para aplicar essas estratégias da maneira correta:
Entenda o seu caso
A primeira coisa a se fazer é entender bem sobre o caso da sua empresa e por qual tipo de crise ela tem passado, só assim será possível traçar a melhor estratégia a ser usada para resolver esse problema.
Conte com bons profissionais
Além disso, contar com bons profissionais nessa jornada também faz toda a diferença, pois são eles que poderão te ajudar a sair dessa situação da melhor maneira e te orientar sobre cada passo necessário nesse processo.
Alinhe necessidades
E é claro que você também não pode se esquecer de alinhar suas necessidades do momento e entender o que é prioridade para você, assim como faz uma pessoa quando precisa de uma mesa pantográfica, por exemplo.
Pois só assim será possível entender o que a sua empresa, de fato, precisa naquele momento e o que pode ser feito para que ela tenha o melhor desempenho e passe por essa fase de maneira saudável e tranquila.
Saiba como essas estratégias podem reduzir os seus custos
Tais estratégias podem até parecer simples, mas acredite, elas fazem toda a diferença não só quando falamos do cuidado com o gerenciamento de crise da sua empresa, mas também com a redução de custos que traz.
Isso porque, quando uma marca consegue gerir uma crise de maneira rápida e eficiente, ela recupera não só sua boa imagem e confiança no mercado, mas também evita a perda de custos que pode ser gigante.
Seja uma marca que vende equipamentos de proteção individual ou até mesmo uma empresa de computadores, reduzir custos é sempre algo bom e que faz toda a diferença na rotina da empresa, por isso apostar nessas estratégias é fundamental.
Marcas que são cases de sucesso neste ramo
Para finalizar este conteúdo e ter a certeza do quão benéfico é o gerenciamento de crises com base nessas estratégias, selecionamos algumas marcas que são verdadeiros cases de sucesso quando falamos desse assunto. Confira:
- Starbucks;
- Carrefour;
- Johnson & Johnson;
- Coca-Cola;
- Madero;
- Disney;
- Friboi.
Todas essas marcas passaram por grandes e difíceis crises, mas que com paciência, estratégia e dedicação, conseguiram ser solucionadas de maneira saudável e trazer as marcas novamente para um patamar de sucesso no mercado.
Considerações finais
Dessa forma, será mais do que possível gerenciar crises dentro da sua empresa de maneira acessível e saudável, entendendo o que precisa ser feito e como você pode trabalhar para melhorar tal situação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.