Entenda o que é customer centric, como aplicar e sua importância
Muitas empresas estão buscando o conceito customer centric para validar suas operações e diferenciar a estrutura de negócios de sua companhia das demais competidoras no mercado.
Para uma empresa de lima rotativa, saber se comunicar com seus consumidores é uma ótima maneira de ganhar mais destaque e garantir um aumento real em suas vendas e oportunidades de negócios.
Por conta do processo conhecido como transformação digital, uma série de companhias começou a adotar mudanças em suas estratégias de marketing e comunicação, principalmente ao adotar os canais digitais como parte dessa ação.
Por conta disso, a excelência no atendimento começou a ser um objetivo que diversos empreendedores tentam conquistar com seu trabalho, garantindo o interesse de cada vez mais pessoas desejando esse tipo de ação.
Um bom atendimento entende as necessidades do consumidor e está pronto para lidar com essas questões de forma clara e objetiva. Por conta disso, o modelo customer centric acabou ficando ainda mais em alta.
O conceito customer centric nada mais é do que a centralização de sua estratégia nas necessidades apresentadas pelo consumidor. Dessa maneira, você entende melhor o perfil dos clientes que deseja atingir.
Por isso, uma empresa de calibração de termômetro que começa a trabalhar com o interesse do cliente em primeiro lugar acaba conquistando um posicionamento muito melhor no mercado.
É importante ter em mente que isso não significa apenas prestar um bom serviço, embora essa seja uma parte importante. O modelo customer centric trabalha com o consumidor desde o momento em que ele é um visitante em seu site.
O acompanhamento da jornada de compras, passando por todos os estágios da negociação e continuando depois de concluída a compra, oferecendo um pós-venda de qualidade, ajuda a entender melhor o quanto pode ser conquistado com essa estrutura.
A cultura da empresa deve ser modificada para ter como foco central o próprio consumidor, buscando uma fidelização maior de seu público-alvo e um aumento real no faturamento da empresa.
As bases do conceito customer centric são:
- Representatividade;
- Inclusão;
- Exclusividade;
- Realização.
Estes itens são muito importantes para que o consumidor se sinta especial enquanto estiver se comunicando com sua companhia, trabalhando para valorizar ainda mais o tempo que ele passa com você.
Isso faz com que a empresa de redutor de velocidade usado consiga atingir um público muito maior, que será mais próximo em questão de relacionamento entre consumidor e marca.
Ao se sentirem contemplados pelos itens que você oferece ao longo da jornada do consumidor, as chances desses clientes voltarem mais vezes e em alguns casos até mesmo se tornarem promotores da marca.
A opinião do consumidor é muito importante para esse tipo de método, uma vez que os feedbacks ajudam a entender melhor as necessidades do consumidor e identificar o que precisa ser colocado em prática para atender essa necessidade.
Benefícios do customer centric
Depois de compreender melhor o que é a metodologia e como ela funciona, é hora de identificar algumas ações importantes que beneficiam empresas que optam por dar um foco maior para o consumidor que procura por selo mecânico.
Esse tipo de ação é muito importante para otimizar seu trabalho e permitir que você consiga uma estrutura funcional para suas ações, ganhando mais destaque dentro do nicho em que atua.
Satisfação do consumidor
Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir se destacar é um dos itens mais importantes para garantir uma estrutura de qualidade e colocar sua empresa no topo.
Por isso, é fundamental que você consiga apresentar a qualidade que o seu cliente deseja em uma operação. Isso vai além de atender as necessidades desse consumidor, uma vez que isso já é o esperado.
Para deixar o cliente verdadeiramente satisfeito, toda a estrutura de negociação, desde o momento em que ele ainda é um visitante na empresa, faz a diferença e pode ser essencial para sua estrutura de venda de sensores de temperatura.
Um consumidor precisa ser ouvido para ter suas questões solucionadas, e isso é um dos itens mais importantes de qualquer empresa. A satisfação do cliente está diretamente relacionada com a atenção que você dá aos problemas que ele apresenta.
Credibilidade da empresa
Outro item muito importante para uma empresa é sua credibilidade. Quanto mais pessoas testarem isso, maior será a autoridade da empresa dentro do mercado em que está inserida.
A credibilidade pode vir de diversas maneiras, principalmente com o aumento de canais digitais de comunicação. Com as redes sociais é possível que os consumidores dêem seu testemunho sobre a negociação.
Esse depoimento muitas vezes acaba servindo como uma maneira de alavancar seus negócios, conforme novas pessoas chegam até a publicação e percebem que se trata de uma empresa que tem o interesse nas necessidades do consumidor.
O feedback positivo é parte integral da metodologia customer centric, e o boca a boca ainda é uma estratégia muito funcional, por isso depoimentos são extremamente importantes para apresentar um conteúdo de qualidade em sua empresa de tubo bourdon manômetro.
Vantagem sobre a concorrência
Um dos pontos mais importantes de usar o conceito customer centric é conquistar uma posição de liderança no mercado. Independentemente do segmento em que você atua, a competição está cada vez mais acirrada.
As ações de desburocratização do processo de abertura de empresas, bem como as possibilidades de trabalhar diretamente pela internet, sem a necessidade de gastar com uma estrutura física para a abertura de uma loja, tornaram o mercado muito mais competitivo.
Por isso, destacar-se deixou de ser um item opcional e se tornou parte da estratégia básica de sobrevivência das empresas, que procuram identificar ações que impactem diretamente seus concorrentes e garantam uma posição de liderança.
Ao tratar seus consumidores como uma prioridade, eles farão o mesmo com sua empresa, garantindo uma visibilidade muito maior dentro de seus círculos sociais e permitindo que novos consumidores descubram sua marca.
Dessa maneira, você consegue criar uma ação de engajamento muito mais efetiva para sua empresa, conquistando um espaço maior no mercado e garantindo o contato com novos consumidores que procuram por cadinho de porcelana.
Essas possibilidades acabam colocando a companhia muito à frente de seus competidores, gerando uma vantagem real para aqueles que optam pelo conceito customer centric.
CAC e ROI
As duas métricas são muito importantes para qualquer empresa que deseja aumentar seu faturamento e estão diretamente relacionadas ao modelo customer centric, uma vez que a ação do público pode mudar muito esses conceitos.
O CAC é uma sigla que representa o Custo de Aquisição de Cliente e indica todos os gastos envolvidos na negociação por parte da empresa. Isso não se restringe a ações de marketing, mas também a salários de profissionais e outros elementos.
Por outro lado, o ROI, ou Retorno sobre Investimento, lida com o valor que o consumidor paga pela negociação, sendo esse o dinheiro que a empresa de bomba de engrenagem receberá desse processo.
Quanto maior for o CAC da empresa, menor é o lucro que ela recebe, uma vez que a aquisição de um novo consumidor gera um gasto acima do esperado. Por outro lado, um CAC mais baixo representa um bom retorno da negociação.
Quanto mais ações de engajamento com os consumidores você fizer, maiores são as chances de conseguir publicidade gratuita através da divulgação que esses consumidores farão, além da chance de novas compras por esses clientes.
Isso reduz o custo da aquisição do consumidor consideravelmente, tornando o perfil da empresa muito mais efetivo para ações de marketing, com um direcionamento adequado para esse tipo de ação.
Por outro lado, a experiência do usuário gera um valor muito grande para a sua companhia, o que faz com que o retorno do investimento seja mais efetivo a longo prazo.
Alguns consumidores estão dispostos a pagar até mesmo valores acima da média do mercado, desde que tenham uma experiência que supere suas expectativas. Quando você trabalha com o modelo customer centric, esse tipo de ação é uma possibilidade.
A conquista dos consumidores se torna muito mais fácil quando você consegue trabalhar de forma adequada para esse tipo de ação.
Algumas empresas muito conhecidas e de diversos nichos trabalham com esse conceito, como é o caso da Amazon e da Starbucks, o que apenas grifa a importância desse método, já que ambas têm muito sucesso em suas áreas de atuação.
Considerações finais
O customer centric é uma metodologia muito impactante para os negócios de diversos segmentos, uma vez que o consumidor ser colocado em foco ajuda a estruturar uma série de questões de marketing e da própria negociação.
Por isso, é fundamental saber como aplicar esse tipo de ação, e quais são os retornos que a companhia recebe por colocar o cliente como centro de suas operações, garantindo um retorno muito mais adequado para suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.