Agile marketing: O que é e como aplicar nos negócios
O agile marketing é um conceito baseado na criação, gestão e aplicação de projetos de maneira rápida, reduzindo o tempo do resultado e fazendo com que possa ser conquistado em um tempo menor.
Quando falamos disso, é normal que muitas pessoas pensem que o agile marketing se trata de algo ruim, que faz com que as empresas ganhem muito em pouco tempo. Porém, a verdade é que o conceito é bem diferente disso e com o foco em outro quesito.
Ao falar sobre projetos, nem sempre estamos falando exclusivamente de projetos corporativos, por mais que esse seja o principal meio no qual o agile marketing é usado, mas também falamos de alguns pessoais.
Existem pessoas que desejam aprender algo novo através de um curso, uma faculdade, a leitura de um livro ou de qualquer outra maneira. Então, contar com o agile marketing é uma forma de facilitar a aplicação de tudo o que se aprende.
Seja o projeto de aumentar as vendas de umacuba de aço inox para cozinha industrial ou até mesmo de aprender um novo idioma, o agile marketing pode fazer toda a diferença nesse meio e te ajudar a conquistar o que deseja.
Claro que é importante esclarecermos, já que o agile marketing está longe de ser uma fórmula mágica, pelo contrário, trata-se de um conceito que, assim como qualquer outro, precisa de muito cuidado e persistência em sua realização.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o agile marketing, como ele funciona, os benefícios dele para o seu negócio, como pode aplicá-lo no dia a dia, sua importância e cases de sucesso deste ramo.
Entenda o que é o agile marketing e como ele funciona
Para começo de conversa, vamos entender o que é o agile marketing, que como o próprio nome já diz, é um conceito baseado na gestão de projetos de forma ágil e acessível, permitindo que eles sejam finalizados em um tempo recorde.
Pode ser um serviço de calibração de equipamentosou até mesmo uma reestruturação das posições da equipe, todo projeto que precisa ser finalizado rapidamente, conta com o agile marketing para facilitar esse processo.
Para isso, o conceito do agile marketing funciona com base em três ações que são cruciais para que qualquer pessoa consiga entender a fundo sobre a sua essência e como tal conceito funciona, na prática.
A primeira ação é a de aprender, ou seja, focar no que precisa ou deseja aprender para que a ideia que tenha em mente seja a melhor possível e que entenda de ponta a ponta o que envolve esse assunto.
Após isso, surge a parte da implementação, que é onde coloca em prática tudo o que aprendeu e começa a ver a sua ideia ganhando forma com base em tudo aquilo que estudou e aprendeu na etapa anterior.
Por exemplo, para que o dono da melhor marca de selo mecânicotivesse tal título no mercado, foi preciso estudar a fundo sobre o assunto e implementar a ideia desse produto de forma prática para ter o resultado que queria.
E se engana quem pensa que tudo acaba por aqui, também é preciso mensurar os resultados e analisar se eles são realmente como o esperado, se são melhores ao ponto de te surpreender ou piores para que te faça repensar no que fez de errado.
Com essas três ações, que são mais simples do que muitos imaginam, é possível trabalhar com o agile marketing de maneira acessível e prática, entendendo e aplicando a ideia que pode mudar a sua vida e a sua empresa.
Benefícios do agile marketing
Agora que conhece um pouco mais sobre o agile marketing, chegou o momento de conhecer alguns dos seus benefícios e como ele pode, de fato, fazer a diferença em sua rotina e na rotina da sua empresa. Confira:
- Aumenta a produtividade
O primeiro deles é justamente o aumento da produtividade, seja em uma equipe que trabalha com conexão hidráulicaou até mesmo na rotina de um estudante. Afinal de contas, será possível fazer mais em menos tempo.
Nos últimos anos, muito se fala sobre produtividade, sua importância e como aumentá-la, mas pouco se diz sobre conceitos poderosos e influentes, que realmente podem fazer a diferença nesse meio, como o agile marketing.
- Promove a inovação
Além disso, o conceito também promove a inovação dentro do espaço no qual se encontra, pois ao trabalhar com uma ideia diferente, que possui uma proposta diferente, é normal que mais pessoas queiram entender sobre ela.
Ao falar sobre inovação, falamos justamente sobre aquilo que é novo e inédito no mercado, o que faz toda a diferença para um negócio. Sendo assim, é importante que se pense no agile marketing como uma ideia que também pode mudar o mundo.
- Otimiza processos
Também não podemos esquecer que o conceito do agile marketing otimiza diversos processos dentro do negócio, seja no setor de vendas de uma marca de extrusora de plásticoou até mesmo em uma agência de comunicação.
Isso porque, devido à proposta mais ágil do conceito, é possível realizar mais de um processo ao mesmo tempo, o que acaba otimizando também o tempo e a energia dos profissionais em questão.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o agile marketing traz para a rotina de quem aposta em sua ideia e que servem como prova de como sua proposta é inovadora e pode fazer toda a diferença no mercado.
Saiba como aplicar essa estratégia em seus negócios
Partindo para a prática, é necessário que também conheça mais sobre como aplicar o agile marketing em seus negócios. Por isso, selecionamos três diferentes maneiras e que são as mais usadas e eficientes do mercado. Confira:
- Scrum
O primeiro deles é o scrum, que é feito com base no acompanhamento dos resultados de campanhas e estratégias de uma marca, seja uma que vende termopar tipo Jou até mesmo cursos de culinária.
A partir disso, insights e novas ideias são geradas com o objetivo de solucionar problemas e de pensar em novas maneiras de fazer sucesso no mercado, garantindo que cada vez mais negócios terão sucesso dentro desse universo.
- Kanban
Já o kanban é uma forma de aplicar o agile marketing de uma forma macro, ou seja, entendendo o cenário da empresa no geral e o que está acontecendo em cada um dos setores que a formam.
Com isso, fica mais fácil saber definir quais os exatos problemas de cada área, o que é prioridade para a empresa naquele momento e o que precisa ser feito com mais urgência para resolver um problema.
- Lean
E por fim, temos o lean, que é muito usado em pequenas empresas de engate rápido ou outras que por maiores que sejam, ainda possuem uma equipe com poucas pessoas e, por isso, entendem a importância de contar com processos mais enxutos.
Sendo assim, essa forma de aplicar o agile marketing gira em torno da criação de processos mais simples, que possam ajudar a agilizar os resultados da empresa que serão gerados por poucas pessoas.
Essas são algumas das formas de aplicar o agile marketing em seu negócio e que vale a pena estudar a fundo para entender qual melhor se encaixa com o seu tipo de negócio, com a sua necessidade do momento e o que for preciso fazer.
A importância do agile marketing nos dias atuais
Entender sobre tudo isso que pontuamos até aqui é muito bom, mas compreender a real importância dessa ideia nos dias atuais é ainda melhor, pois assim, é possível aplicar tal ideia com a certeza de que está fazendo algo com propósito.
Ao usar o agile marketing em uma empresa de tiristor, fazemos muito mais do que apenas garantir mais resultados em menos tempo, mas trazemos mais praticidade para o dia a dia dos funcionários.
Até porque, em meio a uma geração em que tudo acontece em uma velocidade surpreendente, quando conta com um conceito que auxilia nisso, mas ainda assim, se preocupa com a qualidade do que está sendo entregue, é preciso aproveitar.
Sendo assim, a importância do agile marketing nos dias atuais são baseados na importância de fazer o que é preciso com a consciência de que tais decisões serão cruciais na construção de um negócio melhor.
Marcas que são cases de sucesso com essa estratégia
Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, selecionamos uma lista com algumas marcas que são cases de sucesso com o uso do agile marketing e que podem te inspirar a apostar nessa ideia também. Confira:
- Sony;
- Lego;
- SAAB;
- Trello;
- Asaba;
- Basecamp, entre outras.
Com isso, será mais do que possível trabalhar com um conceito inovador e que te ajude a chegar onde deseja de forma rápida e com a certeza de que está fazendo um trabalho de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.