Saiba qual a diferença entre ROAS e ROI
O sucesso de um negócio depende de uma série de questões, começando pela gestão desse empreendimento, sendo preciso conhecer a fundo sobre todos os dados e métricas que podem ser essenciais para alcançar um bom desempenho, como o ROAS e ROI.
De fato é importante contar com uma certa afinidade com o meio empresarial, no entanto, para garantir o melhor desempenho de um negócio é preciso ir além dessa força de vontade, estando preparado para lidar com as mais variadas ferramentas do mercado.
Se engana quem acha que toda essa preparação é exclusiva de grandes companhias ou de empresas de perfis mais segmentados, quando na verdade, é apenas através de uma gestão mais complexa que um novo negócio terá chances de crescer no seu mercado.
Essa realidade vem se mostrando cada vez mais frequente quando olhamos para o cenário comercial atual, no qual o número de empresas que abrem suas portas vem crescendo de maneira dinâmica, trazendo opções até mesmo para quem busca por caminhão munck e outros itens.
Ao mesmo tempo em que isso pode ser algo positivo para os clientes, quando olhamos para as empresas a situação se torna um pouco mais complexa, já que envolve a necessidade de adotar novas estratégias para garantir com que uma marca consiga se sobressair ali.
Em relação a isso é importante contar com a ajuda de estratégias tradicionais do mercado, como é o caso do apoio aos anúncios publicitários, no entanto, é preciso observar também qual é a adaptação desse tipo de estratégia para o cenário atual de mercado.
No caso da tática citada acima, é importante analisar quais são as métricas que indicam se uma mensagem está sendo melhor visualizada, com isso valendo para quem vende baú refrigerado por meio das redes ou até mesmo fornece qualquer tipo de serviço.
A questão em cima disso é que é preciso ter cuidado com estratégias adotadas para o seu negócio, já que o que pode ser positivo para um negócio pode não ter o mesmo tipo de performance para outros empreendimentos, sendo preciso olhar a fundo certas métricas.
E quando falamos sobre índices que devem ser vistos com certa atenção, sendo eles responsáveis por apontar ao sucesso de uma companhia e também para o seu futuro, vale destacar o ROI e o ROAS, sendo importante também entender no que eles se diferenciam.
Ao que se refere o ROI?
ROI é uma sigla para Return of Investment, ou seja, o retorno de um investimento. É uma métrica bastante intuitiva, indicando dentro da média de lucro de um negócio qual é o percentual de sucesso, após retirarmos todos os gastos feitos em uma aplicação.
Um exemplo disso pode ser a quantidade de vendas conquistada por uma marca de detector de fumaça, sendo preciso tirar dessa sua margem de lucro os gastos com a produção, distribuição, divulgação e tudo mais o que torna uma venda possível
Entre os custos que podem ser contados é importante destacar todo o investimento feito para anunciar um produto ou serviço, o que pode incluir a publicidade feita através de estratégias como:
- E-mail marketing;
- Anúncios em redes sociais;
- Marketing de conteúdo;
- Estratégia de SEO.
No geral uma série de ferramentas que podem garantir com que uma marca, produto ou serviço seja melhor visualizada pelo público, aumentando assim a possibilidade de realização de uma venda, afetando diretamente os lucros a serem conquistados.
De uma maneira geral é possível dizer então que o ROI é uma das principais métricas a serem analisadas por um negócio, já que ela aponta para o real rendimento conquistado, indicando assim se vale a pena dar continuidade a tal empreendimento.
Por meio do ROI uma empresa ancoradouro pode até mesmo descobrir quais são as melhores decisões a serem tomadas, verificando se os seus lucros estão chegando ao nível em que é esperado. Agora, se você busca uma métrica mais específica recorra ao ROAS.
O que é o ROAS?
O ROAS, sigla para Return on Advertising Spend, está associado ao retorno específico de uma publicidade. Nesse caso se trata do rendimento que uma empresa pode conquistar levando em conta todo o investimento que foi feito através de suas ações publicitárias.
Dentro dessa métrica é possível incluir o gasto feito em cima de anúncios a serem veiculados na TV, mídia impressa, outdoors, além de muitos outros espaços. No entanto, é através da internet que se torna mais fácil realizar esse tipo de análise de resultados.
As próprias plataformas de anúncios, como é o caso do Google Ads e do Facebook Ads trabalham com a exibição de relatórios digitais que trazem informações sobre o ROAS de uma empresa através do seu espaço contratado para a veiculação dos seus anúncios.
Por meio disso é possível descobrir qual é o índice de usuários que após pesquisar pela divisória drywall preço acaba sendo direcionado a um anúncio sobre esse tipo de produto, com essa exposição levando posteriormente a compra do item em questão.
O ROAS aponta se sua estratégia comercial vem sendo o suficiente, indicando assim se uma empresa deve investir mais na publicidade digital ou se deve reorganizar sua tática, tudo de acordo com o rendimento que tem início a partir dos seus gastos com anúncios.
Diante da clareza trazida por essas métricas é importante então saber como calcular esses dois tipos de informação.
Como realizar o cálculo do ROI e do ROAS?
Por se tratar de uma métrica mais específica é possível achar que o cálculo do ROAS pode ser algo muito complicado de se fazer, mas na verdade é uma conta bastante simples, bastando fazer uma relação entre os lucros vindo de um anúncio e os gastos com eles.
Baseado nisso, se uma empresa de aplicação de resina em pisoganha R$ 1000 reais com uma campanha que custou R$ 200 reais de investimento em publicidade, é possível dizer então que existiu um ROAS de valor 5, por exemplo.
No geral é possível dizer que se o índice do ROAS for acima de 2 é possível dizer que a sua estratégia de anúncios está sendo positiva, caso o valor seja 1 não existe lucro nem mesmo prejuízo, com qualquer número abaixo disso sendo preocupante de certa forma.
O ROI é calculado de maneira ainda mais prática, reunindo todos os gastos de uma empresa, o que inclui os custos com ações publicitárias, sendo feita uma relação entre esse valor e o lucro geral a ser conquistado por uma empresa, revelando seus ganhos reais.
A partir dessas duas métricas é possível conhecer melhor qual é a realidade do seu negócio, facilitando assim a tomada de qualquer tipo de decisão para o seu futuro, no que envolve qualquer ação de marketing ou até investimentos a serem adotados.
De um modo geral é possível dizer que esses resultados são positivos para todos os segmentos de uma empresa, indo desde o setor de venda até o de produção, identificando quais são as atitudes a serem evitadas, adotadas ou melhor gerenciadas.
No caso de uma companhia que passe por um período conturbado, trabalhar ao lado dessas métricas pode ajudar um gestor a tomar melhores decisões, sabendo onde cortar possíveis gastos, investir em novas estratégias e tudo mais que leve ao seu sucesso.
Mesmo com tudo isso, o que de mais atrativo o ROI e o ROAS trazem é a possibilidade em aumentar os lucros de uma empresa, garantindo assim com que as vendas de um item específico como um ionizador de piscina possa crescer dentro do seu mercado.
Com o sucesso do uso desses índices é possível ver essas métricas serem aplicadas junto aos mais diversos empreendimentos, com destaque também para companhias que analisam não só o rendimento comercial, mas também variações como a inovação.
Em 2020 a revista Meio e Mensagem, voltada ao mercado publicitário, revelou o nome de algumas empresas que tiveram sucesso trabalham com essa estratégia de retorno de investimento, olhando especificamente para o quesito inovação, entre elas estão:
- TikTok;
- Meta Inc. (antigo Facebook);
- Paramount.
Tendo como base o desempenho dessas companhias é possível indicar o uso do ROI e do ROAS como uma métrica a ser acompanhada pelos mais diversos tipos de empresas, independentemente de qual seja o seu setor de atuação.
Contar com uma boa análise de mercado, a começar pelo cenário do seu próprio negócio, permite com que a sua empresa possa alcançar uma melhor performance, sendo auxiliado por seus dados de performance para aumentar ainda mais os seus resultados.
Seja para quem comanda uma grande companhia de projeto de prevenção e combate a incêndio ou para quem acaba de abrir sua loja, olhar o seu índice de rendimento pode ser algo que seja capaz de garantir não apenas um presente adequado, mas também um futuro de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.