Como utilizar o WhatsApp corporativo
O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens do mundo. É quase impossível conhecer alguém que não use essa ferramenta para se comunicar com parentes, amigos e colegas de trabalho. Mas você já ouviu falar no WhatsApp corporativo?
Se você tem uma empresa, conhecer essa funcionalidade do mensageiro mais popular do planeta é essencial para sua estratégia de divulgação, de atendimento e de relacionamento com os seus clientes.
O nosso intuito aqui é mostrar para você como usar o WhatsApp corporativo e de que forma você pode impulsionar a maneira como sua marca se apresenta ao público.
O que é o WhatsApp corporativo?
O WhatsApp corporativo, conhecido como WhatsApp Business, foi lançado em 2018 como uma nova funcionalidade para os usuários que gostariam de tornar suas empresas e seus produtos mais profissionais ao utilizar o aplicativo.
Com tantos golpes por aí, esse recurso do WhatsApp torna verificado o perfil de uma empresa que realiza, por exemplo, serviços de seguros de automóveis no mensageiro, o que dá a sensação de maior segurança aos usuários.
É muito parecido com o WhatsApp normal, que as pessoas já se acostumaram. A grande diferença é que há algumas funcionalidades que tornam essa aplicação mais compatível com quem quer fazer negócios ou fazer atendimento para uma empresa.
Dessa maneira, os perfis das empresas de alimentação, entre várias outras, no WhatsApp Business são comerciais e verificáveis, com o endereço da empresa, e-mail, site, etc.
Os administradores não deixam uma companhia se cadastrar se não houver essas informações básicas e se não houver uma verificação mais profunda em relação à idoneidade do empreendedor e de seu empreendimento.
Diferentemente do WhatsApp habitual, uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional consegue ver mais dados, estatísticas de leitura e de engajamento dos potenciais clientes ou clientes já existentes.
Saiba o passo a passo para configurar a conta da sua empresa
A seguir, preparamos um guia rápido com o passo a passo para você ter e começar a usar uma conta corporativa do WhatsApp. Veja mais detalhadamente:
- Baixe o aplicativo;
- Arranje um número para conta corporativa;
- Forneça os dados da sua empresa;
- Espere a verificação;
- Coloque seu logotipo na foto de perfil.
Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo WhatsApp Business, seja na Google Play Store, para dispositivos Android, ou na App Store, se o seu dispositivo utilizar o sistema IOS.
Certifique-se que você tenha um número diferente do seu usual para uma conta comercial. Isso é importante porque é impossível criar duas contas na plataforma, seja comercial ou não, se não forem números diferentes.
A recomendação para deixar realmente tudo separado é que haja um outro celular com um número diferente. Dessa forma, você não se confunde na hora de trabalhar e se relacionar com seus clientes.
Ao se inscrever pela primeira vez, siga as instruções para adicionar o nome da sua empresa, a categoria em que ela está inserida, como empresa de limpeza piso, e uma foto para o perfil (aqui, o ideal é que seja o logotipo da sua marca).
Depois de concluir essas etapas, o perfil do seu negócio já estará pronto e sua empresa pode começar a usar o WhatsApp corporativo.
É importante lembrar que, por causa das novas leis e normas de proteção de dados, sua empresa não pode simplesmente mandar uma mensagem para qualquer pessoa. É preciso permissão do usuário antes de enviar uma mensagem.
Portanto, apenas entre em contato com as pessoas que deram essa permissão de alguma forma, conhecida como opt-in, ou aquelas que enviaram primeiro mensagens para você à procura dos serviços da sua empresa.
Para começar a construir seus contatos nesta plataforma, o ideal é que as pessoas procurem sua empresa, até para evitar qualquer problema em termos de permissão de acesso aos dados.
Nesse sentido, crie um link para seu perfil do WhatsApp Business e coloque-o em seus e-mails, como grande destaque em seu site, divulgue em suas redes sociais e faça tudo para que as pessoas encontrem esse contato.
Como é possível usar o WhatsApp para os negócios?
Existem muitas maneiras diferentes de usar o WhatsApp Business. Separamos aqui as principais delas e as que podem ajudar, de fato, a construir seu negócio, que oferece serviço de processamento de folha de pagamento, e a se relacionar bem com seus clientes.
Entre as principais estão:
Suporte ao cliente
No WhatsApp Business, você pode programar qual será sua hora de trabalho e até que horas você estará disponível para responder às mensagens.
Por exemplo, se você colocar que a sua empresa trabalha das 9h às 18h, é possível estabelecer que, antes ou depois do período estipulado, o cliente receberá uma mensagem automática programada por você.
Então, essa é a chance de ter empatia e colocar uma mensagem bastante convidativa, apenas reforçando o horário de atendimento, mas mantendo a simpatia e as boas-vindas aos clientes.
Vale lembrar que o suporte ao cliente só pode ser feito neste número e por uma pessoa só. Ou você pode ter vários telefones para diversos funcionários acessarem em suas contas corporativas.
Ao começar no WhatsApp Business, o ideal é que você identifique as pessoas que queiram realmente ter este contato feito por essa plataforma. Há pessoas que preferem o contato humano ou um atendimento por telefone, por exemplo.
Você pode descobrir isso através de pesquisas ou de comportamento dos usuários. Tendo isso, você pode tanto fazer mensagens personalizadas quanto criar listas de transmissão para enviar uma única mensagem a várias pessoas.
Mas sempre que possível o ideal é que o seu atendimento seja mais personalizado e vá nas dores dos clientes para eles perceberem o real valor que o seu suporte tem para resolver qualquer tipo de problema ou ajudar em casos de maior urgência.
Listas de transmissão
As listas de transmissão são ótimas alternativas se você precisa mandar praticamente a mesma mensagem para muitas pessoas.
Como o WhatsApp é uma plataforma mais próxima ao cliente, em relação a um e-mail, por exemplo, essas listas acabam não sendo tão distantes e nem tão invasivas. Vai depender muito de como você, como representante da empresa, se comunicará.
É possível ser casual e mais próximo, embora a mensagem seja a mesma para todo mundo da sua lista de transmissão. Certifique-se de usar uma voz simpática, porém moderada, e use bastante a palavra “você”, no singular mesmo, para dar esse senso de proximidade.
Stories do WhatsApp
Os stories do WhatsApp são outras formas de postar atualizações de sua marca e servem muito para divulgar produtos e novidades, por meio de imagens chamativas.
Assim como ocorre no Instagram, Facebook e no antigo Snapchat, os stories são bons de usar por causa dos múltiplos recursos que você pode criar para divulgar sua mensagem.
Lembre-se que, em 24 horas, eles desaparecerão do feed das pessoas que têm sua empresa como contato salvo na plataforma, seja você uma dedetizadora ratos ou participante de qualquer outro mercado.
Esse tipo de recurso é usado pelas empresas para postar vídeos e divulgações um pouco mais pessoais, como bastidores do trabalho em si, eventos, promoções, equipe por trás dos produtos. Mas para ter um bom engajamento, tenha a certeza de que você tem público para isso.
Conheça quais são as vantagens da ferramenta
O potencial do WhatsApp Business é gigantesco, simplesmente porque é o mensageiro mais famoso do mundo. Mas as vantagens não param por aí. Veja mais:
Possibilidade de conversar
Poucas ferramentas de marketing dão a possibilidade às empresas para conversar com os seus clientes. O WhatsApp já tem essa característica normalmente, e isso pode ser seguido também no modelo corporativo.
É mais fácil para as empresas se envolverem em conversas, que podem ser informais ou não, depende muito do tipo de comunicação e do cliente. A interação é em tempo real. Isso facilita muito para construir relacionamentos com os clientes.
Popular em todo o mundo
Se você é uma empresa que tem clientes espalhados por várias regiões do país e até clientes ao redor do mundo, como um renomado escritorio de contabilidade e consultoria, o WhatsApp corporativo é uma ferramenta que todo mundo conhece, independentemente do país.
Se a sua empresa está em plena expansão, o WhatsApp Business é uma realidade para o seu negócio, porque muitas pessoas já conhecem esse serviço e confiam, além de haver uma maior preferência por esse canal, seguindo as tendências de interação no contexto atual.
Considerações finais
O WhatsApp é praticamente uma unanimidade no mundo. Muitas pessoas conhecem e usam. Então, só por isso, as empresas, como um consorcio de veiculos contemplados, veem um benefício enorme porque acabam fazendo parte do cotidiano dos clientes.
Como deu para perceber ao longo deste conteúdo, o WhatsApp corporativo é uma daquelas plataformas que toda empresa deveria investir para interagir e estabelecer bons relacionamentos com os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.