Entenda por que integrar as equipes de vendas e marketing
Integrar as equipes de vendas e marketing é uma ação que cada vez mais empresas estão apostando. Ademais, é o caminho que muitas organizações encontram, inclusive, para diminuir o atrito entre essas duas equipes.
Os problemas entre os dois times acontecem justamente porque há um abismo entre eles. Os dois trabalham sem ter a menor ideia do que o outro está fazendo, o que acaba por tornar os dois departamentos independentes.
Só que tanto um quanto outro dependem dessas informações para, até mesmo, evitar que a falta delas prejudique os resultados da empresa.
Se o marketing não tiver um bom posicionamento, a empresa não consegue expandir sua atuação para outros mercados. E se as vendas também não trazem um bom retorno, poucas são as chances de conquistar e reter clientes.
Por outro lado, se há uma parceria entre as equipes de vendas e marketing, então fica mais fácil alavancar os resultados. E mais do que uni-las, se você deseja alcançar o sucesso, elas precisam ser integradas de uma vez por todas.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de vendarketing e dar algumas dicas para integrar esses dois setores. Acompanhe a leitura!
O que é vendarketing?
Vendarketing é um termo criado a partir da junção das palavras “vendas” e “marketing”, sendo assim, ele se refere à união efetiva entre esses dois departamentos dentro de uma organização.
É uma estratégia importante porque permite um trabalho integrado, em que uma equipe realiza suas atividades orientada pelas informações da outra.
Tanto o setor de marketing quanto o de vendas são essenciais para as companhias, então, se uma empresa de uniformes personalizados, por exemplo, consegue unir os dois, ela terá resultados melhores. Essa parceria beneficia a própria empresa porque:
- Diminui o funil de vendas;
- Qualifica os leads;
- Melhora o relacionamento com o cliente;
- Segmenta a audiência.
Ademais, a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços mudou muito nos últimos anos, sendo assim, os negócios investem em novas práticas para que possam acompanhar essas mudanças.
Um exemplo bem atual são as plataformas de streaming, que mudaram a forma como assistimos filmes e séries. Não precisamos mais ir a uma locadora ou esperar o programa passar na TV.
O marketing digital também mudou a forma como as empresas divulgam suas soluções e, consequentemente, como as vendem.
Ao mesmo tempo, ele traz mais visibilidade para a marca, o que possibilita que ela conquiste mais leads. Por exemplo, com o SEO seu negócio aparece entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, ajudando a conquistar mais clientes.
Inclusive, se você investe em boas campanhas, atinge um público segmentado e pronto para ser abordado pela equipe de vendas. Assim, quando as equipes de marketing e vendas se integram, os recursos e esforços são mais bem aproveitados.
Ao capturar leads qualificados, fica mais fácil nutri-los ao ponto de entenderem a importância do produto oferecido. Isso cria neles a necessidade de compra, fazendo com que entendam que precisam de determinada solução.
O vendarketing também faz com que uma indústria de rótulos, por exemplo, proporcione a melhor experiência ao cliente. Isso acontece porque o marketing digital permite que a equipe de vendas entenda o lead e, com isso, quebre suas objeções.
Sem falar que ela consegue criar um contato personalizado com cada um deles, o que facilita ainda mais o processo de vendas.
Só que para conseguir tudo isso é necessário saber como estruturar o vendarketing do seu negócio. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe a leitura do texto.
Dicas para integrar as equipes de vendas e marketing
Quando os times de marketing e vendas atuam em conjunto, passam a compartilhar informações, estratégias, sistemas e resultados. As métricas usadas são iguais e o orçamento se torna mais flexível.
Só que para que haja essa integração, algumas práticas de gestão precisam ser mudadas. É dessa forma que as duas equipes se tornam iguais, havendo mais transparência nos objetivos e compartilhamento de resultados.
Dessa maneira, para alinhar seus times e conquistar seus objetivos, os fornecedores de brindes corporativos, bem como qualquer outro tipo de empresa, investem em estratégias como:
Melhorar a comunicação entre as equipes
Para que a comunicação entre eles seja mais fluida, é recomendável organizar reuniões, para que juntos possam estabelecer propostas para a solução de problemas.
Durante essas reuniões, os profissionais podem dar seus feedbacks e insights em relação aos clientes para a equipe de marketing.
É importante que todos saibam se comunicar em determinadas situações, sabendo quando o gerente precisa se envolver e quem aprova os materiais de divulgação.
Ademais, os colaboradores das duas equipes saberão a quem pedir ajuda e a participação de todos eles será mais valorizada.
Criar oportunidades para que trabalhem juntos
Conforme o alinhamento entre os dois departamentos melhora, é importante criar oportunidades para que eles trabalhem juntos. É dessa forma que todos se familiarizam com suas formas de pensar.
Dentro de uma indústria de embalagens de papelão, por exemplo, a equipe de marketing se beneficia quando acompanha os clientes desde o início do processo de vendas, visto que é capaz de elaborar estratégias certeiras e melhorar a produtividade.
Também é interessante fazer reuniões de planejamento de contas que disputam as comissões e verbas da companhia.
As oportunidades de trabalho em conjunto fazem com que as duas equipes colaborem com os hábitos de compras dos clientes. Isso porque elas podem trocar informações quanto à elaboração de novos produtos e lançamentos de campanhas publicitárias.
Outra estratégia importante é elaborar métricas comuns entre os dois times, uma vez que isso possibilita ainda mais integração entre eles.
Ter visão geral de público-alvo
É comum que cada equipe tenha uma visão de público-alvo, de maneira distinta, sem se consultarem, o que vai impactar na hora de gerar oportunidades.
Assim sendo, um, por exemplo, distribuidor de etiqueta adesivadeve investir na concepção de público-alvo em conjunto, para evitar que o marketing atraia um lead que não seja considerado o ideal pela equipe de vendas, o que evita conflitos.
Definir objetivos e metas em conjunto
Se os dois times precisam trabalhar juntos, então, seus objetivos precisam ser iguais. Ter um objetivo único é um ponto que precisa ser trabalhado entre as duas equipes. É dessa forma que os dois alcançam metas, mantendo a mesma visão.
Usar CRM integrado
A ferramenta CRM é muito importante para trabalhar dados gerados pelos clientes em todos os contatos que eles tiverem com uma fabrica de mochilas ou com qualquer outra empresa.
A partir do momento em que seu negócio adota a mesma ferramenta para as duas equipes, permite que ambas tenham acesso às informações cadastradas, melhorando o conhecimento sobre os clientes.
Definir papéis
Dentro das pequenas empresas, é comum ver uma relação informal entre os times de vendas e marketing, e isso acaba por criar desencontros.
Os conflitos surgem porque os times não alinham suas estratégias e, consequentemente, não definem seus papéis, o que aumenta a necessidade de investir mais esforços.
Para solucionar esse impasse, um fornecedor de abraçadeiras, por exemplo, devedefinir bem quais são as ações de cada time e as regras de interação, estabelecendo quem vai abordar os potenciais clientes.
Fazer reuniões periódicas
Com o tempo, o alinhamento entre as duas equipes pode perder forças, para evitar esse problema e agir de maneira preventiva, é essencial reuni-las, pelo menos, a cada quinze dias.
É muito fácil desalinhar o que foi estabelecido e voltar a trabalhar como antigamente, mas essas reuniões refrescam o trabalho e as estratégias estabelecidas.
É neste momento, também, que os gestores dos dois times saberão se as métricas estabelecidas acompanham os objetivos, a qualidade das oportunidades geradas e o que uma equipe pode fazer para ajudar a outra.
Melhorar a comunicação
Para que sua estratégia de vendarketing funcione, uma empresa de uniformes, por exemplo, deveinvestir em maneiras de melhorar a comunicação entre os dois departamentos.
Para efetivar essa prática, é essencial criar um canal direto e de livre acesso, permitindo que os profissionais troquem informações livremente dentro da companhia.
Conclusão
As equipes de marketing e vendas se complementam. Enquanto uma gera oportunidades de negócio, a outra as aproveita e mostra os resultados dos esforços em divulgação.
Se o time de marketing não tem um bom desempenho, então o de vendas não consegue fechar contratos. E se os vendedores não sabem aproveitar as oportunidades geradas pelo marketing, ou seja, todo o investimento é perdido.
Com base nessas afirmações, fica claro por que qualquer organização precisa investir em estratégias de vendarketing, integrando de vez os dois departamentos e criando um ciclo positivo para os resultados.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa prática e como executá-la em seu negócio, tendo acesso a muitos benefícios trazidos por ela. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.