Saiba como trabalhar com link building
O link building é uma estratégia de marketing digital, sendo usada por grande parte das empresas que desejam obter reconhecimento e notoriedade na internet.
De acordo com diversas pesquisas e estudos de Inbound Marketing, a adoção de link building é capaz de aumentar o tráfego nos sites, com uma taxa de crescimento de 97%.
Normalmente, os links buildings são colocados em blogs, mas quando a estratégia é bem formulada, ela pode aparecer em diversas páginas web, incluindo e-commerces, lojas virtuais, entre outros sites.
Neste artigo, vamos abordar como trabalhar com link building e aumentar o tráfego da sua página web.
Primeiro, o que é link building?
O link building faz parte do conjunto de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, é um dos fatores que atua no rankeamento de páginas indexadas junto aos mecanismos de busca, em especial, o Google.
O objetivo do link building é construir uma rede de links para uma determinada página, direcionando o tráfego e fortalecendo a autoridade dentro dos sites de pesquisa.
Por exemplo, quando um blog trata de um assunto específico, como dicas de embalagem para presentes, ele pode fazer um hiperlink na matéria com o site de uma transportadora de encomendas.
Quer dizer que a transportadora foi citada externamente em link building, portanto, ela tem um reconhecimento diferenciado dentro do mundo digital.
Os links buildings mostram ao Google como anda a popularidade e a autoridade de um site no mercado. O buscador faz uma investigação dos hiperlinks que direcionam para a página e, assim, verifica o quanto ele é citado e se tem boas referências.
Desse modo, quando mais hiperlinkagem ele receber de sites confiáveis, populares e referenciados, maior a sua relevância.
Na análise do Google, os algoritmos verificam qual é o texto âncora, bem como o conteúdo em torno no link, a posição na página e muitos outros fatores que influenciam no rankeamento.
Vale dizer que, o buscador não considera somente quando um site é citado em outro site, mas também quando ocorre a indexação interna.
Por exemplo, um buffet churrasco casamento pode citar o seu próprio site ou uma seção específica da página, fazendo um hiperlink de direcionamento tanto para dentro quanto para fora do site.
Isso porque o Google também avalia a presença desses links, para compreender a qualidade de uma página da web.
Porém, não adianta colocar uma série de links ao longo do site, com a intenção de chamar a atenção dos robôs do Google. É necessário pensar na experiência do usuário. Afinal de contas, esse é o principal fator de rankeamento.
Assim, ao tratar de manutenção veicular, pode ser interessante trazer um link sobre envelopamento automotivo camuflado, pois são assuntos relacionados, que vão atrair a leitura para a página citada.
Ou seja, é preciso que o usuário tenha interesse em conhecer outros conteúdos. Para isso, o ideal é inserir links apenas quando eles fazem sentido.
Portanto, o Google avalia os links buildings de duas formas: pela quantidade e pela qualidade.
A quantidade refere-se à diversidade de domínios que fazem referência à sua página. Por isso, o ideal é ser citado em vários sites, não em apenas um. Ou seja, quanto mais canais linkarem sua página, maior relevância para o Google.
Já a qualidade diz respeito ao próprio conteúdo. Não adianta ter uma grande quantidade de links se eles não forem atrativos e relevantes aos usuários.
O ideal é que o trabalho de link building seja realizado de modo espontâneo, isto é, sem que as menções pareçam forçadas ou com textos âncora em todos os lugares da página.
Além do mais, é importante procurar por domínios com métricas elevadas e que já tenham uma boa autoridade na web.
5 dicas para trabalhar com o link building
Lidar com o link building é um encargo criativo, já que são muitos detalhes que interferem diretamente no rankeamento dos buscadores.
Além disso, como já citado, não se pode pensar somente nos robôs, pois o SEO deve priorizar a experiência do usuário, já que esse é o principal fator de rankeamento levado em consideração pelo Google.
Por causa disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar no trabalho de link building.
1 – Crie ativos de marketing
Uma das maneiras de chamar a atenção dos leitores e melhorar a experiência de navegação é aliar o marketing de conteúdo com o link building.
Afinal, é preciso que os links façam sentido para os usuários, garantindo que eles irão gostar daquilo que encontram no site.
Dessa maneira, para aumentar as chances de compartilhamento e propiciar uma ótima navegação aos visitantes, é possível investir na criação de ativos em Marketing Digital, ou seja, ativos linkáveis.
Em síntese, pode-se criar peças de conteúdo com alto potencial de compartilhamento.
Esses ativos podem ser:
- Gráficos e infográficos;
- Materiais interativos (questionários, quizzes, entre outros);
- Guias completos;
- Resultados de pesquisas realizadas pelos usuários.
Por exemplo, um blog pode tratar de fundamentos de compostos químicos para enchimento e trazer uma animação mostrando como se faz isso em um balão de ar quente, com um link building indexado nesse conteúdo.
Vale destacar que, alguns materiais, principalmente os recursos visuais, chamam mais atenção, pois eles envolvem mais os usuários.
No entanto, independentemente do material, é necessário nunca deixar de lado a qualidade.
2 – Tenha uma rede de parceiros de backlinks
Uma das maneiras de conquistar muitos backlinks com relevância, é firmar parcerias com outros sites.
Por meio desse relacionamento, há maiores chances de ter sua página citada em outros locais da web.
Mas, como encontrar os melhores parceiros para gerar backlinks? A resposta é a escolha sites que tenham a confiança do Google, autoridade no mercado e produzam bons conteúdos, bem como tenham relação com a sua área.
Por exemplo, se o seu negócio é especializado na realização de exame toxicológico para empresas, o ideal é procurar um blog parceiro que trate sobre esses assuntos e que, ao mesmo tempo, tenha um bom posicionamento no Google.
3 – Invista em guest posting
O guest posting nada mais é quando uma pessoa é convidada para a produção de um determinado conteúdo.
Isso também pode ser feito por meio da rede de parceiros, que podem convidar profissionais do seu negócio para falar sobre um assunto específico.
Com isso, você pode produzir algo que seja relevante para o blog do parceiro e, em troca, ter o seu site citado em um ou mais links das páginas.
No exemplo citado acima, um convidado do esocial para microempresas pode ser chamado em um blog parceiro para falar justamente dos procedimentos para exame toxicológico.
Dessa forma, o parceiro transmite a sua autoridade aos visitantes e, com isso, seu site tem mais chances de atrair novos visitantes.
4 – Não deixe links quebrados
Na internet, é natural que uma URL deixe de existir ou se modifique com o tempo. Quando isso ocorre, nos deparamos com a popular mensagem: Error 404.
Entretanto, no caso dos links buildings, a presença de URLs quebradas pode prejudicar o SEO, além de influenciar negativamente na experiência do usuário.
Portanto, se a sua empresa de chaveiro para carros possui um backlink dentro de um blog sobre automóveis, verifique se todas as menções estão funcionando corretamente. O mesmo vale para os link buildings dentro do seu próprio site.
5 – Rejeite os backlinks duvidosos
Quando você trabalha com link building, é importante sempre estar atento à qualidade da menção, bem como ao conteúdo do site hiperlinkado. Afinal, nem todos os backlinks recebidos são bons.
Muitas páginas consideram somente os robôs do Google, desconsiderando a experiência do usuário. Isso pode configurar um spam.
Por exemplo, ao tratar sobre as especificações de um cilindro de gás carbônico, o ideal é mencionar um blog que fale mais sobre o composto químico, ao invés de um site para compra de criptomoedas, totalmente inseguro.
Por isso, além de uma estratégia de parcerias, também elabore uma técnica para rejeitar backlinks duvidosos e indesejados.
Uma ferramenta que pode ter ajudar é a Google Search Console. Ela conta com um recursos específico para a rejeição de backlinks, basta apenas informar quais são as páginas ou domínios malquistos.
A ferramenta também alerta em caso de penalização do seu site, por conta de práticas consideradas “ruins” de link building, os chamados black hat.
Desse modo, o próprio Google faz a classificação dos sites rejeitados e mostra como corrigir possíveis defeitos ou erros do seu site.
Além disso, caso a sua página tenha sido citada em um local indesejado, você pode falar diretamente com o administrador do site, para remoção do backlink.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.