Entenda a importância da mídia indoor para seu negócio.
Os investimentos em estratégias para se destacar no mercado devem ser contínuos, principalmente com a evidência de fatores como a competitividade e oscilação. Nesse cenário, recursos como a mídia indoor tornam-se grandes aliados na comunicação.
Basicamente, trata-se de uma forma de sinalização digital, chamada também de Digital Signage, em que materiais diversificados, de caráter informativo e/ou comercial são empregados em telas eletrônicas.
Um grande diferencial da mídia indoor é a versatilidade, pois campanhas podem ser apresentadas nos mais variados formatos e locais. Além disso, pode-se contar com uma redução relativa de despesas com manutenção e atualização constantes de elementos promocionais.
Isso se deve ao fato de que dependendo do formato escolhido há grande dinamismo envolvido, tanto para os consumidores quanto para os profissionais responsáveis.
Como escolher um local para a mídia indoor?
Se pode observar que a mídia indoor tem um grande potencial para contribuir com o fortalecimento das marcas, comunicação com os clientes e marketing de modo geral.
Sem dúvidas, a efetividade da comunicação se dá através de estratégias aplicadas corretamente, o que envolve não apenas a elaboração de materiais de qualidade, como também a escolha de locais adequados.
Não basta apenas selecionar um painel luminoso para propaganda em qualquer local, é necessário que exista de fato um planejamento. Entre os pontos que se destacam nesse cenário, é válido citar:
- Lojas com grande fluxo;
- Shoppings;
- Terminais rodoviários;
- Academias;
- Aeroportos;
- Ponto de venda da empresa.
O indicado é que exista a circulação considerável de pessoas e que o ponto de instalação seja de preferência situado em um local de espera forçada, o que corresponde a situações como em filas e elevadores.
Além desses aspectos, é preciso considerar o CPM (Custo Por Mil impactos), ou seja, quanto será aplicado para alcançar mil pessoas na área, o tempo de permanência no lugar e o tipo de atividade efetuada.
Dicas para a aplicação
Uma série de recursos estão envolvidos ao se tratar da mídia indoor, desde a escolha do local até o tipo de mensagem a ser transmitida para as pessoas. Dessa maneira, a forma de incorporar essa estratégia pode variar significativamente de acordo com cada corporação. Todavia, há algumas dicas gerais que podem ser adotadas, tais como:
1) Cuidado com o conteúdo
É imprescindível que os profissionais responsáveis pela ação de mídia indoor identifiquem qual é o melhor tipo de conteúdo a ser desenvolvido, em especial, para definir diretrizes claras para a campanha.
Primeiramente, é de grande importância estabelecer um objetivo, como a divulgação de um cobertor microfibra bebê, aumento de vendas no geral, fortalecimento da imagem da marca, entre outras possibilidades.
Para estimular a conversão do cliente em potencial, o recurso call to action (chamada para ação) deve ser empregado de acordo com a meta estabelecida) e para potencializar a atração da audiência, é interessante inserir algum tipo de benefício atrelado.
Entre os exemplos de chamadas, é possível citar:
- Visita à loja;
- Seguir a empresa em rede social;
- Compartilhar determinado conteúdo;
- Comentar nas publicações da marca.
De preferência, os textos não devem apresentar mais de uma sentença afirmativa. A cautela também deve existir com o tempo para a captação do conteúdo e quantidade de linhas.
A harmonia deve ser clara em relação a cada aspecto do design, o que envolve escolha de fonte, tonalidades, fotos e/ou desenhos, entre outras possibilidades.
Ainda mais, para conteúdos em ações nos pontos de venda, pode ser interessante integrar a comunicação interna com conteúdos singulares, diferentemente de espaços publicitários em outros locais, onde o conteúdo exibido possui um intervalo mais restrito e a preocupação com o engajamento deve ser redobrada.
2) Análise de investimento
É necessário organizar com cautela os tipos de investimentos a serem realizados para a implantação de mídia indoor, caso seja inserida no ponto de venda, adaptações na estrutura podem ser necessárias.
Por exemplo, se lojas de moveis planejados em SP que atendem o setor corporativo desejam investir nesse tipo de campanha, uma reforma pode ser necessária, assim como determinados monitores e outros utensílios.
Além dessa alternativa, é possível recorrer aos espaços publicitários que possam ser favoráveis para esse tipo de negócio, como com ciclo diário em monitores de shoppings.
Nesse caso, os valores envolvidos também estão relacionados com o tipo de locação, os intervalos de exibição e até mesmo equipamentos que atenderão os anúncios dos móveis planejados para escritório.
3) Especificações técnicas adequadas
Em relação às especificações técnicas, a principal dica é checar quais são os quesitos mais compatíveis com o tipo de conteúdo elaborado e equipamento escolhido para transmitir a imagem.
Entre os recursos que exigem atenção estão as telas, cabos, aparelhos para conexão com a rede, players e suporte. A estrutura adequada garante não só uma reprodução correta, como também um controle satisfatório.
Tendo-se como exemplo uma clínica de psicologia que investe em material de entretenimento para seu público através de mídia indoor, erros técnicos são capazes de comprometer a credibilidade do local, assim como em qualquer outro segmento.
Independentemente de se tratar de uma ação em um só ponto, é preciso garantir clareza nas etapas do projeto para evitar interrupções nas campanhas devido manutenções técnicas.
A importância da segmentação
Um dos principais pontos nesse contexto é segmentar o público e avaliar as oportunidades, pois dessa forma será possível encontrar os locais mais favoráveis para aplicar as estratégias.
Um direcionamento adequado, assim como em diversas ações no mercado, certamente será capaz de potencializar os resultados, o que reforça a necessidade de identificar adequadamente o público-alvo da empresa.
Sabidamente, quanto mais elevado for o número de dados e mais completo o perfil determinado, maiores serão as chances de criar um relacionamento diferenciado e de fato positivo com os consumidores.
Sem dúvidas, consumidores que buscam por gondolas para supermercado apresentam determinados aspectos distintos de clientes de outros nichos, o que é decisivo nas ações de marketing.
Para determinar as características em comum do grupo de consumidores, é possível recorrer a uma série de estudos que comumente envolvem pesquisas. Ainda mais, é válido citar que as informações devem ser constantemente atualizadas para garantir a otimização das ações.
Com a definição, é possível identificar as melhores abordagens, possíveis melhorias, conteúdos, entre outros aspectos mais compatíveis com a audiência da marca.
O mais vantajoso nesse contexto, é que a receptividade do conteúdo se torna relativamente maior em determinados lugares de espera quando a segmentação é feita de forma adequada.
Quais são os principais erros?
Por mais que existam particularidades em cada negócio, há uma série de falhas que podem estar presentes ao se tratar da mídia indoor, seja na aplicação desse tipo de estratégia em um stand para eventos, aeroporto, academia e outros locais.
Tais erros podem estar ligados tanto ao conteúdo quanto às questões técnicas. Primeiramente, no que diz respeito ao conteúdo, os pontos mais comuns que podem gerar resultados negativos são caracterizados por um layout ruim e conteúdo obsoleto.
É de grande importância que o material seja visualmente atrativo, o que envolve também a facilidade para interpretá-lo. Por exemplo, se o conteúdo abrange a promoção de uma poltrona massageadora, porém, está com excesso de informações e com letras muito pequenas, sua efetividade será comprometida.
Por essa razão, é imprescindível que o material seja devidamente produzido por profissionais qualificados. No entanto, não adianta garantir que o material seja de qualidade e não seja atualizado.
Nesse caso, transtornos podem ser gerados, principalmente quando valores e datas estão envolvidos nas informações. Uma solução que pode ser favorável são estruturas que permitem atualizações remotas e práticas.
Já em relação aos erros técnicos, as questões que mais se destacam são as bordas de segurança. Nem sempre é possível contar com o mesmo tipo de dispositivo em todos os pontos de mídia indoor, porém, é possível empregar medidas cautelosas de adaptabilidade em cada um deles.
Uma dessas táticas consiste em inserir uma borda de aproximadamente 4% da altura ou largura da imagem, sem qualquer elemento fundamental para a estratégia.
É interessante que tanto as bordas de segurança quanto às fontes sejam analisadas previamente no modelo de tela em que o material será transmitido para evitar prejuízos.
Caso contrário, pode haver necessidade de ajustar todo o material novamente, o que significaria uma perda significativa de tempo e de recursos financeiros para a corporação.
Devido ao poder de segmentação e atratividade, se pode perceber que o formato de comunicação mídia indoor pode ser significativo para os mais variados segmentos. Todavia, é preciso ter cautela para assegurar a efetividade das táticas empregadas.