Como realizar testes A/B para identificar a melhor abordagem de marketing
Para garantir a atenção do público é importante oferecer o melhor tipo de conteúdo possível, realizando testes A/B e levando em conta também a pluralidade de informações que um indivíduo é exposto todos os dias.
Esse tipo de estratégia permite a uma empresa oferecer ao seu público os melhores conteúdos possíveis, sendo necessário muitas vezes realizar testes em cima dessas produções, de modo a encontrar o modelo que melhor funcione com a sua audiência.
Tal tipo de responsabilidade não chega a ser algo inédito no mercado, sendo essa a razão por trás da realização de pesquisas de mercado, formulários e outros sistemas que ajudam uma empresa a compreender a reação de sua audiência, oferecendo o melhor serviço.
O que realmente mudou nos últimos anos é a forma como esse tipo de estratégia se tornou em algo cada vez mais importante, levando em conta a pluralidade de dados e conteúdos que uma pessoa recebe todos os dias, sendo necessário oferecer algo especial ao público.
A prática de desenvolver o melhor tipo de estratégia de comunicação, passando por anúncios entre outros formatos, é algo que deve ser trabalhado por parte dos mais diversos tipos de negócios, chegando até a indústria com peças de acoplamento de engrenagem.
Seja qual for o segmento comercial a ser trabalhado, é importante para uma companhia desenvolver o melhor tipo de conteúdo, estabelecendo assim tanto uma conexão entre a empresa e o público, como trazendo um maior interesse para as suas vendas em geral.
E é justamente por isso que cada vez mais vemos diferentes companhias trabalhando ao lado do conceito de marketing de conteúdo, buscando assim uma forma de estabelecer uma maior importância dentro do seu segmento, elevando sua performance como um todo.
Tal tipo de prática acaba sendo ainda mais importante junto a mercados segmentados, como é o caso do setor industrial, no qual o anúncio de peças de engate rápido deve estar alinhada a uma estratégia de conteúdo que traga mais atenção para uma oferta especial.
O único problema desse tipo de estratégia é que muitos são os negócios que vem trabalhando ao lado desse tipo de prática, o que faz com que a criação do melhor tipo de conteúdo, comercial ou não, possa ser cada vez mais difícil de se alcançar no mercado.
Ao mesmo tempo em que existe essa dificuldade, há também uma forma de se garantir melhores resultados, sendo o caso dos citados testes A / B, uma estratégia simples, mas que pode trazer grandes vantagens para o planejamento comercial de uma empresa.
Mas como funciona um teste A/B?
Esse tipo de teste está voltado à construção do melhor tipo de conteúdo possível, conquistando assim um destaque maior seja em relação ao espaço onde isso está sendo disponibilizado, como também ao público ao qual uma companhia busca atingir.
Para que isso seja possível é importante para um negócio oferecer um conteúdo da maior qualidade, algo que passa então pela realização desses testes, tratando-se de um formato no qual uma empresa pode testar diferentes formatos para chegar na melhor opção.
De forma a entender melhor isso podemos pensar no anúncio de uma estufa de esterilização, no qual uma companhia pode criar panfletos com dois modelos de títulos, mantendo o uso do formato que mais tenha chamado a atenção do público alcançado.
Essa é base do que chamamos de testes A/B, no entanto, esse tipo de prática recebe hoje o auxílio do meio digital, sendo possível trabalhar com a criação de diferentes formatos, ao mesmo tempo que a análise dessas versões pode ser feita de forma especializada.
Com a ajuda disso é possível para uma loja enviar para os seus clientes diferentes estilos de e-mails, analisando no fim dessa campanha qual foi o modelo de mensagem que mais recebeu cliques por parte dos usuários, destacando o valor maior de certa versão.
Por meio de um teste A/B é possível fazer esse tipo de análise antes do término de uma campanha, sendo necessário recorrer apenas a um período de ensaio, permitindo dessa forma a manutenção de uma estratégia final que mais faça sucesso frente a um conteúdo.
Muitos são os elementos que uma companhia é capaz de analisar e testar dentro desse formato A/B, o que inclui certos componentes dos seus conteúdos ou até formatos interiors, entre eles:,
- E-mails;
- Landing pages;
- Títulos;
- Imagens;
- CTAs;
- Anúncios completos.
É por meio desse sistema então que um anúncio sobre a promoção a ser feita por um fornecedor de tiristor à indústria, por exemplo, pode escolher pelo melhor CTA, termos que induzam o usuário a uma ação, tais como “Compre Agora” ou “Não perca tempo”.
Após a realização desse tipo de teste é possível dar continuidade a uso de um Call to Action (CTA) específico, garantindo assim a oferta de um melhor tipo de anúncio, o que a longo prazo pode levar até mesmo a uma conquista maior em relação ao seu número de clientes.
Tudo isso sendo apenas um exemplo do valor desse tipo de estratégia para quem gerencia um negócio atualmente.
A importância dos testes A/B no mercado
A realização desse tipo de teste pode ser útil de diversas maneiras para uma empresa, a começar pela possibilidade de se conquistar uma melhor comunicação com o seu público, oferecendo a essa audiência algo otimizado, que mais chame a sua atenção.
A concorrência dentro do mercado é outra coisa que deve ser considerada, afinal, para que um possível cliente dê atenção a uma marca específica em relação à oferta de válvulas rotativas na indústria, é necessário destacar um conteúdo da melhor qualidade possível.
Nesse ponto é essencial olhar com atenção para todos os elementos de um possível anúncio, passando pela escolha de cores, do modelo de título, da estrutura de uma mensagem além de tudo mais o que possa otimizar o conteúdo a ser distribuído.
A possibilidade de se fazer testes online, com resultados práticos e ágeis, é o que torna a prática dos testes A/B tão importante dentro do mercado atual, levando em conta também a presença cada vez maior do público e das empresas dentro do cenário digital.
Agora, para que os melhores resultados possam ser conquistados em cima da construção de um conteúdo otimizado, resultado da aplicação de um teste A / B, é preciso que tal avaliação seja feita da melhor maneira por parte de uma companhia com suas mensagens.
Como melhor lidar com testes A/B
Para garantir o melhor tipo de resultado em relação às práticas de marketing a serem adotadas por uma empresa, é importante que esse tipo de teste seja feito da melhor forma, o que acaba por incluir a definição de algumas estratégias e práticas, tais como:
Tamanho da amostra
De acordo com o nível de público que se espera que um anúncio de manutenção de painel elétrico industrial alcance, deve ser definido então o público de amostra junto a um teste A/B, de forma a se chegar a previsões que correspondam ao público que se busca alcançar.
Uma amostra muito pequena pode não ser o suficiente, por não abordar uma audiência ampla o suficiente em relação aos variados perfis, assim com uma muito grande pode tornar difícil o alcance de uma análise mais aprofundada em cima da percepção do seu público.
Tempo de teste
Junto ao tamanho da sua pesquisa é importante definir também a duração de um teste A/B, optando por um limite que as próprias ferramentas de publicação podem sugerir, de modo a estudar melhor um conteúdo antes de publicá-lo ao público geral.
Ferramentas especializadas
O que torna uma estratégia de testes A/B tão forte no mercado é também o uso de plataformas que permitem a realização desse tipo de estudo da forma mais simples possível, bastando configurar diferentes anúncios dentro de um programa.
A partir de ferramentas como o Google Analytics, Optimizely e Facebook Business é possível carregar diferentes versões de um conteúdo, observando a performance desses modelos junto ao seu público, optando pelo exemplar que traga mais resultados positivos.
Ao seguir todos esses passos é possível contar com todo o auxílio que uma estratégia de testes A/B é capaz de trazer ao seu negócio, permitindo a criação do melhor anúncio ou conteúdo sobre acoplamento de engrenagem ou qualquer que seja seu item de trabalho.
O mais prático nesse sentido é que muitas são as companhias que atuam com esse tipo de estratégia, com destaque então para empresas de comunicação, responsáveis pela gestão de redes sociais, tais como o Facebook, Instagram e até mesmo o Google em si.
Junto a tudo isso é possível então oferecer o melhor tipo de anúncio, a ponto de se conquistar a atenção total de um possível cliente, o fazendo se interessar pelo serviço de análise de água e tudo mais que tenha sido testado dentro dessa estratégia em particular.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.