SEO para e-commerce: qual sua importância?
As estratégias de SEO possuem grande importância em qualquer setor do mercado, onde desde a decisão de qual balança industrialcompraraté a escolha de um imóvel podem ser influenciadas por essa estratégia de alguma forma.
O posicionamento de uma marca no meio digital vai muito além do que apenas criar um site para a sua empresa ou até mesmo divulgar conteúdos que podem ou não ornar com a sua visão.
Por ser um ambiente completamente diferente, a sua comunicação e meio de divulgação também se divergem, e por isso você deve estruturar uma estratégia que melhor se adeque ao local em que a sua empresa estará.
Continue lendo este artigo e entenda o que é a estratégia SEO, como ela funciona e como você pode aplicá-la na sua empresa para atrair ótimos resultados.
O que é SEO?
Toda a estratégia de divulgação deve ser previamente estruturada, planejada e, por fim, colocada em prática, e no meio digital isso não é diferente.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para o mecanismo de busca traduzindo para o português.
Ele possui o intuito de utilizar estratégias que aumentem o número de visitas em um site, através de buscas totalmente orgânicas no Google ou em outros buscadores.
Por exemplo, um internauta pode realizar pesquisas referente a como contratar uma transportadora em Guarulhos, e dessa forma as estratégias de SEO as levam direto para o seu site.
Isso acontece porque o SEO utiliza estratégias que otimizam o seu site no sistema de buscas, onde através de alguns elementos é possível deixar o seu site em uma posição mais elevada no ranqueamento do Google.
Quais são os benefícios da estratégia SEO?
As estratégias de SEO são utilizadas com o intuito de fornecer o maior número de visualizações possíveis dentro de um site.
Com isso em mente, pode-se observar que essa estratégia possui uma grande relevância para o mercado do e-commerce, uma vez que o número de visualizações de uma loja virtual pode aumentar consideravelmente o número de conversões em sua empresa.
Dessa forma, desde uma empresa de consultoria ambientala uma loja de roupas podem utilizar essa estratégia para obter um melhor ranqueamento no Google.
Além disso, a taxa de usuários que visitam apenas os três primeiros sites em sua pesquisa é muito elevada, o que pode impactar significativamente nas suas vendas.
Por fim, ao escolher um produto ou serviço de que se possui interesse, a maioria das pessoas realiza uma pesquisa no Google antes de realmente efetuar uma compra.
Dessa forma, vale ressaltar a importância de uma ótima posição nessa ferramenta de busca que é mundialmente usada como forma de encontrar a solução para os seus problemas e os melhores produtos e serviços que estão disponíveis no mercado.
Como o SEO funciona?
O Google é uma ferramenta de busca que possui alguns critérios para proporcionar a melhor experiência ao seu usuário. Dentre os principais critérios que ele utiliza podemos citar:
- Palavras-chave;
- Autoridade;
- Links relevantes;
- Conteúdo de qualidade;
- Rejeição.
Esses são os principais critérios utilizados pelo Google e que garantem ao usuário a melhor experiência em sua navegação, encontrando as informações que precisa de forma rápida e fácil.
Palavras-chave
As palavras-chave são basicamente as palavras principais de um conteúdo, onde, por exemplo, ao pesquisar sobre um carrinho de carga dobrável, o Google irá buscar por conteúdos que utilizem esses termos em seus textos.
Dessa forma, ele consegue entregar as informações corretas para você, de maneira mais filtrada e específica para as suas necessidades.
Entretanto, o sistema de busca do Google não irá destacar os textos que utilizam as palavras-chave com uma maior frequência, mas sim a página que mais se relaciona ao tema e que entrega uma qualidade elevada.
Atualmente, o Google tem demonstrado uma maior preferência pela qualidade dos conteúdos, onde as palavras relacionadas ao tema devem solucionar as dúvidas que o internauta possui sobre o assunto em questão.
Autoridade
A autoridade é basicamente um meio de pontuação do Google, onde se identifica os sites e páginas que mais chamam a atenção do internauta.
Por exemplo, se você realiza uma pesquisa relacionada a uma máquina de café para empresas a fim de obter uma relação com os melhores preços, é possível identificar o nível de autoridade de um site através da quantidade de tempo que você passa nele.
Existem dois tipos de autoridade, sendo eles o de domínio e o de página. Ambos utilizam a métrica do tempo gasto em uma URL, entretanto, enquanto o domínio avalia a relevância de um site, a página avalia a relevância de uma única página da sua loja.
Existem ainda várias outras formas para se obter o nível de autoridade de um site ou página, sendo o seu tempo apenas um deles, mas desta forma é possível ranquear um site da melhor forma possível para que o conteúdo necessário chegue até você.
Links relevantes
Todas as páginas possuem a possibilidade de adquirirem sites internos e sites externos, onde a sua utilização possui a capacidade de aumentar o seu número de visualizações.
Por exemplo, se você possui uma página com um link referente ao tema de remediação do soloe ele é encaminhado para um site que possui uma alta autoridade, a sua página pode ser muito beneficiada no ranqueamento do Google.
Entretanto, caso você insira links que encaminham o usuário para páginas de baixa autoridade, nesse caso o seu posicionamento tende a cair.
O melhor cenário para esse caso é possuir links em outros sites de alta autoridade e que encaminham o internauta até o seu, sendo essa ação chamada de backlinks. Com isso você pode aumentar consideravelmente o número de visualizações no seu site.
Conteúdo de qualidade
Como já mencionado, o Google utiliza ferramentas que identificam a qualidade do conteúdo disponibilizado por um site.
Através do tempo gasto em sua plataforma, a quantidade de cliques que o usuário precisa realizar para ter a sua dúvida respondida e muitos outros fatores são levados em consideração.
Por exemplo, se um texto sobre desassoreamentopossui um conteúdo de qualidade, com autoridade, boa resposta, sem conteúdos repetitivos ou plagiados, e sim únicos, então o seu posicionamento tende a ser elevado.
Rejeição
Por fim, existe ainda a taxa de rejeição dentro do Google, onde ela é medida com a entrada e saída muito rápida de um usuário ao visitar um site.
Com isso, o Google entende que o site não atendeu às expectativas do internauta e, caso se repita com muita frequência, a taxa de rejeição pode subir e a de autoridade cair, e com isso o seu posicionamento pode ser comprometido.
Essas são apenas algumas das características que são observadas dentro do SEO, onde através da sua aplicação em um conteúdo é possível obter uma maior quantidade de visualizações em uma página.
Como aplicar a estratégia de SEO?
Como você pode perceber, as estratégias de SEO são extremamente importantes, onde tanto uma página sobre como é efetuado o descarte de lixo eletrônicoquanto uma loja e-commerce podem se beneficiar com os seus resultados.
Por mais que uma loja possua produto de qualidade e ótimos preços, nada adianta se ela não puder ser encontrada no Google, e para que isso aconteça basta seguir os seguintes passos:
Escolha a plataforma de e-commerce
O primeiro passo é simplesmente escolher uma plataforma, uma vez que ela deve possuir a capacidade de suportar as estratégias de SEO, como a customização de títulos, descrições, URLs e entre muitos outros fatores.
Títulos das páginas
O título também é um fator de extrema importância para se obter um melhor ranqueamento no Google, já que as palavras-chave de um conteúdo, como já mencionado, possuem grande relevância.
Ele deve conter o nome do produto e as palavras-chave referentes a ele que sejam mais importantes. Ele deve ainda ser atraente ao usuário e chamar a sua atenção, sem nunca ultrapassar 70 caracteres.
Descrição dos produtos
A descrição de um produto não pode ser repetitiva, nem em sua própria descrição ou na descrição de outras páginas do seu site.
O conteúdo precisa ser exclusivo para cada página, impedindo que a sua loja seja penalizada pelos buscadores.
Além disso, as descrições não devem possuir erros gramaticais e de digitação, uma vez que o Google precisa entender as palavras utilizadas para conseguir distribuir o seu conteúdo aos usuários e fazer com que cheguem até você.
URLs amigáveis
As URLs amigáveis são agradáveis aos olhos, além do internauta conseguir compreender sobre o que se trata o conteúdo apenas lendo o endereço da página.
Categorias
As categorias possuem a capacidade de segmentar um produto, deixar a sua loja mais organizada e agradável para o cliente e chegar mais facilmente ao cliente através da utilização de palavras-chave referentes a cada categoria de produto.
Existem ainda muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para o melhor desempenho da sua página, como meta tags, comentários e avaliações dos clientes e muitos outros fatores.
Exemplos de empresas que utilizam essa estratégia
Existem muitas empresas que obtiveram sucesso através da utilização de estratégias de SEO, onde dentre elas pode-se citar:
- Nell Patel Digital;
- Starbucks;
- The Economist.
Essas são apenas algumas das empresas que utilizam essa estratégia, existindo ainda muitas outras.
A estratégia do SEO possui um papel muito importante no e-commerce, onde se possui uma alta competitividade no mercado e utilização dos meios digitais para encontrar os melhores produtos.
Por esse motivo, utilize as estratégias apresentadas neste texto e aumente o número de visualizações em sua loja a fim de aumentar significativamente os seus lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.