SEO para e-commerce: qual sua importância?
As estratégias de SEO possuem grande importância em qualquer setor do mercado, onde desde a decisão de qual balança industrial comprar até a escolha de um imóvel podem ser influenciadas por essa estratégia de alguma forma.
O posicionamento de uma marca no meio digital vai muito além do que apenas criar um site para a sua empresa ou até mesmo divulgar conteúdos que podem ou não ornar com a sua visão.
Por ser um ambiente completamente diferente, a sua comunicação e meio de divulgação também se divergem, e por isso você deve estruturar uma estratégia que melhor se adeque ao local em que a sua empresa estará.
Continue lendo este artigo e entenda o que é a estratégia SEO, como ela funciona e como você pode aplicá-la na sua empresa para atrair ótimos resultados.
O que é SEO?
Toda a estratégia de divulgação deve ser previamente estruturada, planejada e, por fim, colocada em prática, e no meio digital isso não é diferente.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para o mecanismo de busca traduzindo para o português.
Ele possui o intuito de utilizar estratégias que aumentem o número de visitas em um site, através de buscas totalmente orgânicas no Google ou em outros buscadores.
Por exemplo, um internauta pode realizar pesquisas referente a como contratar uma transportadora em Guarulhos, e dessa forma as estratégias de SEO as levam direto para o seu site.
Isso acontece porque o SEO utiliza estratégias que otimizam o seu site no sistema de buscas, onde através de alguns elementos é possível deixar o seu site em uma posição mais elevada no ranqueamento do Google.
Quais são os benefícios da estratégia SEO?
As estratégias de SEO são utilizadas com o intuito de fornecer o maior número de visualizações possíveis dentro de um site.
Com isso em mente, pode-se observar que essa estratégia possui uma grande relevância para o mercado do e-commerce, uma vez que o número de visualizações de uma loja virtual pode aumentar consideravelmente o número de conversões em sua empresa.
Dessa forma, desde uma empresa de consultoria ambiental a uma loja de roupas podem utilizar essa estratégia para obter um melhor ranqueamento no Google.
Além disso, a taxa de usuários que visitam apenas os três primeiros sites em sua pesquisa é muito elevada, o que pode impactar significativamente nas suas vendas.
Por fim, ao escolher um produto ou serviço de que se possui interesse, a maioria das pessoas realiza uma pesquisa no Google antes de realmente efetuar uma compra.
Dessa forma, vale ressaltar a importância de uma ótima posição nessa ferramenta de busca que é mundialmente usada como forma de encontrar a solução para os seus problemas e os melhores produtos e serviços que estão disponíveis no mercado.
Como o SEO funciona?
O Google é uma ferramenta de busca que possui alguns critérios para proporcionar a melhor experiência ao seu usuário. Dentre os principais critérios que ele utiliza podemos citar:
- Palavras-chave;
- Autoridade;
- Links relevantes;
- Conteúdo de qualidade;
- Rejeição.
Esses são os principais critérios utilizados pelo Google e que garantem ao usuário a melhor experiência em sua navegação, encontrando as informações que precisa de forma rápida e fácil.
Palavras-chave
As palavras-chave são basicamente as palavras principais de um conteúdo, onde, por exemplo, ao pesquisar sobre um carrinho de carga dobrável, o Google irá buscar por conteúdos que utilizem esses termos em seus textos.
Dessa forma, ele consegue entregar as informações corretas para você, de maneira mais filtrada e específica para as suas necessidades.
Entretanto, o sistema de busca do Google não irá destacar os textos que utilizam as palavras-chave com uma maior frequência, mas sim a página que mais se relaciona ao tema e que entrega uma qualidade elevada.
Atualmente, o Google tem demonstrado uma maior preferência pela qualidade dos conteúdos, onde as palavras relacionadas ao tema devem solucionar as dúvidas que o internauta possui sobre o assunto em questão.
Autoridade
A autoridade é basicamente um meio de pontuação do Google, onde se identifica os sites e páginas que mais chamam a atenção do internauta.
Por exemplo, se você realiza uma pesquisa relacionada a uma máquina de café para empresas a fim de obter uma relação com os melhores preços, é possível identificar o nível de autoridade de um site através da quantidade de tempo que você passa nele.
Existem dois tipos de autoridade, sendo eles o de domínio e o de página. Ambos utilizam a métrica do tempo gasto em uma URL, entretanto, enquanto o domínio avalia a relevância de um site, a página avalia a relevância de uma única página da sua loja.
Existem ainda várias outras formas para se obter o nível de autoridade de um site ou página, sendo o seu tempo apenas um deles, mas desta forma é possível ranquear um site da melhor forma possível para que o conteúdo necessário chegue até você.
Links relevantes
Todas as páginas possuem a possibilidade de adquirirem sites internos e sites externos, onde a sua utilização possui a capacidade de aumentar o seu número de visualizações.
Por exemplo, se você possui uma página com um link referente ao tema de remediação do solo e ele é encaminhado para um site que possui uma alta autoridade, a sua página pode ser muito beneficiada no ranqueamento do Google.
Entretanto, caso você insira links que encaminham o usuário para páginas de baixa autoridade, nesse caso o seu posicionamento tende a cair.
O melhor cenário para esse caso é possuir links em outros sites de alta autoridade e que encaminham o internauta até o seu, sendo essa ação chamada de backlinks. Com isso você pode aumentar consideravelmente o número de visualizações no seu site.
Conteúdo de qualidade
Como já mencionado, o Google utiliza ferramentas que identificam a qualidade do conteúdo disponibilizado por um site.
Através do tempo gasto em sua plataforma, a quantidade de cliques que o usuário precisa realizar para ter a sua dúvida respondida e muitos outros fatores são levados em consideração.
Por exemplo, se um texto sobre desassoreamento possui um conteúdo de qualidade, com autoridade, boa resposta, sem conteúdos repetitivos ou plagiados, e sim únicos, então o seu posicionamento tende a ser elevado.
Rejeição
Por fim, existe ainda a taxa de rejeição dentro do Google, onde ela é medida com a entrada e saída muito rápida de um usuário ao visitar um site.
Com isso, o Google entende que o site não atendeu às expectativas do internauta e, caso se repita com muita frequência, a taxa de rejeição pode subir e a de autoridade cair, e com isso o seu posicionamento pode ser comprometido.
Essas são apenas algumas das características que são observadas dentro do SEO, onde através da sua aplicação em um conteúdo é possível obter uma maior quantidade de visualizações em uma página.
Como aplicar a estratégia de SEO?
Como você pode perceber, as estratégias de SEO são extremamente importantes, onde tanto uma página sobre como é efetuado o descarte de lixo eletrônico quanto uma loja e-commerce podem se beneficiar com os seus resultados.
Por mais que uma loja possua produto de qualidade e ótimos preços, nada adianta se ela não puder ser encontrada no Google, e para que isso aconteça basta seguir os seguintes passos:
Escolha a plataforma de e-commerce
O primeiro passo é simplesmente escolher uma plataforma, uma vez que ela deve possuir a capacidade de suportar as estratégias de SEO, como a customização de títulos, descrições, URLs e entre muitos outros fatores.
Títulos das páginas
O título também é um fator de extrema importância para se obter um melhor ranqueamento no Google, já que as palavras-chave de um conteúdo, como já mencionado, possuem grande relevância.
Ele deve conter o nome do produto e as palavras-chave referentes a ele que sejam mais importantes. Ele deve ainda ser atraente ao usuário e chamar a sua atenção, sem nunca ultrapassar 70 caracteres.
Descrição dos produtos
A descrição de um produto não pode ser repetitiva, nem em sua própria descrição ou na descrição de outras páginas do seu site.
O conteúdo precisa ser exclusivo para cada página, impedindo que a sua loja seja penalizada pelos buscadores.
Além disso, as descrições não devem possuir erros gramaticais e de digitação, uma vez que o Google precisa entender as palavras utilizadas para conseguir distribuir o seu conteúdo aos usuários e fazer com que cheguem até você.
URLs amigáveis
As URLs amigáveis são agradáveis aos olhos, além do internauta conseguir compreender sobre o que se trata o conteúdo apenas lendo o endereço da página.
Categorias
As categorias possuem a capacidade de segmentar um produto, deixar a sua loja mais organizada e agradável para o cliente e chegar mais facilmente ao cliente através da utilização de palavras-chave referentes a cada categoria de produto.
Existem ainda muitas outras estratégias que podem ser utilizadas para o melhor desempenho da sua página, como meta tags, comentários e avaliações dos clientes e muitos outros fatores.
Exemplos de empresas que utilizam essa estratégia
Existem muitas empresas que obtiveram sucesso através da utilização de estratégias de SEO, onde dentre elas pode-se citar:
- Nell Patel Digital;
- Starbucks;
- The Economist.
Essas são apenas algumas das empresas que utilizam essa estratégia, existindo ainda muitas outras.
A estratégia do SEO possui um papel muito importante no e-commerce, onde se possui uma alta competitividade no mercado e utilização dos meios digitais para encontrar os melhores produtos.
Por esse motivo, utilize as estratégias apresentadas neste texto e aumente o número de visualizações em sua loja a fim de aumentar significativamente os seus lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.