SEO: Como otimizar o seu site para melhorar o seu posicionamento
Estratégias de SEO otimizam seu site para mecanismos de busca, como o Google, e os planos de otimização priorizam a experiência do usuário.
Neste artigo, listamos 4 dicas que ajudam a melhorar a experiência do usuário (UX), bem como a acessibilidade, velocidade e responsividade do site. Elas elevam o posicionamento de sua página nos mecanismos de pesquisa, trazendo mais visibilidade para sua marca.
O que é otimização de sites?
Trata-se das diversas ações e estratégias com objetivos específicos relacionados ao posicionamento nas páginas de resposta dos buscadores e melhorar a experiência do usuário, tais como:
- Elevar a qualidade da experiência dos visitantes;
- Melhorar o tráfego;
- Aumentar a acessibilidade e as taxas de conversão do site;
- Melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Sua empresa de consultoria empresarial pequenas empresas deve implementar práticas de otimização que ajudem a determinar o que está funcionando bem em seu site e o que ainda precisa de ajustes.
O grande propósito dessas ações é atrair mais visitantes e criar uma boa experiência para eles, incentivando mais visitas e conversões, o que resulta na fidelização de clientes.
4 estratégias de otimização de sites
Listamos práticas de otimização que focam em dois elementos principais de seu site: a experiência do usuário e o crescimento.
- Implemente práticas de UI/UX
Suas taxas de conversão aumentam ainda mais quando você otimiza a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX). Sua empresa jardinagem deve saber que 80% dos consumidores se sentem dispostos a gastar mais para ter uma experiência melhor.
Para otimizar a usabilidade, acessibilidade e desempenho de um site, são indicadas práticas de design voltadas ao usuário (UI/UX).
É preciso considerar os objetivos do seu negócio para começar a implementar essas práticas de UI e UX. É importante que o design de seu site facilite a jornada que você quer que seu cliente tenha nesse ambiente.
O design de uma loja online deve ajudar os visitantes a realizarem suas compras com facilidade.
Para otimizar a experiência do usuário com ferramentas de design, otimize menus, inclua botões de CTA e melhore o funil de vendas.
Na otimização de menus, você ajuda os usuários a encontrar suas principais páginas de forma fácil, por meio de um menu simplificado e direto no cabeçalho do site e um outro mais completo no rodapé.
Sua empresa de consultoria fiscal deve utilizar ferramentas de otimização como plugins de menu para customizar ainda mais essa seção.
Já os botões de CTA e banners guiam os visitantes para que eles encontrem as informações que procuram ou façam contratações com apenas um clique.
Esses botões devem ser bem visíveis, e os banners devem estar alinhados com a identidade visual de sua marca e o estilo do site.
E para melhorar o funil de vendas, inclua passos claros e simples para converter visitantes em clientes. Você pode adicionar um guia de como concluir uma compra e oferecer opções claras em todas as partes da transação.
- Otimize seu Marketing de Conteúdo
A otimização do marketing de conteúdo ajuda a atrair tráfego para um site. Esse processo envolve planejamento, criação e distribuição de conteúdos educativos e que chamem a atenção dos usuários de um site de quick massage para empresas.
Com essa estratégia, é possível aumentar a visibilidade de sua marca, o engajamento do público, a fidelidade dos clientes, além de passar maior autoridade à sua empresa.
Cerca de 60% dos especialistas em marketing apontam que o marketing de conteúdo gera uma demanda maior para as organizações.
Entre as estratégias mais populares de marketing de conteúdo, encontram-se as publicações em redes sociais, landing pages, blogs e newsletters.
Você pode convidar um público maior a visitar o seu site por meio das redes sociais. Busque a integração de seu site com plataformas como Facebook, Instagram e Twitter utilizando plugins específicos para essa finalidade e aumentando seu tráfego.
É possível criar páginas estáticas e personalizadas, as landing pages. Use banners e botões de CTA, incluindo uma proposição de valor direta para que sua landing page converta mais.
No blog, poderá informar aos visitantes quais são as tendências relacionadas aos seus serviços, produtos ou indústria.
As publicações do blog de uma empresa de paquimetria ocular devem incluir palavras-chave relevantes para atrair mais clientes e ser sempre atualizadas.
As newsletters servem para manter um contato regular com seus assinantes e aumentar a visibilidade de sua marca.
Para otimizar campanhas de e-mail marketing, seu site WordPress pode usar plugins de newsletter. Após conhecer as estratégias disponíveis, é importante saber algumas dicas para otimizar seu conteúdo.
Primeiramente, defina objetivos e orçamento, direcionando seus esforços de forma inteligente para que não ultrapasse o orçamento.
Mapeie a jornada de conteúdo organizando os conteúdos por meio de categorias e tags. Juntamente com o planejamento estratégico, isso pode te ajudar a visualizar com mais clareza sua biblioteca de conteúdos para ver o que falta.
Por fim, sua assessoria segurança do trabalho deve analisar e monitorar seus resultados, entendendo que nem todo conteúdo terá um resultado satisfatório.
- Melhore o SEO On-Page
Essa é uma estratégia que visa otimizar conteúdos de páginas da internet para que performem melhor nos mecanismos buscadores.
Para “informar” aos mecanismos de busca, como o Google, que seu site responde às perguntas dos visitantes, é preciso melhorar este aspecto de suas páginas.
Dessa forma, o SEO on-page auxilia seu site para que ele fique melhor posicionado no ranking das páginas de resultados (SERPs).
O Google apresenta nos resultados das buscas os sites que oferecem as respostas mais adequadas para os termos de pesquisa inseridos.
Uma consequência de estar melhor posicionado no ranking de resultados do Google é o aumento do tráfego orgânico em seu site.
Fique sabendo que os primeiros 5 posicionados recebem 67,60% de todos os cliques nos buscadores.
A primeira dica de SEO on-page é a criação de um blog com postagens frequentes. Ofereça informações atualizadas regularmente para subir no ranqueamento do Google.
Para gerar ainda mais conversões a partir de suas postagens, siga práticas de SEO para blogs. Pesquise as palavras-chave e insira-as nos títulos, cabeçalhos, textos alternativos (alt-texts) e no conteúdo em geral.
Em alguns conteúdos, considere usar uma palavra-chave mais abrangente, aumentando o alcance da publicação. Se seu site for uma loja online, é importante que todas as páginas de produtos tenham palavras-chave relevantes.
Use tags nos cabeçalhos, seguindo a estrutura e hierarquia padrão de cabeçalhos nas páginas do seu site.
Por fim, inclua descrições e meta-títulos, escrevendo-os com suas próprias ideias em todas as páginas e em todas as postagens.
Sua empresa de molde de aparelho auditivo preço deve usar ferramentas de SEO, como o plugin YoastSEO que te ajuda na tarefa de otimizar as páginas de seu site.
- Corrija Erros de SEO Técnico
O SEO técnico é uma otimização feita na estrutura do seu site facilitando o processo dos mecanismos de busca encontrarem seu conteúdo.
É importante estar atento a esses elementos desde o início da criação do seu site. Os buscadores enviam bots para rastrear eles e ranquear cada uma de suas páginas.
Esses bots são conhecidos como rastreadores web ou web crawlers. Algumas formas de corrigir os erros mais comuns de SEO é melhorar a estrutura do site, otimizar a indexação e rastreamento, e identificar links quebrados e conteúdo duplicado.
Para melhorar a estrutura do site, as URLs devem ser consistentes, permitindo que o mapeamento das páginas do site tenham uma melhor pontuação.
URLs consistentes ajudam os usuários a compreender melhor onde estão em seu site e onde fica cada seção. Você pode criar um sitemap XML para que os buscadores tenham mais facilidade ao indexar seu site.
Para otimizar a indexação e rastreamento, indexe seu site nos buscadores para ajudar os crawlers a encontrarem suas páginas mais rápido.
Para identificar links quebrados e conteúdo duplicado, é importante evitar que os buscadores façam a indexação de páginas com esses problemas.
Existem ferramentas de SEO que podem ajudar a analisar o atual desempenho do seu site nos buscadores. Uma dessas ferramentas é o XML Sitemap Validator, que exibe todos os erros detectados no seu sitemap.
Conclusão: utilize os feedbacks dos clientes para a otimização
Avaliações de clientes e feedbacks fornecem informações e ideias para melhorar os produtos de sua empresa, bem como os serviços e sua marca em geral.
É uma boa forma de entender a experiência do usuário com seu site e identificar quais recursos estão funcionando e quais devem ser deletados das páginas.
Os feedbacks ajudam a criar novos conteúdos, produtos e serviços mais orientados e alinhados com as intenções dos seus clientes.
Empresas orientadas para os clientes costumam ser 60% mais rentáveis porque as informações contidas nos feedbacks ajudam a construir uma fidelidade com a marca quando levadas em consideração.
Empresas de inventário florestal e diversos outros segmentos são exemplos de organizações que tiveram sucesso com essa estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.