Dicas para melhorar o SEO do seu site e aumentar o tráfego orgânico
Para buscar a melhora do SEO em seu site, primeiramente, é necessário compreender o que é e quais as aplicações desta ferramenta no mundo digital.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca. Define-se por um conjunto de técnicas utilizadas para trazer melhorias no posicionamento orgânico de determinada página nos resultados de sites de pesquisas.
Através dessa ferramenta, é possível que seu site chegue a ser o primeiro para palavras-chaves que são relacionadas ao seu negócio e suas páginas. Podemos exemplificar, utilizando o segmento de construção civil.
Ao buscar por divisória drywall preço, em um site de buscas, determinadas empresas que correspondem a essas palavras-chaves, estão em primeiro lugar nos resultados. Isso se dá pela aplicação deste mecanismo para busca de serviços e palavras-chaves.
Dicas para melhorar o SEO
Para a melhoria deste mecanismo pode-se realizar o direcionamento de estratégias que poderão ser colocadas em prática durante a criação de conteúdos. As técnicas mais comuns e que proporcionam excelentes resultados são:
- Aplicação de palavras-chave;
- Criação de conteúdos;
- Link Building;
- Inserção correta das palavras-chave;
- Descrição atrativa ou Meta-description.
Assim, é possível compreender parte do que é aplicado nesta estratégia. Ao abordar melhor cada uma das técnicas citadas, você empreendedor poderá compreender quais os fundamentos e como funcionam quando aplicadas em conjunto.
É importante conhecer as categorias em que o SEO é dividido. Atualmente, existem duas categorias, sendo o SEO on-page que são as técnicas utilizadas em seu site, ou seja, todo conteúdo produzido por sua empresa pode gerar resultados na classificação de busca.
A segunda categoria é o SEO off-page, define-se por táticas que fogem do controle dos gestores, sendo assim, são blogs que possam realizar indicações e direcionamentos para seu site, como os links externos, também conhecido como link building.
Focando no segmento on-page da ferramenta, podemos incluir algumas técnicas que trazem sucesso para os sites e posicioná-los em melhores lugares na listagem dos resultados de sites de busca.
Aplicação de palavras-chave
Através dessa técnica, permite que empresas possam ter melhor visibilidade nas buscas realizadas pelos usuários. Ao realizar a criação de qualquer tipo de conteúdo, é importante que se analise os termos mais procurados nos sites.
As palavras são categorizadas por cauda curta e cauda longa, cabe ao produtor de conteúdo determinar quais são as mais importantes e relevantes para seu segmento de negócio.
Chamadas de cauda curta ou short tail, são palavras que possuem maior tráfego e consequentemente são disputadas em qualquer nicho de mercado.
Por exemplo, ao pesquisar sobre projeto de prevenção e combate a incêndio, a palavra-chave de cauda curta, poderá ser prevenção a incêndio tornando um termo sucinto e geral.
As características desse segmento das palavras-chave determinam que não passe de três palavras e que esteja relacionada ao nicho de mercado, desta forma, tornam-se amplas e por isso contém um alto volume de busca.
Tornando-as difíceis de elevar sua empresa as primeiras posições dos sites de busca devido à alta competitividade que o termo apresenta.
Podemos utilizar como exemplo também, a procura de caminhão munck que são utilizados para a remoção de veículos que necessitam de içamento devido à alguma questão que impossibilite a remoção através dos métodos tradicionais.
Em ferramentas de busca, ao pesquisar termos curtos, costuma aparecer empresas que prestem o tipo de serviço procurado que estejam próximas ao consumidor e também artigos que especificam e demonstram o que é e qual sua funcionalidade.
Em cauda longa ou long tail, possuem menor volume de tráfego e isso eleva seu potencial para um empreendimento, sendo formadas por três ou mais palavras e podem criar uma pequena frase.
Dentro do nicho de construção civil é comum buscas por acabamentos e isso leva conhecimento para os possíveis consumidores quando passam a procurar esse tipo de serviço e material.
Assim, analisando este cenário empresas que oferecem aplicação de resina em piso poderão utilizar palavras-chave long tail pois irão especificar ainda mais qual o serviço oferecido naquela empresa.
Nos sites de pesquisas, também direcionam para empresas próximas à sua localização, porém facilitam o contato com o prestador de serviços disponibilizando canais de atendimento como e-mail e contato por mensagens instantâneas.
Criação de conteúdo
Há uma enorme quantidade de conteúdos que competem pela primeira posição em sites de buscas. Desta forma, é importante que sua empresa desenvolva uma estratégia de marketing que seja baseada nas técnicas de SEO.
Conteúdos mais abrangentes, que geralmente possuem de mil a mil e quinhentas palavras, poderão ter maior visibilidade nos sites de busca. Isso se dá pois o usuário compreende que haverá maior concentração de conteúdo em um único lugar.
Sendo assim, quanto maior a quantidade de informações relevantes em seu conteúdo, melhor será o desempenho do seu site online. A inclusão de imagens também é válida e ajuda a levar uma melhor experiência ao leitor.
Imagine uma empresa no segmento de detector de fumaça, que além de comercializar e prestar serviço de instalação possui um setor em seu site direcionado para introduzir conteúdos e trazer atualizações de mercado.
Torna-se um caminho único para que o consumidor se informe, realize orçamento aumentando as chances de conclusão de vendas.
Inserção correta das palavras-chave
Para ter sucesso na criação de conteúdo e na visibilidade nas pesquisas, há alguns cuidados que deverão ser realizados durante a redação de um conteúdo.
Tenha uma lista de palavras-chave que deverão ser aplicadas no texto, onde a principal esteja no primeiro parágrafo de seu texto, na conclusão, em um subtítulo e no endereço do conteúdo.
Assim, sua empresa garante a eficácia do SEO e faz com que os mecanismos de busca compreendam o assunto abordado e que sua empresa compreende aquele mercado.
Outro ponto importante, é evitar a repetição no conteúdo e utilizar sempre o dicionário de sinônimos com o intuito de melhorar sua escrita.
Logo, ao falar da empresa ancoradouro, podemos relacionar ao segmento de viagem que atende o mercado aéreo e náutico que trabalha em parceria com diversas agências de viagem, por exemplo.
Podemos direcionar as palavras-chave para esta empresa atendendo seu nicho de mercado tanto com as short tail quanto com long tail para especificar ainda mais sobre a empresa.
Descrição atrativa ou Meta-description
Meta-description é o texto que aparece quando alguém realiza uma busca. Por exemplo, um usuário precisa encontrar um baú frigorífico para sua empresa. A primeira ação é procurar online quais as opções disponíveis no mercado.
Durante esta pesquisa, este consumidor encontra diversas empresas que comercializam este equipamento mas somente uma chama sua atenção devido a descrição apresentada na busca.
Haviam informações importantes como formas de pagamento, entrega rápida e área de atendimento. Isso já permitiu que o usuário escolhesse acessar o link para buscar outras informações como tamanho, coisa que nos outros sites não possuía.
Esta ferramenta não é um fator decisivo para o posicionamento da empresa nas buscas, mas quando bem executada e atrativa, aumenta o número de acessos melhorando o desempenho do seu conteúdo.
Durante a pandemia, os consumidores passaram a utilizar ainda mais a internet não só para o trabalho, como também para compras e isso proporcionou um aumento significativo de sites.
Materiais que antes não eram atrativos, passaram a ser como um porta paletes que poderia ser usado na decoração residencial. A popularidade do faça você mesmo ou do it yourself abriu novos caminhos para a criação de conteúdo gerando o aumento do tráfego orgânico.
Como o SEO pode aumentar o tráfego orgânico
Ao aplicar algumas das dicas apresentadas neste artigo, pode-se compreender que há um aumento do tráfego orgânico. Sua empresa direciona o conteúdo de forma assertiva para seu público-alvo com inclusão de estratégias no plano de marketing.
A criação de conteúdos relacionados ao que sua empresa comercializa é um fator importante para que o cliente acesse o site, conheça as técnicas realizadas e influencie na tomada de decisão.
Quando a empresa tem estratégias de marketing digital alinhadas ao SEO, facilita a inclusão no mercado digital. Estar engajado e ativo nas redes é fundamental para alcançar visibilidade e novos clientes.
Desta forma, o aumento do tráfego orgânico se dá através da união de técnicas e estratégias que abrem portas para a criação de conteúdos pertinentes. Sendo assim, uma importante ferramenta para empresas pequenas, médias ou grandes, pois não requer alto investimento.
No mundo pós pandemia, as informações passam a ser ainda mais democratizadas. Isto é, podem ser acessadas por mais camadas sociais e de qualquer aparelho eletrônico que possua internet ou conexão wi-fi.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.