O que é um infográfico e como usar?
O uso de um infográfico pode ser muito benéfico para a clareza da comunicação. Ainda assim, muitas pessoas não sabem como utilizá-los e nem como criá-los. Dessa maneira, continue o texto e entenda um pouco mais sobre.
Uma empresa de isolamento acústico industrial, por exemplo, pode estar perdendo negócios por não demonstrar de forma simples e visual os resultados obtidos com os seus serviços.
Da mesma forma, apresentações escolares, propostas comerciais ou até mesmo a análise das finanças pessoais podem ser melhor preparadas e passar suas informações com mais objetividade através de um infográfico.
Aprender a usar recursos que melhoram nossa comunicação, ainda mais em um período em que nós podemos contar cada vez menos com o tom de voz e as expressões faciais e do corpo para passar uma mensagem, tornou-se uma necessidade moderna.Entenda o que são esses elementos e como usá-los.
O que é um infográfico?
Um infográfico é uma representação visual de informações e dados, que utiliza elementos como imagens, gráficos, textos e cores para apresentar informações de maneira clara e fácil de entender.
Eles são projetados para tornar complexos conjuntos de informações acessíveis e compreensíveis para o público em geral. Empresas de locação de lixadeira, por exemplo, podem utilizá-los para explicar a diferença de abrasividade entre os produtos.
Os infográficos são amplamente utilizados em uma variedade de setores, incluindo marketing, jornalismo, negócios, educação e ciência. Com eles, é possível visualizar padrões e tendências de forma a facilitar a interpretação dessas informações.
Em outro exemplo, uma empresa que presta o serviço de corte a laser pode demonstrar o grau de precisão dos cortes realizados por diferentes tipos de ferramentas para comprovar a efetividade do serviço oferecido.
Além disso, os infográficos também podem ser criados em formatos digitais, como vídeos animados, o que permite aos usuários explorar e interagir com os dados de forma mais envolvente e imersiva.
Quais os benefícios de usar infográficos?
O uso de infográficos pode trazer vários benefícios tanto para a comunicação interna quanto externa das empresas, mas também podem ser usados fora do âmbito comercial.
Um estacionamento especial para trailer de camping, por exemplo, pode utilizar os infográficos para comunicar os períodos de maior ocupação do camping, ou fazer um mapeamento do tipo de público que frequenta o local (famílias, amigos, casais, etc).
Infográficos podem ser mais atraentes do que documentos de texto convencionais, o que pode aumentar o engajamento do público. As pessoas tendem, também, a lembrar melhor de dados apresentados visualmente. Logo, esse recurso ajuda na retenção de informações.
Uma comunicação mais rápida é outro benefício dos infográficos, que por apresentar informações de maneira mais rápida e eficiente do que textos convencionais, economizam tempo e esforço do leitor.
O uso de infográficos de alta qualidade pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa e conserto de exaustor, reforçando sua reputação como uma organização sofisticada e tecnologicamente avançada.
Também podem ser usados para comunicar informações a parceiros de negócios, clientes e fornecedores, ajudando a garantir que todas as partes tenham uma compreensão clara das informações relevantes.
Exemplos para se inspirar
Caso tenha restado alguma dúvida sobre os benefícios de usar infográficos, o exemplo de grandes empresas pode ser o empurrão que precisa para incluir esse recurso na sua comunicação. Alguns gigantes do mercado que utilizam infográficos em sua comunicação incluem:
- Google;
- Apple;
- Nike;
- Coca-Cola;
- Samsung;
- Microsoft.
Essas empresas são reconhecidas por suas estratégias extremamente efetivas de gestão e marketing. Portanto, é fácil perceber que os infográficos têm grande poder de comunicação quando notamos que eles estão incluídos nos planos dessas instituições.
Como são os diferentes tipos de infográficos?
Assim como a tecnologia, os infográficos evoluíram muito. O tipo a ser usado depende do tipo de informação que se deseja apresentar e do público-alvo.
Compreender a mensagem a ser transmitida ajuda a selecionar o tipo de infográfico mais adequado para o trabalho. Entender as diferenças entre eles e como os dados são dispostos e comparados em cada um também é importante.
Dessa maneira, conheça então alguns dos diversos modelos de infográfico que são comuns na comunicação de grandes empresas:
- Barra: usado para comparar valores em um período de tempo;
- Pizza: mostra a porcentagem de diversas categorias comparadas ao todo;
- Linha: indica tendências ou mudanças ao longo do tempo;
- Mapa: usa mapas para destacar as relações geográficas de dados;
- Processo: mostra como diferentes etapas se relacionam entre si;
- Timeline: mostra eventos ou dados ao longo do tempo;
- Hierarquia: relaciona diferentes elementos em termos de importância ou autoridade;
- Fluxograma: indica a ordem lógica de etapas ou processos.
- Comparação: compara e diferencia duas ou mais categorias entre si.
O último modelo é muito útil para uma empresa indicar, dos diferentes tipos de elevador para cadeirante residencial preços e outras informações que pesam na decisão de compra do cliente.
Aprenda a criar um infográfico
Empresas podem usar infográficos para diversas finalidades. A busca por uma comunicação mais transparente e efetiva não é recente e se beneficia de cada inovação que possa ser incorporada.
A tradução das mensagens em elementos gráficos, interativos e fáceis de distinguir é um recurso que pode evitar erros na interação entre os diferentes setores de uma empresa, economizar tempo em apresentações e tornar um dado mais evidente.
Dessa maneira, acompanhe as etapas da elaboração de um infográfico e aprenda a utilizá-los no seu dia a dia.
Defina o objetivo
Determine o objetivo do seu infográfico e quais informações deseja transmitir. Uma empresa que fabrica filtro multimídia e quer destacar o grau de pureza da água que os seus equipamentos atingem pode fazer um comparativo visual.
Colete dados
Reúna todos os dados e informações relevantes para o seu infográfico. Seguindo o exemplo do primeiro passo, faça pesquisa de satisfação com consumidores dos produtos concorrentes e com os seus clientes, realize testes e documente tudo.
Uma boa apuração das informações a serem acrescentadas em um infográfico determina a efetividade da mensagem transmitida.
Escolha um layout
Decida como você quer que as informações sejam apresentadas, considerando a clareza e a estética.
Existem mais modelos de infográficos, além dos que foram citados neste artigo. Fazer uma pesquisa e analisar exemplos de uso de cada modelo permite que a escolha seja assertiva e a missão de passar uma mensagem seja cumprida.
Adicione gráficos e imagens
Elementos visuais tornam o infográfico mais atraente e fácil de entender. Ao invés de depender de textos e títulos que podem ficar espremidos entre as linhas e barras dos gráficos, use ícones, cores e legendas para facilitar a compreensão do leitor.
Vá fundo no processo de transformar as informações em elementos gráficos, mas tome cuidado para que a mensagem não seja prejudicada.
Revise e refine
Revise o infográfico para garantir clareza e consistência, e refine-o até estar satisfeito com o resultado final.
Utilize legendas para sustentar os elementos visuais, tal como um site de ponto de ancoragem nr 18 faz. Apesar de visar substituir os textos, os infográficos podem tornar-se ainda mais efetivos com legendas sucintas e bem-empregadas.
Para criar o seu gráfico, será necessário o uso de programas e ferramentas adequadas. Softwares de edição elaborados e complicados de usar não são a única alternativa disponível no mercado para tarefas como essa.
Algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar na criação de infográficos são, mas não se limitam a:
Canva: é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar que oferece uma ampla variedade de modelos de infográficos pré-feitos.
O piktochart também oferece grande variedade de templates e recursos para criação de infográficos, incluindo gráficos, imagens e elementos visuais. Visme, assim como o Piktochart, oferece recursos fáceis de usar para criar infográficos.
Venngage é uma plataforma intuitiva que permite criar infográficos personalizados sem precisar de habilidades técnicas, ideal para quem é leigo nas áreas de edição de imagens e precisa de algo efetivo.
Infogram é uma ferramenta de criação de infográficos com uma enorme biblioteca de modelos e recursos para ajudar a criar alguns que sejam realmente atraentes e informativos.
Estas são apenas algumas das muitas ferramentas gratuitas disponíveis para ajudar a criar infográficos. Escolha a que melhor atenda às suas necessidades e experimente para ver qual funciona melhor.
Incorporar novos recursos à nossa forma de nos expressarmos é como aprender um novo idioma. Eles nos permitem falar com públicos diferenciados, nos fazer entender e compreender o que nos é dito também.
Nas esferas do marketing, os infográficos podem inibir ruídos graves de comunicação entre a empresa, seus clientes e parceiros. Dominar essa ferramenta tem se tornado cada vez mais necessário devido ao crescimento de redes que exploram o visual.
Alguns programas, como editores de planilhas, têm a função nativa de criar gráficos. Analise as necessidades da sua empresa e busque saídas simples como essa para incorporar os infográficos no seu cotidiano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.