O que é SERP? Conheça mais sobre o termo
A internet trouxe grandes oportunidades para quem administra algum negócio, existindo a possibilidade de migrar totalmente para uma plataforma digital, diante dos benefícios a serem acessados. Contudo existem também desafios, como ter uma boa posição no SERP.
Um conceito que conversa diretamente com a posição de um negócio na internet, como destaque para a sua localização junto aos serviços de busca. Ou seja, a facilidade com que um usuário pode ter em encontrar sua companhia na rede em uma simples pesquisa.
Desafio esses que se torna cada vez mais complexo, ao lidar principalmente com o alto número de concorrentes que passam a se estabelecer nas plataformas digitais. Todos em busca dos mesmos benefícios que levaram o seu negócio para esse espaço virtual.
Tal como a busca por um serviço específico a ser oferecido em uma região, como empresa de montagem de painéis elétricos SP, cujo contato pode ser facilmente obtido por meio de um site institucional, sem a necessidade de percorrer as ruas em busca de tal endereço.
Dentro desse cenário, para que um empreendimento consiga se destacar, mesmo que no ambiente físico, mostra-se necessário saber como lidar com as ferramentas digitais, principalmente aquelas ligadas ao posicionamento de um negócio na internet.
Como é o caso das aplicações associadas aos serviços de busca, que podem direcionar um usuário até uma companhia em específico, a partir das configurações aplicadas não só ao seu site, como também a qualquer ponto de contato digital com o seu público almejado.
Sendo o caso também das redes sociais, que se bem administradas podem auxiliar na reunião de um usuário em busca de serviço de levantamento planialtimétrico, até uma companhia que realiza esse tipo de ofício, para realizar uma obra de forma adequada.
Para garantir esse encontro rápido de informações na internet, favorecendo tanto o usuário como as plataformas a serem contactadas, é importante ter atenção às configurações de busca do seu site, levando ele a garantir uma melhor posição no sistema SERP.
Do que se trata a SERP?
SERP é uma sigla para Search Engine Results Page, algo a ser traduzido como a página de resultados de um mecanismo de busca. Ou seja, aquela página que surge em seu sistema de busca, logo após a realização de uma pesquisa em particular.
Como um usuário que digita na barra de busca do seu navegador por “assistência técnica chiller Hitachi”, sendo então direcionado à uma página que contenha diversos sites que possam ter algum tipo de relação com o termo citado em sua pesquisa.
Nesse caso, o endereço de blogs que são voltados ao setor de eletrônica, que possam ter materiais criando esse termo, assim como sites de empresas que atuam diretamente com o serviço de manutenção de tais tipos de sistemas de resfriamento para a indústria.
Logo, quanto melhor for a sua posição dentro desse sistema de busca, melhores poderão ser os acessos ao seu site, levando assim uma melhor performance do seu negócio em si. Tudo a começar pelo posicionamento de tal empreendimento por meio da internet.
Esse conceito é trabalhado pelos principais buscadores do mercado, existindo um foco maior do mercado em relação ao Google, por se tratar do site de buscas de maior expansão na rede, ou seja, sendo a plataforma mais procurada pelos usuários que procuram por algo.
O maior desafio é que todos os negócios passam a disputar uma posição de destaque na página SERP, procurando se posicionar não apenas na primeira página de resultados, como também em uma colocação superior, entre as primeiras opções a surgirem nessa busca.
Algo que conversa com o comportamento do próprio usuário, que usualmente se encontra mais disposto a clicar nas primeira opções que surgem em sua busca. Parte pela facilidade, mas também pela confiança no serviço de pesquisa, ao dar destaque para certos sites.
Aumentando assim a visibilidade de uma fábrica de tampa plástica específica, em relação aos seus concorrentes que não trabalham com uma plataforma digital, ou então que não recebam o mesmo tipo de destaque em relação a esse negócio em particular.
E diversas são as posições que um site pode entrar em evidência dentro do sistema SERP do Google, entre essas opções:
- Anúncios no topo da página;
- Página de imagens;
- Google Shopping;
- Box de notícias;
- Pesquisas relacionadas.
Áreas que devem ser consideradas por um negócio que pretende ser encontrado na internet, pois a partir do momento em que esse site passa a ter um destaque um desses espaços, ou vários ao mesmo tempo, maiores se tornam as chances de sucesso do projeto.
A importância da SERP para o seu negócio
Através do seu fácil acesso a um site, torna-se mais fácil para uma companhia contar com melhores índices de vendas, diante desse contato inicial com sua lista de possíveis clientes. Ainda mais quando se pensa no cenário altamente competitivo do mercado atual.
Com um distribuidor fonte chaveada podendo alcançar números maiores de encomenda, a partir do momento que esse negócio passa a buscar por um certo destaque junto às plataformas de busca. Programas usados por usuários comuns, mas também pelo mercado.
O que coloca em evidência esse tipo de sistema para todos os tipos de negócio, desde aquele a lidar com o público final, como também aos negócios de teor industrial, já que ambos podem se beneficiar de uma posição de destaque através da internet.
É por causa dessa relevância que as estratégias de marketing digital cada vez mais desenvolvem táticas capazes de atuar na otimização de uma empresa em relação ao sistema SERP, por lidar diretamente com o destaque de um negócio na rede.
Diante dessa realidade, é cada vez mais importante que as empresas deem certa atenção às possibilidades que podem ser encontradas por meio das plataformas de busca, existindo práticas capazes de aprimorar o destaque do seu site nesse sistema digital de pesquisa.
Formas de aumentar sua exposição no SERP
Além de disputarem pela atenção dos seus clientes, atualmente as empresas competem também por uma posição privilegiada em relação aos sistemas de busca. Garantindo que os seus sites apareçam com as primeiras opções para os usuários em busca de algo.
E para que esse destaque seja garantido, alguma ações são recomendadas, entre elas:
Estratégias de SEO
Quando se fala sobre o sistema SERP outra sigla passa a ter um certo destaque, que é o caso do SEO (Search Engine Optimization), um mecanismo de otimização de busca. Existindo práticas que podem otimizar então esses resultados na página de pesquisa.
Fazendo com que um usuário que busque por um serviço de consultoria em implantação de erp, por exemplo, seja levado até o endereço de um empresa que atue com esse tipo de ofício.
E para que tal encontro seja possível, alguns detalhes devem ter destaque dentro da estrutura de um site, como:
- Uso de palavras-chave;
- Títulos e subtítulos otimizados;
- Tamanho e qualidade dos conteúdos;
- Sistema de link building.
Um conjunto de práticas que podem intensificar a percepção do público em cima de algum endereço virtual, levando a esse site a ter um maior número de visitas, com base também em outras características que devem ser trabalhadas.
Escaneabilidade do conteúdo
Uma produção escrita, como um livro ou um jornal, deve lidar com algumas práticas para aumentar a percepção dos leitores em cima desses conteúdos. A questão é que a mesma coisa se mostra presente também em relação aos canais digitais.
Nesse caso, é importante trabalhar com o conceito de escaneabilidade de um conteúdo, ou seja, a forma com que um usuário pode absorver a produção que lhe é apresentada por meio de uma plataforma digital.
Cabendo então a um distribuidor de tela soldada a cuidar de tal particularidade em relação a construção do seu site. Seja em seu endereço a contar com seus canais de contato, ou então em um blog institucional dessa companhia.
Aumentando assim a percepção do público sobre tais conteúdos, sendo algo também a ser considerado pelos sistemas de busca, que procuram oferecer aos usuários os melhores conteúdos possíveis.
Respondendo as ações da concorrência
A concorrência entre as empresas se mostra presente tanto no cenário físico como no digital, logo, assim como uma companhia deve desenvolver estratégias para se sobressair sobre os seus concorrentes, a mesma coisa também é válida para as plataformas de busca.
Sendo importante então para uma empresa de usinagem de peças CNC observar quais são as ações implementadas pelos seus concorrentes na internet, servindo tanto para os competidores diretos como indiretos.
Para que seja possível assim adotar ações que respondam a isso. Garantindo então com que um site alcance uma posição maior nas plataformas de busca, através de estratégias a serem definidas de acordo também com a performance dos seus concorrentes.
Uma concepção do mercado físico que é transportado para o cenário digital. Sendo preciso atuar de forma adequada para que um site ocupe uma posição de destaque dentro do sistema SERP.
Algo necessário para que um destaque na internet seja responsável também pela visibilidade a ser alcançada por um negócio acerca de sua administração.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.