O que é market share e como calcular?
Compreender e conhecer o market share, isto é, a participação de mercado da sua empresa, é importante por lhe dar maior conhecimento relacionado aos seus concorrentes e fidelidade do consumidor.
A quota (share) de mercado (market) de uma empresa é a percentagem total de produtos numa determinada categoria que essa companhia vende. Em outras palavras, é o quanto a empresa ocupa de espaço em um determinado mercado.
Portanto, se uma fábrica de isolante térmico vende 50% de todos os produtos da indústria de isolantes térmicos, essa empresa seria considerada como tendo uma participação de mercado de 50% para essa indústria.
A participação de mercado é medida com mais frequência uma vez por ano ou em determinados intervalos, como trimestralmente. A maioria das empresas que monitoram suas próprias vendas sabe quantas realizam em um determinado setor ou categoria.
No entanto, eles podem não ter uma ideia de sua participação total no mercado, pois as informações sobre o total de vendas em um setor são coletadas e divulgadas apenas pelo governo, agente regulador ou associação do setor.
Como quotas de mercado são usadas pelas empresas?
Uma forma de as empresas usarem o market share é atrair analistas e investidores para colocarem dinheiro na sua empresa.
Por exemplo, uma empresa de consultoria em gestão financeira já monitora as participações de mercado das companhias que lhes interessam, pois uma maior participação de mercado indica a competitividade relativa dos bens ou serviços do negócio.
Uma maior participação de mercado também permite que as empresas alcancem uma maior escala de operações e lucratividade.
As empresas podem optar por trabalhar para expandir sua participação no mercado usando várias táticas, incluindo aumento de publicidade, redução de preços ou introdução de novos produtos ou serviços.
Um distribuidor fonte chaveada, por exemplo, que está aumentando constantemente sua participação de mercado, está crescendo mais rápido que seus concorrentes na maioria dos casos, tornando-o mais atraente para os investidores.
Ele também pode tentar expandir sua participação de mercado ganhando a atenção de um novo grupo demográfico de clientes.
O efeito da participação de mercado
A participação de mercado pode ter efeitos diferentes a depender do tamanho das empresas e da maturidade do setor, isto é, se estamos tratando de empresas mais maduras em setores novos ou vice-versa.
Em indústrias cíclicas, ou uma indústria que é altamente sensível ao ciclo geral de negócios, a participação de mercado geralmente é mais impactante e pode ter um efeito negativo significativo em empresas que não detêm uma grande participação de mercado.
Em indústrias em crescimento, ou indústrias que experimentam taxas de crescimento mais altas em comparação, como de uma empresa de elétrica industrial, a participação de mercado tem menos efeito porque está em constante mudança.
Fatores econômicos podem atingir a participação de mercado, afetando a variação de margens, ganhos e vendas. Na maioria dos casos, quanto maiores os lucros e as vendas de uma empresa, mais participação de mercado essa empresa tem em seu setor.
Cálculo do market share: veja como é feito
Pois bem, para determinar a participação de mercado de uma empresa, será necessário avaliar alguns pontos, por exemplo:
- Determinar o período de tempo que será examinado;
- Calcular quantas vendas a empresa realizou nesse período;
- Determinar o total de vendas dentro da indústria da empresa;
- Dividir vendas totais da empresa pelas vendas totais do setor.
Por exemplo, se uma fábrica de camisetas promocionais vende R$ 1 milhão em produtos durante um ano e o setor da empresa vende um total de R$ 10 milhões do mesmo produto no mesmo período, a participação de mercado dessa fábrica é de 10%.
Como podemos medir o market share?
É possível mensurar a participação de mercado utilizando duas métricas: unidade e receita. Uma unidade é normalmente um produto ou serviço vendido por uma empresa. A quota de mercado da unidade é o total de unidades vendidas por uma empresa.
Para calcular o market share de uma empresa em unidades, as vendas totais no setor da empresa também devem ser medidas usando as mesmas unidades.
Já a receita, refere-se ao preço pelo qual as mercadorias da empresa são vendidas. O market share de receita de uma empresa é a receita total que a empresa obteve em comparação com a receita total do setor em um determinado período de tempo.
Como as empresas podem aumentar seu market share?
Pensando em facilitar ainda mais o entendimento acerca do tema, a seguir estão várias maneiras pelas quais as empresas podem aumentar sua participação geral no mercado, são elas:
Mantenha a relevância
No mundo em constante mudança de hoje, uma consultoria tributária precisa manter sua relevância dentro de seu setor. Uma forma de fazer isso é inovar continuamente e recriar novos serviços voltados para o público ideal da sua empresa.
Outras maneiras de manter a relevância incluem verificar regularmente com seus clientes para ver o que eles estão gostando ou não em seus produtos ou serviços, tornando a experiência do consumidor uma prioridade e mantendo seus clientes envolvidos por meio de esforços de marketing.
Melhore a motivação dos funcionários
Aumentar e manter altas taxas de motivação dos colaboradores é fundamental para a geração de bens e serviços de qualidade.
Os funcionários motivados são mais propensos a se preocupar com seu trabalho e estão dispostos a dedicar as horas necessárias para participar da criação e implementação de um produto ou serviço inovador.
As maneiras de melhorar a motivação dos funcionários incluem oferecer um ambiente de trabalho mais flexível, melhorar o engajamento dos funcionários e permitir que eles trabalhem em projetos que realmente gostem.
Comercialize para um público-alvo menor
Quando as empresas comercializam para um mercado de massa, geralmente o fazem usando o marketing voltado para a população em geral. Isso significa que seu marketing pode atrair algumas pessoas para o produto ou serviço, mas muitas não o serão porque parece genérico.
Uma empresa que vende exaustor pode se concentrar em um nicho de mercado que permite direcionar seus esforços de marketing para as necessidades e problemas específicos de um grupo demográfico, aumentando a probabilidade de que esse grupo demográfico seja atraído para sua empresa.
Crie uma posição de marca exclusiva
Diferenciar-se da concorrência é um componente importante para aumentar a participação de mercado. Quando você se destaca entre outras empresas do seu setor, é mais provável que os clientes comprem de você do que da concorrência.
Assim, uma maneira de criar uma posição de marca única é pesquisar o que está faltando em sua concorrência e incorporar isso ao seu modelo de negócios.
Priorize seus clientes
Manter seus clientes atuais engajados e felizes é uma parte importante da retenção de clientes, bem como das referências de clientes. Além disso, priorizar novos clientes é essencial, pois permite construir uma base de clientes maior.
Use estratégias de comunicação personalizadas, como e-mails de marketing, e se certifique de responder aos clientes em tempo hábil.
Preços mais baixos
Uma ótima maneira de uma fabricante de manômetro competir em seu setor é oferecer preços baixos. Este é o fruto mais fácil de expandir sua participação no mercado, porque os consumidores geralmente procuram produtos de menor custo.
No entanto, também é importante observar que ser a opção barata não é a jogada certa para todas as marcas. Você quer garantir que está precificando os produtos em termos de valor para os clientes, mas sem perder oportunidades de receita para vencer a concorrência.
Por que o market share é importante?
Para indústrias baseadas em renda discricionária, o market share é muito importante. Em indústrias que estão em constante crescimento, a participação de mercado nem sempre tem um grande impacto.
No entanto, é importante ter em mente que uma empresa pode ter muita participação de mercado, também conhecido como monopólio.
Por exemplo, com indústrias em crescimento, que têm uma participação de mercado disponível crescente, as empresas ainda podem aumentar suas vendas, mesmo que estejam perdendo participação de mercado.
Por outro lado, com indústrias de renda discricionárias, como viagens ou bens não essenciais, como entretenimento e lazer, a economia pode ter um grande impacto na participação de mercado.
As vendas e as margens podem variar dependendo da época do ano, o que significa que a concorrência está sempre em alta. Maior concorrência muitas vezes leva a estratégias arriscadas.
Por exemplo, as empresas podem estar dispostas a perder dinheiro temporariamente para forçar a saída dos concorrentes do setor e ganhar mais participação de mercado. Uma vez que tenham mais participação de mercado, podem aumentar os preços.
Entenda sua participação de mercado para ter sucesso
Quotas de mercado mais baixas podem informar que você precisa se concentrar na aquisição de clientes, marketing para aumentar o reconhecimento da marca e estratégias gerais para aumentar a receita.
Porcentagens mais altas indicam que sua estratégia atual é eficaz e você deve concentrar seus esforços na retenção de clientes e na inovação de produtos.
Independentemente de sua empresa estar bem estabelecida ou apenas começando, é importante entender a posição da sua empresa no setor, pois isso o ajudará a atingir os objetivos de negócios e alcançar o sucesso desejado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.