O papel do storytelling no marketing
O storytelling é uma prática que vem recebendo uma atenção cada vez maior dentro do mercado, com diferentes marcas trabalhando com esse tipo de estratégia para garantir certa aproximação entre uma companhia e o seu público de interesse.
A questão é que garantir essa proximidade não é a coisa mais fácil de conquistar, principalmente nos últimos anos, considerando o crescimento amplo do mercado em relação ao número de concorrentes, isso vale para os mais diversos segmentos.
Diante dessa realidade, contar com algo de diferencial é o que pode fazer com que uma empresa consiga se destacar dentro de sua área, mantendo o interesse do público e com isso, ampliando o seu número de vendas, entre outras metas a serem batidas.
Frente a isso, para que um certo volume de pessoas tenham interesse em comprar container, é preciso contar com uma boa estratégia comercial. Isso faz com que tal audiência conheça e se interesse por tal produto para partir, para uma possível aquisição.
No entanto, chegar a tal posição de proximidade com o seu público não é algo tão simples de se fazer.
Principalmente para quem acaba de chegar ao mercado, encontrando muitas vezes, um segmento já repleto de marcas que por anos estiveram próximas de sua audiência.
Ao mesmo tempo, manter o interesse dos seus clientes não é algo tão fácil de se conquistar, sendo preciso contar sempre com novas estratégias para ficar próximo dessa sua audiência e assim, contar com resultados positivos frequentes durante sua gestão.
Por meio disso, é possível garantir que um indivíduo pesquise por fonte de alimentação eletrônica preço e então, escolha por uma oferta específica. Tudo isso graças à forma específica em que tal mercadoria ou fornecedor se posiciona dentro de sua área.
Para conquistar esse interesse maior, é preciso recorrer às melhores estratégias disponíveis no mercado, o que não necessariamente envolve o uso de tática voltadas à venda, mas também a utilização de táticas que coloquem tal empresa em maior destaque.
Atualmente, existem muitas estratégias a serem consideradas nesse sentido, sendo importante estar de olho nas tendências do mercado para se adaptar a todas as oportunidades ali disponíveis, algo que envolve o uso do storytelling.
Storytelling: Contando a história da marca
O termo storytelling vem do inglês, unindo dois diferentes conceitos chegando a ideia de contar histórias, uma combinação entre as palavras story e tell. Esse tipo de estratégia envolve a utilização de uma tática que crie uma narrativa especial para uma companhia.
Tal prática envolve a forma em que uma história é contada ao público, existindo uma diferente abordagem que pode ser adotada para narrar qualquer tipo de conto, conquistando a atenção do público às mensagens que ali estão sendo narradas.
Esse tipo de conceito é claramente válido nas salas de aula, por exemplo, onde um professor precisa adotar diferentes estratégias para contar com a atenção do aluno, destacando-se a forma que ele consegue narrar algum tipo de história.
O ponto aqui é que esse tipo de tática também pode ser adotada pelo mercado, fazendo com que uma audiência possa desenvolver uma melhor relação com uma empresa ancoradouro, podendo até mesmo ampliar o nível de desempenho de tal companhia.
Para que tal proximidade seja possível, é necessário contar com algum tipo de diferencial que garanta essa atenção especial, sendo esse o ponto onde o storytelling entra, certificando-se de que o público consiga se envolver com as ações da empresa.
Isso parte da venda não apenas das qualidades do produto ou serviço, mas também de uma narrativa que apresente os pontos de destaque na história de uma companhia, realçando, por exemplo, o histórico da empresa, entre outros pontos positivos.
Uma forma de se conquistar tal interesse é seguindo um conceito famoso do meio narrativo que é a Jornada do Herói. Uma estratégia que envolve contar os passos de um personagem dentro de sua trajetória heroica, envolvendo desafios, mentores, inimigos e muito mais.
E da mesma forma em que tais elementos podem instigar a atenção do público, o mesmo é válido para quem atua no meio comercial. Isso faz com que um serviço qualquer, como aplicação de resina em piso, seja vista com melhores olhos por parte de um cliente.
Nesse sentido, o que se destaca é a forma diferenciada a qual o público pode olhar para uma empresa, com tal percepção sendo trabalhada através do storytelling, contando a história de uma companhia ou criando uma nova narrativa para ela.
De modo geral, esse tipo de prática vem conquistando uma atenção cada vez maior no mercado. Isso faz com que uma audiência consiga se aproximar melhor de uma companhia através dos conceitos trabalhados por ela na história contada.
E de fato, trabalhar com esse tipo de estratégia pode ser bastante importante para garantir uma atenção especial a quem procura por divisória drywall preço ou qualquer outro tipo de mercadoria, tudo graças aos benefícios que o storytelling é capaz de trazer.
Vantagens de recorrer ao storytelling
A partir do momento em que uma companhia passa a trabalhar com esse tipo de estratégia, torna-se possível para ela ter acesso a uma série de benefícios, o que inclui:
- Transmissão de valores da empresa;
- Conexão emocional com os clientes;
- Apresentar um conteúdo memorável;
- Maior engajamento com o público.
Todos esses pontos se destacam devido à proximidade garantida entre uma empresa e a sua audiência, o que envolve não só os seus clientes, mas também os consumidores a serem conquistados, ampliando o desempenho de um negócio.
Agora, para que esses benefícios sejam alcançados, de fato, é importante saber como criar uma boa narrativa para uma companhia, fazendo com que o público sempre precise de um caminhão munck, por exemplo, para que um fornecedor em específico consiga se destacar.
Tal resultado pode partir de uma narrativa que dê ênfase na segurança de uma companhia ou qualquer outro ponto que ajude uma empresa a se destacar através do modelo de storytelling adotado. Então, é importante saber como usar tal estratégia.
Como pôr em prática o storytelling?
Para conquistar a atenção de uma criança, não basta conhecer a história a ser contada, é preciso saber como narrar. É nisso o que ocorre no mercado por meio do storytelling, sendo importante saber como colocar em prática esse tipo de tática.
Nesse sentido, para que o storytelling de uma companhia possa ser melhor apresentado ao público, algumas ações devem ser consideradas, tais como:
Definição de perfil de público
Da mesma forma em que as histórias infantis vão se adaptando ao perfil do público de cada época, o mesmo deve ser feito por parte do mercado em relação ao storytelling, alinhando sua narrativa às demandas e expectativas do seu perfil de público atual.
Para ser possível direcionar essa sua linha narrativa ao perfil adequado de sua audiência, primeiro, é preciso conhecê-la. A partir disso, torna-se possível criar uma melhor estratégia para que um detector de fumaça, por exemplo, aumente sua performance junto ao público.
Uso da criatividade
Não basta contar uma boa história da marca, é preciso que essa narrativa por si só tenha um certo destaque, sendo isso algo que parte da criatividade por trás de sua criação. Dessa forma, torna-se mais fácil contar com a atenção de uma audiência a se conquistar.
Nesse ponto, ainda é importante destacar também a criatividade como uma maneira de se destacar diante das diversas ofertas que podem ser encontradas em um mesmo mercado, trazendo mais interesse para uma companhia, começando pela sua história.
Ações menos diretas
É preciso ter um certo modo ao usar do storytelling junto de uma empresa, de modo a evitar com que suas ações soem muito diretas. Ou seja, por mais que exista um interesse em aumentar sua performance comercial, isso não pode ser o centro do seu storytelling.
Diante disso, é importante focar na conexão a ser criada com o público, vendo os seus resultados a serem conquistados como algo a longo prazo, sem a necessidade de partir para algo tão direto.
Acompanhar tendências
Por fim, para garantir que a sua narrativa criada seja a melhor possível, é indicado recorrer às tendências do momento dentro do seu mercado, de modo a criar um storytelling que, de fato, possa interessar o público, conquistando assim, o seu real interesse.
A partir disso, quem procura por realizar um projeto de prevenção e combate a incêndio pode optar pelos serviços específicos de uma companhia, considerando a forma com tal companhia está alinhada à causa ambiental, para citar um item de destaque atual.
De modo geral, é importante saber como contar a melhor história ao público, para que seja possível contar com o seu interesse e posteriormente uma conversão comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.