O impacto das análises de dados no marketing e como utilizá-las em sua estratégia
Se destacar dentro do mercado é algo que não se mostra tão simples como antes, afinal, não basta apenas oferecer um serviço de qualidade, é preciso estar atento a todas as novas ferramentas e estratégias disponíveis, como é o caso das análises de dados.
Ao contar com esse tipo de tática é possível ter uma melhor noção do estado atual do mercado, o que envolve o reconhecimento tanto de suas oportunidades como dos seus desafios, ambos necessários de serem lidados para assim obter um melhor desempenho.
Não é como se esse tipo de realidade se tratasse de algo inédito no mercado, afinal, empresas sempre fizeram pesquisas de público entre outras ações de modo a conhecer as expectativas de sua audiência, no entanto esse tipo de relação se tornou mais complexa.
Ou seja, da mesma forma em que o público pode pesquisar na internet por um puxador para porta de vidro ou qualquer outro item a ser usado na reforma da sua casa, esse fornecedor pode buscar também pelo interesse apresentado pelos usuários por tal item.
A partir dessa relação é possível conquistar uma melhor performance comercial, criando uma estratégia que responda diretamente às demandas levantadas por seus clientes e possíveis consumidores, sabendo antes de informações sobre tal audiência.
Tudo isso aponta para um novo cenário no mercado no qual uma empresa não deve apenas apresentar um serviço de qualidade, sendo necessário contar com um certo reconhecimento por parte da sua audiência de interesse para assim se destacar.
Tal realidade permite então com que seja possível estudar melhor o perfil de quem procura por aluguel de galpão de lona para assim desenvolver uma estratégia comercial especial, de modo a obter um melhor desempenho por parte de tal companhia.
Para tanto é necessário recorrer a todas as ferramentas e táticas disponíveis hoje no mercado, com sua atenção ao avanço tecnológico sendo mais que uma oportunidade, chegando a se tornar em uma necessidade diante da concorrência existente atual.
A partir do momento que uma empresa passa então a lidar com todas as estratégias disponíveis podem aumentar então a sua performance dentro do mercado, sendo relevante o uso das estratégias mais comuns no mercado hoje, como é o caso da análise de dados.
Do que se trata esse tipo de análise?
O serviço de análise de dados se trata de algo que vem crescendo em importância dentro do mercado, sendo uma estratégia que pode ajudar uma companhia a conquistar uma melhor performance, o que faz com que seja essencial conhecer melhor sobre tal prática.
Falando sobre ela, a análise de dados se trata de um estudo a ser feito em cima de informações que uma empresa pode ter tido acesso, conseguindo assim conhecer melhor o seu público, o seu mercado e tudo mais o que esteja alinhado aos seus negócios.
Por exemplo, se em uma pesquisa por porta paletes os usuários estiverem mais interessados na qualidade do produto do que no seu preço, fica claro qual é o tópico que merece atenção por parte de quem trabalha com esse tipo de venda dentro do setor da indústria.
Essa é apenas uma entre várias situações que podem ser acessadas por meio de uma análise adequada de dados, com esse componente incluindo qualquer tipo de informação associada ao seu público e o comportamento de tal audiência, ainda mais na internet.
Tal atenção deve crescer também por causa do volume de informações que pode ser encontrado no meio digital, com a maior presença de público na internet ampliando também o volume de dados no ambiente virtual, com tudo isso sendo estudado pelas empresas.
A performance dos usuários nas redes sociais, por exemplo, é algo que pode ser acompanhado por parte de um perfil profissional, o que considera qualquer tipo de engajamento a ser feito nesses espaços, como comentários, curtidas entre outros.
A partir disso, quem trabalha com a venda de moldura de isopor para teto, por exemplo, pode otimizar seus projetos de vendas, analisando inclusive o nível de demanda por tais materiais, permitindo assim a criação de uma melhor estratégia de vendas.
No geral, a análise desses dados permite a uma companhia conhecer melhor o mercado ao seu redor, permitindo assim o encontro dos melhores resultados por parte de uma marca, sendo esse um entre os diversos benefícios que podem ser conquistados por tal estudo.
As vantagens trazidos pela análise de dados
A partir do momento em que uma companhia passa a contar com a análise de dados como uma estratégia se torna possível ter acesso a uma série de benefícios, entre eles:
- Mensuração otimizada dos seus resultados;
- Compreensão sobre o comportamento do consumidor;
- Melhor previsibilidade do mercado;
- Otimização na tomada de decisões;
- Análise do mercado e concorrência.
Com essas informações é possível criar uma melhor estratégia de vendas de toldos motorizados, além de otimizar frequentemente suas táticas comerciais, acompanhando todas as novidades que ocorrem dentro do seu segmento de uma maneira geral.
O maior impacto das análises de dados acaba sendo então a possibilidade de se olhar melhor tanto para as oportunidades como os desafios que se encontram presentes dentro de um segmento, sendo necessário olhar para tudo isso para tomar as melhores decisões.
Agora, para que seja possível então ter acesso a todos esses pontos positivos, é necessário a uma empresa saber como melhor lidar com esses dados ao seu redor, adotando estratégias que permitam um uso otimizado dessas informações.
Utilizando da estratégia de dados
Assim como um detector de fumaça pode ser útil para identificar riscos dentro de um estabelecimento, uma análise de dados é capaz de ser essencial para uma análise de tudo o que for positivo ou negativo para um negócio, de modo a saber como lidar com tudo isso.
Para que isso seja possível é preciso então saber como pôr em prática esse tipo de estratégia, sendo algo que pode ser lidado a partir de algumas ações em particular, entre elas:
Monitoramento nas redes sociais
Entre os destaques das redes sociais é possível apontar para a proximidade a ser conquistada entre o público e as empresas, com isso permitindo também um melhor estudo acerca do comportamento da sua audiência em relação ao seu perfil de público.
Ou seja, é possível identificar o nível de interação com uma marca, as demandas feitas por meio dos comentários, além de outras informações que podem ser úteis para um negócio melhor gerenciar suas atividades, obtendo assim sua performance desejada.
Coleta adequada de dados
Ao mesmo tempo, é preciso ter um certo cuidado em relação à coleta desses dados, de modo a não contar apenas com informações que não sejam de real valor a uma companhia, ainda mais diante do alto volume de público e de canais disponíveis na internet.
Em relação a isso é importante definir as plataformas mais úteis para um negócio, como formulário via e-mail, o citado engajamento dentro das redes sociais, a navegação de um usuário dentro do site das empresas junto de outras informações a serem observadas.
Relação de leads em um funil de vendas
Muitas são as etapas existentes entre a informação do público sobre um baú frigorífico e a aquisição desse tipo de material. Estudar a jornada de compra dessa sua audiência é algo que merece uma grande atenção por parte das empresas para obter um bom desempenho.
Nesse ponto é possível estudar a relação de um lead, um cliente em potencial, dentro de um funil de vendas, facilitando à uma companhia oferecer conteúdos e adotar ações que levem um consumidor a passos seguintes em relação à finalização de uma venda.
Organização de dados
O alto volume de informações é positivo para as empresas compreenderem melhor o seu público e mercado, mas ao mesmo tempo é preciso ter um certo cuidado para não perder o controle desses dados, diante do alto volume que hoje é disponível.
Trabalhar junto de planilhas e softwares especializados permite o alcance de uma melhor análise de informações, permitindo a quem trabalha com o fornecimento de talha manual para a indústria ter uma melhor noção do mercado onde tal companhia está inclusa.
Ferramentas de automação
Seguindo o que foi apontado acima, é importante contar uma certa organização para dar conta de analisar de forma complexa todos os dados de um negócio, destacando-se nesse caso o uso de ferramentas automáticas que facilitem o estudo em cima desses dados.
A utilização de certas plataformas permitem inclusive a realização de uma análise em tempo real, tal como acontece no meio digital onde o volume de atividades corre em um ritmo muito mais frenético, sendo importante olhar com atenção para o cenário ao seu redor.
Ao adotar as melhores estratégias nesse sentido é possível conquistar uma melhor performance no mercado, tudo isso a compreender melhor a situação ao seu redor, algo possível graças às análises de dados e como elas podem ser realizadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.