Como aplicar o marketing digital em comércio físico?
Algumas pessoas, provavelmente, já devem ter ouvido em algum momento de suas vidas sobre marketing no comércio e a respeito do marketing digital e como ele revolucionou os negócios e as empresas.
No entanto, é preciso ressaltar que ambos não servem apenas para negócios digitais.
Pois é, muitas pessoas ainda acreditam que o marketing digital serve apenas para quem produz infoprodutos ou possui um e-commerce, o que é uma bobagem.
O marketing digital serve para potencializar as suas vendas, sejam elas digitais ou físicas.
Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre marketing no comércio, diversas dicas e orientações que te ajudarão a alavancar os resultados do seu negócio.
O que é marketing digital?
Marketing digital é um conjunto de ações realizadas por meio das redes sociais com o objetivo de divulgar um determinado serviço ou produto, atraindo clientes e fidelizando eles.
Por exemplo, se você for um consultor financeiro empresarial, as suas redes sociais podem ser usadas para divulgar a sua rotina de trabalho e serviços, isso é uma estratégia dentro do marketing digital para atrair mais clientes e aumentar os seus resultados.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Dentre diversos pontos positivos que o marketing digital apresenta, selecionamos os que mais são vistos em pessoas que resolvem aderir a ele:
- Boa visibilidade na internet;
- Fidelização do seu público;
- Comunicação com o público certo;
- Custo X Benefício;
- Te faz uma referência na sua área;
- Melhora o seu relacionamento com os seus clientes.
Boa visibilidade na internet
O marketing digital lhe permite criar uma imagem nas redes sociais que pode vir a ser uma referência dentro do seu nicho, com as estratégias corretas, o seu nome e a sua marca podem chegar muito longe.
As redes sociais podem aumentar a notoriedade da sua marca e fazer muitas pessoas no mundo a conhecerem, consequentemente aumentando a visibilidade do seu negócio e do seu nome como referência neste meio.
Fidelização do seu público
O marketing digital te permite alcançar diversas pessoas em todo o mundo que estão interessadas no seu tipo de serviço ou produto, essas pessoas além de conhecerem o seu trabalho podem se tornar fiéis seguidores e apreciadores da sua marca.
Mais do que só atrair clientes e vender um produto para ter mais dinheiro, é importante fidelizar esses clientes, ou seja, mantê-los por perto para que eles continuem comprando de você e até mesmo indicando o seu serviço para outras pessoas.
Comunicação com o público certo
Outro ponto muito positivo que o marketing digital permite é o seu encontro com um público certeiro, ou seja, que também se interessa pelo o que você faz e produz.
Por exemplo, se você for um profissional que faz aplicação de varizes, o seu conteúdo por meio das redes sociais consegue filtrar o público exato que também gosta deste assunto e que pode se interessar em contratar o seu serviço.
A comunicação é essencial para criar um relacionamento com os seus clientes, que são os personagens principais do seu negócio.
Essa comunicação os manterá por perto para adquirir o seu produto e indicá-lo para outras pessoas.
Custo X Benefício
Dinheiro não é algo que cai do céu ou nasce em árvores, isso nós já sabemos
Portanto, gastar rios de dinheiro com agências de divulgação não é uma opção, principalmente para quem está começando o seu negócio agora.
Por isso, o marketing digital te permite crescer e conquistar novos clientes de forma gratuita, afinal de contas, quem não possui um celular e redes sociais hoje em dia?
Ao invés de gastar fortunas na divulgação de um gabinete personalizado, você pode criar um perfil gratuito nas redes sociais para realizar este trabalho de forma mais abrangente e original.
Te faz uma referência na sua área
A produção de conteúdo constante nas redes sociais e as provas de que o seu serviço é de qualidade e agrega valor na vida das pessoas que o adquirem, só mostra o quão profissional você é o tanto que pode inspirar novas pessoas.
Seja você um consultor financeiro empresarial ou uma cozinheira, mostrar por meio do marketing digital os resultados que o seu esforço e trabalho trazem gera autoridade para o seu nome e sua marca, fazendo você se tornar uma inspiração dentro do seu nicho.
Melhora o seu relacionamento com os seus clientes
Como fundador de uma empresa ou novo negócio, é necessário entender que o anfitrião da sua marca é o cliente.
Ele é o que mantém o seu negócio de pé e merece toda a sua atenção e cuidado.
O marketing digital permite que esse relacionamento seja mais estreito, que você conheça ainda mais os seus clientes e entenda os seus desejos, vontades e receios.
Isso te ajuda a saber o que fazer e entregar para agradar o seu público e alavancar as suas vendas.
As redes sociais são um ótimo exemplo para mostrar como a relação da empresa com o cliente se tornou mais íntima.
Muito mais do que um negócio de consórcio de casas com possíveis clientes, por exemplo, o marketing digital traz intimidade e comunicação entre eles.
Como trazer o marketing digital para o negócio físico
Agora que você já sabe de todos os benefícios que marketing digital traz para o seu negócio, vamos explicar com exemplos práticos, como você pode aplicá-lo na sua empresa física.
Tenha um blog
Muitas pessoas ainda acham que a era dos blogs chegou ao fim, mas elas se enganam.
Os blogs ainda conseguem uma relevância e visibilidade para muitas marcas e negócios, por isso, não descarte a chance de criar um para a sua empresa.
No seu blog você pode produzir conteúdos informativos sobre o assunto do seu negócio. Melhor ainda se seu blog estiver integrado a um site profissional.
Se a sua empresa produz equipamentos de cozinha industrial, você pode produzir um artigo dando dicas de como as pessoas podem combinar esses equipamentos para criar um clima mais agradável.
Os blogs são muito importantes e podem te ajudar muito na hora em que as pessoas pesquisarem no Google algo relacionado ao seu produto ou serviço.
Esteja nas redes sociais
Hoje, quase ninguém passa um dia inteiro sem acessar o celular e dar aquela olhada no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra das várias redes sociais que existem nesta era.
Mesmo o seu negócio sendo físico, ter um perfil nas redes para divulgar o seu produto faz toda a diferença.
Você pode colocar o endereço do seu comércio nas redes para atrair mais clientes que já conheceram o seu serviço.
Por exemplo, se você tem um comércio que vende filtro de água pequeno e outros produtos domésticos, pode postar uma foto no Instagram explicando como limpar o filtro da maneira certa e convidando as pessoas a irem ao seu ponto conhecerem seus produtos.
Você pode produzir textos para o Facebook e Twitter ou Vídeo para o Instagram e YouTube, as redes sociais te permitem produzir conteúdos em diversos formatos para agradar a todos os públicos.
Dessa forma, você informa os seus seguidores e ainda consegue atraí-los para o seu comércio, fornecendo informações de qualidade e valor.
Invista em anúncios pagos
Como dito anteriormente, muitas pessoas gastam rios de dinheiro com agências de divulgação que, muitas vezes, não geram o resultado esperado pelas empresas, o marketing digital permite que este trabalho seja feito com menor dinheiro e mais qualidade.
Por meio das redes sociais e do próprio Google você consegue anunciar o seu produto ou serviço para todo o mundo.
Seja o seu serviço, coleta de lixo eletrônico ou terapias online, as redes sociais aceitam qualquer produto e serviço que pode ajudar muitas pessoas ao redor do mundo.
Diversas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e até mesmo o Google (que não se encaixa na definição de rede social) apresentam a opção de anúncios pagos.
Sendo assim, por meio de um valor em dinheiro você consegue mostrar o seu trabalho para todos que utilizam determinada plataforma.
Essas são as dicas mais eficazes e válidas para quem possui um negócio físico e deseja atrair ainda mais clientes para o seu comércio. Seguindo esses truques, os resultados serão ainda melhores do que espera.
Considerações finais
Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você e que tenha esclarecido muitas dúvidas em relação ao marketing digital e ao comércio físico.
Lembre-se que os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário muito esforço, dedicação, persistência e constância para obter os resultados que espera.
A internet e o marketing digital trazem inúmeros benefícios para o seu negócio, seja ela digital ou físico, trabalhar na imagem, perfil e conteúdo da sua marca faz toda a diferença para te ajudar a alcançar o resultado que espera.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.