Investir em marketing digital é necessidade para pequenas empresas
Empresa que não investe na sua marca na internet, vai perder espaço para a concorrência.
A internet domina a comunicação e a busca por produtos e serviços, e quem não investir em marketing digital vai ficar pra trás. Para os empresários, a internet é um importante canal de divulgação, mas a falta de conhecimento para usar esse meio corretamente pode gerar muita frustração. Ou o que é pior, denegrir a imagem da empresa, perder dinheiro e até credibilidade.
Vamos usar de exemplo os empresários de uma fábrica de massas em Jundiaí. Criaram uma página numa rede social, sem nenhum resultado. Os anúncios no Google não tiveram retorno e as ações de e-mail marketing também falharam. O jeito foi procurar ajuda profissional. Encontraram o Roberto Ferreira e o Carlos Zitelli, sócios de uma agência que é especializada em marketing digital para micro e pequenas empresas.
De acordo com Roberto, a empresa acertou em buscar ajuda para acompanhar a tendência do mercado. “Empresas que não acompanham a evolução do mercado digital, e não estão usando a internet para aparecer para o seu cliente, correm um sério risco e estão ficando para trás muito rapidamente”, afirma.
“Muitas empresas tentam uma solução caseira. Constroem imagem na rede social, postam alguma coisa em datas especiais ou alguma ação interna. Acreditam que estão fazendo a coisa certa, ou ainda, tentam ações com e-mail marketing genérico e esperam o “milagre”. Não é bem assim que a coisa funciona. A divulgação precisa ser estratégica, direcionada, segmentada, postagens objetivas , campanhas, só assim alcançará o seu público”, orienta Carlos.
Porque não tiveram sucesso
Depois de uma boa conversa, Luciana e Antônio, donos da fábrica de massas, entenderam porque não tiveram sucesso nas redes sociais e perceberam que usar a internet corretamente não é tão simples como pensavam “Achávamos que usar as redes sociais para o negócio era da mesma forma como usamos nossas redes pessoais no dia a dia, comentou Luciana.
“Agora conseguimos entender como aproveitar essa oportunidade pra desenvolver um outro ganho pra empresa.”, disse Antônio.
Para começar, os empresários viram que é preciso se preocupar com a imagem da empresa e também criar um site com um bom conteúdo e boas imagens – a navegação também deve ser para smartphone e tablets. É obrigatório usar as redes sociais pra divulgar a marca e investir em sites de busca e monitorar os resultados.