O que é escaneabilidade de texto?
A escaneabilidade de texto refere-se à facilidade de poder escanear o conteúdo de uma página em poucos segundos. O objetivo é obter uma ideia geral do conteúdo antes que um visitante possa restringir as informações mais relevantes para ele.
Essa estratégia tem um efeito direto sobre o ato de ler o conteúdo ou não. Antes de decidir ler ou não algo, as pessoas tendem a escanear um texto. Eles querem saber do que se trata, antes de começar a lê-lo por completo.
Existem algumas partes que as pessoas olham ou lêem especificamente ao escanear um texto. Nesse sentido, títulos e subtítulos são muito importantes, assim como o primeiro parágrafo de um texto.
Por exemplo, se você tem uma empresa de porta de aço e quer aumentar suas vendas online, deve pensar na escaneabilidade. Nesse caso, os títulos podem abranger as palavras-chave, como “porta de aço” e “resistência” para chamar o leitor.
Ao escrever para a web, você deve ter em mente dois princípios: localização e escaneamento. A capacidade de escaneamento significa que as pessoas que estão lendo podem obter os conceitos principais do texto apenas observando algumas coisas.
Escrever para ser encontrado significa tornar o mecanismo de busca de conteúdo otimizado, o SEO (Search Engine Optimization).
Você deve começar com os pontos mais importantes primeiro e resumir as principais lições o mais cedo possível.
No artigo de hoje, você vai conferir dicas de como melhorar a escaneabilidade e quais os objetivos adquiridos com isso. Acompanhe.
Use títulos, texto e marcadores para melhor escaneabilidade
Quando as pessoas estão escaneando texto online, muitas vezes não estão lendo o conteúdo do parágrafo principal. Eles examinam títulos e listas resumidas para encontrar o que procuram.
Você deve, portanto, ter os pontos principais de seu texto resumidos em títulos e subtítulos. Cada seção deve ter um título claro resumindo os pontos principais.
Imagine que você tem uma empresa especializada em tratamento de efluentes e faz um texto sobre a importância do tratamento de efluentes. Se você vai falar de benefícios, relevância e dicas sobre serviços, deve ter esses termos como títulos de subseções.
É importante observar os seguintes aspectos:
- Tenha os pontos principais do título;
- Use parágrafos para elaborar detalhes;
- Use listas com marcadores para resumir;
- Use imagens ou ilustrações para maior clareza ou contexto.
Além disso, o conteúdo do parágrafo pode ser usado para elaborar detalhes que são menos importantes. Cada seção deve ter uma construção de título, parágrafo, lista de marcadores e, de preferência, uma imagem. Use links para capacidade de varredura e melhor SEO.
Palavras-chave no título repetidas no texto para facilitar a localização
Tal como acontece com a escaneabilidade, você deve ter suas palavras-chave principais no título do seu texto. A tag de título, a tag h1 e o link devem corresponder às suas principais palavras-chave.
O conteúdo do parágrafo e as listas com marcadores devem repetir as palavras-chave principais. Além disso, os nomes das imagens e o texto alternativo devem incluir palavras-chave relevantes. Lembre-se que os detalhes são importantes.
Se você tem uma empresa de locação de andaimes, por exemplo, uma boa estratégia para facilitar a localização é pesquisar sobre quais palavras as pessoas mais buscam. As sugestões seriam “locação de andaimes preço” e “andaimes” para o seu caso.
Chame a atenção no primeiro parágrafo
Você deve formular claramente sobre o que é sua postagem no primeiro parágrafo. Em textos impressos, um escritor geralmente começa com algum tipo de provocação, mas não há tempo para isso se você está escrevendo para a web.
Você só tem alguns segundos para chamar a atenção do seu leitor. Então, certifique-se de que o primeiro parágrafo transmita a mensagem principal de sua postagem. Dessa forma, você torna mais fácil para o seu leitor descobrir do que se trata sua postagem.
Dessa forma, se você tem uma fábrica de porta de enrolar e produz um conteúdo sobre os benefícios dessa porta para os negócios. Nesse sentido, você deve abordar sobre o que o texto fala brevemente e usando palavras chamativas ao final como “confira!”.
Além disso, não se esqueça de colocar sua palavra-chave principal no primeiro parágrafo, pois ajuda na localização pelo buscador.
Pense nos títulos
Os títulos devem ser atraentes e devem indicar claramente o conteúdo do parágrafo abaixo deles. Os títulos permitem que seus leitores percorrem rapidamente seu texto e decidam se desejam ou não ler seu artigo (ou quais partes).
Aconselhamos você a colocar um cabeçalho acima de cada parágrafo longo (ou acima de um grupo de parágrafos que sejam tematicamente semelhantes). É útil para os mecanismos de pesquisa se um título definir sobre o que será um trecho de texto.
Quer sejam um fator de classificação ou não, os títulos são de grande importância para a estrutura do seu texto. Portanto, o buscador provavelmente os usará para determinar do que se trata o texto.
Elabore boas frases centrais
Certifique-se de que a primeira frase de um parágrafo seja a mais importante, a frase central desse parágrafo. Afinal, as pessoas tendem a ler a primeira frase de cada novo parágrafo enquanto examinam o conteúdo.
As outras frases em um parágrafo são elaboradas a partir da primeira frase central. É provável que o buscador preste atenção extra a essas frases, a fim de determinar o tópico de um texto. Eles são ótimos lugares para usar sua palavra-chave, se possível.
Imagine que você gerencia o marketing de empresas de engenharia civil em SP e deseja fazer um texto escaneável sobre a importância do engenheiro civil nas edificações. Dessa forma, abaixo de cada título, você deve trazer o leitor para o texto.
Se você está escrevendo um artigo bem estruturado e se mantendo no topo, sua palavra-chave aparecerá naturalmente em muitas frases centrais.
Enfatize com a formatação
Use negrito, itálico, sublinhado e alterando o tamanho da fonte para enfatizar seus pontos principais. Os olhos dos seus leitores são naturalmente atraídos para mudanças de formatação, então é mais provável que eles leiam essas palavras.
Certifique-se de não abusar das alterações de formatação. Um texto em que tudo está em negrito é equivalente a um texto em que nada está em negrito.
Divida seu texto em listas
As listas são um formato útil para a capacidade de digitalização, uma vez que dividem o texto em pedaços pequenos e organizados. Você pode usar listas numeradas (que dão ótimos títulos) ou listas com marcadores.
A combinação de listas com texto em negrito ajuda a destacar os pontos principais, ao mesmo tempo que fornece mais informações.
Assim, se você tem uma clinica de acupuntura Osasco e deseja facilitar a escaneabilidade, pode fazer uma lista resumida com os principais benefícios de determinada terapia que realiza em seu consultório.
Seduza com imagens
É mais fácil olhar para uma foto do que ler uma postagem de blog. Assim que você conseguir que as pessoas olhem para uma foto em sua postagem, elas provavelmente lerão a legenda também.
Inclua uma imagem com legenda profunda, ou seja, uma legenda com duas ou três frases e que provavelmente chamará a atenção dos leitores.
Por exemplo, se você trabalha com marketing de empresas de terraplanagem e pavimentação, as imagens de antes e depois do serviço feito podem ser ótimas em meio aos textos relacionados, pois impactam as pessoas.
Também coloque fotos de acordo com suas ideias principais, de modo que os leitores que olharem para as fotos também notem seu texto.
Atraia a atenção com citações em bloco
Adicionar uma borda ou alterar a cor de fundo de suas citações diferencia-as do resto do texto. Os leitores notam mudanças na formatação, então é mais provável que leiam uma citação chamativa, muitas vezes.
Compartilhe com hiperlinks
Inclua hiperlinks para outros sites confiáveis para apoiar suas afirmações e dar aos leitores outro lugar para ler mais sobre o assunto. Inclua também links relevantes para outras páginas do seu site, para que o leitor possa saber mais sobre você.
Suponhamos que você tenha uma fábrica de caçamba basculante agrícola e quer aumentar o valor da marca e a referência no assunto. O uso de hiperlinks no meio do texto pode direcionar a documentos de grandes nomes na área ou a seus produtos.
Benefícios da escaneabilidade de texto
Agora que você já sabe como fazer a escaneabilidade, compreenda porquê deve fazê-la.
Os principais benefícios a serem obtidos com essa prática envolvem:
- Maior engajamento;
- Melhor retenção de clientes;
- Aumento das chances de interação;
- Maior atração pela leitura completa.
Em outras palavras, a escaneabilidade é uma estratégia para o sucesso do seu negócio. A estrutura do texto é importante para atrair leitores para o seu blog, bem como por motivos de SEO.
Sendo assim, siga essas dicas e procure saber mais sobre as ferramentas disponíveis para te ajudar nessa jornada de escaneabilidade.
Além disso, procure profissionais capacitados para escrever um texto de qualidade e dentro das estratégias de SEO.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.