Transformando a Adversidade em Oportunidade: Empreendedorismo em Tempos de Crise
O contexto econômico virou de cabeça para baixo!
As notícias estão estampadas na mídia nacional e internacional, o que quer dizer que o mundo todo está lidando com um novo cenário de consumo. A palavra-chave aqui é NOVO CENÁRIO.
Nesta postagem, inspire-se em exemplos de empreendedores que reinventaram seus negócios nesse momento de crise e conheça o conceito do mix de marketing, que pode ser utilizado para divulgar novos produtos e serviços e aumentar a exposição da sua empresa no mercado.
As iniciativas de isolamento social adotada nas cidades promoveram o fechamento de comércios e serviços não essenciais. Desta forma, muitos empreendedores se viram de mãos atadas para continuar operando.
O meio digital aparece como uma oportunidade para a sobrevivência dos negócios. Mas não basta apenas criar um site para sua empresa ter sucesso garantido. É necessário ter uma estratégia de marketing.
Parece complicado ou muito abstrato? A R4 Digital tem a solução ideal de marketing para ajudar o seu negócio.
Para ajudar você a dar o pontapé inicial na reinvenção do seu negócio, apresentamos a história de clientes que contaram com a expertise da R4 Digital, para elaborar suas ações de empreendedorismo em tempos de crise.
Massagem emocional
A Officina Laboralé uma microempresa que trabalha com hipnoterapia clínica, quick massage entre outros serviços. Com o estabelecimento do trabalho em home office na empresa que prestava serviço, sua receita advinda das massagens foi suspensa.
Mas o mesmo isolamento responsável pela queda nos negócios, foi a força motriz para o empreendedorismo em tempos de crise: o desenvolvimento de um novo serviço.
O aumento do sedentarismo, decorrente do isolamento, promove a piora do desconforto físico das pessoas, com aumento de sensações como peso nos ombros, dor de cabeça, incômodo na região lombar entre outros.
Além das consequências físicas, estamos vivendo um momento de grande estresse emocional, intensificando estados de ansiedade, irritação, angústia e até pânico.
A proprietária, Ana Cristina, já aplicava técnicas de indução para complementar as sessões de quick massage com seus clientes e percebeu que poderia propor uma experiência sensorial de relaxamento de forma remota. Assim surgiu a Massagem Emocional.
“A proposta é levar ao cliente a sensação da massagem física, com o relaxamento das tensões, mas num nível acima. O trabalho realizado com as emoções possibilita que todo estado de stress e tensão também seja harmonizado, trazendo não só o conforto físico, mas principalmente um estado emocional mais tranquilo.” Ana Cristina, empresária e hipnoterapeuta.
O objetivo da massagem emocional é reestabelecer o equilíbrio emocional, através do relaxamento físico e mental e, do apaziguamento das emoções. Para isso são usadas técnicas de hipnose clínica como indução e sugestão.
A massagem emocional foi muito bem recebida pelos clientes habituais, mas ainda era desconhecida de muitas pessoas, por ser um novo serviço.
Para isso, a R4 Digital elaborou uma campanha de divulgação que incluiu um novo site profissional e impulsionamento em mídias sociais. Com a possibilidade da realização à distância, a iniciativa teve adesão de novo púbico garantindo expansão dos negócios.
Veja aqui os comentários de quem passou pela experiência.
Boutique de Dança
A Rose é representante de vendas de uma marca de calçados para dança e trabalhava de uma forma bastante tradicional de venda, a consignação.
Apesar de realizar algumas postagens de publicidade pelo Instagram, a sua grande vitrine eram as escolas de danças, eventos e competições patrocinados como a Dancing Brasil da TV Record.
Com a determinação do fechamento das academias a divulgação do produto foi praticamente reduzida a zero. Os momentos iniciais da crise impactaram sensivelmente os ganhos da Rose.
“Mas eu percebi que, mesmo fora das escolas, as pessoas continuavam dançando. Muitos casais dançavam em casa, outras pessoas organizavam aulas particulares, ou seja, meu público ainda estava na ativa. Mas eu precisava de uma nova vitrine para promover meus produtos.”Rose, proprietária da Boutique de Dança
A nova vitrine da Rose seria no meio digital e o primeiro passo seria a criação de uma loja online.
Rose sabia que a produção de um site apenas não seria suficiente apenas para ter uma recolocação comercial completa. Era necessário que as pessoas buscassem a loja para executar as compras.
Dentre muitas variáveis nas ações de empreendedorismo em tempos de crise, a publicidade do negócio ou serviço é a grande constante.
A R4 Digital além da criação da loja virtual, também organizou a estratégia de marketing para promoção da loja com publicações periódicas nas diversas mídias sociais.
Como as escolas e grupos de dança fazem grupos em aplicativos como e WhatsApp, a distribuição do material publicitário nesses locais foi um grande impulsionador da loja virtual. O retorno da divulgação da nova loja virtual foi percebido em algumas semanas. Além de propiciar a volta as vendas, permitiu a exposição de mercadoria em estoque, garantindo a liquidação de peças mais antigas.
Cardápio Online
A Hamburgueria Vovo’s Burger, localizada na região de Taipas, como a maioria dos comércios, precisou fechar as portas quando do decreto da quarentena na cidade de São Paulo.
O proprietário Diego Santos dependia exclusivamente da receita do comércio e precisava de uma alternativa rápida e que não exigisse grandes gastos para retomar os trabalhos.
Sem o ponto físico, ele precisava de uma alternativa para a divulgação do seu negócio e expansão das vendas delivery. A solução veio através da R4 Digital.
A criação de um cardápio online com uma estrutura simples e extremamente funcional que possibilita uma rápida escolha do produto pelo cliente, além da facilidade de divulgação nas mídias sociais e WhatsApp.
O cardápio online possibilitou uma expansão na venda delivery que surpreendeu as expectativas.
“Hoje, meu faturamento é maior do que quando eu estava apenas com a loja aberta.” Diego, proprietário da Vovo’s Burger
Novo público, Nova Marca
Uma empresa já consolidada, focada no público internacional, teve seus negócios bastante impactados com a restrição aérea que impôs o fechamento dos aeroportos.
“Com a Pandemia, tive que criar alternativas e por isso, decidi montar uma versão do meu serviço para o cliente interno, alcançando assim uma fatia maior do mercado.” Rodrigo, empresário.
Esse é mais um excelente exemplo de empreendedorismo em tempos de crise. Quando a situação se normalizar, Rodrigo terá ampliado sua atividade no mercado atingindo dois nichos complementares.
A criação de uma nova marca é uma estratégia para ampliação de público, garantindo a exclusividade de uma marca já consolidada. Mas para ter sucesso, é necessário criar uma nova forma de comunicação, novo site e novas ações de marketing, e disso, a R4 Digital entende!
Os 4 P do Marketing
As alternativas encontradas pelos nossos exemplos, para sobreviverem nesse novo contexto, serão incorporadas definitivamente ao negócio.
Por outro lado, existem soluções que podem estar focadas apenas para esse momento específico e, uma vez a situação retorne a uma normalidade, sejam abandonadas, como um bote salva-vidas.
Um caminho que pode direcionar a sua análise na busca de ações de empreendedorismo em tempos de crise, para a reinvenção do seu negócio, é utilizar o conceito do Mix de Marketing. O objetivo dos 4P do marketing, popularizado por Phillip Kotler, é gerar o desejo de compra no consumidor.
P de PRODUTO: Qual é o seu produto? Ele ainda atende as necessidades do seu público? É possível adequar seu produto ao novo contexto? Você pode oferecer um novo produto pensando contexto atual?
P de PREÇO: Além dos custos básicos, o preço de um produto também indica como ele quer ser posicionado no mercado, relacionando-se a percepção da marca pelo cliente.
P de PRAÇA: Onde seu produto é oferecido? Quais canais de distribuição você tem à disposição? É possível expandir sua praça ou atingir um novo público utilizando a divulgação digital ou em mídias sociais?
P de PROMOÇÃO: Como será a divulgação do seu produto? Qual a mensagem que você passar? Quais serão os veículos de divulgação que você pode utilizar para promover seu produto?
A aplicação do Mix de Marketing pode ajudar você a planejar ações de empreendedorismo em tempos de crise e em qualquer outro momento
Nos cases de inspiração conseguimos reconhecer quais “P” do Mix de Marketing, tiveram maior influência na concepção da estratégia.
Pense na sua empresa. Identifique quais “P” você tem a possibilidade de trabalhar para se reinventar.
E conte com a R4 Digital para planejar suas ações de promoção e marketing!
Por Maíra Manzano
Produtora de conteúdo, professora e mestre em educação.