Dicas para montar seu cronograma de conteúdos
O cronograma de conteúdos permite que você não faça nenhuma criação de última hora sem ter relação com seu plano de marketing. Assim, você pode focar em personas e suas necessidades em determinadas etapas do funil, vinculando as postagens umas às outras.
Com isso, proporcionando ainda mais profissionalismo e uma organização em torno de processos e etapas que compõem a empresa, possibilitando um crescimento contínuo e totalmente eficaz em diversas questões.
Assim, criando um sentido de familiaridade para os consumidores ao contar uma história. Além disso, é claro, mantendo seu conteúdo atualizado o tempo todo, gerando ainda mais conexão e interação nessa troca com seu público.
Através dessa familiaridade, os negócios conseguem manter um planejamento e novas formas de alcançar seu público, devido ao cronograma e organização, sendo uma ótima ferramenta desde uma empresa de medicina do trabalho até uma de publicidade.
Entenda mais sobre o que é um cronograma de conteúdos
Esse cronograma possibilita toda uma programação da sua estratégia de conteúdo. Indo além de um simples documento com título e data de lançamento programada, ele ajuda a visualizar toda a estratégia e mostrar o caminho para atingir a meta.
Esses caminhos são um dos passos mais importantes entre as empresas, fazendo a implantação de algo válido e que funciona na rotina da companhia, criando um processo contínuo e bom.
Por isso, as empresas devem se atentar ao cronograma de conteúdo e investir tempo e esforços para que essa ferramenta seja usada, possibilitando um crescimento e uma organização necessária, desde uma empresa de segurança do trabalho até as mais diversas que compõem o mercado.
Além de diversas vantagens e características os cronogramas de conteúdo também podem incluir, por exemplo:
- Diretrizes e tópicos de postagem: um planejamento para suas postagens;
- Palavras-chave usadas: um dos recursos que mais atrai o público;
- Data de publicação nas redes sociais: mantendo uma frequência em cada passo;
- Formato do conteúdo: uma forma válida e que funciona para o seu meio;
- Estratégia de e-mail marketing: fazendo com que seu público se sinta atraído.
Ou seja, o cronograma de conteúdo é a base do seu marketing de conteúdo e ações, criando responsabilidades, dividindo funções e determinando um processo para que a empresa se beneficie através dele.
Ao entender o que é cronograma de conteúdo e algumas características, acompanhe o texto para descobrir tudo sobre essa ferramenta. Veja a seguir as principais vantagens desse cronograma.
Vantagens do cronograma de conteúdo
Embora existam muitas dicas e sugestões de cronogramas, os cronogramas de conteúdo estão vinculados às metas, objetivos, usabilidade e, o mais importante, às limitações de uma empresa ou do seu negócio.
Dessa forma, implantar esse cronograma é algo necessário e totalmente útil, conseguindo criar em sua equipe e em você, um hábito de avaliar o momento e as estratégias que estão sendo realizadas.
Assim, como exemplo em uma empresa de paletização, ao realizar suas estratégias frequentes e adotar o cronograma de conteúdo em sua rotina, é possível ter uma maior conscientização e rigor para os conteúdos e cada estratégia.
Não existe receita mágica que absorve determinados momentos e situações. Então, para conseguir isso de uma forma mais fácil e natural, ter um cronograma para o seu negócio pode ter um papel importante.
Desse modo, sendo estabelecido uma organização para que a empresa alcance sua mesa e objetivos, implantando a ferramenta e sua utilização de forma prática e em todos os passos da empresa.
Veja abaixo as vantagens dessa ferramenta e quanto ela se mostra necessária e fundamental:
Permite um foco nos pontos mais importantes
Neste ponto, as prioridades são definidas com base em suas metas, objetivos e disponibilidade. É nesse processo que é definido as metas e onde a empresa deseja chegar em cada momento.
Mais organização
Melhor organização e planejamento, resultando em maior controle e clareza da estratégia de marketing para todos os envolvidos, despertando e atraindo sempre o melhor dos seus colaboradores.
Essa ferramenta alinhada a outros sistemas da empresa, como um sistema para emissão de nota fiscal, faz toda a diferença, conseguindo trazer organização e manter esse hábito em toda rotina de trabalho.
Mais frequência nas postagens
Aumenta a frequência nas postagens, diversificando o formulário e não repetindo conteúdo ou palavras-chave, levando ao público algo agradável e bom de ser consumido, devido justamente a esse processo rigoroso, eficaz e proveitoso para empresa.
Implementar esse cronograma gera isso em todo o dia a dia, fazendo com que o DNA da empresa se torne exatamente esse, sendo algo bom desde uma empresa de desinfetante até uma marca de materiais esportivos, mantendo um padrão alto diante do mercado.
Possibilidade de análise
Analisar métodos anteriores e seus resultados, bem como a possibilidade do assunto. Assim, analisando os fatos e acontecimentos da empresa e do momento em que se está passando, é possível adotar uma estratégia ideal diante dessa situação.
Por isso, essa análise se mostra fundamental dentro do cronograma de conteúdo, sendo uma característica única e muito usada no processo diário da empresa.
Como você pode ver, os cronogramas de conteúdo são fundamentais para um bom planejamento. Veja a seguir dicas para montar seu cronograma de conteúdo e se antecipar diante de todo o mercado.
Dicas para desenvolver um cronograma de conteúdos
Essas dicas são essenciais para criar um bom cronograma de conteúdo, ensinando a usar ferramentas e aplicativos para trazer agilidade e qualidade à sua agenda. Acompanhe!
1 – Definir objetivos
Objetivos claros são a coisa mais importante neste momento. Saber o que esperar de um plano de conteúdo pode ajudar a traçar a linha de como conseguir isso, dependendo principalmente de onde você está hoje e para onde quer ir.
Por isso, definir as metas e onde a empresa almeja chegar através do uso do cronograma de conteúdo e toda sua organização, são um dos passos iniciais e que compõem grande importância em todo o andamento.
Dessa forma sendo um diferencial e uma chave para conseguir justamente todo o destaque em todos os meios, sendo importante, bem como sendo algo a ser levado em consideração sempre.
Por exemplo: se seu objetivo é aumentar o número de clientes em potencial, você precisará criar um plano de conteúdo.
No entanto, se você deseja apenas aumentar o número de seguidores em sua página, por exemplo, de produtos de limpeza profissional, você precisa empregar uma estratégia completamente diferente.
2 – Linha de pensamento
Com um objetivo claro em mente, é importante planejar a ordem de suas postagens para atingir seu objetivo final, demonstrando na prática essa organização e como a empresa é única em sua estratégia adotada.
As duas ferramentas básicas para criar planos de conteúdo são o Planilhas Google e o Google Agenda. Eles podem ajudá-lo a criar ideias e lembrar quando você precisa publicar conteúdo, sendo útil desde uma empresa de licenciamento ambiental até as mais diversas do mercado.
Conhecer essas ferramentas é algo bom, fazendo com que se tenha uma amplitude e um caminho certo a ser percorrido, gerando mais facilidades em todo o modo de trabalho da empresa.
3 – Mantenha uma atualização
Depois de criar um cronograma de conteúdos, é importante prestar bastante atenção nele. Muitas vezes, as pessoas percebem que o conteúdo do plano pode ser modificado ou melhorado.
À medida que o tempo passa e as coisas mudam, o tema quente de hoje pode ser substituído por outro amanhã. Por isso, estar por dentro do que está surgindo e de como o mercado se comporta em todas as situações é um diferencial necessário para as empresas.
4 – Análise
Esse é um dos passos que demanda mais atenção, devido à sua importância e utilização, estar atento às opiniões e em como seu público está reagindo aos conteúdos é algo fundamental, fazendo toda a diferença nesse contato com o público.
Adotar as estratégias ideias através dessa análise e observação, faz com que as empresas se destaquem diante de todos os seus concorrentes e do mercado, gerando um destaque desde uma industria de farinha de trigo até empresas que buscam esse diferencial.
5 – Timing
Saber identificar os tópicos quentes do momento é uma parte importante da criação de um bom cronograma de conteúdos. Ter tempo ao postar pode ajudar a aumentar o engajamento em sua postagem.
Estar atento ao momento em que vivemos e a todo o mundo digital, é algo que faz a diferença, entender toda a agilidade com que ferramentas e mais recursos surgem e como o público consome isso é a principal expertise de todo o mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.