Dicas para construir uma estratégia de link building
Link building é a prática de adquirir links de outros sites para seu próprio. Em Search Engine Optimization (SEO), esses links são chamados de backlinks.
Obter backlinks de sites de alta qualidade pode passar autoridade para seu site, além de ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (também conhecido como SERPs).
Uma parte importante de identificar quais páginas são relevantes e confiáveis é entender se outros sites proeminentes têm links ou se referem ao conteúdo. Por isso, é importante considerar o link building ao construir uma estratégia de SEO.
Por que o link building é importante?
Digamos que sua empresa de andaimes tenha um ótimo conteúdo de marketing, mas seu site é relativamente novo e ainda não ganhou muita autoridade. Obter links de outros sites confiáveis é uma ótima maneira de ajudar mecanismos de pesquisa a ver seu site como mais confiável.
Os chamados backlinks são essencialmente votos de confiança para o seu site. E como as páginas com mais backlinks costumam ter uma classificação mais alta, é essencial criar conteúdo de alta qualidade e usar construção de links para atrair mais backlinks.
Assim, iniciar o processo de construção de links mais cedo ou mais tarde lhe dará uma vantagem maior para sua empresa de higienização de sofá sobre os concorrentes e trará grandes benefícios ao seu site a longo prazo.
Como funciona o link building?
A melhor maneira de aumentar sua autoridade através do link building é ganhar backlinks de sites confiáveis e de alta qualidade. Se você tem toneladas de backlinks, mas eles são de sites irrelevantes e com spam, eles provavelmente não ajudarão você a se classificar melhor.
Existem muitas maneiras de adquirir backlinks, incluindo:
- Promoção nas redes sociais;
- Blogs parceiros;
- Alcance manual;
- Buscando os backlinks dos concorrentes.
Ao investigar maneiras de melhorar sua classificação, aproveitar o poder do link building pode ser um desafio para iniciantes e profissionais experientes. No entanto, pode ser uma de suas ferramentas mais poderosas para o sucesso orgânico de sua startup de serviço de adestramento de cães.
Ao planejar sua estratégia de link building, é importante conhecer os diferentes tipos de links, conforme os abaixo:
- Nofollow vs. Follow
Os links nofollow geralmente são usados quando você deseja vincular a outro site, mas não deseja que sites de busca rastreiem esse site.
Para designar um link como um link nofollow, você precisará adicionar o atributo rel=”nofollow” no código do link. Os links nofollow informarão aos sites de busca que o link não deve passar no PageRank.
PageRank é uma métrica que ajuda mecanismos de pesquisa a monitorar se um link está dando pontos a outro site ou não.
O link nofollow é útil quando você precisa vincular a um site, mas não quer endossá-lo e quando o link é lucrativo.
Alguns mecanismos de pesquisa introduzem um tipo adicional de atributo de backlink e preferem que os usuários usem para links pagos ou lucrativos (como anúncios pagos, anúncios de banner, links afiliados) em vez de nofollow.
É importante mencionar que links nofollow não passam autoridade diretamente. No entanto, eles ainda podem fornecer reconhecimento de marca e tráfego.
Os links de acompanhamento, por outro lado, são links regulares com atributos que informam aos mecanismos de pesquisa que o link deve passar no PageRank.
O follow é útil para passar autoridade para um site confiável e ajudar os bots de mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é o conteúdo.
- Links de usuários
Utilizar links gerados pelo usuário como uma tática para a construção de links não é o caminho ideal quando você deseja aprimorar sua estratégia de SEO. No passado, alguns sites de busca penalizavam aqueles que tentavam criar links gerados pelo usuário.
Às vezes, os links gerados pelo usuário são criados por você com a intenção de promover seu próprio trabalho. Eles também são geralmente mais baixos em qualidade do que outros métodos de criação de links.
Alguns exemplos de links de usuários incluem:
- Anúncios;
- Páginas de perfil dos usuários;
- Comunicados de imprensa;
- Infográficos e widgets incorporados;
- Comentários não moderados do blog.
Links dessas fontes não prejudicarão seu site, mas geralmente não é uma boa ideia gastar tempo com essa estratégia, pois esses tipos de links provavelmente não passarão nenhuma autoridade.
- Links orgânicos de outros blogs ou sites
Links orgânicos ocorrem mais naturalmente de leitores que acessam seu site de conserto ar condicionado, incluindo um link em seu blog ou site sem serem solicitados.
A maioria dos links orgânicos não reside em conteúdo patrocinado ou pago e também não possui parâmetros de rastreamento. Eles geralmente são adicionados ao conteúdo de outro blogueiro ou webmaster com a intenção de fornecer valor aos seus leitores.
Isso significa que é mais provável que você veja links em vídeos, postagens de blog, imagens e outras listagens de produtos no site de alguma empresa, como de assistência técnica nobreak.
Links orgânicos também são uma das melhores e mais eficientes maneiras de promover seu blog ou seu site.
Como construir links com sucesso?
Antes de começar a solicitar backlinks de toda a internet, lembre-se de que os links que você solicita devem ser de um site relativo ao seu nicho. Além disso, deve levar em consideração o desempenho e a credibilidade do outro site.
Criar um e-mail bem escrito antes de começar a entrar em contato com os proprietários do site é útil para divulgar sua marca deacessórios para roçadeira. Para encontrar clientes em potencial e gerenciar sua campanha, você pode usar ferramentas de criação de links.
Elas podem permitir que você adicione clientes em potencial à sua campanha e organize seus esforços de divulgação.
Além disso, há outras maneiras de criar links de sucesso, conforme abaixo:
Solicitar links
A divulgação pode levar muito tempo e esforço com pouca recompensa, mas pode ser mais eficaz com as ferramentas certas.
Se sua empresa de conserto de elevadores estiver interessada em obter um backlink de um site específico que você sabe que pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site ou página.
É provável que você precise entrar em contato diretamente com o proprietário do site para que isso aconteça.
Adicionar links manualmente
O link building manual refere-se a colocar links você mesmo, seja em um comentário de blog, em um guest post em outro site ou em um comunicado à imprensa.
Ao adicionar links por você mesmo, normalmente você está no controle total do resultado das táticas, em vez de depender de um jornalista ou de terceiros para criar um link para seu site.
É exatamente por isso que essas táticas são frequentemente conhecidas como “construção manual de links”. Mas lembre-se: os links que você controla geralmente não são da mais alta qualidade.
Aos olhos dos sites de busca, quaisquer links que não sejam colocados editorialmente são manipuladores. Você pode adicionar links manualmente de forma editorial com intenção, mas é importante não enviar links de spam ou adicioná-los aleatoriamente.
Portanto, não há necessidade de ter medo de adicionar links manualmente, desde que seja feito com cuidado.
Esse método de construção de links pode gerar benefícios como tráfego de referência ou ajudar a posicioná-lo como um líder de pensamento. Também pode ajudá-lo a construir sua marca interagindo com usuários dentro do seu nicho.
No entanto, adicionar links por conta própria não lhe dará uma vantagem competitiva significativa. Assim como as táticas de ganho rápido, uma estratégia baseada no link building tradicional provavelmente será aquela que os concorrentes podem copiar facilmente.
Ganhe links
Para obter uma verdadeira vantagem competitiva por meio de links, sua empresa de licenciamento ambiental pode adotar uma estratégia que permita ganhar links colocados editorialmente.
Ganhar links requer uma grande quantidade de esforço, mas dá a maior recompensa. Portanto, esteja preparado para investir tempo e recursos para ganhar links. Ao fazer isso, você obterá links que os concorrentes terão dificuldade em replicar.
A melhor maneira de fazer com que outros sites criem links relevantes e de alta qualidade para o seu é criar conteúdo exclusivo e relevante que possa naturalmente ganhar popularidade na comunidade da internet.
Quando você ganha um link, um terceiro decide ativamente criar um link para o seu site, o que significa que eles estão se vinculando porque têm um motivo para isso. Isso agrega valor ao seu conteúdo e ao seu site como resultado.
Você pode usar ferramentas para ter uma ideia de como são os perfis de backlinks de seus concorrentes.
Criar ativos vinculáveis
Ativos vinculáveis são partes de conteúdo destinados a atrair links. Um tipo comum de ativo vinculável é um infográfico – é uma boa estratégia apresentar pesquisas originais como um gráfico para aqueles em seu nicho.
Além disso, criar ativos vinculáveis é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e atrair a atenção das mídias sociais.
Os infográficos são cerca de 30 vezes mais propensos a serem lidos do que um artigo completo, portanto, a criação de ativos vinculáveis pode fechar a lacuna para aqueles que não desejam ler seu conteúdo completo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.