Como aumentar o alcance de suas campanhas de marketing?
Muitas empresas, atualmente, têm as campanhas de marketing como uma das principais ferramentas para alavancar seus resultados.
Um dos motivos para aderir o marketing como uma alternativa para melhorar o desempenho de uma empresa se dá pelo motivo de que essa prática consegue até mesmo reforçar o posicionamento da companhia dentro do segmento que atua, ou seja, ganhar destaque entre a concorrência.
Dependendo de como a campanha for feita, a possibilidade do negócio despertar um novo público pode aumentar, e com isso naturalmente os números de venda podem aumentar. O mesmo vale para outros tipos de ramo, como uma empresa de levantamento topográfico que pode optar pelo marketing para aumentar o seu alcance.
Uma das vantagens de conseguir ter um novo público-alvo para atingir está conectado com os impactos que uma marca pode fazer no segmento, e além disso, causar novas impressões.
Contudo, antes de explicar quais as formas de aumentar o alcance de suas ações promocionais, é preciso, inicialmente, entender o significado de fazer uma campanha. Entenda melhor sobre essa ação que é executada diariamente pelas empresas.
O que é uma campanha de marketing?
De uma forma direta, uma campanha de marketing pode ser definida como uma promoção criada para atingir uma meta específica. Essas metas geralmente são estabelecidas com uma data inicial e uma data final.
Ao fazer uma campanha de marketing, o mais importante a ser feito, que deve ser levado até o fim da ação, é ter um objetivo claro e conciso. Por exemplo, ter esse tipo de pensamento, na prática, ajuda até mesmo um fornecedor de vacuum forming a vender seus produtos.
Independente se o objetivo da sua empresa é, por exemplo, aumentar o número de vendas em um determinado mês, é necessário ser específico.
Especificar o seu objetivo é, de longe, uma definição que precisa ser feita logo no início de uma campanha. A razão para isso está relacionada à facilidade de conseguir alcançar a meta estabelecida.
Portanto, quanto mais específica for a meta que a sua empresa deseja alcançar, mais fácil será de ser alcançada. É desta forma que um distribuidor fonte chaveada, por exemplo, consegue direcionar suas campanhas para o público certo.
Nessa fase, a especificidade irá te ajudar a concentrar melhor suas táticas e, além disso, fará com que o seu tempo seja melhor aproveitado.
Muitos podem confundir, mas campanhas de marketing que conseguem alcançar seus objetivos não devem ser definidas como um simples anúncio. Na internet, podem ser vistos anúncios de vários tipos, desde roupas até mesmo sobre algum produto fabricado por uma fábrica de tela artística. Geralmente, esses anúncios são para uma venda direta.
Dependendo da complexidade da campanha, a empresa irá utilizar vários tipos de mídia. Fora as mídias, ainda há outras ações como disparar uma sequência de mensagens em um período de tempo estendido, analisar o posicionamento da empresa na área, definir uma experiência de marca e por fim lidar com o cumprimento e a venda da campanha.
Com isso, podemos perceber que as campanhas de marketing vão muito além do que promover um simples anúncio. Ambos possuem suas semelhanças, porém ao mesmo tempo possuem suas diferenças.
Plano inicial de uma campanha de sucesso
Como qualquer plano, o primeiro passo a ser dado é definir algumas coisas que, na prática, têm o seu papel de importância no processo.
Fazer essas definições, como já citado, consegue ajudar a empresa a realizar os trabalhos de uma maneira mais fácil e objetiva. Assim, empresas de caldeiraria e montagem industrial, por exemplo, conseguem construir uma campanha de sucesso mais fácil.
Por trás de um plano há uma meta que deve ser alcançada, e para isso caminhos serão desenvolvidos para conseguir alcançar os objetivos. As definições, por sua vez, irão funcionar como uma maneira de visualizar esses caminhos e saber o que precisa ser feito.
Por se tratar de uma campanha de marketing, as definições iniciais que precisam ser feitas envolvem divulgação, esboço de ideias e plano de metas.
Na prática, elas são capazes de ser aplicadas em qualquer negócio, desde uma loja virtual até uma empresa de montagem de painel elétrico. Em outras palavras, sua aplicação é bastante ampla.
Cada definição possui sua particularidade, e é por meio destas particularidades que irão te ajudar a entender melhor o que precisa ser feito. Entenda melhor como estas definições funcionam.
Divulgação
A divulgação é uma fase onde você precisa pensar quais serão as ferramentas usadas para divulgar suas campanhas. Pode ser boca a boca, sinalização em pontos de venda, e-mail marketing e mídia social. Nessa parte, procure estudar com cuidado para saber qual ferramenta irá lidar melhor com a campanha que deseja fazer.
Esboço de ideia
Em meio ao processo de criar uma campanha, você deseja que tenha um apelo à ação de um objetivo. Por esse motivo, criar um call-to-action que pode ser fundamental para que as pessoas dêem um passo adiante com você.
É importante pontuar também que a frase a ser usada como chamariz pode ser qualquer coisa desde que ela seja clara e fácil de entender.
Imagine que uma fábrica de tampa plástica, no caso, o ideal a se fazer é desenvolver uma frase que não se concentre tanto na qualidade dos produtos.
Plano de metas
Como já citado no texto, a sua campanha precisa ter uma data inicial e uma data final. Para te ajudar nessa parte, use um calendário para planejar cada ação que será tomada nas determinadas datas escolhidas.
Procure definir, objetivamente, as datas e as metas. No decorrer da campanha, você irá observar o que está dando certo e o que precisa ser corrigido. Esse processo, na prática, pode ajudar uma empresa de engenharia ambiental campinas, por exemplo, que está na busca de aumentar o número de clientes.
8 passos para ter uma campanha bem executada
Na prática, criar uma campanha de sucesso não é fácil. Para te ajudar nesse processo, listamos 8 passos que podem ser bastante úteis.
1. Organize seus objetivos
O primeiro passo a ser dado, envolve saber planejar suas campanhas para que a sua empresa consiga alcançar suas metas anuais. Imagine que você deseja gerar 100 novos clientes, para isso é preciso pensar quantos leads devem ser capturados para atingir essa marca e quais mídias serão utilizadas nesse processo.
2. Relacione suas ideias com as suas estratégias
O segundo passo é o momento onde você precisa identificar todas as metas de negócios que precisarão de suporte de marketing.
As campanhas irão servir como um meio onde você irá conseguir gerar e cultivar clientes, assim as vendas poderão ser feitas através de um canal de comunicação específico ou comercializar para clientes já existentes.
Dessa maneira, é preciso avaliar ideias e opções que serão usadas para disseminar a sua campanha. As opções podem ser:
- Marketing na internet;
- Mídia social;
- Telemarketing;
- Marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Publicidade.
Dentre estas opções, você precisa estudar quais serão mais eficazes de acordo com o objetivo da sua campanha.
3. Defina e mire no público-alvo
Quando você cria uma segmentação, naturalmente ficará mais fácil atingir o grupo de pessoas que você deseja alcançar. Em outras palavras, trata-se de uma parte onde é preciso definir o público-alvo da sua empresa, que são pessoas que podem se tornar clientes potenciais para o seu negócio.
Ao saber quais são estas pessoas que têm grandes chances de virarem seus clientes, basta mirar as campanhas de marketing diretamente para eles.
4. Desenvolva um chamariz
Quando você precisar desenvolver um chamariz, pense que, no mercado, os clientes já são bombardeados diariamente com ofertas e promoções, portanto a sua mensagem deve ser criativa e se destacar das demais.
5. Veja o seu orçamento e defina um ROI
O ROI (Retorno de Investimento em portugês), é uma prática que, quando executada, pode virar um exercício, visto que ele obriga o empresário a pensar e estimar o resultados que serão obtidos através das métricas.
6. Estude os pontos de contato da campanha
O sexto passo está mais relacionado a necessidade do empresário ter atenção sobre o que irá colocar na sua campanha.
Por exemplo, imagine campanhas de marketing onde uma empresa quer demonstrar a utilidade de um software, e quando um cliente procura saber como irá funcionar o programa, o mesmo apresenta erros. Logo, o cliente pode perder o interesse.
7. Mantenha a identidade da sua marca na campanha
Nessa parte, você precisa preservar a identidade da sua marca no andamento da campanha.
8. Faça testes de melhoria
Por fim, conforme for o porte das suas campanhas de marketing, você pode estudar quais pontos podem ser melhorados. Para assegurar essa melhoria, faça testes, eles irão mostrar o que precisa ou não ser melhorado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.