Saiba destacar sua marca com estratégias digitais
O marketing digital é um conjunto de estratégias que uma empresa ou negócio pode adotar online com o objetivo de atrair novas oportunidades de negócio, criar relacionamento com os clientes e desenvolver uma identidade para a marca. Para isso, dentre as principais estratégias estão o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
É inegável a importância do marketing digital para o relacionamento entre consumidores e empresas atualmente, o que torna essencial que os empreendedores compreendam as principais estratégias e vantagens de implementar um plano de marketing digital eficaz.
O que é Marketing Digital?
O marketing digital é a promoção de produtos, serviços ou marcas através das mídias digitais que auxiliam no estabelecimento de um canal de comunicação com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
Devido ao fato de que a maior parte da população mundial, atualmente, está conectada à internet. O marketing digital se tornou uma das principais ferramentas para as empresas solucionarem os problemas dos clientes e potenciais clientes, estreitando laços e otimizando o relacionamento com os consumidores.
Isso ocorre por meio da criação de canais digitais para empresas especializadas em praticamente qualquer ramo de atividade, como, por exemplo, a locação de caçamba de entulho. Não só empresas podem investir no marketing digital, mas também pessoas, universidades, associações, ONGs, movimentos e igrejas.
Conceitos-chave do Marketing Digital
O Marketing é um amplo conjunto de estratégias que envolve uma série de ações com relação aos produtos, público-alvo e características da própria empresa. O objetivo é a otimização dos lucros por meio de:
- Pesquisas;
- Adequação do design;
- Campanhas publicitárias;
- Atendimento pós-venda.
Entretanto, o Marketing Digital é considerado um universo com termos próprios, envolvendo conceitos que precisam ser elucidados para melhor compreensão do funcionamento das estratégias. Vale a pena ressaltar que cada um deles merece um estudo mais aprofundado, além de que, existem outros conceitos complementares, também importantes para as estratégias. Como exemplos de conceitos-chave é possível citar:
Pessoa
É um perfil semi fictício, baseado em dados sobre os consumidores reais de uma marca e que, por conta disso, podem representar o comprador ideal. A criação de personas possibilita ações mais segmentadas e direcionadas para o público correto de serviços como ahigienização ar condicionado automotivo, por exemplo. Isso ajuda a evitar o desperdício de tempo e dinheiro com ações publicitárias ineficazes.
Conduzir
Os Leads representam oportunidades de negócio. São contatos que, por meio de estratégias de Inbound Marketing, disponibilizam informações para que a empresa identifique compradores em potencial. À partir das informações, as estratégias se voltam para a produção de conteúdos relevantes para a nutrição dos leads, até que eles estejam prontos para comprar.
Funil de vendas
O funil de vendas representa a jornada do consumidor, por meio das etapas que as pessoas costumam passar durante o processo de compra. Na venda de relogio parede personalizado, por exemplo, as etapas compreendem desde a descoberta de um problema, como a necessidade de comprar esse produto, até a consideração de compra, e determinam estratégias específicas de marketing.
CRM
O CRM, “Customer Relationship Management”, é um software utilizado para a gestão do relacionamento entre empresas e seus potenciais e atuais clientes. A ferramenta costuma apresentar um cadastro de clientes com registro de suas informações pessoais, além dos últimos contatos realizados pela empresa e controle do relacionamento pós-venda.
Página de destino
Totalmente focadas na conversão dos clientes, essas páginas servem para a captura de leads da seguinte maneira: as páginas de um site de uma academia, por exemplo, que está oferecendo aula de natação infantil podem disponibilizar um conteúdo informativo para o público interessado.
O material deve ter valor e ser de alta qualidade e, em troca, os visitantes deixam informações de contato. Com isso, tornam-se leads e também é possível saber o estágio do funil em que o possível consumidor se encontra, dependendo do tipo de material consumido.
SEO
Uma estratégia essencial para aumentar o potencial de páginas, sites e blogs nas buscas pela internet, é a otimização para mecanismos de busca, ou “Search Engine Optimization”. Ao cumprir os principais requisitos da principal plataforma de busca, o Google, é possível que as estratégias contribuam com muitos benefícios para os negócios.
Para exemplificar, quando o empreendimento especializado em reformas e construções produz e divulga conteúdos sobre a restauração de fachada predial, entre outras intervenções em um imóvel, a otimização SEO permite que potenciais clientes encontrem as postagens mais facilmente, por meio do posicionamento entre os primeiros resultados das buscas.
Isso ocorre principalmente através do uso de palavras-chave e expressões com alto volume de pesquisa, que estejam relacionadas aos produtos. Entretanto, há outras recomendações para uma boa otimização de textos e conteúdos, já que a plataforma de pesquisa e a produção de conteúdos na internet são bastante complexas e dinâmicas.
CMS
Já para a produção, edição e publicação de conteúdos online, o sistema de gestão de conteúdos, ou “Content Management System”, é muito utilizado. Devido ao fato de não exigir conhecimentos técnicos em programação, a ferramenta facilita a criação de sites, blogs e outros tipos de portais.
CTA
CTAs ou Calls-to-Action são chamadas que direcionam os visitantes das plataformas para alguma ação, para que continuem no fluxo do funil de vendas. Alguns exemplos são os pedidos para compartilhamento de conteúdos sobre a locação de micro onibus ou outros serviços relacionados nas redes sociais, ou entre amigos, ou até o incentivo para a realização de um orçamento.
Conheça duas importantes estratégias de Marketing Digital
Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital. O ideal é que a equipe responsável pelo marketing de um empreendimento atue adaptando as ações ao segmento do mercado, porte do negócio e outras características relacionadas ao público-alvo.
Inbound Marketing
As estratégias de Inbound Marketing têm como objetivo fazer com que a empresa seja encontrada pelas pessoas. Para que isso aconteça, as empresas ou prestadoras de serviços precisam avaliar e entender quais são os maiores problemas dos consumidores para, em seguida, estabelecer uma comunicação e oferecer uma solução para essas necessidades ou desejos.
Quando as técnicas são praticadas com consistência, uma audiência é criada por meio desse canal de comunicação. Uma empresa de higienização interna automotiva, para exemplificar, pode estabelecer um relacionamento com o seu público, entendendo os interesses específicos envolvidos e atendendo-os com conteúdos, garantindo bons resultados online.
A criação de conteúdo com informações acessíveis e relevantes, o que envolve o Marketing de Conteúdo, faz parte das principais técnicas do Inbound Marketing.
Marketing de Conteúdo
É bastante comum que, antes de realizar qualquer compra, os consumidores busquem soluções na internet, principalmente pelos motores de busca. Nesse momento, o Marketing de Conteúdo aparece como uma ferramenta para a publicação de materiais relevantes e capazes de atrair, convencer e encantar a audiência.
Quando bem aplicada, a estratégia pode triplicar os acessos à empresa na internet, o que contribui para o reconhecimento da marca, aumento da autoridade e educação do mercado consumidor. Para isso, o conteúdo de diversos formatos é espalhado em plataformas como os sites ou blogs, redes sociais, e-mails, entre outras.
Vantagens do Marketing Digital
O Marketing digital mudou bastante o relacionamento entre os consumidores e os empreendimentos, agregando vantagens que representam economia para ambos. Um dos benefícios é a interatividade, que amplia os canais de comunicação com os consumidores, melhora as experiências com as marcas e aumenta o engajamento da audiência. Assim, as marcas conseguem compreender melhor o seu público alvo, que também tem mais facilidade de contato com os empreendimentos.
As estratégias são essenciais na análise de resultados da empresa, verificando e medindo a efetividade de campanhas, anúncios e outras produções envolvidas. Desta forma, uma empresa especializada na produção de rotulos para cosmeticos, por exemplo, pode identificar e corrigir falhas mais facilmente, com o objetivo de melhorar produtos, serviços ou atendimento aos clientes, entre outros aspectos que envolvem o negócio.
Ao final, o investimento nas estratégias de Marketing Digital resultam em mais oportunidades de negócio para os empreendedores. Por meio de campanhas eficientes e bem planejadas, marcas de todos os segmentos e portes podem atrair consumidores e vender.
Com isso, pode-se dizer que até mesmo os consumidores ganham, porque ampliam-se as possibilidades de produtos, com diferentes materiais e processos de fabricação, acessíveis por meio das plataformas digitais.
Para concluir, é essencial ressaltar a importância da contratação de profissionais especializados e experientes em Marketing Digital. Assim, o empreendimento garante que o investimento nas estratégias será eficaz para ampliar as oportunidades, por meio de estratégias personalizadas e adaptadas para cada negócio.
Afinal, o Marketing Digital requer conhecimentos específicos, que estão em constante evolução, de acordo com o comportamento dos consumidores e do próprio mercado e os profissionais adequados têm capacidade para aliar todas as estratégias e ações necessárias para impulsionar o alcance e a notoriedade de uma marca.