Confira como funciona o Youtube Shopping e a nova integração com a Shopify
O YouTube anunciou uma nova integração com a Shopify, sendo essa uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo, tornando assim a experiência de compra ainda mais fácil e intuitiva.
O YouTube Shopping é uma funcionalidade que permite aos usuários comprar produtos diretamente nos vídeos do YouTube.
Quando um criador de conteúdo marca um produto em seu vídeo, os usuários podem clicar na tag para obter mais informações sobre o produto e serem direcionados a uma página de compra.
Além disso, os usuários também podem comprar diretamente na plataforma, sem precisar ter que sair do vídeo.
Dessa forma, você pode vender desde uma chapa de aço inoxaté bolos feitos em casa através de vídeos no YouTube.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre como funciona essa plataforma e como ela pode o ajudar a comercializar os seus produtos ou serviços.
O que é Shopify?
Shopify é nada menos do que uma plataforma de comércio eletrônico que permite que indivíduos e empresas criem as suas próprias lojas virtuais para vender produtos on-line.
Foi fundada em 2004, onde hoje a Shopify é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo, com mais de 1 milhão de lojas ativas.
Essa plataforma também permite que os usuários criem a sua própria loja virtual, escolham um tema, adicionem produtos, processem pagamentos e gerenciem o seu inventário e pedidos, tudo em um único espaço virtual.
A Shopify também oferece ferramentas de marketing, como descontos e cupons, além de integrações com outras ferramentas, como redes sociais e serviços de entrega.
A plataforma é muito flexível, podendo ser usada por negócios de todos os tamanhos, desde empresas de pintura industrialde grande porte até uma loja pequena de bairro.
Ela também é escalável, o que significa que os seus usuários podem atualizar facilmente os seus planos de assinatura à medida que suas necessidades mudam.
Além disso, a Shopify oferece um suporte técnico de 24 horas por dia, sete dias por semana, a fim de ajudar os internautas com qualquer problema que possam enfrentar.
Dessa forma, se você vende um painel elétrico industrial, por exemplo, não precisa se preocupar em auxiliar os seus clientes o tempo todo com algum problema técnico na plataforma, uma vez que a Shopify já faz isso.
Outro fator muito importante é que ela proporciona a capacidade de integrar a sua loja virtual com outras plataformas, como o Facebook, Instagram e agora o YouTube Shopping.
Com isso, ela permite que as empresas alcancem uma audiência ainda maior e ofereçam uma experiência de compra cada vez melhor.
Como funciona o Youtube Shopping?
Como já mencionado, o YouTube Shopping é uma plataforma que permite que os internautas efetuem a compra de produtos diretamente nos vídeos do YouTube.
Isso acontece de maneira que um criador de conteúdo pode marcar um produto ou serviço em seu vídeo, onde os usuários podem clicar na tag para conseguir ter maiores informações sobre o produto ou serviço de interesse.
Com isso, elas são direcionadas para uma página de compra e podem finalizar o seu pedido, adquirindo o produto ou serviços que desejarem.
Por exemplo, você pode comprar um cabo de açoao clicar em uma tag do youtuber que você está assistindo, facilitando assim a sua interação com os produtos e a aquisição dos mesmos.
Além disso, os criadores de conteúdo também possuem uma grande vantagem sobre esse fator, uma vez que ele pode influenciar uma maior quantidade de usuários a adquirirem os seus produtos.
As tags podem ser adicionadas aos vídeos antes ou depois de serem enviados para a plataforma, podendo ser alteradas sempre que quiser.
Ao clicar em uma tag, os usuários podem ver diversas informações sobre o produto, como já mencionado, onde dentre elas, estão:
- Nome;
- Preço;
- Descrição;
- Imagens;
- Avaliações do produto.
Esses são alguns dos dados que o internauta pode conseguir facilmente, aumentando assim a sua confiabilidade no produto.
Por exemplo, uma empresa de assistência técnica balança digital pode demonstrar como funcionam os seus serviços através de fotos e vídeos, uma vez que as compras online não permitem visualizar o produto adequadamente ou os serviços exigem certa credibilidade.
Caso o usuário decida adquirir o produto, ele será direcionado para uma página de compra, que pode ser dentro do próprio YouTube ou em um site externo.
Dessa forma, se você vai vender óleo para compressor, por exemplo, você cria uma página de compra dentro da própria plataforma de vídeos, ou então direciona os seus clientes para um site que já é seu, da sua própria empresa.
O YouTube Shopping também oferece outras ferramentas para ajudar os criadores de conteúdo e vendedores a promover seus itens, como as listas de compras e os anúncios de produtos.
As listas de compras permitem que os usuários salvem objetos para realizar a aquisição mais tarde, enquanto que os anúncios de produtos são uma forma de os promover em propagandas no YouTube.
O YouTube Shopping é uma opção atraente para empresas que desejam expandir sua presença no comércio eletrônico e para os criadores de conteúdo que querem monetizar os seus vídeos e promover produtos para sua audiência.
Essa plataforma continua a desenvolver suas ferramentas de comércio eletrônico e a trabalhar em parcerias com outros negócios para tornar a experiência de compra ainda mais fácil e intuitiva para os seus usuários.
Como funciona o Youtube Shopping com a Shopify?
Como você pode perceber, com a nova integração entre o YouTube Shopping e a Shopify, os criadores de conteúdo poderão sincronizar suas lojas virtuais com o YouTube Shopping, tornando a experiência de compra melhor para todos.
Essa integração significa que os produtos disponíveis em uma loja Shopify podem ser facilmente marcados nos vídeos do YouTube. Por exemplo, você pode divulgar o seu negócio de aluguel de churrasqueirae facilitar o contato do seu cliente com o seu produto.
Os usuários podem clicar nas tags de produto para obter mais informações sobre o produto e serem direcionados a uma página de compra, como já mencionado, facilitando a interação entre marca e potencial consumidor.
A integração com a Shopify também traz algumas vantagens para os vendedores, uma vez que eles podem gerenciar os seus produtos em um só lugar e rastrear as vendas efetuadas através do YouTube Shopping.
Isso significa que as vendas que forem realizadas através do YouTube serão automaticamente registradas na conta da sua loja no Shopify.
Além disso, a integração também inclui suporte para compras em tempo real, onde os internautas poderão comprar produtos diretamente durante uma transmissão ao vivo que você deseje realizar.
Por exemplo, uma rede de empresas de usinagempode efetuar um evento, de maneira totalmente online, e obter clientes adquirindo os seus produtos ao vivo.
Os criadores de conteúdo poderão promover os seus produtos durante a transmissão ao vivo e os espectadores poderão comprar os produtos imediatamente.
Com isso, a nova integração entre o YouTube Shopping e a Shopify tornará toda a experiência de compra, tanto para a empresa quanto para o consumidor, muito mais satisfatória.
Além disso, com essa integração, se espera que o YouTube Shopping se torne uma opção ainda mais relevante para todas as empresas e criadores de conteúdo.
Empresas de sucesso com essa estratégia
Existem muitas empresas que obtiveram sucesso através de estratégias do YouTube Shopping, onde dentre elas, podem-se citar:
- Sephora;
- Ralph Lauren;
- Puma;
- Samsung.
Essas são algumas das empresas que tiveram um grande sucesso através da utilização dessa estratégia como meio de comercializar os seus produtos.
Sephora
Essa empresa de cosméticos usou o YouTube Shopping para promover os seus produtos em tutoriais de maquiagem e avaliações de produtos. Eles também criaram listas de compras, permitindo assim que os usuários salvassem os produtos para comprar posteriormente.
Ralph Lauren
A empresa de moda usou o YouTube Shopping para promover a sua linha “Polo Ralph Lauren” em uma campanha de marketing.
Eles criaram anúncios de produtos que apareciam em vídeos relevantes para a sua audiência, direcionando os usuários para uma página de compra.
Puma
A Puma usou o YouTube Shopping para marcar produtos em vídeos de influenciadores, onde isso permitiu que os usuários clicarem nas tags de itens para obter mais informações e comprar diretamente no vídeo.
Samsung
A empresa de eletrônicos usou o YouTube Shopping para promover a sua linha de TVs, onde eles criaram anúncios de produtos que apareciam em vídeos relevantes para sua audiência, direcionando os usuários para uma página de compra.
Essas empresas conseguiram aproveitar o YouTube Shopping para aumentar a exposição de seus produtos e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Ao utilizar a plataforma, elas conseguiram criar uma experiência de compra mais fácil e intuitiva para os seus usuários, oferecendo uma forma atraente de promover os seus produtos para uma grande audiência.
O YouTube Shopping com integração com a Shopify é uma grande ferramenta que pode auxiliar desde empresas a criadores de conteúdo e seus consumidores, ajudando assim no crescimento significativo das suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.