Como produzir conteúdo humanizado para seu blog
Um blog com um conteúdo humanizado consegue se conectar com as pessoas, criando um relacionamento de confiança e afeto.
Para se construir o Marketing de Conteúdo são necessárias as pessoas que o compõem, pois essa é uma estratégia feita para e por seres humanos.
Cada ser humano é único e tem uma série de aspectos que como ele também são únicos, como:
- Gostos;
- Interesses;
- Necessidades;
- Dúvidas;
- Crenças;
- Sentimentos;
- Afetos.
E é exatamente por isso que o conteúdo humanizado deve ser uma das principais prioridades do marketing.
Principalmente o marketing digital que tem seus conteúdos produzidos com cada vez mais frequência, precisa considerar o aspecto humano de seu interlocutor.
As pessoas que estão do outro lado da tela esperam que o conteúdo seja interessante, que atenda às suas necessidades e resolva suas dúvidas.
Quando essa relação acontece significa que a marca de desconto de duplicatas factoring tem um conteúdo humanizado, que se conecta com as emoções e expectativas de seu público.
Neste vamos explicar o conteúdo humanizado, para você poder aplicar no seu blog. Serão diversas dicas muito úteis para potencializar sua estratégia.
O que é conteúdo humanizado?
Um conteúdo humanizado é aquele que se conecta com os interesses, emoções e necessidades da persona, a personificação de seu público ideal. O grande objetivo é criar uma relação de confiança entre marca e público, ou seja, uma conexão.
Fazendo parte do conceito de Human Experience, ou Experiência Humana, em uma tradução literal, o conteúdo humanizado deve colocar o ser humano no centro de suas estratégias.
Perceba que isso é diferente de uma mentalidade centrada no usuário (User Experience) ou mesmo no consumidor (Customer Experience), e sim no ser humano que vai se relacionar com a empresa.
Dessa forma, o conteúdo humanizado é centrado em seres humanos, deixando pontos como os produtos da empresa, o volume e a velocidade de publicações como objetos secundários de sua estratégia.
Um negócio de abertura de empresa simples que consegue publicar conteúdos que conversem diretamente com pessoas, entendendo o que elas precisam e entrega algo de valor para sua vida, se destaca perante seu público.
É aquela sensação que você tem ao ler um artigo que parece especialmente feito para você ou ao ver um vídeo que mexe com suas emoções. Se isso acontece é porque quem produziu esses materiais conseguiu humanizar seu conteúdo e se conectar a você.
Por isso, é bem diferente daqueles conteúdos superficiais que parecem ser criados por robôs, não entregando valor nenhum.
Por que humanizar o conteúdo?
A explicação é bem simples, pois um conteúdo humanizado tem o peculiar poder de se conectar com pessoas, fortalecendo o relacionamento do seu serviço de contabilidade com o público.
O fato é que quando alguém procura um conteúdo na internet, a pessoa quer valorizar seu tempo, com textos úteis e relevantes, pois querem resolver uma dúvida, se entreter ou aprender sobre um assunto, e os conteúdos devem cumprir essa função.
Uma consequência é o marketing que se fortalece, uma vez que o público cria confiança na empresa e na marca, que responde às suas perguntas e ajuda a resolver suas questões.
O conteúdo humanizado gera um engajamento do público, que sabe que aquela marca lhe oferece conteúdos interessantes.
De forma prática, isso vai se refletir em pontos como na fidelização dos consumidores, com mais vendas e maior faturamento para a empresa.
Conforme uma pesquisa da Salesforce, uma parcela de 73% dos consumidores esperam que uma marca atenda e entenda suas necessidades e expectativas, no entanto apenas 51% acham que as marcas realmente fazem isso.
Segundo um relatório da Deloitte, as empresas centradas no cliente são até 60% mais lucrativas que aquelas que não têm esse foco.
Isso mostra que o marketing com foco no ser humano traz ganhos maiores que branding e relacionamento, gerando também retorno financeiro.
Quando uma consultoria de TI para pequenas empresas se conecta às pessoas, estas se sentem mais dispostas a comprar dela, ser fiel, recomendar a um amigo e gastar mais com seus produtos.
8 dicas para produzir um conteúdo humanizado
A dica mais importante para produzir um conteúdo humanizado é se lembrar que do outro lado da tela tem um ser humano, e você precisa se conectar com ele criando um diálogo.
Pontuamos a seguir algumas dicas para você implementar a criação de um conteúdo humanizado para seu blog.
- Conheça a sua persona
A persona de uma empresa de logistica internacional é a representação de seu cliente ideal, com quem a empresa deve conversar e ter um relacionamento estreitado.
Diante disso, é preciso conhecê-la, ter um bom estudo que permita saber ao certo qual é esse perfil, quais são suas necessidades e dores. Só assim você consegue se comunicar diretamente com seu público, que é a chave para a criação de conteúdos humanizados.
É importante que sua persona seja criada com um embasamento sólido, com base em dados de clientes reais.
Para isso envie questionário para sua base de emails, entreviste clientes que são fiéis a sua marca e analise o perfil dos visitantes do seu site para obter informações.
- Desenvolva a empatia
Para produzir conteúdos humanizados é preciso ter uma boa dose de sensibilidade para se criar uma conexão.
Quando temos a prática de lidar muito com dados, gráficos e números no marketing podemos nos afastar um pouco do componente humano, então tome cuidado com isso.
É preciso exercitar a empatia para ter uma melhor compreensão sobre a persona de sua empresa de sistema para emissão de nota fiscal.
Essa é uma qualidade valiosa para a criação de conteúdos humanizados, pois com empatia você consegue se conectar ao outro e ver o mundo por seus olhos.
- Dê espaço para o slow content
Um ponto que não permite discussão é que para produzir conteúdo humanizado é necessário focar na qualidade. É preciso frear o ritmo da produção de conteúdos para se buscar o máximo de qualidade para as publicações.
O slow content é o movimento contrário à velocidade frenética de produção para atender as necessidades dos algoritmos.
Falamos aqui de um conteúdo desacelerado, que é bem produzido, com pesquisa e planejamento, além de dados e informações que o embasam, dando mais significado para as pessoas.
- Invista em storytelling
Na hora de produzir conteúdos para seu blog de projeto de arquitetura, lembre-se que contar histórias ajuda a conectar-se às emoções das pessoas.
Histórias estão presentes na essência do ser humano e é por isso que a arte de contar histórias, o storytelling, é uma das técnicas mais eficientes no marketing.
Para engajar pessoas, despertar sua atenção e mexer com suas emoções, conte boas histórias em suas publicações.
- Compartilhe os valores da sua empresa
Uma empresa de ERP para logística conta com suas características próprias, tendo uma personalidade como qualquer pessoa.
Cada marca se expressa de uma maneira única, com interesses e gostos únicos, defendendo diferentes causas e assumindo compromissos. Esteja atento que após o conceito do Marketing 3.0, o público espera uma marca que tenha posicionamento.
Por isso, ao expressar seus valores, uma marca se torna mais humana, de forma que as pessoas possam se identificar com ela. Podendo aparecer de forma implícita nos conteúdos humanizados, esses valores são um pilar importante para criar conexão.
- Crie uma comunidade com seus clientes
Para aproximar pessoas, crie comunidades que permitam uma maior interação com seus clientes. Assim é possível entender melhor quais são as necessidades, anseios, comportamentos, dúvidas e angústias do seu público.
No caso dos blogs você pode fazer isso com o oferecimento de conteúdos exclusivos, que se comunicam diretamente com seu público e valorizam a humanização da sua marca.
- Aproxime a linguagem com sua audiência
A linguagem é um ponto determinante para a criação de uma relação entre as pessoas, afinal a forma com que alguém se expressa é fundamental para haver comunicação.
Saiba que o tom de voz, os gestos, as expressões, até o volume da fala são fatores da comunicação que passam informações.
Para humanizar conteúdos para blog é preciso pensar nessas mesmas nuances da linguagem que você utiliza. É preciso criar uma comunicação fluida e direta, que passe confiança e deixe o público à vontade, como se estivesse falando com um amigo.
- Mostre que existem pessoas por trás da sua marca
Uma das melhores formas de criar um conteúdo humanizado é mostrar que sua marca é feita por pessoas. Esse conhecimento aproxima o público, gerando uma ligação entre os seres humanos que existem dos dois lados dessa relação.
Afinal, quando o público tem a percepção que está se relacionando com outras pessoas, a relação com a marca faz muito mais sentido.
Em artigos para blog, uma boa ideia é convidar especialistas da empresa para falarem um pouco de sua área de atuação.
Considerações Finais
Neste artigo, você conferiu 8 dicas para criar conteúdos humanizados para seu blog, otimizando sua estratégia de conteúdo.
Portanto, foque na qualidade, sempre pensando que do outro lado da tela existe um ser humano que demanda uma conexão com seu conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.