Como obter clientes através do outbound marketing
Existem hoje tantas estratégias de marketing que podem ser benéficas para a gestão de um negócio, que se torna fácil para um gestor não ter conhecimento sobre todas essas possibilidades, como o outbound marketing, inbound marketing ou marketing de conteúdo.
A questão é que muitas vezes, todas essas estratégias podem ser ideais para a melhor administração da sua empresa, com uma complementação de estratégias sendo capaz de alcançar resultados ainda melhores para o seu projeto comercial.
Logo, não ter conhecimentos sobre qualquer uma dessas ações pode resultar em uma oportunidade perdida para a gestão do seu empreendimento. O que pode ser um erro fatal, diante do ambiente altamente competitivo de disputa de público.
Como um escritório de contabilidade em São Paulo, que com o avanço das ferramentas digitais pode encontrar como concorrentes não só empresas da mesma região, mas também escritórios do Rio de Janeiro ou de outros cantos do país.
Cada um a oferecer melhores oportunidades para os seus clientes, fazendo com que eles optem por negociar com empresas até mesmo de um ponto mais distante, por causa dos benefícios apresentados, como um preço mais atrativo, por exemplo.
E para que essas vantagens sejam reconhecidas pelo público, uma empresa deve ter bastante atenção com as suas estratégias de comunicação, o que pode ser otimizado a partir da aplicação de uma técnica que utiliza os canais digitais como foco.
Ou no caso de fornecedores de brindes corporativos, que podem usar do marketing verde para melhorar a percepção sobre os seus produtos, utilizando de matérias-primas sustentáveis na confecção dos itens e informando isso ao público.
Junto a todas essas possibilidades, destaca-se uma estratégia conhecida como outbound marketing, que mesmo que não seja tão conhecida pelo nome, é talvez uma das práticas mais comuns entre as empresas. Ao menos aquelas que têm sucesso em seus projetos.
Como funciona o outbound marketing?
Essa estratégia do mercado trabalha com o propósito de alcançar novos clientes para uma companhia, aumentando o reconhecimento sobre uma marca e a longo prazo, influenciando no número de vendas, ao lidar com um índice maior de possíveis clientes.
O outbound marketing se trata de uma ação ativa no intuito de prospecção de novos públicos para um negócio, ou seja, trabalha com comunicações diretas, focadas neste tipo de conquista, ao invés de outras questões, como aumentar o reconhecimento da marca.
Tal estratégia acaba sendo bastante similar ao inbound marketing, que também atua com o propósito de relacionar novos clientes, mas a diferença está no método adotado, pois o inbound age de forma mais passiva, em direção contrária ao outbound.
A título de exemplo de ações de outbound marketing é possível citar uma campanha comercial feita por uma empresa de uniformes, utilizando de diversos canais para divulgar ações que conquistem esses clientes, como uma promoção ou por meio de descontos.
De uma forma geral, entre as ferramentas e canais que podem ser usadas nesse tipo de estratégia, destacam-se:
- Comerciais de TV;
- Campanhas de rádio;
- Anúncios em jornais e revistas;
- Telemarketing;
- Disparo de e-mails comerciais;
- Outdoors;
- Anúncios na internet.
Um conjunto de ações que pode expandir o alcance de uma marca, a ponto de conquistar novos públicos para o seu negócio, permitindo com que os resultados comerciais dessa empresa possam crescer, de acordo com o número de aplicações utilizadas.
Ao mesmo tempo, o outbound marketing não se trata de uma estratégia isolada, pelo contrário, é uma prática que ao ser aplicada junto de outras estratégias, pode resultar em maiores benefícios para o seu negócio, sendo preciso apenas saber como combiná-los.
Junto a isso se destaca o marketing de conteúdo, que trabalha com a produção de peças que possam chamar a atenção dos possíveis clientes de uma marca. Por mais que exista uma relação direta com o inbound marketing, ele também pode ser usado pelo outbound.
Principalmente com a criação de anúncios criativos, a fazer com que uma empresa de uniformes personalizadosconsiga divulgar sua linha de produtos de maneira assertiva, trabalhando para que os espectadores desses comerciais acabem por fechar uma compra.
Contudo, o outbound marketing precisa contar com uma boa estruturação para que ele possa funcionar, impedindo com que o público decida por não comprar de uma empresa, por causa de um estilo de propaganda excessivo, por exemplo.
Logo, a atenção durante a produção dos conteúdos ligados a essa estratégia de marketing deve ser maior, para que os seus resultados possam se alinhar aos objetivos comerciais de uma marca, no que se trata do seu aumento de índice de vendas.
Alcançando novos clientes pelo outbound marketing
Para que uma empresa consiga conquistar a atenção de um indivíduo, sua confiança e posteriormente a conclusão de uma compra, uma série de estratégias de marketing devem ser adotadas. Cada uma tendo o foco em um ponto específico dessa trajetória.
O outbound marketing se destaca por ter uma associação direta com o tópico de vendas, ao buscar maneiras de se certificar de que um possível cliente seja de fato convertido, permitindo assim a conclusão da finalidade que move um negócio.
E para que essa estratégia alcance os resultados esperados, é preciso ter certeza de que essa prática esteja sendo seguida da melhor maneira possível. Algo que pode ser confirmado a partir das seguintes práticas:
Peças comerciais bem estruturadas
Um anúncio bem produzido pode resultar em grandes resultados por parte de uma empresa, incluindo aqueles cujo foco está especificamente em convencer um cliente a consumir o seu produto, além de preferir sua empresa em relação aos concorrentes.
Até porque um anúncio que possua um tom de diálogo errado pode acabar por afastar esse cliente em potencial, ao não informar de maneira correta as características de um produto ou serviço, ou até mesmo usar um diálogo que possa soar invasivo por parte do público.
Para se evitar isso, um serviço de segurança patrimonialteve acesso a peças comerciais bem estruturadas, que levem em contas as características do seu serviço, além de destacar aquilo que pode ser uma necessidade de sua audiência a ser respondida pela empresa.
Equipes integradas
Quanto maior for uma empresa, maiores devem ser o número de equipes que trabalham nessa companhia, cada uma com um propósito distinto. Objetivo que ao serem alinhados podem resultar no melhor aproveitamento possível para esse empreendimento.
Para otimizar as ações referentes ao outbound marketing é importante garantir com que equipes de diferentes setores possam trabalhar em parceria, com uma troca de informação que pode resultar em ações otimizadas para a companhia.
Sendo possível citar as ações de marketing de conteúdo, do inbound marketing, além da clara associação entre os times de vendas e de marketing, a garantirem com que uma empresa de brindes promocionaisconsiga alcançar os melhores resultados em sua área.
Leads qualificados
Dentro dessa associação é possível citar entre os seus benefícios o processo de qualificação de um lead, a partir do trabalho em cima de um potencial cliente pela equipe de marketing, para que ele seja transferido para o time de vendas quando estiver pronto.
Ou seja, trata-se dos procedimentos necessários para que um possível consumidor seja convertido em um cliente da empresa, no qual uma estratégia de outbound marketing pode fazer mais efeito, após todo esse trabalho em cima desse lead.
Capacitando o seu time de vendas
Os profissionais de eventos acabam sendo os grandes responsáveis pela aplicação da estratégia de outbound marketing, agindo como os representando diretamente os interesses de uma empresa em comercializar os seus produtos ou serviços.
Nesse sentido, para que uma empresa de terceirização consiga fazer um bom trabalho no processo de convencer indivíduos a se tornarem ciente da sua companhia, é preciso apostar em um treinamento desses funcionários, especializando-os nessa área.
Um processo específico de uma empresa para outra, lidando com as características próprias de um produto ou serviço, e da maneira com que uma companhia pretende divulgar pontos específicos do seu material, para convencer esses possíveis clientes.
Trabalhe com patrocínios
Da mesma forma com que outras estratégias de marketing podem impactar diretamente nos objetivos de venda de uma marca, o outbound marketing também pode trabalhar com aplicações presentes em outras estratégias do mercado, em um alinhamento comercial.
Um exemplo nesse sentido é com o patrocínio de eventos ou até mesmo de figuras públicas, como celebridades e atletas.
A diferença é que nessa ações deve ser destacado não somente o nome da empresa, mas uma comunicação mais direta sobre a compra dos artigos ali envolvidos, o que serve para o lançamento de um produto, assim como para a divulgação de uma assessoria contabil.
Só deve estar claro o objetivo de conquistar novos clientes, sendo essa a principal atribuição das ações de outbound marketing. Que conta sim com a comunicação sobre uma marca, mas não deixa de ter um foco específico sobre a área de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.