Como criar uma landing page atraente e com uma chamada para ação
A landing page é um tipo de página que serve para gerar leads, ou seja, potenciais clientes para uma marca, mas que para gerar tais resultados positivos, deve estar alinhada às boas chamadas para ação que incentivem essa atitude por parte do usuário.
Uma chamada para ação (CTA) é um convite ou incentivo que é feito ao usuário para realizar uma ação específica, geralmente relacionada a um objetivo de marketing, como comprar um produto, assinar uma newsletter, preencher um formulário, entre outros.
A relação entre as chamadas para ação e a landing page é justamente o fato de que a CTA é geralmente colocada em uma página de destino, como uma landing page, com o objetivo de direcionar o usuário a tomar uma ação específica.
A landing page é projetada para que o usuário encontre facilmente a informação e o estímulo necessários para tomar a ação desejada, como a compra de um compressor de parafuso atlas copco, e a CTA é o elemento que chama a atenção do usuário e o incentiva a seguir adiante.
Assim, a CTA é fundamental para aumentar a conversão em uma landing page, uma vez que é a principal ferramenta para persuadir o usuário a tomar a ação desejada, e a landing page é o local onde o usuário encontrará a informação necessária para tomar essa decisão.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender ainda mais sobre a relação entre as chamadas para ação e as landing pages, entendendo desde os seus conceitos, importância até mesmo dicas práticas de como implementar isso no seu negócio.
Entenda o que é landing page
Landing page, em tradução livre para o português, significa “página de destino” ou “página de aterrissagem” e nada mais é do que uma página da web projetada especificamente para receber o tráfego de um determinado canal de marketing.
Hoje, sabemos que uma empresa de aerolevantamento e muitas outras, contam com diversos canais de marketing, como os anúncios que direcionam o usuário para uma ação específica, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assistir uma live.
A landing page geralmente contém informações e elementos que incentivam o usuário a realizar a ação desejada, como um título atraente, uma descrição clara do produto ou serviço oferecido, imagens ou vídeos, depoimentos de clientes e uma chamada para ação.
A ideia por trás de uma landing page é criar uma experiência do usuário altamente focada, com um objetivo específico em mente, pode até parecer um processo simples, mas exige o cuidado e trabalho de uma equipe com profissionais qualificados.
A página é projetada para minimizar a distração que os usuários possam ter e maximizar a eficácia da ação desejada, oferecendo uma mensagem clara e convincente, que incentive o usuário a tomar a ação desejada dentro daquela página.
As landing pages são comuns em estratégias de marketing digital, como em campanhas de anúncios pagos da melhor caixa d água 20000 litros preço acessível, e são consideradas uma ferramenta poderosa para aumentar a taxa de conversão.
Isso porque, uma vez que elas permitem que as empresas capturem leads e aumentem o engajamento do usuário com a marca ou produto, maiores são as chances desse potencial cliente comprar o que você oferece.
Dicas de como criar uma landing page atraente
Agora que você já entende um pouco mais sobre a teoria, chegou o momento de partir para a prática e aprender a como criar landing pages que sejam atraentes. Por isso, elencamos algumas sugestões que poderão auxiliá-lo nesse processo. Verifique:
Seja claro e conciso
A primeira coisa a se ter em mente é a importância que a mensagem da sua landing page possui e, para isso, é necessário que ela seja clara e objetiva para que todos consigam entendê-la com facilidade e sem dúvidas.
Para isso, use títulos e subtítulos que deixem claro o que você está oferecendo, assim como faz uma empresa que vende porta paletes, utilize um texto enxuto e fácil de ser lido, além de frases curtas e evite jargões e termos técnicos que possam confundir o usuário.
Utilize imagens e vídeos
Vivemos em uma geração onde apenas o texto não é o suficiente, por isso, as imagens, os vídeos e outros materiais audiovisuais podem ajudar a destacar a mensagem da sua landing page, além de serem uma excelente forma de capturar a atenção do usuário.
Tendo isso em vista, não tenha medo de apostar nas imagens e vídeos que sejam relevantes ao produto ou serviço que você está oferecendo e que complementem o texto, gerando coerência em toda a página e ajudando mais pessoas.
Foque na experiência do usuário
Outro ponto de extrema importância é a experiência do usuário, que é fundamental para o sucesso de uma landing page. Por isso, certifique-se de que a página seja facilmente navegável, que o tempo de carregamento seja rápido e que o layout seja versátil.
Além disso, procure oferecer informações relevantes e que possam ajudar o usuário a tomar uma decisão informada, assim como faz a melhor empresa de projetos elétricos através de seus conteúdos landing pages no site.
Ofereça provas sociais
A última dica, mas não a menos importante, são as provas sociais, que se tratam de uma forma de demonstrar aos usuários o que outras pessoas dizem sobre a marca e o que já utilizaram de produto ou serviço por lá e se estão satisfeitas com os resultados.
Dentro disso, não deixe de usar depoimentos de clientes, avaliações positivas e estatísticas relevantes para demonstrar a eficácia do seu produto ou serviço e ajudar a aumentar a confiança do usuário em relação à sua marca e o seu desejo de compra.
Essas são apenas algumas de milhares de outras dicas que existem na internet e que também podem te ajudar a criar landing pages cada vez mais atraentes, por isso, é sempre importante continuar estudando e ainda atrás de informação para aprender mais.
Saiba como desenvolver uma boa chamada para ação
Voltando a falar sobre as chamadas para ação, seja em uma landing page de venda de piso de bambu ou de qualquer outro produto/serviço, existem algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesse processo. Confira abaixo quais são elas:
Utilize um texto persuasivo
Um dos pontos mais importantes na construção de um texto para chamada para ação é que ele deve ser persuasivo e incentivador, para isso, é preciso fazer uso de palavras que criem um senso de urgência, como “agora”, “hoje” ou “por tempo limitado”.
Além disso, também é importante enfatizar os benefícios que o usuário receberá ao realizar a ação desejada, como “ganhe acesso exclusivo” ou “economize dinheiro”. São simples termos que trabalham como gatilhos e aumentam o desejo de compra do usuário.
Posicione a chamada para ação estrategicamente
Fora um bom texto, a chamada para ação também deve estar em uma boa posição na página, pois isso pode fazer uma grande diferença na sua efetividade, mesmo que muitas pessoas ainda acreditem que isso pode não ser o mais importante.
Por isso, coloque a chamada para a ação em um local de destaque na página, como acima da dobra ou no final do texto, seja para vender um produto de limpeza ou um serviço de segurança patrimonial, use o restante de espaço na página para destacar essa chamada.
Aposte nos elementos visuais
Como mencionamos anteriormente, os elementos visuais são muito importantes em uma landing page, assim como nas chamadas para ação, como ícones, imagens ou botões, podem ajudar a destacar a chamada para ação e incentivam o usuário a agir.
Sendo assim, busque usar um ícone relevante para a ação que você deseja que o usuário realize, ou crie um botão colorido para que ele se destaque na página. Além disso, use a hierarquia visual para destacar a chamada para ação em relação ao resto do conteúdo.
Essas são dicas que, mesmo parecendo simples em um primeiro momento, são essenciais para te ajudar a criar chamadas para ação persuasivas e que, de fato, levem os usuários a tomada de uma decisão que gere bons resultados para a sua marca.
A importância das landing pages para os negócios
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar mais sobre a importância das landing pages, que oferecem uma oportunidade para as empresas de cilindro hidráulico, por exemplo, fornecer uma experiência personalizada e direcionada aos seus usuários.
Ao criar uma landing page específica para uma campanha de marketing, as empresas podem se concentrar em uma mensagem clara e direcionada, incentivando os usuários a agir de forma mais eficaz e benéfica para a marca.
Essas mensagens podem ser usadas até mesmo para aprimorar a experiência do usuário e melhorar a eficácia das campanhas de marketing. Sem contar que, investir em boa landing pages pode trazer uma série de outros benefícios, como:
- Aumenta a taxa de conversão;
- Melhora a segmentação de público;
- Melhora o ranqueamento no mecanismo de busca;
- Melhora a taxa do ROI;
- Oferece informações valiosas sobre o público-alvo.
Tudo isso nos mostra que as landing pages são muito mais do que apenas estratégia de marketing, mas meios eficientes que permitem que as empresas testem e otimizem continuamente suas campanhas para oferecer sempre o melhor.
Considerações finais
Dessa forma, será mais simples do que imagina trabalhar na construção de chamadas para ação e de landing pages atraentes, que, trabalhando em conjunto, poderão gerar cada vez mais resultados positivos para a sua marca, seja ela qual for.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.