Como aplicar a comunicação não violenta nas estratégias de vendas
Falar sobre a comunicação não violenta é muito mais do que falar sobre como se comunicar de maneira efetiva e humanizada, mas é sobre a importância de ouvir e entender o outro lado, afinal de contas, toda história possui mais de um lado.
Nos últimos tempos, muito se fala sobre a importância da comunicação não violenta, aquela que foca em um diálogo que seja repleto de educação, respeito e empatia por ambos os lados e que encontre a melhor solução para os problemas.
Infelizmente, vivemos em uma geração onde o discurso de ódio tem sido cada vez mais comum e as pessoas têm se fechado dentro de seus próprios mundos, pensando que apenas a sua opinião importa.
Tal ação acaba gerando discussões desnecessárias e discursos que não favorecem as pessoas, mas que as afastam de quem são e impedem uma melhor relação entre elas, isso se intensifica quando trazemos tal ideia para um âmbito comercial.
Todo negócio possui sua área de vendas e entende a importância dele, seja uma empresa de reciclagem de plástico ou até mesmo uma marca de roupas, as vendas são essenciais para que a empresa se mantenha de pé e consiga gerar mais faturamento.
Entretanto, para que um negócio tenha sucesso em suas vendas, é preciso muito mais do que apenas boas estratégias, mas uma comunicação não violenta, que faça com que os clientes se sintam confortáveis nesse processo, e hoje iremos entender mais sobre isso.
Entenda o que é uma comunicação não violenta
Para começo de conversa, é importante que você entenda o que é a comunicação não violenta, que nada mais é do que um conceito de comunicação que defende a construção de uma relação baseada em diálogos que excluem por completo a violência.
É normal que algumas pessoas pensem que a violência está ligada apenas à violência física, mas esse é um grande mito, afinal de contas, existem palavras que podem doer mais do que um tapa em uma pessoa.
Trazendo isso para o universo corporativo, o cenário não muda tanto, pois para que a sua marca tenha sucesso no mercado, é preciso ter uma comunicação boa com seu cliente, assim como uma empresa que fornece plano de controleambientaltem.
Sendo assim, podemos entender que a comunicação não violenta trabalha com a construção de um relacionamento que seja confortável para ambas as partes, e para isso o conceito se baseia em 4 pilares, sendo eles:
- Sem julgamentos
O primeiro é a arte de observar sem julgar, o que pode parecer simples, mas se trata de um grande desafio, afinal de contas, faz parte da rotina de muitas pessoas julgar outras sem as conhecer ou sem entender o lado de cada uma delas.
Dentro de um processo de vendas, por exemplo, é preciso observar o cenário e ouvir os clientes sem julgá-los, pois se você estivesse no lugar dele, poderia estar agindo ou pensando da mesma maneira.
- Nomear sentimentos
Além disso, o segundo pilar da comunicação não violenta se baseia na nomeação dos seus sentimentos. É preciso saber exatamente o nome do que se sente durante a venda de um licenciamento ambientalou até mesmo durante um momento sensível.
Seja raiva, tristeza, alegria, ansiedade ou qualquer outro sentimento, pois somos humanos e sentimos coisas boas e ruins, isso está longe de ser um problema, mas é necessário saber nomear cada sensação, pois isso ajuda na construção de uma melhor relação.
- Identificar necessidades
O terceiro pilar da comunicação não violenta se baseia na identificação das necessidades, isso para ambos os lados, afinal de contas, cada pessoa possui as suas necessidades que precisam ser ouvidas e entendidas pelo outro.
Em um processo de vendas, o vendedor precisa entender as necessidades do seu cliente, mas também precisa entender as suas e as da empresa, pois assim será tomada a melhor decisão para ambos os lados.
- Pedir ao invés de mandar
O último pilar é um dos que mais faz diferença nesse processo, que é a ação de pedir ao invés de mandar, ou seja, chegar no profissional ou pessoa em questão pedindo pela indicação da melhor empresa de destinação de resíduosdo mercado, e não exigindo.
Tal ação, por mais simples que possa parecer, gera mais sensibilidade e empatia em ambos os lados, fazendo com que a outra pessoa te atenda de forma mais satisfatória e leve, pois entende que tal relação é uma via de mão dupla.
Esses são os pilares que formam o conceito da comunicação não violenta e que já servem para nos mostrar o quão eficiente é tal conceito para o mercado, para as vendas e para todos os tipos de relacionamento que se possui na vida.
Benefícios da comunicação não violenta
Entender sobre os benefícios de tal conceito é tão importante quanto entender como colocá-los em prática, pois isso te ajuda a também entender o quão essencial é tal ideia para o seu negócio.
Assim como um serviço de análise de água traz benefícios diversos para uma casa, a comunicação não violenta traz inúmeras vantagens para a vida e para as empresas, mas é importante que destaquemos um dos mais notórios.
O relacionamento com o seu cliente é algo que deve ser tratado e cuidado, assim como você cuida do seu relacionamento com o seu cônjuge, com a sua família e com os seus amigos, porque você sabe que se não cuidar, irá perder o que tem.
Com os seus clientes funciona da mesma forma, se você não investe em um relacionamento saudável com eles, outras marcas poderão fazer isso por você, e assim acabará perdendo clientes importantes para o seu negócio.
A construção de um melhor relacionamento com os clientes, a fidelização deles e a boa imagem da sua marca são apenas alguns dos diversos benefícios que te aguardam após a aplicação e desenvolvimento de uma comunicação não violenta em suas vendas.
Como aplicar esse conceito nas estratégias de vendas?
Partindo para a prática, chegou o momento de aprender a como aplicar o conceito de comunicação não violenta em sua empresa, seja ela de descarte de lixo eletrônico ou até mesmo uma marca de produtos naturais para o cabelo. Confira:
Entenda o seu cliente
A primeira dica é entender o seu cliente, ou seja, é se esforçar para que você procure compreender o motivo pelo qual ele está triste, revoltado ou feliz com a marca, o motivo pelo qual ele deseja comprar o que você oferece e o porquê se interessa justamente pela sua.
Pode até parecer algo bobo, mas quando entendemos o que o outro sente, fica ainda mais fácil saber como ajudá-lo e desenvolver mais empatia pelo processo e buscar ajudar o potencial cliente da melhor maneira possível.
Ouça mais e fale menos
Outra dica muito válida e que pode levar um tempo para ser bem desenvolvida é a arte de saber ouvir mais e falar menos em um processo de vendas, o que é um grande desafio para o profissional que entende a importância de falar bastante sobre o que vende.
Em muitos casos, é deixando o potencial cliente falar muito que você consegue encontrar brechas que podem ser supridas pela venda da sua consultoria ambientalou seja qual for o seu produto, e para isso é preciso saber ouvir mais e ouvir com atenção.
Foque na solução e não na discussão
Além disso, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de focar sempre na solução do problema, isso porque, em um processo de vendas, é normal que o vendedor debata com o potencial cliente os diferenciais da marca.
Claro que isso é importante, só que mais importante do que debater, é resolver, e para resolver um problema do seu cliente através do seu produto ou serviço, você precisa apresentá-lo como a solução, o que gera ainda mais desejo no potencial cliente.
Seja empático e educado
Por último, mas longe de ser menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de ser um profissional empático e educado, que sabe ouvir com atenção e ajudar seus potenciais clientes no que for necessário.
É através disso que você conseguirá fazer com a sua marca tenha um processo de vendas tão efetivo e personalizado quanto uma marca de desassoreamento, pois entende como a empatia e a educação andam em paralelo a uma comunicação não violenta.
Cases de sucesso com essa estratégia
Para finalizar o conteúdo, não poderíamos deixar de citar algumas marcas que apostaram na comunicação não violenta e hoje são cases de sucesso desse assunto, servindo como prova da eficiência de tal conceito. Confira:
- Netflix;
- Apple;
- Petlove;
- Coca-cola;
- Nubank;
- Natura;
- Disney;
- Cacau Show;
- O Boticário;
- Samsung;
- Amazon.
A sua marca pode ser a próxima a somar nesta lista que cresce cada dia mais e que prova como uma comunicação saudável e empática pode transformar por completo a realidade e os resultados de uma empresa.
Considerações finais
Dessa forma, será ainda mais simples se relacionar com seus clientes e desenvolver profissionais que saibam a importância de um processo assertivo, mas também humanizado, o que gera não só resultados, mas a qualidade deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.