Aprenda como aplicar técnica de Marketing de influência e reverter em vendas
Falar sobre o marketing de influência nos dias de hoje é falar sobre algo que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, sejam elas empreendedoras, figuras que estão tentando construir o seu espaço nas redes sociais ou simples usuários.
Há quem diga que vivemos na era digital, onde tudo se tornou mais acessível e prático, podendo ser feito pelo próprio computador ou celular. Trata-se de uma ideia que não está errada, pois realmente vivemos em uma era onde tudo é dentro do universo digital.
Com o surgimento da internet e das redes sociais, as pessoas foram apresentadas a um novo universo, o que facilitou suas pesquisas, suas compras e também trouxe mais oportunidades de negócio para quem sempre sonhou em empreender.
O universo digital trouxe diversas novas profissões que mudaram por completo o mercado e fizeram com que muitas marcas repensassem a maneira como estavam trabalhando, e uma delas é a dos influenciadores digitais.
Sabemos bem que hoje é possível encontrar figuras públicas à disposição para realizar parcerias, desde com uma empresa de máquina de corte a laser metal até mesmo uma marca de produtos de beleza.
Tal novidade trouxe novas ideias e maneiras de se trabalhar, e muitas marcas passaram a se perguntar sobre como é trabalhar com influenciadores e como esse universo pode ajudar no aumento das vendas do seu negócio.
Pensando nisso, hoje iremos falar mais sobre o marketing de influência e os benefícios que esse universo pode trazer para a sua marca, além de dicas práticas para que você consiga reverter o público em clientes que comprem o que você oferece.
Entenda o que é o marketing de influência
Para começo de conversa, é importante que você entenda o que de fato é o marketing de influência, que vai muito além de ser apenas um conceito que foca na contratação de grandes perfis das redes sociais para divulgarem o seu produto ou serviço.
Os profissionais dessa área trabalham justamente com a influência, ou seja, com a arte de fazer seus seguidores acreditarem e confiarem no que eles indicam em seus perfis, seja a melhor embalagem para café do mercado ou algum serviço em específico.
Por mais que isso possa parecer algo simples para algumas pessoas, trabalhar para que confiem em você a ponto de comprarem o que você indica é resultado de uma relação que é construída diariamente e uma confiança gigante do usuário para com o influenciador.
Sendo assim, o marketing de influência é uma área que trabalha ativamente na construção de uma boa relação entre marcas e influenciadores, para que eles também possam construir uma boa relação com o seu público e ter espaço para divulgar o seu negócio.
Benefícios da aplicação do marketing de influência
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é o marketing de influência, chegou o momento de conferir alguns dos diversos benefícios que esse universo traz e como eles podem ajudar no aumento dos seus resultados. Confira:
Maior segmentação
O primeiro deles é o aumento da segmentação de suas campanhas de divulgação, pois ao contratar influenciadores que estão dentro do mesmo segmento que o seu queimador industrial, por exemplo, fica ainda mais fácil se manter dentro deste mesmo nicho.
Isso é importante porque, ao contratar um influenciador que está dentro do seu segmento, o público que o acompanha também deve amar esse assunto e, ao vê-lo divulgar alguma marca que está dentro daquele universo, você possui mais chances de ter mais vendas.
Confiança do público
Além disso, o marketing de influência também auxilia na construção de uma maior confiança com o público da sua marca, isso porque eles estarão em constante contato com influenciadores que gostam e que também confiam.
Por exemplo, se você divulgar o seu produto ou serviço para alguém, provavelmente essa pessoa não irá comprar porque não confia em você, mas quando o mesmo produto ou serviço é apresentado por um de seus influenciadores favoritos, o resultado já muda.
Coerência no mercado
Por último, não poderíamos deixar de falar sobre como tal estratégia traz mais coerência para a sua marca no mercado, pois ao contratar um influenciador do seu ramo para divulgar o seu serviço de vedação industrial, mais admiração a sua marca terá no mercado.
Isso porque é muito comum ver marcas que pagam influenciadores que fogem completamente do seu segmento, apenas pelos números, mas dentro do marketing de influência, a coerência é mais importante do que os números.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o marketing de influência traz para a sua marca e que te ajuda a ter mais resultados e também fortalece a imagem da sua marca no mercado e gera um ótimo relacionamento com influenciadores e consumidores.
Dicas de como reverter essa estratégia em vendas
Partindo para a prática, selecionamos algumas dicas essenciais para te ajudar a usar o marketing de influência a seu favor, e com isso conseguir reverter seguidores em clientes e números em vendas. Confira:
Conheça bem o seu público
A primeira coisa a ser feita é conhecer bem o seu público, ou seja, as pessoas que mais possuem chance de consumir o seu produto ou serviço, seja ele uma mangueira de borracha ou uma consultoria ambiental.
Quando você conhece bem o seu público, também conhece os seus desejos, desafios, vontades e necessidades, e assim, consegue encontrar os melhores perfis de influenciadores que possam te ajudar a alcançar exatamente esse público.
Procure influenciadores que seja coerentes
E é claro que você também deve colocar a mão na massa e procurar pelos seus influenciadores, que farão toda a teoria da estratégia ser colocada em prática, mas atenção, a coerência nesse momento é crucial.
Lembre-se da importância de contar com influenciadores que estejam alinhados ao seu segmento de mercado e que possuam seguidores que estão dentro do perfil do seu público, só assim você conseguirá ter certeza de bons resultados.
Não veja apenas quantidade, mas qualidade
Outra dica muito importante é estar atento à qualidade e não apenas à quantidade de seguidores que eles possuem, pois assim como uma pessoa que busca por uma telha sanduíche preço acessível de qualidade, sua marca precisa de números de boa qualidade.
É comum ver muitos empreendedores pagarem para influenciadores que possuem milhares de seguidores divulgarem seus produtos ou serviços, mas muitas vezes são perfis que não possuem uma grande taxa de engajamento e não possuem confiança com o público.
Avalie a narrativa de venda
Quando a sua marca fecha um contrato de divulgação com um influenciador digital, ele precisa criar algum tipo de conteúdo para isso, tal material precisa passar pela sua aprovação antes de ir para o ar.
Sendo assim, é de suma importância que você avalie bem a narrativa de venda do influenciador, que saiba valorizar a liberdade criativa dele e analisar se tal narrativa está coerente com a sua marca, produto, serviço e público.
Acompanhe os resultados
Por fim, mas longe de ser menos importante, é claro que você também não deve deixar de acompanhar os resultados de tal estratégia, vendo quantas novas pessoas acessaram o link da sua peneira vibratória após a divulgação do influenciador, por exemplo.
Existem diversas métricas que você pode estudar para entender se os resultados por tal estratégia estão sendo como o esperado, estar por dentro disso é essencial para que você saiba se o investimento em tal perfil realmente valeu a pena.
Essas são algumas das diversas dicas que existem e que podem te ajudar a aplicar o marketing de influência em seu negócio e fazer com que os números sejam revertidos em vendas para o seu negócio.
Cases de sucesso com essa estratégia
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar um pouco mais sobre a importância e o poder de tal estratégia, que se tornou uma das principais no mercado e uma das que mais gera resultados positivos.
Vale lembrar que tal estratégia pode ser usada por qualquer tipo de negócio, seja uma empresa que forneça serviços de topografia ou que vende produtos para limpeza da casa, e para te provar o quão eficiente ela é, nada melhor do que exemplos práticos.
Sendo assim, selecionamos uma lista com as principais marcas que resolveram apostar no marketing de influência, e depois disso obtiveram resultados cada vez melhores, não só no aumento das vendas, mas na melhoria da relação com os clientes. Confira:
- Netflix;
- Avon;
- Americanas;
- Magazine Luiza;
- Adidas;
- C&A;
- Nivea;
- Samsung.
A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que cresce cada dia mais e, de fato, obter mais vendas a partir do marketing de influência e construir um relacionamento melhor com seus clientes.
Considerações finais
Dessa forma, você verá que estratégias como o marketing de influência surgiram para mudar o mercado para melhor e trazer para as marcas novas oportunidades de negócio e crescimento, em uma grande rede que promove a interação e o engajamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.