Benchmarking: entenda o que é e como aplicar
Quando pensamos em formas de gerir o negócio e selecionar quais práticas e métodos devem ser utilizados, o benchmarking ganha muito destaque tanto pelas suas funcionalidades quanto pela quantidade de ferramentas que ele disponibiliza.
E ferramentas são extremamente necessárias para qualquer empresa que, nos dias de hoje, queira se destacar no mercado de trabalho e se adaptar ao que o público proporciona e ao que a concorrência acaba mostrando. Em outras palavras, é necessário para se tornar e permanecer competitivo.
Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar o que é o benchmarking e como aplicar em seu negócio, explorando suas vantagens e benefícios, assim como apontar algumas dicas que podem ser utilizadas para uma aplicação mais efetiva.
Seja uma empresa de higienização de sofáou uma grande logística, todas as empresas precisam, em algum nível, aprimorar seus processos e aumentar o nível de qualidade e de produção dos seus produtos e serviços. Ou seja, precisa se manter competitiva.
Quando pensamos nisso, o mundo dos negócios funciona baseado em um conceito muito simples: comparação. Constantemente as pessoas e as próprias empresas estão comparando aquilo que é oferecido pelo mercado, seja produtos, serviços ou até mesmo atendimento.
Dessa forma, o benchmarking é a ferramenta que te mostra como a sua marca está saindo quando comparada a concorrência, ajudando a ter um melhor panorama da situação e saber o que precisa melhorar para que sua fabrica de lustres seja ainda melhor.
Por isso que o benchmarking é fundamental para qualquer negócio. Esse feedback não só ajuda a ter uma visão geral do contexto, mas também é fundamental para que a empresa tome melhores decisões e saiba onde investir e onde reavaliar e mudar sua abordagem.
Em outras palavras, não importa se o seu negócio está envolvido com o ramo de construção ou se é uma empresa de extintores de incêndio, o benchmarking é essencial para uma melhor produtividade e um maior lucro para a marca.
Por isso, os tópicos a seguir irão reunir uma série de informações sobre o que é o benchmarking e como ele pode ser útil para o seu negócio, além de benefícios e vantagens de sua utilização. Sem mais delongas, confira.
O conceito de benchmarking
Com o avanço do marketing digital, tanto a tecnologia quanto as maneiras de utilizar a internet e as ferramentas de marketing e gestão de uma empresa mudaram bastante, sendo muito mais rápidas e eficazes, mesmo quando utilizadas em projetos de combate a incêndio.
De forma simples e bastante direta, o benchmarking é um processo de pesquisa entre algumas empresas de um mesmo ramo com o objetivo de entender como seus produtos e serviços estão desempenhando frente à concorrência.
Benchmarking é uma expressão que, em uma tradução literal, seria entendida como ponto de referência. É feito um constante monitoramento do mercado avaliando, interpretando, entendendo, desenhando, analisando e mensurando os dados coletados.
Ou seja, pensemos que um fabricante de grade de piso coleta o máximo de dados possível e, baseado neles, identifica os fatores que acabam impactando o seu negócio e gera métricas para alguns indicadores chave, conhecidos também como KPI.
Com isso, podemos destacar alguns tipos de benchmarking que melhor funcionam no mercado e que mais refletem os objetivos e metas das empresas, que são:
- Genérico;
- Competitivo;
- Funcional;
- Interno;
- De cooperação;
Essa série de benchmarking dependerá dos objetivos de cada empresa e onde ela quer chegar, assim como qual será o foco de seus esforços. Ou seja, uma central de alarme de incêndio pode ter um benchmarking diferente de um comércio de dispositivos eletrônicos.
Enquanto o competitivo tem como objetivo utilizar o concorrente como ponto de referência, entendendo a relação da empresa com quem disputa clientes com a marca, o genérico, por exemplo, já se preocupa em apenas comparar processos de maneira geral, apenas para encontrar pontos de melhoria.
O funcional busca fazer a comparação por etapas, mesmo que os setores não sejam do mesmo segmento, fazendo com que seja mais efetivo, pois em cada fase do processo acontece uma comparação, sendo vital para um resultado melhor.
Peguemos o exemplo de umafabrica de placas de sinalização de trânsito, quando pensamos em benchmarking interno, o seu objetivo é comparar áreas de atendimento e desenvolvimento do negócio, visando aumentar o nível de produtividade e obter mais resultados.
Por fim, temos o de cooperação, que é quando duas empresas fazem uma parceria com o objetivo de comparar resultados e processos dos setores, fazendo assim com que experiências e informações sejam compartilhadas de forma colaborativa.
Aplicando o benchmarking
Agora que ficou mais claro o que é benchmarking e como ele é importante para o seu negócio, seja ele uma fábrica de automóveis ou fabricante de painéis elétricos, chegou o momento de compreender como aplicar isso em seu negócio.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão reunir algumas dicas de como aplicar o benchmarking em seu negócio. Sem mais delongas, confira.
01 – Selecione seus concorrentes
O benchmarking é composto por alguns princípios muito bem definidos que são troca, confidencialidade, legalidade, contato e preparação. E todos eles estão de alguma forma ligados diretamente aos concorrentes que você escolhe para analisar os dados.
O indicado é que a sua organização selecione entre 1 até no máximo 3 concorrentes como base de dados e de comparação, para que assim o número seja palpável e o trabalho não seja desperdiçado ou até mesmo coletar mais informações do que o necessário para a aplicação do benchmarking.
Também é bastante interessante utilizar aqueles concorrentes que mais se aproximam do seu produto e serviço, facilitando tanto a comparação quanto para análise de dados, por não ser algo muito discrepante.
02 – Estabeleça seus indicadores de análise
Quando o assunto é comparação, é necessário estipular os critérios que serão avaliados para tal, ou seja, de nada adianta comparar o lucro de uma empresa com a quantidade de funcionários da outra porque as categorias pouco se relacionam.
Em outras palavras, a sua empresa precisa definir quais serão os indicadores, quais são os critérios que ela avalia serem importantes para realizar a comparação e, dessa forma, saber o quão perto ou quão longe está a frente ou atrasado em relação à concorrência.
Como estamos falando de e-commerces e marketing digital, os critérios podem variar bastante, como alcance, engajamento das publicações, tráfego orgânico gerado pelos sites e páginas, velocidade de carregamento do site, satisfação dos usuários e até mesmo a qualidade do conteúdo criado.
Os critérios são muito variados e pode ser que a empresa queira comparar-se em todos os quesitos com a concorrência, porém isso requer mais trabalho. No momento de aplicar isso no negócio, é preciso foco e atenção, utilizando os dados apenas para aquilo que é crucial.
03 – Saiba obter os dados
Como obter os dados depende de cada empresa, mas em um contexto geral, é utilizado de ferramentas de obtenção de dados, seja nas redes sociais, em seus sites, ou até mesmo com os usuários preenchendo relatórios e questionários através de suas estratégias de marketing.
Independentemente da forma como é obtido, utilize a tecnologia a seu favor e, a partir disso, escolha aqueles que melhor refletem o tipo de negócio da sua empresa, além de suprir as necessidades da mesma.
04 – Analise muito bem as informações
A análise é um dos momentos mais importantes quando pensamos na aplicação do benchmarking, pois ela que será tanto a validação do que funciona quanto do que não funciona da sua empresa, assim como a elaboração de um relatório com os resultados.
Em outras palavras, a análise deve ser feita para levantar pontos positivos e negativos de todo o estudo, mostrando onde é possível continuar investindo de maneira efetiva e colhendo bons frutos, assim como também aponta o que está muito abaixo do desejado, podendo a organização tomar outra atitude e mudar o rumo.
Assim como descrito no tópico anterior, utilize a tecnologia a seu favor. É possível utilizar de poderosas ferramentas que ajudam tanto na manipulação e organização de tantas informações, como a ter insights poderosos e certeiros.
Considerações finais
O texto de hoje abordou o que é o benchmarking e como aplicar em seu negócio, explicando o seu conceito, suas vantagens e benefícios, sua importância dentro do mercado de trabalho, assim como explorou algumas dicas de como utilizar em sua empresa.
Ele é essencial para se manter competitivo dentro do mercado de trabalho da mesma forma que ajuda na tomada de decisões de sua empresa, fazendo com que ela consiga junto de outras estratégias de marketing ter uma maior assertividade ao decidir algo.
Com isso em mente, busque formas de fazer isso e misturar a essência da sua marca no processo, fazendo com que a organização continue fazendo um bom trabalho, mas, ainda assim, não deixe de ser quem ela é, agradando muito os clientes e leads do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.