As fases do marketing e suas mudanças
O marketing surge como uma forma de otimizar as atividades do mercado, acompanhando as diferentes mudanças que ocorrem na sociedade e modificando um perfil de público. Diante dessa constante renovação, torna-se viável as chamadas fases do marketing.
Ou seja, períodos específicos que acompanham as mudanças que ocorrem em relação aos comportamentos de uma audiência, seguindo também as alterações que acontecem por parte do perfil de um público, tendo como base suas relações sociais como um todo.
Como ocorre hoje com a expansão cada vez maior dos canais digitais, que por meio de suas plataformas virtuais permitem uma melhor relação entre o público e as empresas, já que ambos passam a interagir em um mesmo espaço, trazendo benefícios para ambos.
Sendo possível hoje, por exemplo, entrar em contato com uma empresa envelopamento de veículos, se informar sobre características desse serviço, incluindo o preço de tal aplicação, e além disso até mesmo contratar tal ofício, tudo por meio da internet.
Um novo método de comércio que acompanha as mudanças que ocorrem em relação a um perfil de público, de forma a responder às novas expectativas que são levantadas por parte de uma audiência em relação aos produtos e serviços que chamam sua atenção.
Relação essa que serve como uma indicação para a dependência do mercado pelo público, e não o contrário, como se acreditava antigamente, quando os clientes somente reagiam aos anúncios e campanhas comerciais que eram desenvolvidas pelas empresas.
Mudança de cenário que é válida para os mais variados setores do mercado, desde a procura por uma cor específica de tinta para pintar a sua casa em reforma, até a busca por aminoácidos nutrição animal para cuidar da alimentação do gado de uma fazenda.
Tudo a ser acompanhado pelas estratégias que podem ser definidas pelo setor de marketing de uma empresa. Sendo importante, então, conhecer como funciona esse conceito.
Afinal, o que é o marketing?
O termo marketing está diretamente relacionado à palavra market (mercado em inglês), alinhado a uma terminação que passa a dar movimento a essa expressão, fazendo então com que o conceito principal do marketing seja o acompanhamento do mercado.
Ou seja, a definição de estratégias que podem fazer com que uma empresa alcance os melhores resultados possíveis em relação aos seus objetivos comerciais, reconhecendo o cenário de constantes transformações ao qual pode se descrever um setor de negócios.
Uma relação que acompanha, em primeiro lugar, o comportamento de uma audiência, permitindo com que uma companhia possa otimizar a sua organização por meio da aplicação de um novo sistema de armazenagem e distribuição logística.
Reconhecer as características de sua audiência, como a posição regional de tal público, para então facilitar o processo de entrega de mercadorias. Além de outras táticas que serão aplicadas para garantir que um negócio esteja sempre alinhado ao seu perfil de clientes.
Acompanhando assim uma relação de transformação que começa com uma audiência, passa para o mercado e por fim chega ao processo de idealização de estratégias de marketing, tudo para manter uma relação otimizada entre o vendedor e seu cliente.
Mas assim como o mercado tem suas origens associadas ao processo de formação da própria sociedade, através do processo de trocas de alimentos em uma colheita, as práticas de marketing também possuem raízes históricas de certo modo.
Pois se hoje é possível procurar por uma locação de multifuncional no ABC através da internet, antes tal pesquisa era feita entre as páginas amarelas de um caderno de classificados. E ambos os métodos podem ser otimizados por ações de marketing.
Diante do processo de adaptação não apenas do mercado, mas das próprias estratégias de marketing em si.
As fases do marketing e dos canais de comunicação
Junto ao processo de otimizar as estratégias de venda de um produto ou serviço, é necessário que uma empresa esteja sempre atenta aos canais de diálogo que podem ser adotados através de suas estratégias comerciais.
Com o marketing acompanhando a evolução dos canais tecnológicos, é como se ele estivesse alinhado ao processo de atualização dos canais de comunicação, passando por fases como:
Anúncios impressos
A criação da prensa de Gutenberg, por volta de 1455, deu início ao mercado de notícias a partir da publicação em alta velocidade de jornais, livros e revistas. Entre os fatos narrados, era possível encontrar também um espaço reservado para as marcas.
Assim deu-se início ao processo de publicidade como hoje conhecemos, sendo possível através de palavras e imagens destacar o valor de um produto a ser adquirido.
Anúncio de rádio
Com o surgimento da mídia eletrônica, com destaque para a proliferação do rádio, a ampla veiculação de um anúncio por tais canais passou a permitir um alcance maior, fazendo com que uma empresa de urnas funerarias pudesse anunciar para um público amplo.
E esse longo alcance somente se expandiu com o passar dos anos, quando novos meios foram surgindo.
Comerciais audiovisuais
Além do som, a imagem passou a ser uma grande aliada das estratégias comerciais, com um destaque desse formato por meio dos anúncios televisivos, que trabalhavam até mesmo com a divulgação visual de um produto, aumentando assim suas chances de venda.
Um modelo que posteriormente passou a ser trabalhado também nos canais digitais, tal como ocorre nos dias atuais.
Marketing digital
Através dos canais digitais, a relação entre o mercado e o público passou a ser mais próxima, através da possibilidade de um fabricante de elevador residencialser melhor divulgado para um perfil de público que de fato se interesse por tal tipo de serviço.
Contando para isso com o auxílio de ações comerciais customizadas, por meio de um amplo leque de formatos digitais, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Podcasts;
- Infográficos.
Além de outros modelos que permitem ao público ter um conhecimento maior sobre um produto ou serviço em particular, incentivando assim o fechamento de uma possível compra.
E da mesma forma em que os meios de mídia evoluíram, trazendo impactos para o perfil de um consumidor, as estratégias de marketing também se transformaram, passando por um conjunto de etapas, com cada fase sendo alinhada a um novo método de consumo.
As fases do marketing
Popularmente, os especialistas de marketing, assim como a maior referência no assunto, Philip Kotler, não à toa conhecido como o pai do marketing, costumam dividir suas etapas em 4 fases dentro de sua linha de tempo no mercado.
Com cada etapa se destacando pela maneira diferenciada com que um anúncio de antena antifurto poderia chegar até o público. A diferença entre cada fase é:
Marketing 1.0 – Foco no produto
Associado ao surgimento do marketing, no início as ações comerciais tinham o objetivo somente de destacar as características dos produtos, de forma a incentivar uma audiência a consumi-lo por ter todas as soluções prometidas por um anúncio.
Englobando um anúncio de um perfume em uma revista, destacando o seu cheiro único, a elegância de um vestido na televisão ou praticidade de uma secadora por meio do rádio.
Marketing 2.0 – Foco no cliente
A segunda fase do marketing direcionava sua atenção não apenas para o que o mercado oferecia, mas sim para quem iria consumir tais produtos. Com essa mudança, as estratégias passaram a ser mais customizadas, falando diretamente com o cliente.
Como um atendente em uma loja de roupas que, ao analisar o perfil desse visitante, pode indicar diversos modelos que estejam alinhados ao seu perfil de corpo, uma relação também válida para as empresas de público industrial.
Marketing 3.0 – Humanização das marcas
Com o marketing 3.0, a própria concepção das marcas passou a ser questionada, sendo preciso adotar uma abordagem cada vez mais pessoal para essas companhias, destacando valores que podem ser importantes para o público almejado por tal empreendimento.
Uma fase na qual uma empresa especializada em serviços para a indústria, como na calibração de dosímetropara as fábricas, precisou destacar o seu ideal de segurança e proteção para a partir daí contar com a atenção do seu público-alvo.
Isso além do estilo de comunicação a ser adotado por cada empresa, alinhada ao perfil de sua audiência.
Marketing 4.0 – Transição digital
O marketing 4.0 é a etapa pelo qual o mercado se encontra atualmente. Nessa fase, o que mais entra em relevância é a disponibilização dos canais digitais, com tais plataformas oferecendo um conjunto de oportunidades ao público e às empresas.
Um cenário pelo qual é importante observar a utilização da internet como um intermediário para a relação de uma marca de eletrônicos, por exemplo, e o seu público principal, cujo contato pode ser feito por anúncio direto ou por uma busca espontânea dos usuários.
Independente da origem, é preciso com que tal mercado cada vez mais esteja adaptado às soluções digitais, acompanhando assim o perfil cada vez mais interativo do público.
E para o sucesso do seu negócio é importante seguir qualquer novidade que surja em relação ao marketing, já que tais estratégias são apenas reação às frequentes modificações do mercado e do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.