Como fazer automação de marketing no Instagram?
Existem alguns facilitadores dentro do mundo digital que servem para poupar tempo e serem uma opção prática para as empresas. Como é o caso da automação de marketing, fortemente usada nas redes sociais nos últimos tempos.
O Instagram, em específico, se trata de uma das redes sociais mais utilizadas, possui ferramentas de automação que podem ampliar as possibilidades de alcance, portanto, gerar resultados que são lucrativos para as empresas.
Mas antes de compreender como a automação de marketing se aplica no contexto do Instagram, é importante entender a definição desse termo, para somente depois compreender as possibilidades de usá-lo em seu planejamento de redes sociais.
A automação trata-se de processos e sistemas feitos de forma mecânica ou eletrônica, de modo que substitua o trabalho manual. Na prática, é um mecanismo que visa dar praticidade a um trabalho que antes era realizado por um humano, tornando-o automático.
E marketing, nada mais é do que um estudo de estratégias empresariais que repensa uma série de fatores (consumidor, produto e afins), para maximizar as possibilidades de lucro ou alcance.
A automação de marketing é a aplicação de mecanismos práticos que facilitam o alcance de uma empresa, além de, evidentemente, reduzir o tempo entre o instante que o usuário conhece a marca e o momento em que ele resolve comprar o produto.
E trazendo esse conceito para o contexto das mídias sociais, chegamos ao Instagram, uma das redes sociais que mais possui ferramentas de automação que facilitam o trabalho de empresas e de quem produz conteúdos para a plataforma.
Entre as ferramentas de automação no Instagram mais utilizadas, estão as listadas a seguir:
- Agendamento de postagens;
- Monitorar as atividades;
- Pesquisa de seguidores por compatibilidade de perfil;
- Curtir fotos de quem interage com o perfil;
- Saber quais os usuários mais interagiram com o perfil;
- Saber quais usuários bloquearam ou pararam de seguir o perfil;
- Envio de agradecimentos aos seguidores mais engajados.
Existem outras várias funções não listadas, o importante é conhecer o seu negócio para saber qual melhor automação se enquadra com o perfil da sua empresa de modo que você tenha controle do que aplicar e a hora certa de aplicar.
Agendamento de postagens útil para manter regularidade e constância de publicações. Caso uma empresa de instalação elétrica industrial queira manter publicações diárias em seu perfil, ela poderia fazer uma automação para que em todos dias tenham postagens.
Fazer um monitoramento também é extremamente importante. Se você possui um perfil empresarial, o próprio Instagram já libera outras funções que permitem o monitoramento qualificado, onde é possível observar dados que não são possíveis com um perfil comum.
Por exemplo, caso um fornecedor de piso vinílico pretenda saber a quantidade de pessoas que acessaram o perfil da loja após a publicação de uma imagem nos stories, ele consegue facilmente monitorar esse dado através da opção “insights” no Instagram.
E fazer esse acompanhamento de forma contínua permite filtrar o que melhor funciona dentro dos diferentes modelos de publicações que é possível colocar no Instagram. E isso fará com que sua empresa foque no que realmente atrai clientes para a marca.
Se você possui uma imobiliária de imóveis comerciais e faz múltiplas publicações sobre a locação de armazéns, um post carrossel para o feed, um para o reels, um para os stories, dá pra saber qual melhor atrai o usuário que quer alugar armazem geral, por exemplo.
Bem como também dá para saber qual teve mais alcance e qual se manteve mais tempo engajado (no caso do post no feed e do reels).
Principais benefícios
A automação é uma possibilidade rentável prática de ampliar as possibilidades de conversão de usuário para cliente. Por isso existem diversos benefícios em adotar esse tipo de mecanismo para o seu negócio.
Acessar relatórios comparativos
É possível acompanhar o crescimento do seu perfil através de ferramentas do próprio Instagram. Portanto, use esse comparativo para saber o que está trazendo engajamento para as publicações e o que não está.
Se uma empresa de instalação de aquecedor solar, acompanha diariamente o crescimento do seu perfil no Instagram, baseando-se nos conteúdos postados durante a semana, ela tem um excelente parâmetro para segmentar as estratégias de marketing.
Contudo, da mesma forma que o crescimento fica em evidência, qualquer tipo de regresso no perfil, também pode ser constatado pelo relatório. Isto é, se por algum motivo houver uma queda brusca de rendimento ou de perda de seguidores, é possível saber o motivo.
Por exemplo, supondo que uma empresa de alarme de incêndio fez um post antiquado sobre um incêndio de comoção por parte do público e percebeu que perdeu seguidores logo em seguida, é possível compreender o motivo pelo qual isso ocorreu, não é?
Sem o relatório comparativo, isso não seria possível de observar. Por isso é tão importante fazer esse tipo de análise e colocar os resultados dentro do seu planejamento estratégico. Certamente, você verá uma melhora considerável no seu filtro de publicações.
Geração de leads
Os leads são compreendidos como sua cartela de clientes ou até mesmo como os clientes em potencial. E a automação contribui muito com o fluxo de usuários para o seu perfil no Instagram e, consequentemente, com a geração de leads qualificados.
Uma empresa de consultoria e fiscalização de obras que utiliza ferramentas de segmentação e faz um bom filtro dentro do Instagram, passa a ter acessos de pessoas muito mais interessadas em seu negócio do que antes.
Isso porque, na prática, uma empresa recebe vários contatos diários. Contudo, muitos deles geralmente são leads descartáveis, isto é, pessoas que não procuram o seu serviço em específico, ou outras empresas que estão oferecendo algum tipo de produto.
Se você trabalha com manutenção de elevadores, não adianta chegar até você quem quer comprar elevador comercial, por exemplo. O filtro deve ser feito para que empresas que precisam dos seus serviços de contatem e te gerem o rendimento esperado.
E por mais que alguns destes possam ser convertidos, é muito melhor que chegue até a sua empresa, usuários que realmente estejam perto da decisão de compra. Isso irá facilitar as margens de lucro do seu negócio.
No caso de uma empresa de madeira para construção que já está girando capital no mercado, é provável que ela não queira ser contatada por fornecedores todos os dias, afinal quem vai gerar lucro, é quem chegou para comprar madeira para telhado, por exemplo.
Por isso a necessidade de segmentar bem e compreender quem, de fato, é o seu público-alvo antes de fazer qualquer tipo de automação dentro do Instagram.
Aumento de produtividade
A automação de algumas funções dentro do Instagram, serve para agilizar os processos que eram mais duradouros quando feitos manualmente. Com um software trabalhando para você, sua produtividade é consideravelmente maior do que o esperado.
Com a automação de marketing é tudo mais prático e, com isso, o retorno é mais rápido do que o previsto. Por isso muitas empresas estão aderindo a essas ferramentas dentro de suas marcas.
Como fazer esse tipo de automação?
Existem vários tipos de automação com comandos específicos para que você consiga fazer usufruto das funções disponibilizadas.
É importante lembrar que dentro do Instagram é possível fazer vários tipos de automações simultaneamente. Isso permite que os seus resultados sejam ampliados em decorrência do pico de produtividade, conforme mencionado anteriormente.
O primeiro passo é estabelecer o seu público-alvo definido, bem como as características de sua persona. Isso vai permitir que você saiba qual modelo de automação escolher, baseando-se especificamente em quem consome o seu produto.
O Instagram possui ferramentas intuitivas, ou seja, são fáceis de programar. Contudo, escolha a que melhor se adeque ao seu negócio e a que vai gerar o melhor rendimento possível.
Não se esqueça de colocar metas. Isso irá permitir que você tenha dados sólidos de evolução, com números específicos retirados de um recorte de tempo. Com isso, será possível fazer eventuais ajustes no ciclo seguinte.
A automação de marketing no Instagram serve para ser um facilitador e não para ditar o seu modelo de negócio. Portanto, entenda como uma possibilidade de se ter um parâmetro mais amplo de como prosseguir com o seu planejamento de marketing.
Lembre-se que no mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Por isso, adote a automação de modo em que o tempo de retorno seja menor e, consequentemente, mais rentável. Com esses mecanismos, é possível encurtar o período entre contato e venda, gerando lucro.
Escolher os modelos corretos de automação de marketing, é mostrar que sua empresa está acompanhando as tendências do mercado, portanto, agindo como quem quer se destacar diante da concorrência. Faça bom uso e maximize suas possibilidades!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.