Saiba como o Machine Learning funciona e aplicá-lo ao Marketing Digital
O conceito de machine learning é uma inovação no mercado e vem transformando por completo a relação das empresas com a tecnologia, melhorando a experiência dos usuários e gerando mais resultados através do marketing digital.
Por falar nele, o marketing digital se tornou uma das mais poderosas formas de se fazer dinheiro e construir uma marca de sucesso, pois suas estratégias versáteis e adaptadas à era digital trouxeram um novo conceito de trabalho e negócio para o mercado.
Em paralelo a isso, também não podemos deixar de falar sobre a evolução do machine learning, um poderoso conceito que tem usado os avanços da tecnologia para ajudar ainda mais a rotina de empresas ao redor do mundo.
Hoje, pode parecer normal para as pessoas terem acesso à internet e encontrarem tudo o que desejam através dela, mas essa parecia ser uma realidade impossível há poucos anos, porém graças à tecnologia, é uma realidade que só melhora.
Claro que a chegada de conceitos como o machine learning e o marketing digital trouxeram diversos benefícios para quem possuía uma empresa de máquina de corte a laser metal, por exemplo, mas não só os empreendedores foram beneficiados.
Diversas pessoas ao redor do mundo puderam usufruir dos benefícios e avanços que a tecnologia trouxe, e que quando pautamos exclusivamente dentro do universo do marketing digital, ajuda tanto empreendedores quanto clientes.
Tendo isso em vista, hoje conheceremos mais sobre este conceito que tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo, mas que poucas pessoas o conhecem a fundo, trazendo para você informação de qualidade e que pode fazer toda a diferença em seu negócio.
Entenda o que é Machine Learning
Para começo de conversa, vamos entender o que é o machine learning. Seu termo em inglês pode ser entendido como aprendizado de máquina em sua tradução literal, e nada mais é do que o processo de fazer com que as máquinas aprendam.
Essa ideia pode parecer um pouco abstrata para você, mas para entender melhor, pense que nos dias de hoje existem máquinas que fazem embalagem para café sozinhas, sem que uma pessoa precise fazer uma por uma, como funcionava antigamente.
Dentro do conceito de machine learning, as máquinas em questão são os computadores, que aprendem padrões de processos de uma empresa para que possam realizá-los sozinhos, sem que uma pessoa precise fazer isso.
Tal otimização já é algo comum nos dias de hoje, pois contamos com diversos programas, sistemas e ferramentas que já trabalham com esse conceito e foram criadas para reconhecer padrões e agir de forma automática.
Entretanto, o machine learning acaba adentrando ao universo do marketing digital e, ao unir dois poderosos conceitos, é claro que o resultado final só poderia ser algo revolucionário e que ajudasse ainda mais a rotina de diversas empresas do mercado.
Seja em uma empresa que venda queimador industrial ou até mesmo em uma agência de modelos, o machine learning pode ser usado para facilitar ainda mais o dia a dia dos profissionais e trazer mais otimização para seus processos.
Saiba como funciona o Machine Learning
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como o machine learning funciona, afinal de contas, mesmo se tratando de um computador, é difícil pensar que ele aprenderá a realizar processos sem que ninguém o ensine.
Pois bem, por isso, o machine learning pode funcionar com base em dois tipos de aprendizagem, o supervisionado por uma pessoa e o não supervisionado, onde ele age de acordo com todas as ações que formaram a sua programação.
No funcionamento supervisionado, o computador realiza os processos sendo avaliado por uma pessoa, para que se tenha a certeza de que a máquina está fazendo tudo da maneira correta e, quando a pessoa se sentir confiante, a deixa fazer tudo sozinho.
Já o funcionamento não supervisionado é quando a pessoa oferece materiais para que a máquina reconheça por si só os padrões realizados na empresa de vedação industrial, por exemplo, e deixa com que ela faça todo o trabalho sozinha.
Não existe um tipo certo ou errado de aprendizado, você pode testar as duas maneiras e ver qual se adapta melhor ao seu tipo de negócio e ao seu estilo de trabalho, sabendo qual poderá te ajudar mais.
O fato é que o resultado final do trabalho é o mesmo, fazer com que os computadores saibam reconhecer padrões de processos da empresa e construir previsões sobre o que poderá acontecer e o que o computador poderá fazer em cada tipo de situação.
Veja como o machine learning trabalha no marketing digital
Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é o machine learning e sobre como ele funciona, chegou o momento de entender como ele trabalha dentro do marketing digital e auxilia em diversos aspectos desse universo. Confira:
Qualificação de leads
A primeira forma como o machine learning auxilia no marketing digital é na qualificação de leads, que são potenciais clientes que estejam interessados em consumir a sua mangueira de borracha, por exemplo, ou seja qual for o seu produto/serviço.
Isso porque, através de todo o seu processo de identificação de padrões, o computador pode saber exatamente do que aquele lead mais gosta e oferecer a ele conteúdos relevantes que farão com que ele se encante ainda mais pela sua marca.
Anúncios segmentados
Além disso, por também trabalhar com o estudo dos perfis de seus potenciais clientes e o segmento do seu negócio, o machine learning ainda consegue entregar anúncios segmentados a esses mesmos leads.
Isso significa que, anúncios da sua marca que estejam alinhados com a personalidade de um potencial cliente, podem ser mostrados através do machine learning, que saberá qual anúncio será mais tentador para cada perfil de potencial cliente.
Chatbots
Os chatbots são ferramentas comuns nos dias de hoje, onde pessoas entram em contato com empresas para descobrir mais sobre a telha sanduíche preço acessível que viu no site ou até mesmo para saber sobre um pedido que fez.
O machine learning também pode operar dentro dos chatbots, sendo programados para atender os seus clientes e potenciais clientes através de mensagens imediatas e que auxiliem aquele usuário no mesmo instante em que ele acionar a ferramenta.
Sistema de recomendação
Você já estava dentro de uma plataforma de streaming, quando ela te recomendou um filme ou série que após assistir você se deu conta de que aquela recomendação era perfeita para o seu perfil? Pois bem, esse é um exemplo do que é um sistema de recomendação.
Esse sistema existe em diversas plataformas e sites, não só nos streamings, e são realizados justamente pela coleta de dados e informações sobre o seu perfil pelo machine learning, que busca entender cada vez mais sobre o que o usuário gosta.
Envio de e-mails
Por último, mas longe de ser menos importante, o machine learning também pode ser programado para enviar e-mails aos seus clientes, seja sobre uma oferta em sua empresa de planta piloto mineração ou em sua marca de roupas.
O e-mail ainda é uma poderosa ferramenta para contato e venda, mas nem sempre as pessoas possuem tempo para enviar e-mail por e-mail aos seus clientes, por isso, contar com o machine learning pode ser a solução ideal para esses problemas.
Essas são apenas algumas das diversas ações que o machine learning pode fazer dentro do marketing digital e que servem como exemplo de como esse conceito é poderoso e pode fazer toda a diferença em seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele.
Marcas que são cases de sucesso com o machine learning
Para finalizar este conteúdo e te provar como o machine learning é eficiente, nada melhor do que conhecer exemplos de marcas que apostaram nessa ideia e tiveram ótimos resultados com esse trabalho.
As pessoas tendem a se sentirem mais confiantes quando adquirem algo que já foi testado antes e que apresentou um bom desempenho, é assim quando se deseja comprar válvulas industriais e até mesmo quando se deseja apostar em uma estratégia de marketing.
Sendo assim, selecionamos algumas marcas que são vistas como cases de sucesso quando o assunto é machine learning e sua aplicação dentro do marketing digital. Confira abaixo quais são elas:
- Merck;
- Pepper Snapple Group;
- Bechtel;
- RRD;
- Monsanto;
- Mondelēz;
- Starbucks;
- Nike;
- Entre outras.
A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que cresce a cada dia mais e, com isso, ser a prova de que o machine learning pode ser mais poderoso e simples de se aplicar do que muitos pensam.
Considerações finais
Dessa maneira, você trará para o seu negócio muito mais do que apenas uma ideia de melhoria e otimização para os seus processos, mas uma forma inovadora de propagar os avanços da tecnologia e provar o quão eficientes eles são.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.