Como a estratégia de Inbound Marketing pode ajudar em seu negócio
Inbound marketing é o conjunto de estratégias de marketing que tem o objetivo de atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes. Ao contrário do marketing tradicional, a empresa não vai atrás do cliente, mas explora canais e mecanismos de busca, como:
- Blogs;
- Redes sociais.
As transformações digitais e toda mudança radical que elas transformam no comportamento do consumidor mudam a forma como as empresas se posicionam e com isso como o marketing trabalha.
Com isso as empresas de todos os segmentos, sejam elas de calibração de equipamentos, tecnologia, alimentação, produção ou qualquer outro, precisam criar novas formas de conquistar e manter seus clientes.
É justamente nesse cenário que o inbound marketing nasce, e para entender melhor como ele funciona e como a sua empresa pode usá-lo a seu favor, continue lendo este artigo, aqui você encontra tudo sobre o assunto.
O que é inbound marketing, afinal?
O termo inbound marketing pode ser traduzido como marketing de atração, mas ele também é conhecido como novo marketing. Ele é uma espécie de ímã que atrai os clientes para a sua marca.
O inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um certo público-alvo, para que assim consiga se comunicar com o seu potencial cliente de uma forma direta.
Quando uma empresa de cuba de aço inox para cozinha industrial, por exemplo, investe nas estratégias de inbound marketing, ela consegue criar um relacionamento duradouro com o seu cliente.
Sendo assim o inbound marketing é uma estratégia que faz com que os cliente venham até você, bem diferente do marketing tradicional, que ia atrás do cliente para que ele pudesse conhecer seus produtos e serviços.
Assim os consumidores são atraídos pela mensagem e a partir desse processo a sua empresa consegue transformá-los em cliente e muitas vezes em defensoras da marca que irão disseminar sobre seus produtos e serviços a todos que conhece.
É importante ressaltar que essas estratégias podem e devem ser usadas por negócios de diversos segmentos, desde uma empresa de conexão hidráulica até uma floricultura, afinal, que empreendimento não deseja que os clientes cheguem até eles?
Benefícios do inbound marketing
O inbound marketing traz inúmeros benefícios para as empresas, afinal atrair clientes em potencial por meio de conteúdos que sejam relevantes é fundamental para que o seu negócio consiga crescer e se estabelecer no mercado.
O inbound marketing também consegue suprir inúmeros problemas que encontramos no marketing tradicional, pois ele permite que a sua empresa construa uma marca forte e com isso aumente e por consequência aumente as vendas.
Para que uma empresa de engate rápido, por exemplo, consiga se destacar no mercado, ela precisa fazer com que os seus conteúdos sejam compartilhados e o seu público engaje nas publicações.
Veja alguns do benefícios que o seu empreendimento consegue com as estratégias de inbound marketing:
- Alcançar o público certo;
- Estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente;
- Aumentar o poder de convencimento;
- Encurtar o ciclo de vendas;
- Diminuir os custos;
- Aumento do ticket médio;
- Mensuração dos resultados em tempo real.
Esses são benefícios que muitas vezes não são encontrados no marketing tradicional, por isso que o inbound marketing é um novo jeito de se comunicar com o cliente.
Como aplicar o inbound marketing no seu negócio?
Se você tem uma empresa de termopar tipo J, por exemplo, e quer aplicar as estratégias de inbound marketing, veja na prática como isso funciona, essas dicas valem para todos os segmentos de mercado.
Atração
O inbound marketing garante que as pessoas mais propensas a consumirem os seus produtos e serviços sejam atraídos para a sua empresa, e isso acontece a partir de conteúdos relevantes e que sejam de interesse do público.
Tudo isso é oferecido para o consumidor através dos seguintes canais:
- Marketing de conteúdo em rede social;
- Blog;
- Site;
- SEO.
Assim você cria conteúdos voltados para esses canais e com assuntos que sejam pertinentes ao seu nicho.
Assim, quando uma pessoa estiver procurando por uma extrusora de plástico, por exemplo, irá se deparar com informações relevantes sobre determinada marca, o que gera interesse e faz com ele fique mais próximo do seu negócio.
Conversão
Após atrair esses potenciais clientes, é importante que eles se tornem leitores dos seus conteúdos e acompanhem sua empresa nas redes sociais, isso permite com que você fique mais próximo do cliente.
Por exemplo, quando uma empresa de selo mecânico consegue a conversão de um cliente, ela consegue estreitar o relacionamento entre os dois, com um forte poder de persuasão.
Para que você consiga essa conversão, existem algumas ferramentas que podem ser usadas, são elas:
- Landing pages;
- Formulários;
- Call to action (CTA);
- CRM;
- CRO.
Com isso a sua empresa consegue converter e manter o cliente cada vez mais perto para assim executar o próximo passo.
Venda
Após ter conseguido atrair e converter essa pessoa, chegou a hora tão esperada, que é o momento da venda, que é quando ele deixa de ser um simples lead e passa a ser um cliente de fato.
Para que essa etapa seja bem-sucedida, é importante que a sua empresa conheça a sua persona (personagem representativo do público-alvo da empresa), afinal, para que a estratégia funcione você precisa conhecer o seu público.
É isso que determina quais ações serão tomadas, pois o que funciona para o público de uma empresa de medidor de vazão não funciona para uma loja de ventiladores.
Para que a vendas sejam concretizadas, algumas ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar todo o processo, que são:
- Automação de marketing;
- E-mail marketing;
- Nutrição de leads;
- Lead scoring.
Elas irão ajudar com que a etapa de vendas se concretize de uma melhor forma.
Encantamento
A última etapa é o encantamento, quando o cliente precisa gostar da sua marca e do seus produtos, o que irá garantir com que ele volte a comprar na sua empresa, abrindo assim a possibilidade de ter alguém que dissemine e defenda sua marca por aí.
Sabe quando você compra um produto tão bom que quer falar para todo mundo comprar também? Então, é esse tipo de reação que você precisa esperar do seu cliente.
Para que isso aconteça, é importante que você tenha um excelente serviços pós-vendas, isso irá fazer com que você mantenha contato com esse cliente, além de mantê-los satisfeitos com a marca.
Com isso eles irão adquirir cada vez mais os seus produtos, além de recomendá-los para o seu ciclo familiar e social, isso ajuda com que mais pessoas conheçam sua marca e confiem nela, afinal alguém que elas conhecem estão indicando.
Para que isso aconteça da melhor forma, é importante que você invista nas seguintes práticas de encantamento:
- Sucesso do cliente;
- Relacionamento ativo;
- Conteúdo avançado.
Isso irá te proporcionar um cliente fiel, algo que é muito importante para as empresas, pois garante uma infantilidade. Ter consumidores que estão sempre consumindo seus produtos e serviços ajuda o negócio a se estabelecer no mercado.
Empresas que utilizam o inbound marketing
O Magazine Luiza é um ótimo exemplo de empresa que utiliza o inbound marketing. Essa empresa é uma gigante do e-commerce no Brasil e consegue fazer o que poucas marcas conseguem, que é humanizar o seu negócio.
Afinal, todo mundo conhece a Lu, né? Ela é a brand persona do Magazine Luiza, uma espécie de garota propaganda da marca. Eles utilizam ela em absolutamente tudo, nas redes sociais até canais de vídeos para anunciar lançamentos.
Tudo isso feito de uma maneira bem inovadora e descontraída, fazendo com que o público se simpatize com essa figura.
Isso faz com que a marca consiga atrair o seu público através de conteúdos relevantes, além disso a marca se posiciona no mercado como uma espécie de referência e consegue ganhar notoriedade e autoridade no seu segmento.
Isso faz com que a empresa consiga criar um maior engajamento em sua audiência e com isso colocar em prática ações de conteúdo.
Para que o inbound marketing funcione na sua empresa, é preciso que você entenda seu público e crie conteúdos voltados para eles, só assim você irá conseguir colocar todas as outras etapas em prática.
Isso permite com que sua empresa se destaque da concorrência e consiga se firmar no mercado, afinal os clientes estavam satisfeitos e se sentiram próximos da sua marca de alguma forma.
O marketing tradicional foi e é muito importante para as empresas, mas se reinventar e se adaptar às mudanças é fundamental para que uma empresa consiga se manter de pé.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.