Como usar o QR Code no marketing?
O QR code é um meio muito usado e benéfico nos dias de hoje, isso porque, com o avanço da tecnologia, muitas coisas mudaram em nosso mundo e fez com que a acessibilidade fosse cada vez maior, até mesmo no universo dos negócios.
Hoje, usamos o QR code para os mais diversos tipos de ações, desde a verificação de cardápios em restaurantes até mesmo o pagamento de contas por aplicativos de bancos digitais no celular.
Isso mostra como a tecnologia mudou por completo nossas vidas, afinal de contas, se perguntarmos a alguém se ela imaginava que isso seria possível há 50 anos, a resposta provavelmente seria não.
A chegada do QR code mudou completamente nosso mundo e fez com que pessoas e empresas otimizassem seus processos rotineiros e contassem com meios acessíveis e válidos para mudar seu relacionamento com o cliente.
Seja para encontrar uma correia transportadora curva com um preço que cabe no seu bolso ou até mesmo para acessar o catálogo de uma marca de roupas, o QR code tem sido uma opção prática e otimizada para o universo dos negócios.
Não é novidade para ninguém que nos últimos anos milhares de coisas mudaram e para melhor no Brasil e no mundo, deixando nossa rotina ainda mais simples e fazendo com que as empresas economizem muito.
Isso porque, se antes as pessoas tinham dificuldades em achar um cardápio num restaurante, agora elas conseguem apenas escanear o código QR code e ter o cardápio completo na palma da sua mão para ver as opções com calma e quantas vezes quiser.
Assim como as empresas economizaram na produção, pois o dinheiro que gastavam para produzir cardápios ou documentos que exijam bastante dinheiro da marca, pode ser economizado através da aplicação de um código de QR para seus clientes.
Por isso, tanto uma empresa de tratamento térmico em sp quanto um pequeno restaurante de bairro tem se tornado os melhores em seus segmentos, afinal de contas, a tecnologia é uma característica essencial para as marcas se destacarem no mercado.
Entretanto, muitos empreendedores ainda acham que aderir a inovações como o QR code é um processo muito difícil e caro, que parece até mesmo impossível para o seu segmento, mas isso está longe de ser uma verdade.
E para te provar isso, hoje você conhecerá a fundo os conceitos o QR code, assim como os seus principais benefícios, as maneiras como você pode adquiri-lo em seu negócio e algumas ferramentas para te ajudar a usá-lo de forma prática.
Entenda o que é um QR code
O QR Code pode ser entendido como espécies de etiquetas em códigos que são rapidamente interpretados por um aparelho eletrônico e que dão acesso a conteúdos e páginas por meio do seu processo de leitura.
Ele pode ser usado tanto para que uma pessoa consiga acessar o valor de um serviço de levantamento topográfico quanto para fazer o pagamento de uma conta por seus aplicativos de bancos digitais no celular.
Para que você entenda um pouco melhor, o QR code funciona de uma forma semelhante ao código de barras que vemos nos boletos, porém, em vez de um leitor tradicional, é utilizado a própria câmera de um celular para ler o QR code.
Os QR codes são apresentados em um formato de quadrado, onde dentro dele estão os códigos que são interpretados e lidos pela câmera do celular e levam o usuário ao resultado que está dentro daquele quadrado.
Não é à toa que hoje em dia, a maioria dos smartphones já vem com um leitor de QR code embutido na sua própria câmera, caso este não seja o caso do seu aparelho, existem inúmeros aplicativos que realizam esse processo.
Seja para entrar em contato com os profissionais de uma marca de climatizador para fábricas ou até mesmo para apresentar os ingressos de um show, não há como negar que o QR code mudou por completo a relação entre marca e consumidor.
Sendo assim, entendemos que o QR code se tornou muito mais do que apenas algo que os jovens costumam usar, mas uma facilidade tanto para os clientes quanto para os empreendedores, tornando seus processos ainda mais otimizados.
Benefícios de usar o QR code
E o QR code não se tornou algo tão útil e eficiente do dia para a noite e muito menos por ser apenas uma nova tecnologia, mas por trazer benefícios surpreendentes para a vida de todos. Alguns dos principais são:
Aumento da taxa de conversão
A taxa de conversão está diretamente ligada ao número de pessoas que saem do status de admiradores da sua marca e começam a consumir o seu produto ou serviço, aumentar essa taxa não é fácil, mas ferramentas como o QR code surgiram para facilitar o processo.
Isso porque, através dele é possível levar essas pessoas que desejam comprar isoladores elétricos diretamente para a página de compra da sua marca através do QR code, o que torna as chances delas comprarem de você ainda maiores.
Melhor relacionamento com os clientes
Ter um bom relacionamento com seus clientes é essencial para manter a boa reputação e imagem da sua marca no mercado, pois bem, contar com um QR code para otimizar os seus processos de atendimento pode tornar isso ainda melhor.
Afinal de contas, os clientes que veem uma marca que usa a tecnologia para melhorar o atendimento ao público tendem a avaliar bem aquela empresa, o que gera mais visibilidade e satisfação para ela dentro do mercado.
Além de tudo isso, usar o QR code no seu negócio ajuda no aumento do engajamento com o público, assim como a maior interatividade e satisfação de ambas as partes, ou seja, a sua marca tem muito a ganhar com essa ferramenta.
Conheça maneiras de usar o QR code no seu negócio
Seja o seu negócio uma empresa de instalação de alarme de incêndio ou até mesmo uma loja de acessórios, o QR pode ser muito útil na sua marca, e algumas das maneiras como você consegue usá-lo são:
Direcionar para landing pages
As landing pages são conhecidas como páginas de vendas, ou seja, são aquelas páginas onde o único e exclusivo objetivo dela é vender o produto ou serviço daquela marca e onde o usuário realiza a compra.
Pois bem, você pode disponibilizar um QR code em seu blog ou até mesmo nas suas redes sociais para que os usuários, assim que o acessarem, sejam levados para essa landing page, o que pode aumentar o seu número de vendas consequentemente.
Download de conteúdos gratuitos
Muitas marcas sabem a importância de oferecer bons conteúdos gratuitos para o seu público, por isso, oferecem e-books, artigos, vídeos e diversos outros formatos de conteúdos que o ajudam a entender mais sobre o seu segmento.
Por exemplo, uma empresa de administração de obras residenciais pode produzir um texto falando mais sobre o objetivo da marca e oferecer para os usuários através de um QR code disponibilizado nas redes sociais para que eles acessem imediatamente o texto.
Informações sobre o produto ou serviço
Outra maneira de usar o QR code, é fazer com que os usuários sejam levados para uma página com mais informações sobre o produto ou serviço que você oferece, justamente com o objetivo dele conhecer a fundo a qualidade da sua marca.
Antes de realizar qualquer tipo de compra, é normal que a pessoa queira conhecer mais sobre aquilo, por isso, oferecer um QR code que a leva diretamente para uma página sobre isso pode fazer toda a diferença na jornada de compra dela.
Cupom de desconto
Não há quem negue um bom cupom de desconto na hora de comprar um produto ou serviço, não é mesmo? Pois bem, além disso melhorar a sua relação com o cliente, pode ser uma ótima forma de atrair novos clientes para a sua marca.
E o QR code pode ser o principal caminho para isso, através dele um usuário pode conseguir um desconto com o melhor fornecedor de piso vinílico assim como um desconto exclusivo com a sua marca.
Essas maneiras de se usar o QR code são versáteis e podem ser usadas pelos mais diferentes tipos de negócios, basta adaptar para o seu segmento, produto ou serviço e ver como ele será útil com o passar do tempo.
Ferramentas de QR code
Para finalizar, selecionamos algumas das melhores ferramentas da atualidade para te ajudar a criar os seus de maneira simples, rápida, prática e gratuita. Confira abaixo a lista das melhores e mais acessíveis:
- Nuvemshop;
- QRHacker;
- Unitag;
- QR Code Monkey;
- Canva.
Essas são apenas algumas das diversas que existem e que podem te ajudar a criar os QR Codes do seu negócio de maneira prática, mas é claro que você pode buscar por outras que melhor lhe atendam, entretanto, as da lista acima são consideradas as melhores.
Dessa maneira, você verá na prática como o QR code mudar o seu negócio e se tornar um grande parceiro para melhorar seus processos e gerar ainda mais resultados positivos para a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.